💌 Segundou para o CACDista raiz n. #10

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    Clipping
    23/03/2020 . min de leitura
CACD

Hoje é 23 de Março: aniversário de 180 anos da expressão “O.K.”. 🎂

Em 23 de Março de 1839, há exatos 180 anos, nasciaa expressão “OK“.  Publicada no The Boston Morning Post, como uma abreviação para “oll korrect… Mas Clipping, em inglês o certo seria “all correct” e não “oll korrect” ?! Sim. Mas durante da década de 1830, estudantes de escolas de elite nos EUA tinham a mania de, propositadamente, subverter a grafia de uma expressão e a partir dela criar siglas. Um sinônimo para o “OK” (“oll korrect”) na época era o  “OW” (“oll wright”). 

Rumo à newsletter , na levada do #segundou de hoje que é de “OK” e variações.  


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: 3 pontos para atualizar o caderno de PI
  2. Multilateralismo contra o Corona: o discurso do Secretário-Geral sobre o Covid-19
  3. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  4. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas
  5. Segue aí: perfis ou sites legais para seguir
  6. Quote da Semana: pq às vezes citar é preciso

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Rumo às atualizações CACDísticas 👇


1. Atualiza aí…

Corona rising: no mundo e também na região… É importante ter noção das medidas tomadas nos respectivos fóruns sobre o tema, tá O.K.?  3 pontos que merecem um “up” nos fichamentos.

1. OK! 👍
O MERCOSUL emitiu uma nota oficial sobre o Covid-19 na região, reforçando o caráter transnacional da crise e a necessidade de criar “criar espaços multissetoriais de coordenação regional, que tratem desse problema com uma perspectiva estratégica e solidária, colocando os cidadãos no centro dos esforços coletivos“. Dentre as medidas anunciadas na nota, vale destacar os planos do Mercosul de “(…) Convocar organizações multilaterais de crédito, em particular o BID, CAF e FONPLATA, para avaliar conjuntamente linhas de ação que contribuam para enfrentar efetivamente os desafios decorrentes do combate à disseminação do coronavírus e suas consequências nos Estados Partes da MERCOSUL.”. Além do Mercosul, o PROSUL também se manifestou por meio de nota oficial medidas coordenadas com foco na contenção do Covid-19. Fundamental para o CACDista conhecer em linhas gerais o que vem sendo acordado sobre o corona no âmbito regional, tá ok? 

2. Not okay! ✖️
O FMI negou um pedido de ajuda econômica feito pela Venezuela, para lidar com os impactos econômicos da pandemia. Em carta, o presidente do país, Nicolás Maduro, pediu ao FMI que considerasse conceder “um mecanismo de financiamento” por 5 bilhões de dólares do fundo de emergência do Instrumento de Financiamento Rápido do FMI. No entanto, o FMI não deu o OK para a liberação da verba. De acordo com um funcionário do FMI ouvido pela agência francesa AFP, a negativa se deu pela “falta de clareza” envolvendo o reconhecimento internacional do governo da Venezuela. Esse foi o primeiro pedido de auxílio solicitado ao fundo pela Venezuela desde 2001. 

3. Tudo vai ficar OK! 💦 👏
Foi criado, no MRE, o Gabinete Consular de Crise para assistência a viajantes brasileiros afetados pela pandemia do novo coronavírus no exterior. Para fins de CACD, no contexto do Covid-19, vale destacar o esforço de mobilização atual do Itamaraty para a área consular para o repatriamento de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Vale lembrar que, de acordo com o próprio Itamaraty, a Rede Consular brasileira é uma das maiores do mundo.  Atualmente, existem cerca de 3,5 milhões de brasileiros vivendo em outros países. Anota aí esses dados. Afinal, embora não seja comum temas consulares dar as caras no CACD, nunca houve um timing mais propício para isso.  

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas tem por objetivo contextualizar o candidato sobre como as notícias caem na prova. Na última semana foram disponibilizados 18 “Vale lembrar”. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping , está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping . Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Multilateralismo contra o Corona

No dia 19 de Março, o Secretário-Geral das Nações Unidas discursou sobre o papel do multilateralismo no enfrentamento do Covid-19. Esse discurso é, até o momento, o que melhor sintetiza a perspectiva das Nações Unidas sobre as ações multilaterais de combate ao Covid-19 em curso Vale a pena conferir ter alguns dadosconcretossobre o que vem sendo feito e pensado no plano multilateral. 

Na íntegra e grifado:

Discurso do Secretário-Geral sobre o Covid-19 : –  ONU – (leitura de 7 minutos):  O discurso do Secretário-Geral chama atenção para 3 áreas prioritárias para o multilateralismo no combate ao Covid-19: Combate à Emergência de Saúde (protagonismo da OMS); Foco no Impacto Social e Recuperação Financeira (protagonismo do FMI) e Responsabilidade para se recuperar melhor (protagonismo da Agenda 2030). Texto na íntegra com grifos made in Clipping para otimizar a leitura. #Enjoy!


3. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista

Quais são os maiores “faux pas” entre diplomatas?: – Quora – (leitura em inglês de 15 minutos):  Gafes acontecem. Nesse fórum do Quora, alguém perguntou “quais são as maiores gafes já feitas por diplomatas?”. O resultado é essa curiosa thread em que vários diplomatas decidiram falar abertamente sobre os maiores faux pas e tretas da história da diplomacia. Leitura recomendada apenas para quem tem nervos de aço (e está com os estudos para o CACD em dia). Enjoy!

+Os impactos do corona vírus na cultura: Folha Ilustríssima – (áudio de 28 minutos): Nada ok no setor cultural… Como ficam as estreias de cinema, teatros e shows que não estão acontecendo? Como fica o setor responsável por 4% do PIB nacional e 5 milhões de empregos (dados do Ibge)?  É o que os repórteres Lucas Brêda e Leonardo Sanchez apuram nesse podcast. 
 

In praise of phone callsThe New Yorker – (leitura de 10 minutos): Em tempos de confinamento e apps de mensagens, uma reflexão sobre o valor de ouvir a voz de um ente querido do outro lado da linha. Texto de Sarah Larson, vocab leve, tema heartwarming!


4. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (23/03)

⏰ 14:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Register.”

⏰ 16:30 –  Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “A logística no espaço mundial e brasileiro.”

⏰ 19:00 –  Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Planos de estabilização entre 1985 e 1989.”

Terça-feira (24/03)

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Accord du participe passé.”

Quarta-feira (25/03)

 13:00 – Aula do Curso Extensivo de Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Uso da força.”

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo de Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Relações Brasil-China e Brasil-Rússia.”

⏰ 18:00 – Aula do Curso Extensivo de Português com a Profa. Isabel Vega

Assunto: “Modernismo – 3ª fase – Clarice Lispector.”

Quinta-feira (26/03)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Versão 1.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso Extensivo de Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Demostrativos.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Geografia política e geopolítica.”

⏰ 19:30 – Aula do Curso Extensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “Complete Exam review.”

Sexta-feira (27/03)

⏰ 09:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Regime Estatutário. Improbidade administrativa. Regime disciplinar e processo administrativo disciplinar. Regime Jurídico Próprio do Serviço Exterior Brasileiro.”


5. Segue aí…

…tem um perfil ou site legal para recomendar? Manda para a gente!

Diário das Nações: – Página no Instagram –   O Diário das Nações é um coletivo de redatores formado por estudantes do curso de Relações Internacionais e ensino médio. O projeto não tem fins lucrativos e busca informar sobre os principais acontecimentos em todas as partes do mundo. O Diário vem colaborando com alguns conteúdos no Blog do Clipping, como esse texto da redatora Beatriz Ghezi sobre Imunidade Diplomática.

ADB – Página no Instagram – Criada em 1990, a Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB) é uma organização sem fins lucrativos que representa os funcionários da carreira de Diplomata do Itamaraty. Recentemente, a ADB vem fazendo um trabalho consistente de divulgação de informações referentes à carreira diplomática pelo Insta e de conversas com diplomatas de carreira. 


6. Quote da semana…

Pq às vezes citar é preciso… 

“Avalia-se a inteligência de um indivíduo pelo número de incertezas que ele é capaz de suportar.”

Kant

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Como estudar atualidades para o CACD: 3 dicas do diplomata Bruno Rezende

  • Bruno Rezende
    Bruno Rezende
    19/08/2019 . 6 min de leitura

Amigos do Clipping, aposto que sempre bate aquela dúvida sobre como estudar atualidades quando o assunto é a prova do CACD. Por isso, o diplomata Bruno Rezende, aprovado em 1º lugar no CACD de 2011,  trouxe várias dicas de como você pode além de estudar atualidades, garantir a bagagem necessária para a prova.

O diplomata Bruno Rezende fez um vídeo explicando tudo isso e escreveu o post abaixo detalhando as dicas melhor, confira:

Existe uma forma certa de estudar atualidades para o CACD?

O estudo de temas de atualidades para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) tem representado estratégia importante para os estudos não apenas de Política Internacional (PI), mas também para as provas de Economia e Geografia, por exemplo. Nas provas de primeira fase dos últimos CACDs, cerca de um terço dos itens de PI trataram de tópicos recentes da política internacional e da política externa brasileira.

O estudo de atualidades para o CACD, entretanto, difere daquele que é geralmente exigido em outros concursos públicos que preveem cobrança desse tópico em seu edital (a bem da verdade, a palavra “atualidades” sequer aparece no conteúdo programático das provas do CACD). Além disso, o estudo de atualidades para o CACD muitas vezes nos traz a sensação de que há uma infinidade de temas passíveis de cobrança nas provas.

Como, então, estudar atualidades da maneira como se exige no CACD?

1. Por mais interessante que seja um conteúdo, é necessário filtrar o que pode ser cobrado na prova

Saiba o que é, de fato, cobrado de atualidades no CACD.

Nem tudo o que é “notícia” ou “atualidade” internacional é útil para o CACD. Além do necessário filtro com base no edital do concurso, é importante focar naquilo que é, de fato, passível de cobrança.

Há muitas anedotas, dados e informações que, embora possivelmente interessantes para a compreensão do contexto geral da política internacional, por exemplo, poderão não ser úteis para a prova. Da mesma maneira, há temas que não figuram no edital – e que, portanto, não são exigidos nas provas. É importante aprender a identificar as informações que poderão ser úteis para as provas do CACD.

Como entender quais atualidades são importantes para a prova do CACD?

Para ter ideia do que costuma ser cobrado em matéria de atualidades, nada melhor que ter à mão o edital do CACD e resolver as provas de CACDs anteriores. Você perceberá, assim, quais tipos de tópicos de atualidades podem vir a ser abordados em uma questão do CACD e poderá deixar as demais informações de lado em seus estudos.

Boa parte desse trabalho de seleção de informações importantes de atualidades é realizada pelo Clipping CACD, tanto nos clippings diários quanto nos áudios semanais dos resumões de atualidades. Na página do Itamaraty e nas mídias digitais do Ministério das Relações Exteriores, também são periodicamente publicados informações, notas à imprensa, discursos, artigos e entrevistas sobre temas relevantes da agenda da política externa brasileira. Além disso, como somos expostos a novas informações a todo momento e por diversos meios, é sempre importante usar o filtro do que pode ser útil para o CACD quando se trata de atualidades.

2. Estudar atualidades para o CACD exige mais do que acompanhar notícias

Crie o hábito de ler/assistir/escutar notícias e, além disso, estabeleça metodologia própria para sistematizar informações.

Ler notícias e artigos, assistir vídeos e telejornais e escutar podcasts e entrevistas, por exemplo, são algumas das fontes possíveis para adquirir conhecimentos sobre atualidades. Mas só ler/assistir/escutar não é suficiente para gravar os conteúdos passíveis de cobrança no CACD. É importante estabelecer metodologia própria para sistematizar essas informações, auxiliando tanto nos estudos quanto em sua posterior revisão.

FOTO: Reprodução Instagram @juliana_studies

FOTO: Reprodução Instagram @juliana_studies

Como acompanhar notícias e conseguir guardar o conteúdo?

Sugiro que tente encontrar a metodologia que mais te agrada para sistematizar as informações apreendidas, com vistas a facilitar a consulta e a revisão posteriores. Não há uma estratégia única recomendada para isso: tudo depende de suas preferências.

O Fichador do Clipping, por exemplo, pode ajudar a poupar tempo nessa organização. Podem ser elaborados resumos em pontos, arquivos de anotações, notas que podem ser agregadas a seus resumos da respectiva matéria ou usadas para preparar cartões de memorização, mapas mentais, entre outros. O mais importante é identificar uma estratégia que te ajude a registrar as informações essenciais, para recuperá-las facilmente no futuro.

Essa prática está diretamente relacionada ao que abordamos no item 1. Conteúdos objetivos e organizados pouparão tempo e esforço no futuro.

Se necessário, após algum tempo, revise essas anotações e tente simplificá-las, tornando-as mais objetivas, reestruturando informações repetidas ou correlacionadas e deixando apenas o que for útil ao CACD.

3. Busque correlacionar as atualidades aos conteúdos estudados nas disciplinas

Isso poderá facilitar o processo de memorização e auxiliar a entender melhor aspectos correlatos da matéria.

Entender o contexto amplo e as informações básicas relacionados aos temas das atualidades poderá ajudar não apenas a compreendê-las melhor, mas também a gravá-las como exemplos daquilo que foi estudado – e, consequentemente, também poderá ajudar a entender melhor e a gravar aquele tópico da matéria.

Como relacionar atualidades às disciplinas estudadas?

Ao identificar a que tópico(s) do edital aquelas informações correspondem, é possível categorizar as informações coletadas por tema – como vimos no item 1. A partir daí, as anotações de atualidades podem ser usadas como referência tanto na hora dos estudos sobre aquele(s) tópico(s) quanto em sua revisão posterior.

Procure encarar o estudo de atualidades como parte complementar de seus estudos. Se você leu que a União Europeia solicitou consultas aos Estados Unidos, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), a respeito da imposição de medidas norte-americanas sobre as importações de aço e de alumínio, por exemplo, poderá aproveitar para revisar as etapas e o funcionamento do sistema de solução de controvérsias da OMC. Se ainda não tiver estudado esse tópico do edital, poderá guardar essa informação – de alguma maneira sistematizada, como falamos no item 2 – e usar esse exemplo para ajudar a entendê-lo melhor quando for estudá-lo.


Se preferir, ouça todo o conteúdo no podcast do Clipping:

Procurei trazer, acima, algumas sugestões básicas que poderão te auxiliar na montagem de um esquema próprio para acompanhamento de atualidades. Lembre-se de que não há uma metodologia ideal ou pré-definida para isso.

O mais importante é desenvolver uma técnica que funcione bem para você e se adapte a seu ritmo de estudos e aos conhecimentos que você já tem de cada matéria. Caso você tenha outras metodologias ou estratégias que gostaria de compartilhar, use os comentários abaixo.

Se você costuma estudar em casa, se liga nessas dicas no post: “Como Estudar em Casa? 12 Dicas Indispensáveis!”.


Acredito que agora ficou muito mais fácil ou começar ou melhorar a forma de estudar atualidades para o CACD, certo? Comentem abaixo qual a forma que vocês usam para estudar e o que acharam das dicas de Bruno Rezende.

Desejamos ótimos estudos Para vocês!

Keep Clipping


  • Bruno Rezende
    Bruno Rezende

    Bruno Rezende é graduado em Relações Internacionais pela UnB e diplomata da turma de 2011 do Instituto Rio Branco. Foi chefe da assessoria internacional do Ministério da Saúde de 2016 a 2018 e dá aulas de Política Internacional para o CACD desde 2012. ? @curso.cacd ? CursoCACD.com


Bruno Rezende
Bruno Rezende

Bruno Rezende é graduado em Relações Internacionais pela UnB e diplomata da turma de 2011 do Instituto Rio Branco. Foi chefe da assessoria internacional do Ministério da Saúde de 2016 a 2018 e dá aulas de Política Internacional para o CACD desde 2012. ? @curso.cacd ? CursoCACD.com