💌 Segundou para o CACDista raiz n. #24

  • Avatar
    Clipping
    29/06/2020 . min de leitura
Segundou para o CACDista Raiz

Hoje é 29 de Junho, mas é o dia de ontem que merece abrir essa edição do #segundou. Ontem, dia 28, comemoramos o dia internacional do orgulho LGBTQI +

Em 28 de Junho de 1969, no bar Stonewall, em Manhattan, ocorreu um violento conflito envolvendo a polícia e membros da comunidade LGBTQI+ frequentadores do bar.  Essa data é considerada o marco moderno de luta pelos direitos LGBTQI+ no mundo. Um ano após o levante de Stonewall, em 28 de Junho de 1970, ocorria a primeira parada do Orgulho. 

Rumo à 24ª edição do #segundou com orgulho 💌 🌈 🥰


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  2. Simulando: simulado sobre o relatório Global Trends
  3. Um guia, um bate-papo: o guia do CACD 2019 saiu!
  4. EUA: choque institucional, crise econômica e eleições: mais uma aula gratuita vem aí…
  5. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  6. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  7. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Atualiza aí…

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Voto contrário!
Na sexta-feira, dia 19, o Brasil votou contra uma resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU que considera ilegais os assentamentos de Israel nos territórios palestinos. A resolução também pede que os responsáveis por crimes contra a humanidade sejam responsabilizados na justiça e reconhece o papel do Tribunal Penal Internacional. A resolução do CDH foi aprovada com 22 votos favoráveis, 8 votos contrários (incluindo o Brasil), e 17 abstenções. O governo brasileiro vem aproximando-se de Israel, desde 2019. Em campanha presidencial, Bolsonaro chegou a prometer transferir a Embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, caso fosse eleito. Em visita oficial à Israel, uma retribuição à presença de Benjamin Netanyahu em sua cerimônia de posse, o Presidente Bolsonaro retrocedeu na mudança da Embaixada, mas anunciou a criação de um Escritório Comercial em Jerusalém, que será de responsabilidade da Apex-Brasil.

2. Aderindo…
No sábado, dia 20, a Assembleia Popular Nacional, principal órgão legislativo da China, aprovou a adesão da China ao Tratado sobre Comércio de Armas (TCA). O país é o segundo maior produtor de armas do mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Para o governo chinês, a aprovação do texto do tratado representa uma medida importante “para apoiar o multilateralismo”. Os Estados Unidos, principais vendedores de armas do planeta, assinaram o tratado durante a presidência de Barack Obama, mas o Congresso nunca ratificou o texto. Adotado em 2013 e em vigor, desde 2014, o Tratado sobre Comércio de Armas é um instrumento juridicamente vinculante que regulamenta as transferências internacionais de armas convencionais.

3. Na boleia
Na quinta-feira, dia 25, Brasil e México chegaram a um acordo político acerca do Sétimo Protocolo Adicional ao Apêndice II do Acordo de Complementação Econômica Nº 55 (ACE 55), que estabelece o livre-comércio de veículos pesados (caminhões e ônibus) e suas autopeças entre os dois países. Pelo novo instrumento, o comércio de veículos pesados será desgravado progressivamente, alcançando a liberalização total em junho de 2023. Brasil e México já se beneficiam de livre-comércio no intercâmbio comercial de automóveis, veículos comerciais leves e suas autopeças. O setor automotivo tem participação importante na balança comercial entre os dois países, sendo o México o terceiro parceiro comercial do Brasil nesse segmento, superado apenas por Argentina e Estados Unidos, em 2018 e 2019. 

4. Outros destaques
Há outros 13 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 13 pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠  É altamente recomendável que os candidatos façam os simulados semanais de atualidades na plataforma do Clipping que podem ser acessados por meio deste link [acesso restrito a assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Simulando

Já está disponível na plataforma o simulado sobre o relatório Global Trends [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒j

Até o momento 118 candidatos já participaram. Apenas 30% dos participantes tiraram mais do que 6 em 10, uma média atípica, para os simulados na plataforma. Vale a pena fazer e conferir os gabaritos comentados das 10 questões. 

⚠  É altamente recomendável que os candidatos façam os simulados semanais de atualidades na plataforma do Clipping que podem ser acessados por meio deste link [acesso restrito a assinantes do Clipping] 🔒


3. Um guia, um bate-papo

Guia com respostas modelo está no ar…

Saiu o Guia da Esperança Equilibrista com as melhores (e as piores) respostas dos candidatos aprovados no CACD 2019. Disponibilizamos o link para o documento e também para um bate-papo sobre os bastidores da gestação desse novo exemplar.

+Guia da Esperança Equilibrista: Turma do IRBr 2020-2021: Compilação de respostas modelo dos aprovados no CACD 2019. Destaque para a inserção de notas de rodapé nas repostas modelo, que propiciam a maior robustez na análise das questões, inclusive com uma visão da performance dos recursos impetrados e de marcações pontuais no espelho.   


4. EUA: choque institucional, crise econômica e eleições

Mais uma aula gratuita Clipping + Petit journal

Mais uma aula espetacular! 👆

O momento atual é de intensas mudanças no cenário que se apresenta para os norte-americanos, com um presidente de estilo diferente do de seus antecessores, um grave impacto econômico causado por uma pandemia ainda presente no país, importantes manifestações geradas pela violência policial contra a população negra e desafios importantes no plano internacional. Tudo isso em um ano eleitoral. Boa oportunidade para debatermos o cenário atual desse país tão relevante para o mundo.

Esperamos você…

Data: 30 de Junho às 21h

As inscrições são limitadas e podem ser feitas no botão abaixo.


5. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso… 

Que suas escolhas reflitam sua esperanças, não os seus medos. 

Nelson Mandela

6. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

20 essential albums from 202 (so far): BBC – (leitura de 7 minutos): Para quem procura expandir os horizonte e dar aquela atualizada ecumênica no repertório. Lista de curadoria da 6 Music, conceituada estação de rádio digital administrada pela BBC.

+ Redescovering some of the wittiest books ever written – New Yorker – (leitura de 15 minutos em inglês): Resenha do New Yorker sobre a nova tradução para o inglês de Memórias Póstumas de Brás Cubas que de acordo com o autor é “one of the wittiest, most playful, and therefore most alive and ageless books ever written”.

A trajetória e as conquistas do movimento LGTBI brasileiro: – Nexo Jornal – (leitura de 7 minutos ): Do enfrentamento ao HIV ao movimento das paradas anuais. Retrospectiva das conquistas do movimento LGBTQI+ no Brasil.


7. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (29/06)

⏰ 9:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Câmbio, Balanço de Pagamentos e Fluxo de Capitais.”

⏰ 14:30 – Aula do Intensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “Specific Questions: Review ‘simulado’, Review specific question types, dealing with difficult words and vocabulary game. Mock exam (‘simulado’ given).”

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “A política ambiental brasileira.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso Intensivo de Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Constituição e Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.”
 

⏰ 19:00 – Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “O modelo IS-LM-BP.” 

Terça-feira (30/06)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Versão 9.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Verb-preposition collocation.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso Intensivo de História do Brasil com o Prof. João Daniel

Assunto: “O segundo reinado.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “Da Transmigração da Corte ao Quinze de Novembro.”

⏰ 19:30 – Aula do Curso Intensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Geografia Econômica: A divisão internacional do trabalho, o reordenamento territorial pós-fordista, a globalização e a atividade industrial no Brasil.

Quarta-feira (01/07)

⏰ 13:00 –  Aula do Curso Intensivo em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Segurança internacional.”

 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Responsabilidade Internacional.”

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Teorias de Relações Internacionais I.”

⏰ 15:30 – Aula do Curso Intensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Aula 3.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso Intensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Contabilidade Nacional. Instrumentos de Política de Comércio Exterior. Liberalismo comercial e a crítica de Presbich e da Cepal.”

Quinta-feira (02/07)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Resumo 7.”

⏰ 13:00 – Aula do Curso Intensivo de Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Para quem são as normas do DIP? (Parte 1).”

⏰ 14:00 –  Aula do Curso Extensivo de Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Revisão geral pretéritos. Contraste Pret Simple Indicativo.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Reestruturação do Espaço industrial pós-fordista e Globalização.”

Sexta-feira (03/07)

 09:00 – Aula do Curso Extensivo de Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Licitações e Contratos Administrativos.”

 15:00 – Aula do Curso Extensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “ Aula 3“.

Sábado (04/07)

⏰ 09:30 – Aula do Curso Intensivo de História Mundial com o Prof. João Daniel

Assunto: “EUA – século XIX.”


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #23

  • Avatar
    Clipping
    22/06/2020 . min de leitura
CACD

22 de Junho: início da temporada de aniversário dos cancerianos!

Na mitologia grega, câncer é caranguejo gigante que Hera, deusa inimiga de Hércules, enviou para distrair o herói enquanto ele combatia a Hidra. O caranguejo mordeu os pés de Hércules, e depois foi esmagado por ele. Para premiar o caranguejo, Hera transformou-o na constelação de câncer. 💫

🎂 Sopram velas hoje: Merryl Streep, que recentemente ganhou (mais um) Oscar interpretando Margareth Thatcher; Hermeto Pascoal multi-intrumentista brasileiro (mais famoso lá fora do que aqui) e Nobert Elias, sociólogo alemão autor de O Processo Civilizatório (bastante citado nas provas discursivas do CACD).

 Um ótimo dia 22 e rumo à 23ª edição do #segundou  💌


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  2. Na íntegra e resumido: …Global Trends está entre nós!
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Segue aí: perfis que circulam conteúdo de qualidade
  6. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Atualiza aí…

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Season finale?
Na sexta-feira, dia 12, o governo do Reino Unido confirmou à União Europeia que não solicitará prorrogação do período de transição pós-Brexit, previsto para acabar em dezembro de 2020. Esse prazo pode ser prorrogado por até dois anos, contanto que uma solicitação seja feita até o final de junho, mas os britânicos decidiram não exercer esse direito. Após o “Brexit Day”, em 31 de janeiro de 2020, teve início o período de transição, em que o Reino Unido permanece vinculado a obrigações da União Europeia, como à sua política comercial. Desde então, ambas as partes vêm negociando um acordo sobre a relação futura, o que envolve temas diversos, como direitos de pesca, segurança, propriedade intelectual, livre circulação de fatores de produção e a implementação do Protocolo sobre as Irlandas. 

2. Segue a novela
Na quinta-feira, dia 11, o Presidente Jair Bolsonaro anunciou que o leilão brasileiro do 5G deve ser postergado para 2021 e que serão consideradas questões de soberania, de segurança e de política externa. A menção à política externa foi uma novidade, o que pode indicar uma sinalização de apoio do Brasil aos Estados Unidos, que demandam de países aliados salvaguardas aos equipamentos da companhia chinesa Huawei. O Ministério da Agricultura teme represálias de Pequim, caso o governo brasileiro venha a restringir a participação de empresas chinesas no leilão nacional, que será realizado pela ANATEL. Apesar disso, Ernesto Araújo defende que o Brasil não sofreria sanções comerciais da China, na medida em que é um dos principais fornecedores de matérias primas e de alimentos do país asiático, que tem desafios relacionados à segurança alimentar.

3. Plot twist
Na sexta-feira, dia 19, em nota oficial, o governo brasileiro confirmou que recebeu positivamente o anúncio da candidatura norte-americana à presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É a primeira vez que os EUA indicam um nome para o BID. De acordo com o Itamaraty, a apresentação de candidatura própria à presidência da instituição, pela primeira vez, indica o firme comprometimento do governo dos Estados Unidos com o futuro do BID. O Brasil e os Estados Unidos compartilham valores fundamentais, como a defesa da democracia, a liberdade econômica e o Estado de Direito. O Brasil defende uma nova gestão do BID condizente com esses valores e com o objetivo maior de promoção do desenvolvimento e da prosperidade na região.

4. Cenas dos próximos capítulos
Há outros 7 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠  É altamente recomendável que os candidatos façam os simulados semanais de atualidades na plataforma do Clipping que podem ser acessados por meio deste link [acesso restrito a assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

+ O ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Na íntegra e resumido

…Global Trends está entre nós!

Anualmente, a comunidade CACDista aguarda, ansiosamente, a publicação de alguns relatórios para a atualizarem seus fichamentos. O Global Trends, o principal relatório sobre migrações forçadas, é um deles e saiu na semana passada. Wait no more, Global trends está entre nós!

+ Relatório Global Trends 2019ONU : O Clipping indica a leitura bastante dinâmica do relatório na íntegra para atualização dos principais dados, que costumam ser cobrados no TPS em PI e Geografia, além de constituir conteúdo de interesse para as provas discursivas (são 80 páginas, mas com muitos gráficos e imagens).

Mas como o tempo de CACDista é sempre curto. Reunimos abaixo os principais pontos do relatório. Enjoy!

Principais takeaways do Global Trends:

  • O número de pessoas no mundo em deslocamento forçado, causado por guerras, conflitos e perseguições, atingiu um patamar sem precedentes no final de 2019.
  • Cinco países contabilizam dois terços das pessoas deslocadas forçadamente, além das fronteiras nacionais: Síria, Venezuela, Afeganistão, Sudão do Sul e Mianmar.
  • O relatório também revela que o continente americano tornou-se o maior destino de refugiados do mundo, com quase 1 milhão de novos pedidos de asilo, em 2019 (sobretudo em razão da crise na Venezuela e em países do Triângulo do Norte, Nicarágua, El Salvador e Guatemala.)
  • 80% das pessoas forçadamente deslocadas no mundo estão em países ou territórios afetados por insegurança alimentar aguda e desnutrição.
  • Mais de três quartos dos refugiados do mundo (77%) estão envolvidos em situações de deslocamento a longo prazo. Há cinco décadas, o Afeganistão é um dos principais emissores de refugiados.
  • Mais de oito em cada dez refugiados (85%) estão em países em desenvolvimento, geralmente um país vizinho.
  • O compromisso do Desenvolvimento Sustentável de 2030 de “não deixar ninguém para trás” passou a incluir, explicitamente, refugiados, graças a um novo indicador de refugiados aprovado pela Comissão de Estatística da ONU em março deste ano.
  • Nas Américas, o Brasil é um exemplo de país que buscou aplicar a definição ampliada de refugiado, de acordo com os termos da Declaração de Cartagena (1984), na legislação nacional.
  • O Brasil foi sexto país do mundo que mais recebeu novas solicitações de asilo.  

3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso… 

Nosso destino não está escrito nas estrelas, mas em nós mesmos. 

Shakespeare (Julius Caesar, Ato I, Cena III)  

4. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

Hugo Lins e Marcílio Falcão –  (live de 59 minutos transmitida pelo Instragam): Bate papo informal sobre a carreira diplomática. Destaque para os macrotemas: rotina no curso de formação no IRBr, a vida de um diplomata no Brasil, como funciona processo de remoção. 

+ Questão Racial no Brasil nos últimos 30 anos– Fundação Fernando Henrique Cardoso – (Linha do tempo de 25 minutos): Linha do tempo com os marcos de conquistas recentes na luta contra a discriminação contra a população negra no Brasil. 

Machado de Assis nos EUA, em tempos de #BlackLivesMatter – Expresso Ilustrada – (podcast de 30 minutos): Em meio a protestos contra o racismo, a nova tradução do clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, desembarcou nos EUA e um dia após o lançamento, a obra esgotou na Amazon e Barnes and Noble. Quais as relações de Machado com a questão racial?  É a pauta desse episódio.  


5. Segue aí…

Perfis que circulam conteúdo de qualidade

Guilherme Casarões– Pefil no Instagram: Em seu perfil, no Insta, Casarões fala para vários públicos sobre política externa, relações internacionais e, também. CACD. Destaque para as seções de Q&A que vem rolando no stories.


6. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (22/06)

⏰ 9:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Política Monetária e Fiscal.”

⏰ 14:30 – Aula do Intensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “The Texts: Understanding the English section of the TPS 2: Review ‘simulado’: Describe the types and sources of the exam texts and what candidates should read. Mock exam (simulado given).”

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “A ordem ambiental mundial.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso Intensivo de Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Personalidade Jurídica.”

Terça-feira (23/06)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aula 3.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Verb-preposition collocation.”

⏰ 13:00 – Aula do Curso Intensivo de História do Brasil com o Prof. João Daniel

Assunto: “Período Regencial e consolidação do império.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “O Século XIX.”

⏰ 19:30 – Aula do Curso Intensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “População: Dinâmica demográfica e migrações.”

⏰ 21:00 – Aula do Curso Petit Journal com os Profs. Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa

Assunto: “Economia e política no longo prazo.”

Quarta-feira (24/06)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Economia e política no longo prazo.”

⏰ 13:00 –  Aula do Curso Intensivo em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Oriente Médio hoje.”

 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “OEA e CPLP.”

⏰ 15:30 – Aula do Curso Intensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 18:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Português com a Profa. Isabel Vega

Assunto: “Gilberto Freyre.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso Intensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Teoria da Firma. Estruturas de Mercado: Concorrência Perfeita e Monopólio.”

Quinta-feira (25/06)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Versão 6.”

⏰ 13:00 – Aula do Curso Intensivo de Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Onde estão as normas do DIP? (Parte 2).”

⏰ 14:00 –  Aula do Curso Extensivo de Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “ Imperativo II.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “População: dinâmica demográfica e migrações.”

Sexta-feira (26/06)

 09:00 – Aula do Curso Extensivo de Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Administração Públicas e atos administrativos.”

 15:00 – Aula do Curso Extensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “ Aula 12“.

Sábado (27/06)

⏰ 09:30 – Aula do Curso Intensivo de História Mundial com o Prof. João Daniel

Assunto: “De Viena a Primavera dos Povos.”


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #22

  • Avatar
    Clipping
    15/06/2020 . min de leitura
CACD

15 de Junho: dia que marca o surgimento de um dos documentos mais importantes da História, a Magna Carta

Assinada pelo rei inglês João Sem Terra, em 1215, esse documento limita os poderes do rei que passa a reconhecer que sua vontade estaria sujeita à lei. A assinatura da Magna Carta é considerada como o  primeiro capítulo do longo processo histórico que deu origens às constituições modernas.
 
 Rumo à 22ª edição do #segundou, na levada de balança mas não cai  💌


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  2. Verão das lives: pq o sol é para todos
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Atualiza aí…

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Na berlinda
Na quinta-feira, dia 11, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto que autoriza sanções econômicas e políticas contra funcionários do Tribunal Penal Internacional que investigam cidadãos norte-americanos envolvidos em possíveis crimes de guerra no Afeganistão. Mike Pompeo, Secretário de Estado do governo Trump, questionou a integridade do tribunal, sugerindo a existência de corrupção e de má conduta entre seus alto funcionários, e acusou o TPI de sofrer influências da Rússia. Os EUA nunca ratificaram o Estatuto de Roma, tratado internacional que criou o TPI.

2. Contra a OMS
Na terça-feira, dia 09, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, informou que um grupo de países, que inclui o Brasil, a Austrália e membros da União Europeia, vai propor uma investigação sobre as decisões da OMS no combate à COVID-19 e um processo de reforma da agência especializada da ONU. Araújo disse que há, por parte do órgão, “falta de independência, de transparência e de coerência nos posicionamentos e  orientações sobre aspectos essenciais” no enfrentamento à pandemia de COVID-19.

3. Paz distante
Na terça-feira, dia 09, o primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Shtayyeh, anunciou que uma contraproposta ao plano norte-americano de paz foi entregue ao “Quarteto” (EUA, ONU, Rússia e UE),  grupo criado pelo Conselho de Segurança da ONU, em 2002, para facilitar as negociações de paz no Oriente Médio. O governo palestino pediu aos europeus que pressionem Israel, para evitar a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, como prevê o novo governo de coalizão israelense. Shtayyeh afirmou, ainda, que a  transferência de territórios proposta deve ser feita “de igual para igual”, em termos “de tamanho e de valor”. A Palestina rompeu relações com os EUA, em dezembro de 2017, depois de os norte-americanos reconhecerem Jerusalém como capital de Israel.

4. Atualizando
Há outros 7 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 7 pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠  É altamente recomendável que os candidatos façam os simulados semanais de atualidades na plataforma do Clipping que podem ser acessados por meio deste link [acesso restrito a assinantes do Clipping]

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

+ O ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Verão das lives

Pq o sol é para todos…

A primeira quinzena de Junho marca o recorde da disponibilização de conteúdos gratuitos sobre sobre a carreira diplomática e o CACD, sobretudo em formato de lives e com a participação de diplomatas.

Abaixo a seleção de algumas lives que rolaram e encontram-se disponíveis.

Sobre carreira diplomática:

+ Bruno Rezende e Laura Delamônica– (live de 59 minutos transmitida pelo Instagram): Bate papo entre dois primeiros colocados no CACD, com destaque aos desafios vividos nos tempos de preparação para o CACD.

Hugo Lins e Natália Shimada –  (live de 43 minutos transmitida pelo Instragam): Bate papo, com destaque para à rotina nos postos diplomáticos e sobre como é a dinâmica da vida privada em face à carreira diplomática.

Sobre CACD:

+ 9 aulas gratuitas CACD 2020 –  (lista de vídeos no Youtube): Gravações das aulas do Intensivão CACD 2020 disponibilizadas no Youtube. 15 horas de contéudo gratuito com professores especializados.

Sobre PEB:

+ Ordem global e desafios para o multilateralismo: (live no Youtube agendada para o dia 15 de Junho): O Prof. Guilherme Casarões e o Embaixador Rubens Ricupero discutem os desafios do contexto atual com mediação da Maria Regina Soares de Lima, que já foi membro da banca do CACD. Live agendada para 15.06 às 16:30hs no canal Latitude Sul.

3. Quote da semana…

Pq às vezes citar é preciso… 

As ocasiões fazem as revoluções

Machado de Assis

4. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

Seis ideias filosóficas para refletir sobre a pandemia – Verne – (leitura de 7 minutos em Espanhol ) Filósofos apresentam conceitos e ideias para se refletir sobre o contexto atual. Boa pedida para treinar o Espanhol.

+ Pandemic and the political order –  Foreign Affairs – (leitura de 15 minutos em inglês): Renascimento do fascimo ou da democracy?  Como será o mundo pós-covid? Francis Fukuyama, autor de “The end of history” tece suas considerações.

+ Contista maior, Dalton Trevisan, o vampiro de Curitiba chega aos 95 – Folha Ilustríssima –  (leitura de 7 mintutos): Balanço da obra de um dos maiores contistas brasileiros, ganhador do Prêmio Camões de 2012.


5. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (15/06)

⏰ 9:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Contabilidade Nacional e Comércio Exterior.

⏰ 14:30 – Aula do Intensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Recursos hídricos e a hidrogeopolítica.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso Intensivo de Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Moeda e bancos.”

Terça-feira (16/06)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Types of questions in the first phase and how to approach them.

⏰ 13:00 – Aula do Curso Intensivo de História do Brasil com o Prof. João Daniel

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “A Europa dos século XVII e XVIII e a América Portuguesa.”

⏰ 19:30 – Aula do Curso Intensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 21:00 – Aula do Curso Petit Journal com os Profs. Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa

Assunto: “O mundo em transformação.

Quarta-feira (17/06)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Teorias de Relações Internacionais.”

⏰ 13:00 –  Aula do Curso Intensivo em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Aula 1.”

 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Indivíduos. Direito internacional dos direitos humanos.”

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Oriente Médio II.”

⏰ 15:30 – Aula do Curso Intensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 18:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Português com a Profa. Isabel Vega

Assunto: “Mário de Andrade (Parte 2).”

⏰ 19:00 – Aula do Curso Intensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Aula 1.”

Quinta-feira (18/06)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 13:00 – Aula do Curso Intensivo de Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 14:00 –  Aula do Curso Extensivo de Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “ Imperativo I.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “História do Pensamento Geográfico e os conceitos fundamentais.

Sexta-feira (19/06)

 09:00 – Aula do Curso Extensivo de Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Direitos e garantias fundamentais.”

 15:00 – Aula do Curso Extensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “ Aula 1 – Módulo 3“.

Sábado (20/06)

⏰ 09:30 – Aula do Curso Intensivo de História Mundial com o Prof. João Daniel

Assunto: “Aula 1.”


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #21

  • Avatar
    Clipping
    08/06/2020 . min de leitura
CACD

08 de Junho:  Dia Mundial dos oceanos.

A data surgiu no contexto da maior conferência diplomática da história até então: a ECO-92. Sediada no Rio de Janeiro, entre 3 a 14 de Junho de 1992 em época de águas turbulentas no Brasil. No Congresso, o presidente vivia os 7 primeiros dias da CPI que resultaria em seu impeachment. No Rio, pela primeira vez desde a redemocratização, as Forças Armadas estavam nas ruas, para prover a segurança para o evento (que contou com participação de 103 Chefes de estado e governo(!).)  Durante esse período, o então presidente Fernando Collor transferiu temporariamente a capital do Brasil para o Rio de Janeiro, para tocar o barco da política interna “com segurança”, sem deixar de participar da conferência histórica. 🌊🚣‍♂️
 
 Rumo à 21ª edição do #segundou, na levada de balança mas não cai  💌


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  2. Dados e dashboards: polêmica relacionada aos dados de COVID-19 no Brasil
  3. 9 aulas gratuitas!: começando hoje semana de aulas gratuitas! 
  4. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  5. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  6. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Atualiza aí…

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Rompendo…
Na sexta-feira, dia 29 de maio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o “fim das relações” entre os EUA e a OMS. De acordo com Trump, o governo norte-americano destinará os recursos a outros mecanismos internacionais voltados à saúde, mas não especificou quais. Desde o início da pandemia de COVID-19, o governo de Donald Trump vem acusando a OMS de suposta ineficácia na divulgação e no controle da pandemia, além de complacência com intransigências sanitárias da China.

2. Refletindo…
Na quarta-feira, dia 03, o Parlamento dos Países Baixos votou uma moção contra a ratificação do Acordo de Associação MERCOSUL-União Europeia, cujas negociações comerciais foram concluídas, em 2019. A questão ambiental, relacionada à agricultura no MERCOSUL, foi o argumento central para o voto dos holandeses. Essa medida não tem efeitos práticos, pois não se trata da votação de ratificação do texto do acordo, mas pode ser um indício de que haverá importantes obstáculos para a ratificação do acordo no futuro. Na etapa em que cada parlamento nacional decidirá sobre o acordo, caso haja um veto, a continuidade do compromisso poderá ser comprometida.

3. Oferecendo…
Na quarta-feira, dia 03, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, declarou que seu país oferecerá vistos de residência e trabalho de 12 meses a milhões de cidadãos de Hong Kong, caso Pequim persista em aprovar uma lei de segurança nacional que venha a minar a autonomia e a liberdade de Hong Jong. Caso o governo de Boris Johnson realmente estenda o prazo desses vistos para 12 meses, os cidadãos de Hong Kong podem tornar-se elegíveis para solicitar a nacionalidade britânica. O primeiro-ministro britânico também afirmou que a China viola os termos da Declaração Conjunta Sino-Britânica (1984), que é considerada um tratado internacional juridicamente vinculante.

4. Atualizando...
Há outros 6 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esse 6 pontos para atualização compilados aqui [ link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠  É altamente recomendável que os candidatos façam os simulados semanais de atualidades na plataforma do Clipping que podem ser acessados por meio deste link [acesso restrito a assinantes do Clipping]

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

+ O ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Dados e dashboards

No sábado, dia 06 de junho, o Ministério da Saúde oficializou a modificação da metodologia de divulgação dos dados relacionados a pandemia de COVID-19 no Brasil, deixando de divulgar alguns dados consolidados como o número total de mortes e de infectados no país, em uma decisão criticada por especialistas.

Como interpretar números?

Leituras práticas sobre a importância da correta exibição e análise de dados transparência dos dados no combate à pandemia da COVID-19.

+ Escalada rumo ao apagão técnico de dados da Covid-19 no Brasil Nexo Jornal  – (leitura de 7 minutos): Explicação sobre as quatro preocupantes alterações na divulgação de dados pelo Ministério da Saúde e como isso pode impactar o combate à pandemia no Brasil.

Como são feita as escolhas para fazer os gráficos da pandemiaNexo Jornal – (leitura de 10 minutos): A elaboração de gráficos envolve escolhas e a construção de um recorte. Diferentes formas de visualizar uma informação podem destacar determinados aspectos. Entenda melhor os números da Covid-19.

Onde acompanhar os números?

Dashboards de visualização de dados que permitem, de forma completa e mediante atualizações periódicas, acompanhar a evolução da crise:

WHO Covid Health Emergency dashboardOrganização Mundial da Saúde (OMS) – (dashboard institucional): Dashboard oficial para o acompanhamento da crise da pandemia da COVID-19. Mantido e organizado pela OMS. 

+ Covid dashboard by Johns Hopkins University Johns Hopkins University – Um dos dashboards que vem servindo de referência para especialistas e mídia em geral. Mantido pelo Centro de Engenharia e Sistemas Sociais da Universidade Johns Hopkins, em parceria com instituições como a Nasa.

Coronavirus information datapack – Information is beautiful – (dashboard colaborativo): Para além do número de contaminados e mortes pelo mundo, reúne insights abrangentes mediante uso de datasets de fontes como Johns Hopkins e OMS, além de informações apuradas pelo New York Times e The Guardian. Mantido colaborativamente pela comunidade.


3. 9 aulas gratuitas!

Começando hoje semana de aulas gratuitas! 

Do dia 08 a 13 de Junho, acontece o Aperitivo Intensivão CACD 2020. Uma rodada de 9 aulas gratuitas, incluindo todas as matérias da 1ª fase do CACD 2020. Todas no formato curso e com conteúdo adicional àquele previsto na ementa.

Se você já garantiu sua inscrição no Curso Intensivo, seu lugar à mesa já está garantido.  Se você ainda não se matriculou, garanta o seu lugar na semana de aulas gratuitas. 🍽️

⚠️ As vagas são limitadas! 


4. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso… 

É um erro capital teorizar antes de ter dados. Insensivelmente, começa-se a distorcer fatos para ajustá-los a teorias, em vez de teorias para que se ajustem a fatos

Arthur Conan Doyle 

5. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

É preciso descolonizar o imaginário para entender literaturas africanas, reflete professora – Folha Ilustríssima – (podcast de 50 minutos ): As literaturas africanas ganharam projeção no mundo recentemente, mas manutenção dos esteriótipos sobre o continente não desapareceram? Conversa com Elena Brugioni, autora de Literaturas Africanas Comparadas: Paradigmas Críticos e Representação em Contraponto  

+ Why Michael Eric Dyson Would Demote ‘Heart of Darkness’ From the Canon–  The New York Times – (leitura de 15 minutos): Entrevista com Michael Eric Dyson, premiado autor de uma série de obras biográficas sobre o universo da luta dos direitos civis. Bate papo repleto de sugestões para quem busca conhecer obras de ficção pouco conhecidas.

+ Why Covid-10 offers a chance to transform UN peacekeepingThe Conversation – (leitura de 15 mintutos): A pandemia pode representar um momento de renovação para as operações de paz?  Reflexão interessante e com cara de questão de terceira fase!


6. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (08/06)

⏰ 9:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Oferta Demanda, Teoria do Consumidor e Elasticidades.”

⏰ 14:30 – Aula do Intensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “Aula gratuita.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Biomas e domínios morfoclimáticos.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso Intensivo de Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Aula Gratuita.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Teoria da Firma e Estruturas de mercado.”

Terça-feira (09/06)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Types of questions in the first phase and how to approach them.

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Relations logiques – Expression de l’opposition et de la concession.

⏰ 19:30 – Aula do Curso Intensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Aula Gratuita.”

⏰ 21:00 – Aula do Curso Petit Journal com os Profs. Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa

Assunto: “O Brasil em um mundo em ebulição.”

Quarta-feira (10/06)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Temas de Política Externa Brasileira.”

⏰ 13:00 –  Aula do Curso Intensivo em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Aula Gratuita.”

 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Organizações internacionais e entes sui generis.”

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Oriente Médio I.”

⏰ 15:30 – Aula do Curso Intensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Aula Gratuita.”

⏰ 18:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Português com a Profa. Isabel Vega

Assunto: “Mário de Andrade (Parte 1).”

⏰ 19:00 – Aula do Curso Intensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Aula Gratuita.”

Quinta-feira (11/06)

***Feriado de Corpus Christi

Sexta-feira (12/06)

 09:00 – Aula do Curso Extensivo de Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Federação e Repartição de Competências. Processo legislativo.”

⏰ 13:00 – Aula do Curso Intensivo de Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Aula Gratuita.”

 15:00 – Aula do Curso Extensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Estrutura dos sintagmas verbais (orações) – PARTE 2.”

Sábado (13/06)

⏰ 09:30 – Aula do Curso Intensivo de História Mundial com o Prof. João Daniel

Assunto: “Aula Gratuita.”

⏰ 13:00 – Aula do Curso Intensivo de História do Brasil com o Prof. João Daniel

Assunto: “Aula Gratuita.”


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #20

  • Avatar
    Clipping
    01/06/2020 . min de leitura
cacd

01 de Junho: começa o mês que divide o calendário em 2, que traz o verão para o hemisfério Norte e que homenageia…

…”Jun ̶h̶ ̶o”,que na mitologia romana é a deusa da fertilidade e representa também vitalidade, renovação. Controvérsias etimológicas à parte, atribui-se a origem de alguns termos a Juno, como “Iūnior” (mais novo) ou “Iuventas” (juventude). 

Votos de energias renovadas a todos para encarar a parte II de 2020 e à 20ª edição do #segundou 💌

⚠️ Lembrete rápido antes…

O lote promocional do Curso Intensivo para o CACD 2020 está esgotado.

No entanto, ainda é possível se inscrever no Curso Intensivo CACD 2020 aqui.

Solicitamos aos interessados em participar que se manifestem o quanto antes!

Detalhamento da Revisão CACD 2020  – Blog do Clipping – (leitura de 7 minutos): Análise na íntegra das disciplinas, professores e valores dos cursos intensivos de revisão. Artigo publicado no Blog do Clipping em 21 de Maio.

PDF com compilação de ementa de todas as disciplinas – Clipping CACD – (leitura de 7 minutos): Anatomia da revisão construída pelo professores para a revisão para o CACD 2020. Compilação de todas as ementas neste PDF. 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  2. Edital, where art thou?: uma seção dedicada à espera…
  3. Brace yourselves!: Curso Petit Journal + Clipping is coming!
  4. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  5. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  6. Segue aí: perfis que circulam conteúdo gratuito de qualidade!
  7. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Atualiza aí…

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Rosa e Azul
Na segunda-feira, dia 25, a ONU concedeu à comandante brasileira Carla Monteiro de Castro Araújo o Prêmio Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU. A brasileira, que serve na Missão de Paz da República Centro-Africana, contribuiu para o treinamento sobre todos os aspectos de proteção e de gênero, no âmbito da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA). A ONU busca aumentar o número de mulheres militares nas missões de paz, uma vez que apenas 6,4% dos 85 mil boinas-azuis uniformizados são mulheres.

2. Verde e amarelo; branco e vermelho
Na quarta-feira, dia 27, Brasil e Polônia celebraram o centenário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois paísesRecentemente, Brasil e Polônia têm estreitado, ainda mais, a colaboração em torno da comunhão de valores e da defesa da liberdade, da democracia e da economia de mercado. No plano internacional, Brasil e Polônia colaboram estreitamente no âmbito do “Processo de Varsóvia” e, no contexto das Nações Unidas, promovem iniciativas conjuntas, como a “Aliança para a Liberdade Religiosa” e a “Parceria para as Famílias”, que refletem o apreço mútuo pela liberdade e os valores que embasam a formação de suas sociedades. A partir das últimas décadas do século XIX, fluxos sucessivos de imigrantes poloneses já chegavam ao Brasil, aportando significativa contribuição ao desenvolvimento do País e dando origem à segunda maior comunidade de descendentes de poloneses no mundo.

 3. Paint it black!
Contrário às mudanças em curso em Hong Kong, o governo dos Estados Unidos anunciou que deixou de considerar a região como autônoma em relação a Pequim e que, portanto, deve suspender a concessão de tratamento especial para comércio e investimentos. A China aprovou os primeiros itens de uma Lei de Segurança Nacional que aumenta o controle do governo central sobre a região semi-autônoma de Hong Kong, em resposta às manifestações ocorridas em 2019.

4. Outros pontos...
A semana passada foi fértil em atualizações e tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS. Não deixe de conferir outros pontos para atualização compilados aqui  [ link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠  É altamente recomendável que os candidatos façam os simulados semanais de atualidades na plataforma do Clipping que podem ser acessados por meio deste link[acesso restrito a assinantes do Clipping]

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

+ O ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Edital, where art thou?

Uma seção dedicada à espera…

Hoje faz 18 dias…

… desde que Portaria do MRE autorizou a realização do CACD em 14 de Maio de 202⌛.


3. Brace yourselves!

Curso Petit Journal + Clipping is coming! ⚔️

Amanhã, dia 02, às 21hs, acontecerá a primeira aula do curso “O mundo em transformação: a crise do coronavírus antes, durante e depois, realizado em parceria Petit Journal + Clipping. 

Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi abordarão, conjuntamente, o cenário contemporâneo, bem como os prognósticos para o futuro por meio de 4 aulas baseadas em análises de cenários.

A aula 1 terá como tema “O estado da arte: o mundo pré-pandemia”. O objetivo é desenhar o mundo que se apresentava antes da crise do coronavírus. Temas como a posição da China no plano internacional, movimentos nacionalistas, o cenário energético internacional, as principais tensões internacionais e o cenário financeiro internacional serão apresentados pelos professores. Ao final dessa aula o aluno terá compreendido e relembrado em detalhes o contexto prestes a ser profundamente alterado pela crise sanitária, econômica e política deste ano de 2020 e estará pronto para seguir para o tema seguinte.

O curso será transmitido ao vivo nas próximas terça-feiras às 21h (as gravações estarã disponíveis na plataforma).

Inscreva-se! 


4. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso…

Ler um poema em Janeiro é tão apaixonante quanto sair para caminhar em Junho

Jean-Paul Sartre

5. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

The Zoom social etiquette guide– BBC – (leitura de 07 minutos )Enquanto dura a quarentena, vale dar uma olhada nessas dicas práticas para evitar gafes em videoconferência e tornar mais produtivas as calls. 

Como as mulheres mudaram a história do cinema brasileiro – Folha Ilustríssima – (podcast de 49 minutos): Quais as dificuldades das mulheres de se inserir na indústria cinematográfica e de serem reconhecidas no cânone da sétima arte? É o tema da conversa com as cineastas Lúcia Murat, Tata Amaral, Júlia Resende e Luísa Lusvarghi, autora da obra “Mulheres atrás das câmeras”.

How violent protests change politics – The New Yorker – (leitura de  10 minutos em inglês): Breve entrevista com Omar Wasow, Prof. de Princeton, sobre as relação entre protestos, cobertura da mídia e mudanças políticas na História. Argumentos interessantes para se colocar em perspectiva protestos atuais nos EUA, Hong Kong e, também, no Brasil.


6. Segue aí…

Perfis que circulam conteúdo gratuito de qualidade! 

Professor João Felipe Geografia  Canal no Youtube – O canal traz reflexões sobre o homem contemporâneo e sua relação com o espaço. Destaque para o uso inteligente e descomplicado conceitos geógraficos complexos. O canal é gratuito e periodicamente atualizado pelo Professor João Felipe, que há 17 anos prepara candidatos para o concurso do Itamaraty e há 30 leciona Geografia para alunos de diversos níveis de escolaridade. 


7. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (01/06)

⏰ 9:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Oferta Demanda, Teoria do Consumidor e Elasticidades.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Ordenamento territorial no Brasil.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Política Fiscal.”

Terça-feira (02/06)

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “1st phase + common language mistakes”.

⏰ 19:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “Temas específicos de Cultura e de Política Externa Brasileira.”

⏰ 21:00 – Aula do Curso Petit Journal com os Profs. Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa

Assunto: “O mundo pré-pandemia.”

Quarta-feira (03/06)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Temas de Política Externa Brasileira.”

 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Estados (parte II).”

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Integração da Europa II.”

⏰ 18:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Português com a Profa. Isabel Vega

Assunto: “Lima Barreto e Sérgio Buarque de Holanda.”

Quinta-feira (04/06)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: ” Versão 5.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso Extensivo de Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Pretérito Imperfecto de Indicativo II.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Geografia e gestão ambiental.”

⏰ 19:30 – Aula do Extensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “Review.”

Sexta-feira (05/06)

 09:00 – Aula do Curso Extensivo de Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.”

 15:00 – Aula do Curso Extensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Estrutura dos sintagmas verbais (orações) – PARTE 1.”


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #19

  • Avatar
    Clipping
    25/05/2020 . min de leitura
Segundou para o CACDista raiz...

25 de Maio: hoje é comemorado o Dia da África!

Hoje é comemorada a criação da Organização da Unidade Africana (OUA), organização internacional criada em Addis-Abeba, em 1963, com o objetivo de promover a unidade do continente na luta contra o colonialismo e pela independência. A OUA foi substituída União Africana (UA) em 2002, que costuma despencar no TPS! Falando em TPS, chamamos atenção de todos para a abertura oficial do modo revisão no Clipping. 

Sim! Estão oficialmente abertas as inscrições para o Curso Intensivo CACD 2020, que  foi estruturado em conjunto com os professores e tem por objetivo oferecer uma revisão pragmática e abrangente de todas as disciplinas na reta final.

Clique em ambos links abaixo antes de seguir para a 19ª edição do #segundou 💌

+ Detalhamento da Revisão CACD 2020  – Blog do Clipping – (leitura de 7 minutos): Análise na íntegra das disciplinas, professores e valores dos cursos intensivos de revisão. Artigo publicado no Blog do Clipping em 21 de Maio.

+ PDF com compilação de ementa de todas as disciplinas – Clipping CACD – (leitura de 7 minutos): Anatomia da revisão construída pelo professores para a revisão para o CACD 2020. Compilação de todas as ementas neste PDF. 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  2. Portaria is here!: edital, where art thou?
  3. Compilado e resumido e gratuito: o melhor do que rolou na segunda aula do Petit Journal + Clipping
  4. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  5. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  6. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Atualiza aí…

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. No GPA
Na segunda-feira, dia 18, o Brasil solicitou o ingresso ao Acordo sobre Compras Governamentais (GPA, sigla em inglês) da OMC. O governo brasileiro espera apresentar sua proposta inicial de acessão ao acordo assim que a situação de crise da COVID-19 melhore. O Brasil recebeu o status de observador pelas partes do GPA em 2017 e, desde então, tem se esforçado para modernizar sua economia e melhorar a gestão de seus recursos públicos. O diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo, parabenizou o Brasil pelo pedido e destacou que o país é o primeiro da América Latina a participar da iniciativa. Azevêdo ressaltou ainda que “aceder a esse acordo pode ajudar na otimização dos gastos públicos e gerar muitas oportunidades para o crescimento econômico“.

2. Na OMS, na OMC
Na terça-feira, dia 19, os 194 Estados membros da OMS aprovaram uma resolução de caráter não vinculante que apoia a possível quebra de patentes de futuras vacinas e medicamentos para a COVID-19. Apesar de não terem vetado a resolução, os Estados Unidos não apoiaram trechos do texto a respeito da quebra de propriedade intelectual. Para dar suporte à decisão, a resolução cita a Declaração de Doha da OMC, de 2001, que possibilitou o licenciamento compulsório de vacinas e remédios em emergências de saúde. A Declaração de Doha sobre exceções ao direito de propriedade intelectual já foi usada no contexto do combate ao HIV, incluindo no Brasil.

3. No sufoco…
Na segunda-feira, dia 18, os governos da França e da Alemanha apresentaram um ambicioso plano de socorro financeiro aos 27 Estados membros da União Europeia. A proposta, caso aprovada, autorizará a Comissão Europeia a contrair empréstimos no mercado financeiro em nome do bloco, com o objetivo de recapitalizar os Estados membros da UE. A ação franco-alemã também possui uma conotação política, na medida em que responde ao avanço de movimentos nacionalistas em diferentes países europeus, onde parcelas da população não vêem benefícios na participação do projeto de integração europeu. Além disso, o plano de socorro representa uma mudança histórica no posicionamento da Alemanha, que sempre relutou em coletivizar as dívidas de países membros da UE. Ainda assim, o plano precisa ser aprovado pelo Parlamento de cada um dos 27 membros da organização para entrar em vigor.

⚠  É altamente recomendável que os candidatos façam os simulados semanais de atualidades na plataforma do Clipping que podem ser acessados por meio deste link [acesso restrito a assinantes do Clipping]

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

+ O ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Portaria is here

Edital, where art thou?

Quando sai o Edital? Faça suas apostas! Comparamos o intervalo médio entre a Portaria e o Edital dos últimos 10 anos. O resultado é a tabela e os insights reunidos aqui neste link.

+ Quando sairá o Edital? – Blog do Clipping – (leitura de 5 minutos): Tabela e insights sobre quando pode durar a espera pelo Edital com base em dados dos últimos 10 anos. 


3. Compilado e resumido e gratuito

Em nova aula gratuita Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa abordam a crise contemporânea e análises de cenário para o futuro. Vídeo e resumo da aula gratuita feita em parceria Petit Journal + Clipping estão disponíveis aqui neste link.

+ Vídeo e resumo gratuito da nova aula “Coronacrise” – Blog do Clipping – (leitura de 13 minutos): Principais pontos da aula gratuita resumidos e a modelagem do curso sobre análises de cenário futuros. 

⚠️ ATENÇÃO

Em razão do grande interesse que às primeiras aulas vem despertando, o Petit Journal, em parceria com o Clipping CACD, oferecerá o curso Mundo em transformação: a crise do Coronavírus antes, durante e depois.  Com base em dados e informações apuradas do cenário presente, os professores Daniel e Tanguy traçarão prognósticos e análise de cenários futuros com maior aprofundamento.  Matrículas disponíveis neste link aqui 


4. Quote da semana…

Pq às vezes citar é preciso…

Melhor ter um inimigo inteligente do que um amigo estúpido

Provérbio senegalês

5. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

Abstract: The art of Design – Ep. 2 temporada 2 – Netflix – (episódio de 47 minutos )Uma viagem aos bastidores do processo criativo de Ruth Carter, figurinista que se tornou célebre pelas colaborações com o cineasta Spike Lee e recentemente ganhou um Oscar pelo conceito de afrofuturismo no filme Pantera Negra.

 Inside the mind of a master procrastinator – TED Talks – (vídeo de 14 minutos, legendado em inglês): O que passa na mente de um procrastinador? Reflexões bem humoradas sobre o perigoso hábito de procrastinação, com desdobramentos práticos para o CACDista.

Muito além da princesa Isabel: 6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil – BBC –   (leitura  de  7 minutos): Breve história de Luís Gama, André Rebouças, Maria Tomásia Figueira Lima, Adelina, Dragão do Mar e Maria Firmina Reis e outras importantes abolicionistas brasileiros que nem sempre aparecem nos livros de História.


6. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (25/05)

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: ” A integração do território e faixa de fronteira.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Política monetária.”

Terça-feira (26/05)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Simulado 2”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “ 2nd phase (composition).”

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Relations logiques – l’addition, l’illustration, la synthèse et la progression.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “EUA e América Latina nos Séculos XIX e XX.”

Quarta-feira (27/05)

 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Estados (parte I).”

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Integração da Europa I.”

⏰ 18:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Português com a Profa. Isabel Vega

Assunto: “Lima Barreto (crônica e romance).”

Quinta-feira (28/05)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: ” Resumo 5.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso Extensivo de Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Pretérito Imperfecto de Indicativo I.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Geografia política e Geopolítica.”

⏰ 19:30 – Aula do Extensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “A full exam.”

Sexta-feira (29/05)

 09:00 – Aula do Curso Extensivo de Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.”

 15:00 – Aula do Curso Extensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Funções sintáticas das palavras que compõem os sintagmas nominais.”


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.