💌 Segundou para o CACDista raiz n. #36

  • Avatar
    Clipping
    21/09/2020 . min de leitura
Segundou para o CACDista Raiz #36

21 de Setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. 

Motivo da escolha da data? Bom, no Brasil, a data 21 de setembro foi escolhida pela proximidade da primavera, e do surgimento das flores. Vale lembrar que essa data não se confunde com o Dia “Internacional” das Pessoas com Deficiência, que é comemorado em 3 de Dezembro.

Falando em “internacional”, os direitos das pessoas com deficiência têm tido destaque na agenda da ONU. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo foi adotada em 2006 e entrou em vigor 2008. O Brasil é um país signatário e incorporou a convenção desde 2009, tendo adotado a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência em 2015.


Rumo à 36ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Look Closer: Palácio Itamaraty e Mondadori
  2. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Resumido e 100% gratuito

Atenção: está no no ar, um resumo e roteiro de leitura de um dos temas mais cobrados no CACD: reconhecimento da independência do Brasil. O material é Made in Clipping, gratuito e foi baseado no capítulo III de A diplomacia na construção do Brasil, de Rubens Ricupero. Enjoy! 

+ Reconhecimento da independência do Brasil  Kderno  (leitura de 15 minutos):  Resumo de um dos temas mais cobrados no CACD, com 5 questões exclusivas com gabarito comentado e recomendações de leituras complementares e vídeos


2. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Rompendo
No sábado, dia 12, o norte-americano Maurício Claver-Carone foi eleito o novo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com 30 votos favoráveis, incluindo do Brasil, e 16 abstenções. É a primeira vez, em sessenta anos, que um natural dos Estados Unidos assume a presidência da instituição, rompendo uma longa tradição de latino-americanos e de caribenhos à frente da instituição. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento na região, o BID foi criado no âmbito das demandas da Operação Pan-Americana, proposta pelo governo de Juscelino Kubitschek. Diferentes países mostraram-se contrários à eleição de um norte-americano, em especial a Argentina, o Chile e o México. Entretanto, os EUA angariaram o apoio de importantes atores no hemisfério, como o Brasil, a Colômbia e o Uruguai.

2. Comunicando
Na quarta-feira, dia 16, os membros do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) divulgaram um comunicado ministerial conjunto sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU. No momento em que as Nações Unidas comemoram seu 75º aniversário, os membros do IBAS enfatizam a necessidade de a comunidade internacional redobrar esforços e reforçar o compromisso de alcançar progresso tangível para uma reforma acelerada e abrangente do Conselho de Segurança. Índia, Brasil e África do Sul consideram necessário alcançar uma arquitetura de governança internacional mais inclusiva, responsiva e participativa, sobretudo com maior presença dos países emergentes e em desenvolvimento, nos órgãos de tomada de decisão das principais organizações internacionais. Para os membros do IBAS, o fracasso em reformar o Conselho de Segurança tem sérias implicações para a paz e a segurança internacionais.

3. Relatando
Na quarta-feira, dia 16, a Missão Internacional de Verificação de Fatos sobre a Venezuela, criada, em 2019, pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, com apoio brasileiro, publicou relatório em que aponta crimes lesa-humanidade no país. No documento, a missão expõe a ocorrência de execuções extrajudiciais, de desaparecimentos forçados, de detenções arbitrárias, de tortura e de outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes cometidos naquele país, desde 2014.  O relatório aponta o envolvimento de Nicolás Maduro, bem como o de outros representantes do regime, em crimes contra a humanidade, a serem investigados por tribunal competente, e na falta de disposição ou capacidade da justiça nacional, pelo Tribunal Penal Internacional. Em nota oficial, o Itamaraty afirmou que o Brasil espera que o relatório mobilize toda a comunidade internacional a trabalhar pela extinção do regime ditatorial de Maduro e pela libertação da Venezuela.

 4. Outros destaques
Há outros 11 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 9pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso… 

“Sociedade é unidade na diversidade”

George Hebert Mead

4. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

+ As canções brasileiras mais regravadas de todos os tempos Blog do Clipping – (leitura de 9 minutos): Matéria exclusiva sobre como a música brasileira chega ao mundo. Ao final, listagem com as 10 músicas mais regravadas.

+ Solarpunk Solarpunk Is Growing a Gorgeous New World in the Cracks of the Old One – SingularityHub   – (leitura de 7 minutos) – Entre uma estética, uma ideologia e um manifesto, esse termo encoraja, em contraposição ao ciberpunk, visões otimistas do futuro sob a luz das presentes, como questões climáticas.

Pesquisadora encontra possível texto inédito de Machado de Assis, um perfil sobre Dom Pedro II O Globo – (leitura de 4 minutos): Será?


5. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (21/09)

*Sem aulas

Terça-feira (22/09)

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Resumo 2 + gramática aplicada ao texto.”

⏰ 21:00 – Aula Gratuita Petit Journal

Assunto: “NBA e Netflix: cultura americana e poder global.”

Quarta-feira (23/09)

*Sem aulas

Quinta-feira (24/09)

*Sem aulas

Sexta-feira (25/09)

*Sem aulas


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #35

  • Avatar
    Clipping
    14/09/2020 . min de leitura
Segundou para o CACDista Raiz

14 de Setembro: aniversário de Alexander Von Humbolt (1769-1859), que é considerado pai da Geografia Moderna e mestre de questões controversas no TPS. 

Foi cobrado em 4 itens de TPS. Seu irmão, Wilhelm von Humboldt, caiu 1 vez no TPS, (na prova de HM). Alexander viajou pela América do Sul, explorando-a e descrevendo-a pela primeira vez de um ponto de vista científico. Percorreu um total de 9650 km, tanto a pé, a cavalo ou em canoas. No Brasil, foi impedido de permanecer (os portugueses consideraram-no um possível espião alemão). Falando em América do Sul, hoje é também dia internacional da Capivara, maior roedor do mundo e espécie 100% latino-americana.

Rumo à 35ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Look Closer: Palácio Itamaraty e Mondadori
  2. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Look Closer 🔍 👀

Pois é…

Este não é o Itamaraty!  Nem está em Brasília! Tem matéria exclusiva no Confira no Blog sobre a história dessa curiosa semelhança. Clique no link abaixo 👇

Os traços que unem o Palácio Itamaraty e Mondadori  Blog do Clipping  (leitura de 7 minutos):  Curiosa história sobre as semelhanças entre o Palácio Itamaraty e Mondadori. Matéria exclusiva para o Blog do Clipping assinado por Cíntia Lopes.


2. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Declarando
Na sexta-feira, dia 04, o governo brasileiro declarou “personae non gratae” os representantes diplomáticos, consulares e administrativos do regime ilegítimo da Venezuela. A declaração de “persona non grata” é prerrogativa que os Estados possuem para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo em seu território. A Venezuela pode retirar seu pessoal diplomático, consular e administrativo do Brasil, podendo também esses representantes permanecerem no país, sem status diplomático ou consular nem imunidades e privilégios correspondentes. Sem essas imunidades, os representantes do regime de Nicolás Maduro passam a estar passíveis de expulsão do Brasil.

2. Reunindo
Na sexta-feira, dia 04, ocorreu a Reunião de Ministros das Relações Exteriores do BRICS. Os ministros, liderados pela presidência pro tempore da Rússia, debateram questões políticas, de segurança, econômicas, comerciais, financeiras e de desenvolvimento sustentável no âmbito internacional e regional. Os ministros reafirmaram o compromisso conjunto pela reforma da organização, no sentido de ampliar a representatividade dos países em desenvolvimento. Além disso, os ministros enfatizaram o papel central da OMC na promoção da previsibilidade, estabilidade e segurança jurídica para o comércio internacional. Assim, ressaltaram a necessidade de reativar o mecanismo de solução de controvérsias da organização, que se encontra paralisado desde novembro de 2019.

3. Reformando
Na terça-feira, dia 08, o governo de Belarus propôs uma reforma constitucional e uma eleição presidencial e parlamentar para 2022. O anúncio busca propor uma saída para a crise política instaurada no país desde a polêmica reeleição do presidente Alexander Lukashenko, em agosto. A reforma, apresentada no âmbito da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), prevê a redução dos poderes do Chefe de Estado em detrimento de um governo parlamentarista e deve ser aprovada por um referendo popular. No entanto, a proposta ainda não conseguiu aliviar as tensões entre oposição e governo. Lukashenko, apesar de admitir ter ficado tempo demais no cargo, não considera a possibilidade de renúncia e não negociará mudanças institucionais em Belarus com a oposição.

 4. Outros destaques
Há outros 11 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 11 pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso…

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.”

Sêneca

4. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

Harvard historian examines how textbooks taught white supremacy – Harvard Gazzete – (leitura de 7 minutos): Entrevista com o historiador de Harvard lança luzes sobre o ensino da história nos EUA e a relação com o fomento da supremacia branca desde o século XIX até os dias atuais.

Os EUA e a China estão em uma corrida armamenstista quântica que transformará a guerra – MIT Technology Review   – (leitura de 7 minutos) – Texto explora sobre o impacto da computação quântica nas dinâmica da geopolítica contemporânea.

O fim da cultura foodie  – Elástica oficial – (leitura de 7 minutos): Reflexões sobre começo do fim da onda da gourmetização no contexto da pandemia.


5. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (14/09)

⏰ 19:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Economia com a Prof. Daniel Sousa

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Aula 1.”

Terça-feira (15/09)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Resumo 2 + gramática aplicada ao texto.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 21:00 – Aula do Curso Petit Journal “China: ascenção, poder e afirmação”.

Assunto: “A China e o mundo: EUA, Europa e futuro.”

Quarta-feira (16/09)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso de Aprofundamento em Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Aula 1.”

Quinta-feira (17/09)

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Resumo 2: organização de informações e referência contextual”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Aula 1.”

Sexta-feira (18/09)

***Sem aulas


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #34

  • Avatar
    Clipping
    07/09/2020 . min de leitura
CACD

Feriadou…

Vibe tranquila na 34ª edição do #segundou 😎


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  2. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  3. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  4. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Retirando?
No sábado, dia 29, os Estados Unidos anunciaram a redução da quota para as exportações de aço semi-acabado do Brasil. A medida mantém a isenção de tarifas sobre o comércio bilateral do produto intra-quota, a exemplo do que ocorreu em 2019. O Itamaraty tem a expectativa de que a recuperação do setor siderúrgico dos EUA, juntamente com o diálogo bilateral sobre a questão, que será retomado em dezembro deste ano, permitam o pleno restabelecimento e mesmo a elevação dos níveis de comércio de aço semi-acabado brasileiro. Para o MRE, essa expectativa vai ao encontro dos esforços conjuntos de integração econômica e da boa relação entre as duas partes.

2. Declarando
Na quinta-feira, dia 27, os Estados partes do PROSUL, com a ausência da Argentina, emitiram uma declaração que ressalta o trabalho conjunto para mitigar os efeitos da pandemia da COVID-19 na região, além da cooperação para compartilhar informações a respeito do desenvolvimento de vacinas. Nessa declaração, destacaram-se as medidas de cooperação fronteiriça, as ações no âmbito multilateral, sobretudo junto à OMS, e as medidas de instituições financeiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Além disso, foi decidido que o Chile permanecerá na Presidência Pro Tempore do PROSUL até dezembro de 2020, quando será realizada a Cúpula Presidencial do Foro e a presidência será transmitida à Colômbia.

3. Saindo
Na sexta-feira, dia 28, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, renunciou ao cargo um ano antes do final do mandato, alegando motivos de saúde. Abe foi o primeiro-ministro mais longevo da história japonesa, com sete anos e oito meses à frente do governo. O líder nipônico desculpou-se com a população de seu país, sobretudo por não ter logrado algumas promessas de seu governo, como a solução de questões territoriais com a Rússia (ilhas Curilas) e com a China (ilhas Senkaku), a reforma constitucional que daria ao Japão maior autonomia para ampliar gastos militares, e o fato de não estar à frente da realização dos Jogos Olímpicos, adiados devido à pandemia de COVID-19.

 4. Outros destaques
Há outros 11 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses11 pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso… 

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.”

Sêneca

3. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

+ Harvard historian examines how textbooks taught white supremacy Harvard Gazzete – (leitura de 7 minutos): Entrevista com o historiador de Harvard lança luzes sobre o ensino da história nos EUA e  a relação com o fomente da supremacia branca desde o século XIX até os dias atuais.

+ Os EUA e a China estão em uma corrida armamenstista quântica que transformará a guerra MIT Technology Review   – (leitura de 7 minutos) – Texto explora sobre o impacto da computação quântica nas dinâmicas dos conflitos. 

O fim da cultura foodie  – Elástica oficial – (leitura de 7 minutos): Reflexões sobre começo do fim da onda da gourmetização no contexto da pandemia.


4. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (07/09)

***Sem aulas

Terça-feira (08/09)

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Versão 1 + gramática aplicada ao texto.”

⏰ 21:00 – Aula do Curso Petit Journal “China: ascenção, poder e afirmação”

Assunto: “A China e a periferia do mundo: África, América Latina e BRICS.”

Quarta-feira (09/09)

***Sem aulas

Quinta-feira (10/09)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Versão 11/ PROVÃO GRAMATICAL.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Resumo 1: modo e aspecto verbal na narrativa.”

Sexta-feira (11/09)

***Sem aulas


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #32

  • Avatar
    Clipping
    24/08/2020 . min de leitura
Segudou para o CACDista Raiz #32

24 de Agosto: aniversário do argentino Jorge Luís Borges, um dos expoentes do realismo mágico.

Seus contos e novelas tratam da natureza do infinito e exploram elementos recorrentes como espelhos, tigres, labirintos. Ganhou reconhecimento internacional na década de 60, após ter dividido um prêmio literário com o já consagrado Samuel Beckett. Indicado várias vezes para o Nobel, nunca levou o prêmio – fato que deu lugar a misteriosas especulações!

Misteriosa também é a influência das Mil e Uma Noites sobre a obra de Borges e de um outro escritor que, misteriosamente, também faz aniversário hoje: Paulo Coelho. O argentino reconhece a influência dessa obra; o brasileiro evita o tema e chegou a ser acusado de plagiá-la em “O Alquimista”. #polêmica

Rumo à 32ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Vai ter CACD sim: milhares de candidatos inscritos na experiência de simulação do TPS
  2. Saiu na Funag: nova edição dos Cadernos de Polícia Exterior
  3. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  4. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  5. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  6. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Vai ter CACD, sim 🎉

Milhares de candidatos inscritos na experiência de simulação do TPS

No próximo domingo, dia 30 de Agosto, a partir das 9:30hs, no mesmo horário em que seria realizado o CACD adiado, ocorrerá a maior experiência de simulação da prova já vista. Feita em colaboração com uma série de instituições e professores que apoiam a ideia. Sugerimos fortemente a candidatos de todos os níveis que participem da experiência. É gratuito, é seguro 😷, é uma forma de se conhecer melhor como candidato.

Instruções para inscrição no simulado do CACD 2020 – Clipping  (Clipping):  Como funcionará a experiência completa de simulação do dia do TPS em modo virtual e como realizar a inscrição gratuitamente para a simulação. Inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas com antecedência por este link.


2. Saiu na Funag!

Nova edição dos Cadernos de Polícia Exterior

Dia 21 de Agosto, foi publicada pela FUNAG a nova edição do Cadernos de Política Exterior. A revista reúne, tradicionalmente, artigos escritos por diplomatas e acadêmicos sobre relações internacionais e política externa brasileira e pode ser baixada gratuitamente.

Útil para CACDistas? Para candidatos avançados, sem dúvidas!

Caderno de Política Exterior – Funag  (Revista):  Alguns dos artigos permitem um aprofundamento e atualização sobre temas quentes sobretudo para a prova discursiva. Nessa edição merece atenção o artigo O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas Brasil-Estados Unidos e o Centro Espacial de Alcântara, de coautoria do Embaixador Alessandro Candeas, atual diretor do Departamento de Defesa do MRE e figurinha já conhecida pelos CACDistas pelos artigos incontornáveis na Bibliografia CACD.


3. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Restabelecendo!
Na quinta-feira, dia 13, Israel e os Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram um acordo para estabelecerem relações diplomáticas. Por meio do acordo, Israel aceitou abrir mão da anexação parcial da Cisjordânia, como estava previsto no plano de paz da Casa Branca, apresentado em 2019. Com a assinatura do histórico acordo, os EAU serão o terceiro país árabe a normalizar suas relações com Israel, após o Egito (1979) e a Jordânia (1994). No entanto, o acordo não prevê a abertura de embaixada dos EAU em Jerusalém, cidade onde apenas os EUA e a Guatemala inauguraram suas embaixadas. No âmbito geopolítico do Oriente Médio, o acordo é mais um movimento de aproximação entre rivais do Irã, que defende a eliminação do “Estado sionista” de Israel. O governo brasileiro, por meio de nota oficial, saudou o acordo como um passo decisivo no rumo da paz e da prosperidade no Oriente Médio. Em contrapartida, a Autoridade Palestina classificou o acordo como uma traição à causa palestina e convocou uma reunião de emergência da Liga Árabe para discutir o assunto.

2. A discutir…
Na sexta-feira, dia 14, o Brasil, os Estados Unidos e outros 29 países, que fazem parte do Grupo de Lima, do Grupo Internacional de Contato e da União Europeia, emitiram uma declaração conjunta de apoio à mudança democrática na Venezuela. No documento, os países instaram todos os venezuelanos a apoiarem a implementação de um governo de transição que convoque novas eleições livres no país e demandaram a independência do Poder Judiciário. Além disso, a declaração deixou clara a disposição dos países que mantêm sanções contra a Venezuela de discutir a redução dessas sanções, caso haja um engajamento construtivo rumo à normalização político-institucional no país. Finalmente, ressaltaram que uma transição rápida e pacífica para a democracia é o caminho mais eficaz e viável para a estabilidade, recuperação e prosperidade da Venezuela. No mesmo dia, países membros do Grupo de Lima emitiram uma declaração que reforça a unidade do grupo e seu apoio ao Presidente Encarregado Juan Guaidó

3. No CS
Na sexta-feira, dia 14, o Conselho de Segurança da ONU rejeitou a proposta feita pelos Estados Unidos de prorrogação, por tempo ilimitado, do embargo armamentista contra o Irã. A suspensão do embargo, prevista para outubro, faz parte da Resolução 2.231, pela qual o CSNU endossou o Acordo Nuclear entre o Irã e o P5 + 1, de 2015. Apenas os EUA e a República Dominicana votaram a favor da prorrogação do embargo, ao passo que China e Rússia deram votos contrários e os demais onze membros se abstiveram.

 4. Outros destaques
Há outros 13 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 11 pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


4. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso…

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca”

Jorge Luís Borges

5. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

O homem que não queria ser Gabriel García Márquez – El País – (leitura de 10 minutos): O irmão de García Márquez, jornalista e escritor, passou a vida escondendo publicamente seus laços com o famoso escritor. Matéria parte do vínculo fraterno e passa pela formação do realismo mágico na América Latina.

Why democracy thrives in some places and not in others? –  The Economist  – (leitura de 3 minutos) – Resenha da obra “The decline and rise of democracy”, de David Stasavage. O autor tem uma curiosa tese sobre as origens da democracia.

+  Os riscos de uma catástrofe geracional – Isto É – (leitura de 7 minutos): Boa matéria sobre os riscos da volta às aulas e os desafios para a pedagogia no contexto atual.


6. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (24/08)

***Sem aulas

Terça-feira (25/08)

⏰ 14:00 – Aula do Curso Petit Journal “China: ascenção, poder e afirmação”

Assunto: “China: de país agrário a potência mundial.”

Quarta-feira (26/08)

⏰ 18:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Português com o Profa. Isabel Vega

Assunto: “CACD 2016 – Parte II – Exercício 1.”

Quinta-feira (27/08)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Resumo 11.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Versão 2: concordância verbal.”

Sexta-feira (28/08)

***Sem aulas


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

Instagram X Tik Tok: A Crescente Tensão Entre China e EUA – Resumo da aula

  • Avatar
    Clipping
    18/08/2020 . min de leitura

Olá amigos e amigas do Clipping, como visto nas três aulas gratuitas que rolaram anteriormente no nosso canal do Youtube, trazemos aqui um resumo da última aula: Instagram X Tik Tok: A Crescente Tensão Entre China e EUA

Além disso, trazemos aqui, todas as informações sobre o curso lançado pelo Petit Journal em parceria com o Clipping: China: ascensão, poder e afirmação

Matrículas disponíveis nesse link.


Então vamos lá, pessoal. Novamente, o post foi dividido em assuntos específicos e à partir dos subtítulos, vocês podem ir se guiando dentro da aula.

1. Resumo da aula

O mundo mudou (5:45)

  • Nas últimas décadas, o mundo econômico mudou muito. Uma comparação entre as nacionalidades os setores das empresas com o maior valor de mercado do mundo, em 2000 e hoje, permite ver essa mudança.
    • 2000: empresas com décadas de história, majoritariamente norte-americanas ou japonesas.
  • 2019: empresas de história recente e voltadas para o setor de tecnologia da informação. A maioria ainda é norte-americana, mas há muitas empresas chinesas.
  • No mundo econômico contemporâneo, novas ondas de inovação tecnológica transformaram os dados no “novo petróleo”.
    • Os dados permitem saber onde os consumidores estão.
    • Como os consumidores se relacionam e quais são seus padrões de consumo.
    • O que os consumidores compram e de quem eles compram.
  • Os algoritmos de redes sociais permitem que as empresas tenham acesso a todos esses dados, pois são as plataformas que usamos com maior frequência. Diariamente, usamos o Facebook, o Instagram, o WhatsApp e o Twitter em diferentes momentos, o que gera um grande volume de informações disponíveis a essas empresas.
    • “Quando algo é de graça, o produto é você!”, Daniel Souza.
    • As redes sociais utilizam nossas informações de acesso e de uso para vender dados a anunciantes de outros produtos. 
    • Por meio de nossos dados, as redes sociais são capazes de oferecer aos anunciantes o “match perfeito”, os consumidores mais dispostos a comprar seus produtos.

Mercado de redes sociais e contexto atual (20:00)

  • Em decorrência do valor dos dados, o mercado de redes sociais é um mercado de riqueza e de poder. 
  • As redes sociais com o maior número de usuários ativos são:
    • Facebook (2,6 bilhões)
    • YouTube (2,0 bilhões)
    • WhatsApp (2,0 bilhões)
    • Facebook Messenger (1,3 bilhões)
    • WeChat (1,2 bilhões)
      • Primeiro concorrente fora dos Estados Unidos.
  • A disputa pelas redes sociais torna-se um tema mais relevante em economia internacional à medida que começam a surgir competidores chineses no mercado. Enquanto as redes sociais norte-americanas eram hegemônicas, essa temática não causava tanta polêmica no âmbito internacional.
    • Ponto de virada: quando redes sociais chinesas começam a disputar mercado com redes sociais norte-americanas, sobretudo nos Estados Unidos, coletando dados de cidadãos norte-americanos. 
  • Ordem executiva de Donald Trump (Agosto/2020): bane o WeChat e o Tik Tok dos EUA, caso essas redes sociais não sejam compradas por empresas norte-americanas, em um prazo de 45 dias. 
    • São as duas maiores redes sociais chinesas, com acesso a grandes mercados na China, onde o Facebook e o Instagram não têm permissão para atuar.
    • Além do acesso exclusivo ao mercado chinês, o Tik Tok também vem ganhando grande número de novos usuários nos EUA.
    • Microsoft e Twitter estão avaliando a compra do Tik Tok.

Geopolítica das redes sociais (34:00)

  • Facebook: é a empresa líder no mercado de redes sociais, tentando esquivar-se de uma ação antitruste nos Estados Unidos. Em decorrência de seu tamanho e da prática de comprar concorrentes ascendentes (e.g. Instagram e WhatsApp), o Facebook é acusado de práticas monopolistas. 
    • Em decorrência de suas práticas de mercado, consideradas prejudiciais para a concorrência, Mark Zuckerberg vem sendo chamado ao Congresso dos EUA, para depor. 
    • O Facebook sofria críticas tanto de Republicanos quanto de Democratas. Enquanto estes criticam a complacência da rede social com discurso de ódio, aqueles alegavam que os perfis e páginas de direita eram censurados.
    • Resposta do Facebook: alguém vai dominar o mercado. É melhor que seja uma empresa dos EUA. “Somos americanos e seguimos valores americanos”, Mark Zuckerberg.
    • Diante da ascensão das redes sociais chinesas e da intensificação da disputa geopolítica entre os EUA e a China, é positivo para os interesses norte-americanos ter a maior rede social do mundo.
  • Instagram: criado em 2010 e comprado pelo Facebook em 2012, o Instagram exemplifica a maneira como Mark Zuckerberg atua no mercado de redes sociais. Para competir com o YouTube, o Instagram laça a funcionalidade do IGTV, em 2018. Para competir com o Tik Tok, foi lançada a funcionalidade do Reels.  
    • Atenção: em 2014, o Instagram foi banido da China.
  • WeChat: trata-se de um aplicativo de mensagens com quase 1,2 bilhões de usuários que também permite a transferência de dinheiro. Embora o maior número de usuários do WeChat esteja na China, também há muito usuários nos EUA e na Europa, onde a comunidade de expatriados chineses utiliza o aplicativo para comunicar-se com seus parentes na China.
    • Quem é dono do WeChat? O aplicativo pertence à empresa Tencent, a 6º mais valiosa do mundo. Trata-se da primeira empresa asiática a ultrapassar US$ 1 trilhão em valor de mercado. É uma empresa pública, ligada ao Partido Comunista Chinês.
      • O PIB do Brasil, em 2019, foi de US$ 1,7 trilhão.
      • Caso fosse um país, a Tencent faria parte do G20. 

⚠️ VALE LEMBRAR DO CLIPPING

O Grupo dos 20 foi criado em 1999, em resposta às crises financeiras no México (1994), na Ásia (1997) e na Rússia (1998). Inicialmente, tratava-se de um fórum de diálogo informal entre ministros de finanças e presidentes de bancos centrais de economias desenvolvidas e emergentes, para enfrentar os desafios relacionados à instabilidade do sistema financeiro internacional. Quando eclodiu a crise financeira global de 2008, os países do G20 decidiram elevar o nível de participação das autoridades para Chefes de Estado e de Governo. Desde então, a agenda do G20 tem-se expandido para além da esfera econômico-financeira e incluindo temas como desenvolvimento sustentável, combate à corrupção, economia digital, energia, infraestrutura, mudança do clima, emprego, saúde e educação. O G20 tem importância central para o Brasil, pois é um foro de governança global que reúne as principais economias do mundo, em formato flexível, o que facilita o debate e a formação de consensos.

  • Tik Tok: com uma lógica e uma cultura mais ocidentais, o Tik Tok pertence à empresa ByteDance, que também é chinesa. Trata-se de uma rede social em que são compartilhados vídeos curtos, com uso majoritariamente por jovens. Oficialmente, a empresa não divulga o número de usuários ativos, mas se estima que são 800 milhões de usuários, estando presente em mais de 150 países.
    • Novo líder? Diferentemente de redes sociais anteriores, analistas afirmam que o Tik Tok tem potencial para desafiar a liderança norte-americana no mercado de redes sociais.  
      • É a Startup mais valiosa do mundo!
    • Trata-se de uma rede social com grande potencial de vício, com médio de 52 minutos diários de uso pelos usuários. São 1 bilhão de novos vídeos por dia.
    • Estratégia para contornar críticas dos EUA: trazer importante executivos norte-americanos para a gestão da empresa.

China: potência tecnológica (1:09:50)

  • Há anos, a China busca transformar-se em uma potência da nova economia digital, com elevados investimentos em educação, para potencializar a inovação tecnológica. Esse é um processo que se contrasta com a diminuição do ritmo de inovação das empresas de tecnologia dos EUA.
    • Passado: Vale do Silício.
    • Futuro: Zhongguancun Software Park.
  • Atualmente, os aplicativos chineses dominam as listas de downloads no Ocidente. Para entrar no mercado norte-americano, muitas empresas da China usaram a estratégia de comprar startups populares nos EUA. Esse foi o caso do Tik Tok, que entrou no mercado dos EUA por meio da compra da empresa Musical.Iy.
  • Evolução dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D): em 1978, apenas 1,4% dos chineses tinham ensino superior. Atualmente, 20% da população da china tem acesso ao ensino superior. Esse crescimento foi alcançado por meio de elevados investimentos na área da educação, que se mantiveram em níveis de 20% do PIB nas últimas décadas.  
    • No futuro próximo, a China deve superar os EUA e tornar-se o país que mais investe em pesquisa e desenvolvimento.

Atrito: China x EUA (1:23:50)

  • Os aplicativos chineses são considerados inseguros, pois coletam mais dados do que é divulgado. Embora Facebook, YouTube e Instagram também coletarem dados, são empresas norte-americanas coletando dados de cidadãos dos EUA. A situação torna-se mais delicada, quando são empresas chinesas coletando dados norte-americano.
    • Perigo de espionagem tecnológica.
    • Mais uma vez, ecoa a fala de Mark Zuckerberg: “Somos americanos e seguimos valores americanos”.
  • Passado comprometedor, mas de olho no futuro: o Tik Tok já foi condenado por coletar, ilegalmente, dados de menores de idade. Os aplicativos chineses que operam nos EUA são voltados ao público jovem, que serão os consumidores e os eleitores do futuro.
  • China fechada para aplicativos norte-americanos: ciente do potencial do uso de dados coletados por meio de redes sociais para a criação de padrões de consumo, a China fechou-se para aplicativos norte-americanos há muito tempo. 
    • Fala-se em uma “Great Firewall of China”, em regência à Grande Muralha da China.
    • Contramedida? A intenção de Donald Trump querer banir aplicativos chineses nos EUA pode ser interpretada como uma reação à prática chinesa. 

Internet 5G (1:37:00)

  • No contexto da eleição para presidente dos EUA, prevista para novembro de 2020, Trump busca reforçar sua imagem de “Tough on China”, de ser o único capaz de fazer frente à ameaça chinesa. Nessa disputa entre Washington e Pequim, o advento da internet 5G e a liderança nesse mercado é uma das frentes de maior atrito.

⚠️ VALE LEMBRAR DO CLIPPING

A corrida pela liderança da internet 5G tem sido motivo de atritos entre a China e os EUA. Na atual era da informação, a tecnologia é considerada tema estratégico e de segurança nacional. Os norte-americanos temem a China, particularmente o grupo Huawei, pois afirmam que poderá haver compartilhamento de informações com o governo chinês, uma vez que a empresa possui vínculos com o Partido Comunista. Além da China e os EUA, Coreia do Sul e Japão também estão fortemente envolvidos no desenvolvimento dessa tecnologia.

  • O que é o 5G? Trata-se da nova geração de telecomunicação móvel, a evolução da internet 4G. A velocidade de upload e de download do 5G pode ser até 20x maior que a internet do 4G. Esse ganho de velocidade poderá permitir a internet das coisas, a conexão de diferentes bens e recursos na internet. 
    • A grande questão é quem irá fornecer a infraestrutura necessária para o 5G? Atualmente, a empresa chinesa Huawei lidera esse mercado, com tecnologias mais avançadas e preços mais baixos.
    • Os EUA buscam contrapor a competitividade da Huawei à questão da vulnerabilidade de dados. Sem conseguir desenvolver uma alternativa viável à empresa chinesa, os EUA tentam convencer seus aliados, que buscam fornecedores para instalar suas redes 5G, de que eles vão estar mais suscetíveis à espionagem, se negociarem com a Huawei.

2. Assista à aula na íntegra


3. Informações sobre o curso do Petit Journal

Nome do curso: China: ascensão, poder e afirmação 

Professores

professor de economia para curso cacd

Professor Daniel Sousa é professor especializado no CACD há 17 anos. Atua também como comentarista da Globo News e Coordenador do Ibmec Rio de Janeiro e co-fundador do Petit Journal.

professor de política internacional para curso cacd

Professor Tanguy Baghdadi é professor especializado no CACD desde 2007. Também atua como professor do MBA do Ibmec, comentarista de política internacional da Globonews e co-fundador do Petit Journal.


Ementa

China é um tema incontornável para a política internacional contemporânea. Se tudo o que envolve o país vem em superlativos, o mesmo acontece quando olhamos para o impacto de suas ações no plano internacional. Este curso tem por objetivo desvendar o percurso da China dos últimos 40 anos, com suas profundas mudanças econômicas, políticas e sociais, que alteram o eixo de poder mundial. O país, que disputa espaço com a grande potência do nosso tempo, os Estados Unidos, merece atenção diante de seus movimentos domésticos, regionais e internacionais.

Estrutura

O curso terá um total de seis horas de aula, divididas em 4 encontros de 1h30. As aulas poderão ser assistidas ao vivo, às terças-feiras, 21h; ou posteriormente, em até 3 meses a partir do início do curso. 

Público-alvo

Pessoas de qualquer idade, interessadas em história e política internacional contemporânea; estudantes de ensino médio, visando aos temas de atualidades para provas de vestibular e ENEM; estudantes universitários de qualquer curso de graduação; postulantes a uma vaga no Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores.

Cronograma

TemaProfessorData
Aula 1China: de país agrário a potência mundialDaniel Sousa e Tanguy Baghdadi25/08/2020
Aula 2A China e suas fronteiras: Japão, Índia, Hong Kong, Coreias e TibetDaniel Sousa e Tanguy Baghdadi01/09/2020
Aula 3A China e a periferia do mundo: África, América Latina e BRICSDaniel Sousa e Tanguy Baghdadi08/09/2020
Aula 4A China e o mundo: EUA, Europa e futuroDaniel Sousa e Tanguy Baghdadi15/09/2020

⚠️ ATENÇÃO: Em respeito aos alunos e com o intuito de manter a qualidade das interações com os professores por meio do Clipping Chat, as vagas serão limitadas. Solicitamos aos interessados que façam suas inscrições o quanto antes pelo link. 

E aí, gostou da aula? E do curso? Compartilhe com um amigo que você acha que se interessaria. 😉


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #31

  • Avatar
    Clipping
    17/08/2020 . min de leitura
Segundou para o CACDista Raiz #31

17 de Agosto: dia do Pão de Queijo. 

O pão de queijo teria surgido no século XVIII nas fazendas de Minas de um encontro improvável entre 3 ingredientes: o polvilho vindo da mandioca cultivada pelos indígenas;  o ovo, muito usado nas receitas dos portugueses; e o queijo, que chegou à região junto gado no processo de expansão territorial. Essa é uma das histórias…

A origem do pão de queijo é disputada. Há quem considere que ele surgiu bem longe de Minas e que o pão de queijo seria mera variação da “chipa“, biscoito de queijo em forma de U, criado pelas missões jesuíticas no Paraguai e Argentina e que teria entrado no Brasil em 1860, com os que fugiam da guerra do Paraguai em busca de abrigo no Mato Grosso do Sul, estado onde a chipa é tradicional e facilmente encontrada.

De polêmica, basta o adiamento da prova, rumo à 31ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Temos certificados! a partir de agora as aulas do Curso Clipping + Petit Journal terão certificados
  2. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Temos certificados! 🎉

A partir de agora as aulas do Curso Clipping + Petit Journal terão certificados.

Atendendo a pedidos, os inscritos no curso do Clipping em parceria com o Petit Journal China: ascensão, poder e afirmação, ganharão certificado digitalmente verificado atestando sua conclusão.

+ Certificado de conclusão verificado – Clipping  (exemplo de documento):  Exemplo de certificação poderá ser anexada em currículos e apresentadas como carga horária extra-curricular em cursos de graduação, etc, contribuindo para o posicionamento no mercado de trabalho e na área acadêmica. Clique para ver como funciona.

⚠️ ATENÇÃO: As vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas por este link.


2. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Temer no Líbano!
Na quarta-feira, dia 12, o Brasil enviou ao Líbano a Missão Multidisciplinar Brasileira de Assistência Humanitária, liderada pelo ex-presidente Michel Temer. Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira partiram levando cerca de seis toneladas de carga, que inclui medicamentos, insumos e equipamentos médico-hospitalares. Por via marítima, foram enviadas quatro mil toneladas de arroz, para atenuar as consequências da perda dos estoques de cereais destruídos na explosão do porto de Beirute, no dia 4 de agosto. Temer deve manter encontros com lideranças políticas e religiosas do Líbano e com o Comandante da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas. No Brasil, encontra-se a maior diáspora libanesa do mundo, que em muito contribuiu para a construção da identidade e do desenvolvimento nacional brasileiro.

2. Adiamento estratégico?
Na sexta-feira, dia 07, o México anunciou seu apoio ao adiamento da eleição para a direção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), prevista para setembro. Dessa forma, o México junta-se ao Chile, a Costa Rica, a Argentina e a União Europeia em um movimento de reação à indicação de um candidato pelos Estados Unidos. Desde sua criação, o diretor-geral do BID sempre foi um latino-americano. Embora, inicialmente, o Brasil tivesse pretensões de indicar um candidato, o país passou a apoiar os EUA, após conversa entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump. Para a UE, a eleição de um nacional dos EUA para o BID romperia o equilíbrio entre as grandes instituições financeiras ocidentais: o FMI (liderado por um europeu), o Banco Mundial (liderado por um norte-americano) e o BID (liderado por um latino-americano).

3. Biofuturo e COVID
Na quarta-feira, dia 12, a Plataforma para o Biofuturo, iniciativa internacional presidida pelo Brasil e integrada por outros 19 países, anunciou o lançamento dos Cinco Princípios para a Recuperação e a Aceleração da Bioeconomia Pós-COVID. Os princípios, que não são vinculantes e não preconizam medidas específicas, são elementos orientadores para a promoção da bioeconomia sustentável, tanto na concepção de medidas de apoio de curto prazo quanto no que diz respeito à definição de programas de recuperação econômica pós-COVID-19. O Brasil, juntamente com outros países-membros, já executa programas em linha com os princípios, como é o caso do RenovaBio, que entrou em operação em 2020.

4. Outros destaques
Há outros 13 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 13pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso…

Lá é bom, mas é ruim.
Aqui é ruim, mas é bom*

Tom Jobim

* sobre morar fora do Brasil  

4. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

+ O poeta filho do poeta: entrevista com Alberto da Costa e Silva Revista Revestres – (leitura de 10 minutos): Entrevista intimista com o diplomata e africanista Alberto da Costa e Silva, que fala sobre as África as raízes brasileiras e a comovente relação co seu pai.

+ Como as pessoas tem novas ideias? –  MIT Technology Review  – (leitura de 7 minutos) – Ensaio curto assinado por Isaac Asimov em 1959, mas extremamente relevante para os dias atuais. Asimov descreve não apenas o processo criativo e também o tipo de ambiente que promove a criatividade.

What do you think of cancel culture? Nick Cave´s The Red Hand Files (leitura de 3 minutos): Polêmicas reflexões do artista australiano Nick Cave sobre a cultura do cancelamento e o chamado politicamente correto e seus efeitos sobre o desenvolvimento das ideias no mundo contemporâneo.


5. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (17/08)

***Sem aulas

Terça-feira (18/08)

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aspectos microestruturais: os principais erros.”

Quarta-feira (19/08)

⏰ 18:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Português com o Profa. Isabel Vega

Assunto: “CACD 2016 – Redação.”

Quinta-feira (20/08)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Versão 10.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Versão 1: Pretéritos.”

Sexta-feira (21/08)

***Sem aulas


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.