💌 Segundou para o CACDista raiz n. #38

  • Avatar
    Clipping
    05/10/2020 . min de leitura

05 de Outubro: dia em que nasceu nossa Constituição de 1988.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988,vulga CF/88. Documento que, para muitos, tem o mérito de contribuir para assegurar o mais longo período de estabilidade institucional da história republicana brasileira, e o maior número de itens Crt+C Ctrl+V no TPS.

Partiu decorar 🧐

Rumo à 38ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Última chamada: Curso “EUA: manutenção do poder num mundo em transformação”
  2. Expectativa x Realidade: Carreira diplomática na balança! 
  3. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  4. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  5. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  6. Segue aí: Perfis que circulam conteúdos de qualidade
  7. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Última chamada! 🚨

Começa amanhã, dia 6 de Outubro!  Vai ser épico evai ter certificado!

Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa conduzirão mais um curso em Petit Jounal + Clipping. Dessa vez, o objetivo é apresentar as reflexões estratégicas mais atualizadas sobre a maior potência mundial. A anatomia dos EUA em detalhes em uma análise de conjuntura atualizada reflexos do atual cenário para a política externa norte-americana. Ver ementa completa neste link aqui!


2. Expectativa x Realidade

Carreira diplomática na balança! 

No último dia 01 de Outubro, JD e o diplomata Hayle Gadelha debatem se a realidade da carreira diplomática corresponde à expectativa. Uma live sobre perguntas difíceis e pouco exploradas. Reality check! 

Live expectativa x realidade – Clipping CACD – (vídeo de 1:16 minutos) – Bate papo entre o Prof. João Daniel e o diplomata Hayle Gadelha sobre a realidade da carreira diplomática. Destaque para a atuação do diplomata Hayle Gadelha e sua atuação com diplomacia pública na Embaixada brasileira em Londres ao final da live.


3. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Velho normal
Na quarta-feira, dia 30, o governo argentino informou que, em agosto, o Brasil voltou a ser o principal parceiro comercial do país. Essa é uma posição tradicionalmente ocupada pelo Brasil, mas que ficou com a China, entre março e junho de 2020. De acordo com o MDIC, em agosto de 2020, o Brasil exportou US$ 726 milhões para a Argentina, e importou US$ 619 milhões. Além do Brasil e da China, os principais parceiros comerciais da Argentina são: Estados Unidos, Vietnã, Chile, Paraguai, Índia e Alemanha


2. No discurso
Na quarta-feira, dia 30, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, defendeu a soberania brasileira sobre os recursos naturais do país, criticou “a cobiça internacional na Amazônia” e responsabilizou ONGs por crimes ambientais, em discurso gravado para a Cúpula da Biodiversidade da ONU. Bolsonaro reiterou que seu governo “mantém firme o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a gestão soberana dos recursos brasileiros.” Bolsonaro ainda disse que o Brasil estará sempre aberto a contribuir para um debate fundamentado no respeito aos três pilares da Convenção de Diversidade Biológica: a conservação, o uso sustentável e a repartição de benefícios.

3. Um milhão
Na segunda-feira, dia 28, a pandemia de COVID-19 registrou a marca de 1 milhão de mortos ao redor do mundo. São mais de 33 milhões de infectados pelo vírus, em 213 países. O Brasil registra o segundo maior número de óbitos, atrás somente dos Estados Unidos. Atualmente, o continente asiático, especialmente o subcontinente indiano, registra a maior aceleração das transmissões e do número de mortes. Além disso, um novo aumento dos números de infecções e de óbitos vem sendo registrado na Europa. O discurso oficial é o de que o  Brasil integra esforços de cooperação regional, no âmbito do MERCOSUL e do PROSUL, para trocar experiências e informações no combate à COVID-19, além de engajar-se no âmbito multilateral, sobretudo na OMS, para garantir que, uma vez desenvolvida uma vacina, ela seja tratada como bem público global.

 4. Outros destaques
Há outros 11 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 13 pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


4. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso…

What dreadful hot weather we have! It keeps me in a continual state of inelegance”

Jane Austen

5. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

Praia dos Ossos  – Rádio Novello – (podcast serial de 8 episódios): Década de 70, Uma socialite, um playboy, uma praia paradisíaca, um assassinato, uma confissão. Excelente produção que, coloca narra um conhecido caso real, colocando nova perspectiva sobre o feminicídio, crime para o qual o Brasil ocupa quinta posição.

A voz do atleta brasileiro  – Revista Gama – (leitura de 9 minutos) – Esporte e política se misturam? Matéria debate a questão do posicionamento política de atletas no Brasil.

Senado x Itamaraty: como é trabalhar em cada órgão – Canal do YoutubeHeitor Torres – (live de 58 minutos): Conversa entre os amigos Heitor Torres, diplomata desde 2013, e Ivan, Analista Legislativo desde 2012. Conversa descontraída.


6. Segue aí

Perfis que circulam conteúdos de qualidade

Guilherme Praça:  Perfil no Instagram: Prof. de História, Guilherme Praça compartilha com leveza conhecimentos que vão de cinema, cultura pop e história. Destaque para abordagem de questões raciais nas artes. 


7. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (05/10)

⏰ 09:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Economia com a Prof. Daniel Sousa

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Aula 2.”

Terça-feira (06/10)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Aula 2.”


⏰ 21:00 –  Aula do Curso “Estados Unidos: manutenção do poder num mundo em transformação” com os Profs. Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa

Assunto: “Os EUA do século XXI: desafios de uma potência global”

Quarta-feira (07/10)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso de Aprofundamento em Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Aula 2.”

Quinta-feira (07/10)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Aula 2.”

Sexta-feira (08/10)

***Sem aulas

Sábado (09/10)

⏰ 09:30 – Aula do Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “Aula 2.”


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #32

  • Avatar
    Clipping
    24/08/2020 . min de leitura
Segudou para o CACDista Raiz #32

24 de Agosto: aniversário do argentino Jorge Luís Borges, um dos expoentes do realismo mágico.

Seus contos e novelas tratam da natureza do infinito e exploram elementos recorrentes como espelhos, tigres, labirintos. Ganhou reconhecimento internacional na década de 60, após ter dividido um prêmio literário com o já consagrado Samuel Beckett. Indicado várias vezes para o Nobel, nunca levou o prêmio – fato que deu lugar a misteriosas especulações!

Misteriosa também é a influência das Mil e Uma Noites sobre a obra de Borges e de um outro escritor que, misteriosamente, também faz aniversário hoje: Paulo Coelho. O argentino reconhece a influência dessa obra; o brasileiro evita o tema e chegou a ser acusado de plagiá-la em “O Alquimista”. #polêmica

Rumo à 32ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Vai ter CACD sim: milhares de candidatos inscritos na experiência de simulação do TPS
  2. Saiu na Funag: nova edição dos Cadernos de Polícia Exterior
  3. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  4. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  5. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  6. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Vai ter CACD, sim 🎉

Milhares de candidatos inscritos na experiência de simulação do TPS

No próximo domingo, dia 30 de Agosto, a partir das 9:30hs, no mesmo horário em que seria realizado o CACD adiado, ocorrerá a maior experiência de simulação da prova já vista. Feita em colaboração com uma série de instituições e professores que apoiam a ideia. Sugerimos fortemente a candidatos de todos os níveis que participem da experiência. É gratuito, é seguro 😷, é uma forma de se conhecer melhor como candidato.

Instruções para inscrição no simulado do CACD 2020 – Clipping  (Clipping):  Como funcionará a experiência completa de simulação do dia do TPS em modo virtual e como realizar a inscrição gratuitamente para a simulação. Inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas com antecedência por este link.


2. Saiu na Funag!

Nova edição dos Cadernos de Polícia Exterior

Dia 21 de Agosto, foi publicada pela FUNAG a nova edição do Cadernos de Política Exterior. A revista reúne, tradicionalmente, artigos escritos por diplomatas e acadêmicos sobre relações internacionais e política externa brasileira e pode ser baixada gratuitamente.

Útil para CACDistas? Para candidatos avançados, sem dúvidas!

Caderno de Política Exterior – Funag  (Revista):  Alguns dos artigos permitem um aprofundamento e atualização sobre temas quentes sobretudo para a prova discursiva. Nessa edição merece atenção o artigo O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas Brasil-Estados Unidos e o Centro Espacial de Alcântara, de coautoria do Embaixador Alessandro Candeas, atual diretor do Departamento de Defesa do MRE e figurinha já conhecida pelos CACDistas pelos artigos incontornáveis na Bibliografia CACD.


3. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Restabelecendo!
Na quinta-feira, dia 13, Israel e os Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram um acordo para estabelecerem relações diplomáticas. Por meio do acordo, Israel aceitou abrir mão da anexação parcial da Cisjordânia, como estava previsto no plano de paz da Casa Branca, apresentado em 2019. Com a assinatura do histórico acordo, os EAU serão o terceiro país árabe a normalizar suas relações com Israel, após o Egito (1979) e a Jordânia (1994). No entanto, o acordo não prevê a abertura de embaixada dos EAU em Jerusalém, cidade onde apenas os EUA e a Guatemala inauguraram suas embaixadas. No âmbito geopolítico do Oriente Médio, o acordo é mais um movimento de aproximação entre rivais do Irã, que defende a eliminação do “Estado sionista” de Israel. O governo brasileiro, por meio de nota oficial, saudou o acordo como um passo decisivo no rumo da paz e da prosperidade no Oriente Médio. Em contrapartida, a Autoridade Palestina classificou o acordo como uma traição à causa palestina e convocou uma reunião de emergência da Liga Árabe para discutir o assunto.

2. A discutir…
Na sexta-feira, dia 14, o Brasil, os Estados Unidos e outros 29 países, que fazem parte do Grupo de Lima, do Grupo Internacional de Contato e da União Europeia, emitiram uma declaração conjunta de apoio à mudança democrática na Venezuela. No documento, os países instaram todos os venezuelanos a apoiarem a implementação de um governo de transição que convoque novas eleições livres no país e demandaram a independência do Poder Judiciário. Além disso, a declaração deixou clara a disposição dos países que mantêm sanções contra a Venezuela de discutir a redução dessas sanções, caso haja um engajamento construtivo rumo à normalização político-institucional no país. Finalmente, ressaltaram que uma transição rápida e pacífica para a democracia é o caminho mais eficaz e viável para a estabilidade, recuperação e prosperidade da Venezuela. No mesmo dia, países membros do Grupo de Lima emitiram uma declaração que reforça a unidade do grupo e seu apoio ao Presidente Encarregado Juan Guaidó

3. No CS
Na sexta-feira, dia 14, o Conselho de Segurança da ONU rejeitou a proposta feita pelos Estados Unidos de prorrogação, por tempo ilimitado, do embargo armamentista contra o Irã. A suspensão do embargo, prevista para outubro, faz parte da Resolução 2.231, pela qual o CSNU endossou o Acordo Nuclear entre o Irã e o P5 + 1, de 2015. Apenas os EUA e a República Dominicana votaram a favor da prorrogação do embargo, ao passo que China e Rússia deram votos contrários e os demais onze membros se abstiveram.

 4. Outros destaques
Há outros 13 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 11 pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


4. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso…

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca”

Jorge Luís Borges

5. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

O homem que não queria ser Gabriel García Márquez – El País – (leitura de 10 minutos): O irmão de García Márquez, jornalista e escritor, passou a vida escondendo publicamente seus laços com o famoso escritor. Matéria parte do vínculo fraterno e passa pela formação do realismo mágico na América Latina.

Why democracy thrives in some places and not in others? –  The Economist  – (leitura de 3 minutos) – Resenha da obra “The decline and rise of democracy”, de David Stasavage. O autor tem uma curiosa tese sobre as origens da democracia.

+  Os riscos de uma catástrofe geracional – Isto É – (leitura de 7 minutos): Boa matéria sobre os riscos da volta às aulas e os desafios para a pedagogia no contexto atual.


6. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (24/08)

***Sem aulas

Terça-feira (25/08)

⏰ 14:00 – Aula do Curso Petit Journal “China: ascenção, poder e afirmação”

Assunto: “China: de país agrário a potência mundial.”

Quarta-feira (26/08)

⏰ 18:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Português com o Profa. Isabel Vega

Assunto: “CACD 2016 – Parte II – Exercício 1.”

Quinta-feira (27/08)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Resumo 11.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Versão 2: concordância verbal.”

Sexta-feira (28/08)

***Sem aulas


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #31

  • Avatar
    Clipping
    17/08/2020 . min de leitura
Segundou para o CACDista Raiz #31

17 de Agosto: dia do Pão de Queijo. 

O pão de queijo teria surgido no século XVIII nas fazendas de Minas de um encontro improvável entre 3 ingredientes: o polvilho vindo da mandioca cultivada pelos indígenas;  o ovo, muito usado nas receitas dos portugueses; e o queijo, que chegou à região junto gado no processo de expansão territorial. Essa é uma das histórias…

A origem do pão de queijo é disputada. Há quem considere que ele surgiu bem longe de Minas e que o pão de queijo seria mera variação da “chipa“, biscoito de queijo em forma de U, criado pelas missões jesuíticas no Paraguai e Argentina e que teria entrado no Brasil em 1860, com os que fugiam da guerra do Paraguai em busca de abrigo no Mato Grosso do Sul, estado onde a chipa é tradicional e facilmente encontrada.

De polêmica, basta o adiamento da prova, rumo à 31ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Temos certificados! a partir de agora as aulas do Curso Clipping + Petit Journal terão certificados
  2. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Temos certificados! 🎉

A partir de agora as aulas do Curso Clipping + Petit Journal terão certificados.

Atendendo a pedidos, os inscritos no curso do Clipping em parceria com o Petit Journal China: ascensão, poder e afirmação, ganharão certificado digitalmente verificado atestando sua conclusão.

+ Certificado de conclusão verificado – Clipping  (exemplo de documento):  Exemplo de certificação poderá ser anexada em currículos e apresentadas como carga horária extra-curricular em cursos de graduação, etc, contribuindo para o posicionamento no mercado de trabalho e na área acadêmica. Clique para ver como funciona.

⚠️ ATENÇÃO: As vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas por este link.


2. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Temer no Líbano!
Na quarta-feira, dia 12, o Brasil enviou ao Líbano a Missão Multidisciplinar Brasileira de Assistência Humanitária, liderada pelo ex-presidente Michel Temer. Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira partiram levando cerca de seis toneladas de carga, que inclui medicamentos, insumos e equipamentos médico-hospitalares. Por via marítima, foram enviadas quatro mil toneladas de arroz, para atenuar as consequências da perda dos estoques de cereais destruídos na explosão do porto de Beirute, no dia 4 de agosto. Temer deve manter encontros com lideranças políticas e religiosas do Líbano e com o Comandante da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas. No Brasil, encontra-se a maior diáspora libanesa do mundo, que em muito contribuiu para a construção da identidade e do desenvolvimento nacional brasileiro.

2. Adiamento estratégico?
Na sexta-feira, dia 07, o México anunciou seu apoio ao adiamento da eleição para a direção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), prevista para setembro. Dessa forma, o México junta-se ao Chile, a Costa Rica, a Argentina e a União Europeia em um movimento de reação à indicação de um candidato pelos Estados Unidos. Desde sua criação, o diretor-geral do BID sempre foi um latino-americano. Embora, inicialmente, o Brasil tivesse pretensões de indicar um candidato, o país passou a apoiar os EUA, após conversa entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump. Para a UE, a eleição de um nacional dos EUA para o BID romperia o equilíbrio entre as grandes instituições financeiras ocidentais: o FMI (liderado por um europeu), o Banco Mundial (liderado por um norte-americano) e o BID (liderado por um latino-americano).

3. Biofuturo e COVID
Na quarta-feira, dia 12, a Plataforma para o Biofuturo, iniciativa internacional presidida pelo Brasil e integrada por outros 19 países, anunciou o lançamento dos Cinco Princípios para a Recuperação e a Aceleração da Bioeconomia Pós-COVID. Os princípios, que não são vinculantes e não preconizam medidas específicas, são elementos orientadores para a promoção da bioeconomia sustentável, tanto na concepção de medidas de apoio de curto prazo quanto no que diz respeito à definição de programas de recuperação econômica pós-COVID-19. O Brasil, juntamente com outros países-membros, já executa programas em linha com os princípios, como é o caso do RenovaBio, que entrou em operação em 2020.

4. Outros destaques
Há outros 13 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 13pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso…

Lá é bom, mas é ruim.
Aqui é ruim, mas é bom*

Tom Jobim

* sobre morar fora do Brasil  

4. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

+ O poeta filho do poeta: entrevista com Alberto da Costa e Silva Revista Revestres – (leitura de 10 minutos): Entrevista intimista com o diplomata e africanista Alberto da Costa e Silva, que fala sobre as África as raízes brasileiras e a comovente relação co seu pai.

+ Como as pessoas tem novas ideias? –  MIT Technology Review  – (leitura de 7 minutos) – Ensaio curto assinado por Isaac Asimov em 1959, mas extremamente relevante para os dias atuais. Asimov descreve não apenas o processo criativo e também o tipo de ambiente que promove a criatividade.

What do you think of cancel culture? Nick Cave´s The Red Hand Files (leitura de 3 minutos): Polêmicas reflexões do artista australiano Nick Cave sobre a cultura do cancelamento e o chamado politicamente correto e seus efeitos sobre o desenvolvimento das ideias no mundo contemporâneo.


5. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (17/08)

***Sem aulas

Terça-feira (18/08)

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aspectos microestruturais: os principais erros.”

Quarta-feira (19/08)

⏰ 18:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Português com o Profa. Isabel Vega

Assunto: “CACD 2016 – Redação.”

Quinta-feira (20/08)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Versão 10.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Versão 1: Pretéritos.”

Sexta-feira (21/08)

***Sem aulas


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #30

  • Avatar
    Clipping
    10/08/2020 . min de leitura
Segundou para o CACDista Raiz

10 de Agosto: aniversário do maior museu do mundo e também do brasileiro que mais vende livros pelo mundo (depois do Paulo Coelho, claro!). 

Com a Revolução Francesa em pleno regime de terror, o Louvre deixa de ser Palácio real para se tornar um museu aberto ao público e com um acervo inicial era formado principalmente por pinturas confiscadas à família real e aristocratas que àquela altura tinham fugido. A inauguração rolou em 10 de Agosto de 1793: coincidentemente (ou não) exatamente 1 ano após a data em que o rei Luís XVI, foi preso em Paris.

Falando de prisão e Paris, hoje também é aniversário de Jorge Amado, que viveu exilado na capital francesa de 1948 a 1950, no bairro de Marais, a 2 quilômetros do Louvre, seu identipartário.

Rumo à 30ª edição do #segundou 💌


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. CACD adiado? Encerradas as inscrições, segue a indefinição.
  2. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Adiamento do CACD 2020 à vista?

Encerradas as inscrições, segue a indefinição.

Encerradas as inscrições para o CACD ontem, dia 09 de Agosto, crescem as apostas no adiamento da data da prova com a Recomendação formal encaminhada pelo MPF ao Instituto Rio Branco recomendando o adiamento do TPS. Entenda o que está acontecendo.

+ Adiamento do CACD à vista? Blog do Clipping  (leitura de 4 minutos):  Semana decisiva para o calendário do CACD 2020. Análise dos últimos fatos envolvendo a recomendação do MPF encaminhada ao Itamaraty e das circunstância envolvendo a possibilidade prevista no Edital de adiamento da prova. 


2. Atualiza aí…

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. No Líbano!
Na terça-feira, dia 04, duas grandes explosões destruíram o porto de Beirute, no Líbano, além de danificarem boa parte da cidade, causando dezenas de mortes e deixando milhares de feridos. O Líbano atravessa um período de forte crise econômica, intensificada, nos últimos anos, pela crise na Síria e, recentemente, pela pandemia da COVID-19. Além disso, o país enfrenta protestos sociais contra o sistema político local. Felizmente, a fragata brasileira Independência não estava atracada no porto, no momento da explosão. A embarcação brasileira integra a Força-Tarefa Marítima da UNIFIL, a missão de paz das Nações Unidas no Líbano. A UNIFIL foi criada em 1978, para auxiliar na estabilização dos conflitos decorrentes da guerra civil libanesa, que durou de 1975 a 1990. Desde 2011, as Forças Armadas brasileiras exercem comando da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL.

2. Em dia?
Na terça-feira, dia 04, o governo da Argentina anunciou ter chegado a um acordo com os três principais grupos de credores privados de sua dívida externa. Assim, o país sul-americano tende a deixar a situação de default, e poderá voltar a ter acesso ao mercado financeiro internacional e reestruturar sua dívida pública, que representa 90% do PIB nacional. Com o acordo, a Argentina também poderá dar seguimento ao programa vigente de recuperação do FMI.

3. Em visita oficial…
Na terça-feira, dia 04, o governo dos Estados Unidos anunciou que seu Secretário da Saúde fará uma visita oficial a Taiwan. Esse será o encontro diplomático de mais alto nível entre Washington e Taipei das últimas quatro décadas. O anúncio da visita sucede várias ações que têm deteriorado as relações bilaterais EUA-China, como a guerra comercial, a imposição de sanções a altos funcionários e o fechamento recíproco de consulados. Desde 1979, quando os EUA estabeleceram relações diplomáticas com a China continental, o país norte-americano deixou de ter laços diplomáticos formais com Taiwan, embora mantenha próxima cooperação com a ilha, sobretudo no âmbito militar.

4. Outros destaques
Há outros 13 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 13 pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso…

É sério, embora um pouco surrealista*

Jorge Amado

* comentando a afirmação atribuída a Charles de Gaulle de que o “o Brasil não é um país sério”. 

4. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

Filha de Jorge Amado me escreveu sobre o seu pai e o líbano – O Globo – (leitura de 5 minutos): Neta de Jorge Amado escreve a Guga Chacra relevando o que seria a controversa origem libanesa de um dos maiores escritores brasileiros (que faz a aniversário hoje, dia 10 de agosto, a propósito). Leitura divertida e repleta de anedotas diplomáticas.

Um homem de luz – Quatro Cinco um – (leitura de 7 minutos ): O filho de Clarice Lispector e do diplomata Maury Gurgel Valente escreve sobre a carreira diplomática do seu pai, um dos mais jovens diplomatas já nomeados embaixadores aos 39 anos. Heartwarming read para a ressaca pós dia dos pais!

+  Gender inequity in the arts with some eye-opening facts. National Museu of Women in the Arts – (leitura de 5 minutos): Dos cerca de 1.400 pintores expostos no Louvre (que faz aniversário hoje!) apenas 21 são mulheres! Os 3 mais visitados museus do mundo, o Louvre, e o British Museum, e o MoMa, nunca teve uma diretora mulher. Veja e reflita sobre alguns desses fatos sobre desigualdade de gênero nas artes.


5. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (10/08)

***Sem aulas

Terça-feira (11/08)

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Register.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aspectos macroestruturais: organização de ideias.”

⏰ 21:00 – 4ª Aula Gratuita Petit Journal

Assunto: “Instagram x TikTok: a crescente tensão entre EUA e China.”

Quarta-feira (12/08)

⏰ 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Direito internacional do meio ambiente. Direito internacional do trabalho.”

⏰ 15:30 – Aula do Curso Intensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Compilado de questões 8.”

⏰ 18:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Português com o Profa. Isabel Vega

Assunto: “CACD 2015 – Parte II – Exercício 1.”

Quinta-feira (13/08)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Resumo 10.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Marcadores discursivos: macroestrutura.”

Sexta-feira (14/08)

 15:00 – Aula do Curso Extensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Figuras de linguagem.”


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #18

  • Avatar
    Clipping
    18/05/2020 . min de leitura
Segundou para o CACDista raiz

18 de Maio: dia em que Napoleão se torna Imperador da França! 

Ah, hoje é o tal 18 de Brumário, certo?

Errado! O 18 de Brumário é quando Napoleão dá um golpe de estado e e se torna Cônsul em 1799… Para se tornar Imperador, foi mais light, sem golpe… Bastou a proclamação do Senado em 1804. Já a cerimônia de coroamento, com pompa e Pontífice, teve que aguardar até Dezembro e foi tensa… com direito a autocoroação na presença do Papa.🤴  

Falando em Papa, João Paulo II nasceu em 18 de Maio…

Falando em 18, esse é o número exato de dias que tivemos entre a Portaria e o Edital do CACD do ano passado. 😱⏳

Na levada do 18, vamos para a 18ª edição do #segundou 💌! 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: 3 pontos que merecem um “up” nos fichamentos
  2. Portaria is here!: true story
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Segue aí: perfis que circulam conteúdos de qualidade…
  6. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Atualiza aí…

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Cabalístico
Na quinta-feira, dia 14, Israel completou 72 anos de existência. Depois de três eleições inconclusivas, em que nenhum partido alcançou maioria parlamentar, o país logrou formar um governo de união nacional, liderado por Benjamin Netanyahu e por Benny Gantz. O programa de governo da coalizão prevê a anexação parcial da Cisjordânia a partir do dia 1º de julho, o que tem causado rejeição internacional, sobretudo por parte dos países árabes e da União Europeia. Trata-se de território ocupado após a Guerra dos Seis Dias, em 1967. O Embaixador dos Estados Unidos em Israel já anunciou a disposição dos norte-americanos em apoiar a anexação israelense, um sinal claro da proximidade política entre os dois países. Em contrapartida, parcela majoritária da comunidade internacional segue condenando a legalidade dos assentamentos da anexação do território.

2. Descoroamento
Na quinta-feira, dia 14, o diretor-geral da OMC Roberto Azevêdo, afirmou que deixará o cargo no dia 31 de agosto de 2020, um ano antes do fim do mandato. O brasileiro entende que sua saída dará mais tempo para que a organização escolha seu sucessor, sem que esse processo decisório atrapalhe os preparativos para a 12ª Reunião Ministerial (MC12), que ocorrerá em 2021. O brasileiro aproveitou para ressaltar a importância da OMC na promoção do comércio internacional e a necessidade de promover uma reforma capaz de superar o impasse acerca de seu Sistema de Solução de Controvérsias.

 3. Geografia da fome
Na terça-feira, dia 12, o Programa Mundial de Alimentos da ONU, a maior agência humanitária da organização, alertou para o aumento da fome no mundo, bem como para a possível volta do Brasil ao Mapa da Fome. Em 2014, o Brasil havia saído oficialmente desse mapa, que é produzido pela FAO. De acordo com a agência, há 821 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar no mundo, das quais 135 milhões realmente passam fome. Com a atual crise desencadeada pela pandemia da COVID-19, o número de pessoas que passam fome pode subir para 265 milhões. No Brasil, 9,3 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza (ganham menos de US$1,90 por dia). Agora, as estimativas apontam que esse número deverá subir para 14,7 milhões de pessoas.

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

O ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Portaria is here!

Edital, where art thou?

Foi publicada a Portaria autorizando a realização do CACD 2020. A publicação, que vem em um contexto de incertezas sobre a realização do ENEM e outros concursos já previstos, surpreendeu. Para quem ainda não conferiu a análise do Clipping publicada no dia 14 sobre a estrutura geral do CACD 2020, fica o link abaixo. 

Portaria CACD 2020: Confira análise na íntegra – Blog do Clipping – (leitura de 5 minutos): Análise dos principais pontos da Portaria que autoriza a realização do CACD. Artigo publicado no Blog do Clipping em 14 de Maio.


3. Quote da semana…

Pq às vezes citar é preciso…

Aos dezoito anos, nossas convicções são colinas de onde contemplamos o horizonte; aos quarenta e cinco, são cavernas em que nos escondemos

F. Scott Fitzgerald  

4. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

A curiosa história do “verão da lata” escocês em plena 2ª Guerra Mundial – BBC – (podcast de 15 minutos): Um navio afunda deixando à deriva 336 mil garrafas de uísque single malte na praia de uma ilha escocesa. Versão vintage do verão da lata carioca, narrado por Thomas Pappon, da banda Felinni.

 Live sobre o CACD e a carreira diplomática – Curso CACD – (vídeo de 58 minutos): Bate papo entre os diplomatas Bruno Rezende e Hugo Lins, transmitido pelo Instagram. 

O Enem com inscrições abertas e as pressões para adiar o exame   Nexo Jornal – (podcast de  15 minutos): O isolamento social e as consequências para estudantes ao redor do mundo que se submetem a exames presenciais. Insights para se debater os rumos do CACD no contexto atual. 


5. Segue aí

Perfis que circulam conteúdos de qualidade…

@raq_medeiros: Doutoranda em Ciências Sociais e graduanda em Letras, Raquel compartilha suas experiências como acadêmica, docente e CACDista no Instagram. Além de manter projetos que incentivam o estudo autodidata e colaborativo. 


6. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (18/05)

⏰ 09:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Economia com o Prof. Daniel Sousa

Assunto: “Economia brasileira na Redemocratização e anos 1990.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Geopolítica: hotspots atuais e a geopolítica brasileira.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Moeda e bancos.”

Terça-feira (19/05)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Versão 6.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Relations logiques – Expression du but.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “O Brasil do pós 2a Guerra ao dias atuais.”

Quarta-feira (20/05)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Síria e Iraque.”

 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Direito dos Tratados (parte II).”

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Integração Latino-Americana.”

⏰ 18:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Português com a Profa. Isabel Vega

Assunto: “Machado de Assis (Esaú e Jacó).”

Quinta-feira (21/05)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: ” Versão 4.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso Extensivo de Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Perífrasis Verbales II.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Urbanização.”

⏰ 19:30 – Aula do Extensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “TPS 3.”

Sexta-feira (22/05)

 09:00 – Aula do Curso Extensivo de Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Constituição e normas jurídicas constitucionais.”

 15:00 – Aula do Curso Extensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Funções sintáticas das palavras que compõem os sintagmas nominais.”


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #17

  • Avatar
    Clipping
    11/05/2020 . min de leitura
Segundou para o CACDista raiz

11 de Maio: aniversário de um dos mais controversos artistas do século XX: Salvador Dalí, também conhecido como “Avida Dollars”, anagrama criado por Andre Breton (surrealista que caiu no CACD), para alfinetar Dali e sua atra$$ão pelas verdinhas 🤑

Dalí deixou mais de 1.600 telas, além de fotografias, poemas e filmes (inclusive em colaboração com Walt Disney e Hitchcock). Deixou, também, por restaurantes onde passava contas altas. Muitas pagas em cheques contendo um desenho seu verso. Pragmatismo surreal de quem já sabia que ninguém em sã consciência depositaria no banco uma ilustração de Dalí em troca de 150 dólares!

Na levada de Dalí, vamos alí para a 17ª edição do #segundou 💌! 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: 3 pontos que merecem um “up” nos fichamentos
  2. Novos candidatos nomeados para o Itamaraty: true story
  3. Knocking on heaven´s door: a perda de um dos maiores compositores brasileiros…
  4. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  5. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  6. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Atualiza aí…

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. A persistência da memória
Na segunda-feira, dia 04, o Embaixador da China no Brasil afirmou que seu país está pronto para trabalhar com o governo brasileiro para “tirar as interferências, diminuir as divergências e expandir as cooperações”. Segundo Yang Wanming, a China superou o período mais difícil da pandemia da COVID-19 e está disposta a cooperar com o Brasil no sentido de compartilhar práticas de prevenção e de controle da doença. Para o Embaixador, as relações sino-brasileiras possuem amplos interesses comuns, estreitas cooperações e sólida base popular. Acrescentou, ainda, a relevância das trocas comerciais entre China e Brasil, ressaltando que a China é um dos maiores mercados do mundo, com o mais rápido crescimento e o maior potencial. Nesse sentido, acredita que o incremento do comércio entre os dois países, sobretudo do agronegócio, deve-se à reciprocidade das demandas e ao alto grau de complementaridade.

2. Criança geopolítica 
Na quinta-feira, dia 30 de abril, o MERCOSUL afirmou que é possível que seus membros avancem em ritmos diferentes no processo de inserção internacional, sem que isso comprometa o funcionamento do bloco. Os Estados-Parte do MERCOSUL buscam “encontrar o melhor mecanismo que leve em consideração os interesses de cada país nas negociações externas, sabendo que a melhor solução será sempre o resultado do acordo de todos os membros“. Na semana anterior, a Argentina havia declarado a desistência na participação de novas negociações de liberalização comercial com atores extrarregionais, embora permaneça engajada nos acordos com a União Europeia e com o EFTA.

3. “Avida Dollars”
Na quinta-feira, dia 30, a China lançou a primeira criptomoeda soberana, o e-renminbi (e-RMB). O país ainda está promovendo testes com esse ativo virtual, que está vinculado à moeda chinesa pelo banco central da China. A nova moeda aumentará ainda mais as facilidades de pagamento no país, o que reduzirá o contato para se efetuar trocas financeiras e compras. Segundo especialistas, a medida poderá ter repercussões geopolíticas, na medida em que se apresenta como primeiro passo para a criação de um novo sistema de transações monetárias internacionais, que não precise da rede Swift, criada em 1973 e centralizada nos Estados Unidos. Em seu lugar, espera-se que a criptomoeda chinesa adote uma estrutura baseada em blockchain, de aplicação global, mas com lastro em moeda fiduciária emitida por um Estado nacional.

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

O ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Novos candidatos nomeados para o Itamaraty

True story…

Segunda-feira de quarentena. Sua mãe te passa o telefone: “É do Itamaraty, querem falar com você!”  Você atende e, antes de desmaiar, escuta a voz do outro lado dizendo que você foi nomeado nos excedentes naquele concurso para Oficial de Chancelaria que você fez há 4 anos atrás e nem se lembrava…

Surreal, mas real! Confira a matéria completa abaixo:


Itamaraty nomeia mais 30 aprovados no concurso de Ofchan– Blog do Clipping – (leitura de 5 minutos): Um dia antes do vencimento do concurso de Oficial de Chancelaria, Portaria publicada no Diário Oficial pelo Itamaraty autorizada a nomeação adicional de 30 (trinta) candidatos aprovados no último concurso de Ofchan. Confira a história completa.


3. Knocking on heaven´s door

O Brasil perdeu Aldir Blanc, um dos compositores mais influentes da música brasileira a partir dos anos 60. Aldir Blanc morreu em razão da COVID-19. O compositor carioca marcou profundamente os rumos da MPB, deixando mais de 600 canções muitas delas imortalizadas na voz de Elis Regina, Nana Caymmi e outros.

12 músicas essenciais para conhecer Aldir Blanc– Clipping – (playlist no Spotify de 12 músicas): Um dos maiores compositores brasileiros, Aldir Blanc, faleceu na última semana em razão da COVID-19, deixando um legado substancial para a história da música brasileira. Para quem conhece, vale relembrar. Para quem não conhece, vale conhecer.  Dá o play e enjoy!


4. Quote da semana…

Pq às vezes citar é preciso…

Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingí-la

Salvador Dalí

5. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

Há 75 anos o Brasil ajudava a vencer uma guerra – Café da Manhã – (áudio de 29 minutos): Conteúdo leve e informativo sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, contando com a participação de ex-pracinhas da FEB e do historiador Francisco César Ferraz, doutor em História pela USP.

 The Feynman Technique: The Best Way to Learn Anything– Farnam Street – (leitura de 7 minutos em inglês): Um framework simples usado pelo físico ganhador do Nobel, Feynman, para aprender qualquer conceito de forma.  

Como arrumar a mesa de jantar   Nexo Jornal – (vídeo de  3 minutos): Vai receber alguém para jantar depois da quarentena? Boas práticas para colocar a mesa em ocasiões formais e informais. 


6. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (11/05)

⏰ 09:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Economia com o Prof. Daniel Sousa

Assunto: “Economia brasileira na Era Vargas, período democrático (1946-64) e Ditadura Civil-Militar.”

⏰ 14:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “1st phase + common language mistakes in the 2nd phase.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Geografia política e geopolítica: as relações entre espaço e poder.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Teoria clássica e teoria keynesiana.”

Terça-feira (12/05)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Resumo 6.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Relations logiques – Expression de la conséquence.”

⏰ 19:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “Primeira República e Era Vargas.”

Quarta-feira (13/05)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Direitos Humanos.”

 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Direito dos Tratados (parte I).”

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Mercosul II.”

⏰ 18:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Português com a Profa. Isabel Vega

Assunto: “Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas).”

Quinta-feira (14/05)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: ” Resumo 4.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso Extensivo de Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Perífrasis Verbales I.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Espaço de produção agropecuária: Brasil e Mundo.”

⏰ 19:30 – Aula do Extensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “TPS 2.”

Sexta-feira (15/05)

 09:00 – Aula do Curso Extensivo de Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Personalidade Jurídica.”

 15:00 – Aula do Curso Extensivo de Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Estrutura dos sintagmas nominais.”


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.