💌 Segundou para o CACDista raiz n. #45

  • Avatar
    Clipping
    09/12/2020 . min de leitura

07 de Dezembro: é dia em que Castelo Branco assinou o AI-4, convocando o Congresso para “discutir e votar” uma nova constituição.

De acordo com o preâmbulo do AI-4, a Constituição de 1946, ” já não atende às exigências nacionais e que somente uma nova Constituição poderá assegurar a continuidade da obra revolucionária”. E nasce assim a controversa Constituição de 1967 abrindo, caminho para o famigerado AI-5.

Rumo à 45ª edição do #segundou 💌


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Falando em AI: compiladão dos principais pontos
  2. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Falando em AI, baixa aí

compiladão dos principais pontos

Compilamos e organizamos as principais informações referente às normas constitucionais e aos AI´s que rolaram ao longo do regime militar. Baixa AI, fiche e revise AI.

PDF de Atos Institucionais – Clipping – (leitura de 7 minutos) – AI´s, a Constituição de 67, o Pacote de Abril. Compilado das principais indas e vindas normativas passíveis de serem exploradas em TPS. Enjoy!


2. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Hermanos
Na segunda-feira, dia 30, os presidentes do Brasil e da Argentina, Jair Bolsonaro e Alberto Fernández, realizaram sua primeira reunião bilateral, desde a eleição do argentino, em 2019. A reunião ocorreu no Dia da Amizade Argentino-Brasileira, celebrado em 30 de novembro. Segundo o governo argentino, Fernández disse a Bolsonaro para “deixar as diferenças do passado e encarar o futuro com ferramentas que funcionem bem” de forma a potencializar “pontos de acordo”. O presidente argentino considerou ainda que o encontro dá ao MERCOSUL o “impulso” que o bloco necessita. Do lado brasileiro, Bolsonaro destacou a importância do MERCOSUL, a necessidade de dar ao bloco mecanismos mais ágeis e a intenção de avançar na cooperação bilateral na área de turismo. O presidente brasileiro também ressaltou a importância da parceria entre as Forças Armadas do Brasil e da Argentina, fundamental para o combate ao tráfico de drogas e a demais crimes transnacionais.

2. De saída
a quarta-feira, dia 02, o Brasil deixou o comando da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Durante quase 10 anos de operação, o Brasil ocupou o comando da Força-Tarefa Marítima. De acordo com o Ministério da Defesa, a decisão foi tomada há mais de um ano e faz parte estratégia de priorizar o entorno estratégico brasileiro, conforme previsto na Política Nacional de Defesa (PND) e na Estratégia Nacional de Defesa (END). Dessa forma, a Marinha vem buscando reforçar sua presença no Atlântico Sul. Embora o Brasil tenha deixado o comando da Força-Tarefa Marítima, ainda há tropas brasileiras na UNIFIL. Atualmente, o Brasil mantém militares em 8 das 12 missões de paz da ONU em andamento, totalizando quase uma centena de militares.

3. Feeling hot!
Na quarta-feira, dia 02, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) afirmou que 2020 pode ser um dos três anos mais quentes já registrados. De acordo com a OMM, 2011-2020 será a década mais quente já registrada. Caso não haja uma reversão dessa tendência, é possível que o Acordo de Paris tenha seu objetivo frustrado ainda em 2024, dado que a temperatura média global pode alcançar 1,5ºC acima do nível pré-industrial (1850-1900). A OMM ressalta que, para desacelerar o aumento da temperatura, o mundo precisa de uma ação radical, o que envolve a diminuição da produção de combustíveis fósseis.

4. Outros destaques
Há outros 11 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 11pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

+🆕 10 questões de atualidades com gabarito comentado.Faça aqui o minissimulado, avalie seus conhecimentos e confira seu lugar no ranking  [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

O ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso…

Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.

William Shakespeare

4. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

How to take smarter note: 10 Principles to Revolutionize Your Note-Taking and Writing–  Forte Labs – (entrevista de 1h45 minutos) – Resenha e resumo do How To Take Smart Notes de Sönke Ahrens, sobre como dar mais eficiência à estruturação de ideias a partir da conexão de diversas leituras. 

A redescoberta de um clássico improvável – Estado de São Paulo – (leitura de 10 minutos) – Texto sobre como Norte das Águas, de José Sarney, que completa 50 anos. Reflexões interessantes sobre as relações entre política e literatura e as dificuldades de se separar ambas as coisas enquanto se julga uma obra.   

Dos átomos ao Itamaraty – Revista Piauí – (leitura de 5 minutos) – Um pouco da trajetória do Diplomata e cientista nuclear, Ernesto Batista Mané Júnior, que recentemente foi reconhecido como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo na área de política e governança na lista Most Influential People of Africa Descent (Mipad).


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #44

  • Avatar
    Clipping
    01/12/2020 . min de leitura
CACD

30 de Novembro: é Dia da Amizade Brasil-Argentina, meu povo!

Data foi instituída em 2004, para comemorar a assinatura, na data de 30 de Novembro de 1985, da Declaração de Iguaçu sobre cooperação pacífica no campo nuclear por Sarney e Alfosín, ato marca o processo de aproximação entre Brasil e Argentina que acabaria resultando no Mercosul, entre outras iniciativas regionais.

Rumo à 44ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Fechando o mês: Mas não a pauta…
  2. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Fechando o mês

Mas não a pauta…

Encerra-se hoje o mês de Novembro, mês da Consciência Negra. Reunimos aqui alguns textos que trouxemos sobre o tema. Sugestões ou contribuições para continuarmos avançando nessa pauta? Manda para a gente no [email protected]

Aos 7, eu era uma macaca – Blog do Clipping – (leitura de 5 minutos) – Relato pessoal de Claudia Alves, roteirista e diretora de conteúdo da série #OFuturoÉFeminino e estudante de audiovisual da Universidade de Sussex na Inglaterra, sobre suas experiências como o racismo na educação em uma escola de elite no Rio de Janeiro.

O Comitê para Eliminação da Discriminação Racial: desafios nas primeiras décadas do século XXI – Blog do Clipping – (leitura de 5 minutos): texto da lavra do Embaixador Sílvio Albuquerque, que há 3 anos foi eleito para integrar o Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial das Nações Unidas, reúne e resume de forma objetiva os principais avanços conquistados no plano multilateral, com destaque para o reconhecimento do racismo como fenômeno presente em todas as sociedades, sem exceção.

O racismo no teatro, na TV e no cinema nos 105 anos de Grande Otelo – Blog do Clipping – (leitura de 5 minutos): Na semana da consciência negra, Guilherme Praça traz uma reflexão sobre a presença do racismo na história do cinema, tv e teatro brasileiro a partir da história de Grande Otelo.

Manual de educação antirrascita – Guilherme Praça – (leitura de 10 minutos): Dialogando com a obra de Djamilla Ribeiro, o “Pequeno Manual Antirracista”, Guilherme Praça, professor de História, propõe alguns passos 5 passos simples para mobilizar o ambiente escolar em uma luta contra o racismo. Outro conteúdo oportuno para o mês da consciência negra.


2. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Combate em Riade
No sábado, dia 21, o presidente Jair Bolsonaro participou, por videoconferência, da sessão “Superação da pandemia e restauração do crescimento e do emprego”, no âmbito da Cúpula de Riade do G20. Em seu discurso, o presidente do Brasil ressaltou o compromisso assumido pelos países do grupo para tomar todas as medidas necessárias para combater a pandemia e, ao mesmo tempo, para proteger e para estimular a economia global. Bolsonaro também enfatizou o compromisso de evitar a interrupção dos fluxos de comércio e das cadeias produtivas globais, por meio da promoção da cooperação internacional. Além de defender o acesso universal, equitativo e a preços acessíveis aos tratamentos disponíveis contra a COVID-19, o presidente ressaltou a importância de iniciativas do G20 para mitigar os efeitos econômicos adversos da pandemia, como o “Plano de Ação de Apoio à Economia Global” e a “Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida”. Em relação ao comércio internacional, Bolsonaro afirmou que o Brasil defende uma reforma da OMC que inclua os três pilares da organização: (I) negociações, (II) solução de controvérsias e (III) monitoramento e transparência.

2. De saída…
No domingo, dia 22, o governo dos Estados Unidos formalizou sua saída do Tratado de Céus Abertos. Em vigor desde 2002, o acordo estabelece um programa de vôos de vigilância aérea desarmada sobre os territórios de seus signatários, como forma de monitorar iniciativas e arsenais militares. Assinado em 1992, o acordo foi negociado no contexto da Guerra Fria, entre os Estados-membro da OTAN e os do Pacto de Varsóvia, para aumentar a confiança mútua, evitar mal-entendidos aéreos e limitar a escalada de tensões. De acordo com a Secretaria de Estado norte-americana, a permanência dos EUA no tratado foi inviabilizada, em razão dos constantes desrespeitos das obrigações do acordo por parte da Rússia. Nos últimos anos, Moscou vetou voos sobre a região de Kaliningrado, que fica entre a Polônia e a Lituânia, e sobre a fronteira entre a Rússia e a Geórgia.
 

3. De saída 2…
No sábado, dia 21, os governos do Reino Unido e do Canadá firmaram um acordo comercial transitório, para proteger o fluxo de comércio de bens e de serviços entre os países, após o fim do período de transição pós-Brexit, previsto para acabar no dia 31 de dezembro. Embora os britânicos tenham oficialmente deixado a União Europeia, em 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido segue com livre acesso ao mercado único europeu, até o fim do período de transição. Canadenses e britânicos comprometeram-se a negociar um acordo específico em 2021, que abrangerá mais áreas, como comércio digital, pequenas empresas, meio ambiente e empoderamento econômico das mulheres. O governo de Boris Johnson busca promover a imagem de um novo “Reino Unido global”, capaz de negociar, sozinho, acordos comerciais melhores. Nos últimos dois anos, o país concluiu acordos comerciais com cerca de 50 países.

 4. Outros destaques
Há outros 11 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 11pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

+🆕 10 questões de atualidades com gabarito comentado. Faça aqui o minissimulado, avalie seus conhecimentos e confira seu lugar no ranking  [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

O ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso… 

“A memória é um espelho que mente de forma escandalosa.”

Júlio Cortázar

4. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

A trajetória de um Embaixador: Roberto Abdenur – Clipping CACD  – (entrevista de 1h45 minutos) – Bate papo entre Prof. João Daniel e o Embaixador Roberto Abdenur, sobre uma das trajetórias mais brilhantes no Itamaraty. Do ingresso na carreira na década de 60 até sua atuação nos anos 2000. Papo épico, com muito conteúdo de história da PEB e, é claro, muitas anedotas.

5 livros para sofisticar o modo de ler e de escrever – Nexo Jornal – (leitura de 3 minutos) – De Tchékhov a Stephen King, professora de escrita criativa Vanessa Ferrari recomenda algumas obras para aguçar o olhar sobre os recursos da língua e seu uso como ferramenta artística.

A geração Z e a explosão do áudio – MIT Technology Review – (leitura de 5 minutos): Consumo de mídia em áudio foi um hábito ditado por pessoas mais velhas. Por que e como o áudio tem revolucionado hábitos junto a públicos mais jovens?


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #38

  • Avatar
    Clipping
    05/10/2020 . min de leitura

05 de Outubro: dia em que nasceu nossa Constituição de 1988.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988,vulga CF/88. Documento que, para muitos, tem o mérito de contribuir para assegurar o mais longo período de estabilidade institucional da história republicana brasileira, e o maior número de itens Crt+C Ctrl+V no TPS.

Partiu decorar 🧐

Rumo à 38ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Última chamada: Curso “EUA: manutenção do poder num mundo em transformação”
  2. Expectativa x Realidade: Carreira diplomática na balança! 
  3. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  4. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  5. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  6. Segue aí: Perfis que circulam conteúdos de qualidade
  7. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Última chamada! 🚨

Começa amanhã, dia 6 de Outubro!  Vai ser épico evai ter certificado!

Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa conduzirão mais um curso em Petit Jounal + Clipping. Dessa vez, o objetivo é apresentar as reflexões estratégicas mais atualizadas sobre a maior potência mundial. A anatomia dos EUA em detalhes em uma análise de conjuntura atualizada reflexos do atual cenário para a política externa norte-americana. Ver ementa completa neste link aqui!


2. Expectativa x Realidade

Carreira diplomática na balança! 

No último dia 01 de Outubro, JD e o diplomata Hayle Gadelha debatem se a realidade da carreira diplomática corresponde à expectativa. Uma live sobre perguntas difíceis e pouco exploradas. Reality check! 

Live expectativa x realidade – Clipping CACD – (vídeo de 1:16 minutos) – Bate papo entre o Prof. João Daniel e o diplomata Hayle Gadelha sobre a realidade da carreira diplomática. Destaque para a atuação do diplomata Hayle Gadelha e sua atuação com diplomacia pública na Embaixada brasileira em Londres ao final da live.


3. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Velho normal
Na quarta-feira, dia 30, o governo argentino informou que, em agosto, o Brasil voltou a ser o principal parceiro comercial do país. Essa é uma posição tradicionalmente ocupada pelo Brasil, mas que ficou com a China, entre março e junho de 2020. De acordo com o MDIC, em agosto de 2020, o Brasil exportou US$ 726 milhões para a Argentina, e importou US$ 619 milhões. Além do Brasil e da China, os principais parceiros comerciais da Argentina são: Estados Unidos, Vietnã, Chile, Paraguai, Índia e Alemanha


2. No discurso
Na quarta-feira, dia 30, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, defendeu a soberania brasileira sobre os recursos naturais do país, criticou “a cobiça internacional na Amazônia” e responsabilizou ONGs por crimes ambientais, em discurso gravado para a Cúpula da Biodiversidade da ONU. Bolsonaro reiterou que seu governo “mantém firme o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a gestão soberana dos recursos brasileiros.” Bolsonaro ainda disse que o Brasil estará sempre aberto a contribuir para um debate fundamentado no respeito aos três pilares da Convenção de Diversidade Biológica: a conservação, o uso sustentável e a repartição de benefícios.

3. Um milhão
Na segunda-feira, dia 28, a pandemia de COVID-19 registrou a marca de 1 milhão de mortos ao redor do mundo. São mais de 33 milhões de infectados pelo vírus, em 213 países. O Brasil registra o segundo maior número de óbitos, atrás somente dos Estados Unidos. Atualmente, o continente asiático, especialmente o subcontinente indiano, registra a maior aceleração das transmissões e do número de mortes. Além disso, um novo aumento dos números de infecções e de óbitos vem sendo registrado na Europa. O discurso oficial é o de que o  Brasil integra esforços de cooperação regional, no âmbito do MERCOSUL e do PROSUL, para trocar experiências e informações no combate à COVID-19, além de engajar-se no âmbito multilateral, sobretudo na OMS, para garantir que, uma vez desenvolvida uma vacina, ela seja tratada como bem público global.

 4. Outros destaques
Há outros 11 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 13 pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


4. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso…

What dreadful hot weather we have! It keeps me in a continual state of inelegance”

Jane Austen

5. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

Praia dos Ossos  – Rádio Novello – (podcast serial de 8 episódios): Década de 70, Uma socialite, um playboy, uma praia paradisíaca, um assassinato, uma confissão. Excelente produção que, coloca narra um conhecido caso real, colocando nova perspectiva sobre o feminicídio, crime para o qual o Brasil ocupa quinta posição.

A voz do atleta brasileiro  – Revista Gama – (leitura de 9 minutos) – Esporte e política se misturam? Matéria debate a questão do posicionamento política de atletas no Brasil.

Senado x Itamaraty: como é trabalhar em cada órgão – Canal do YoutubeHeitor Torres – (live de 58 minutos): Conversa entre os amigos Heitor Torres, diplomata desde 2013, e Ivan, Analista Legislativo desde 2012. Conversa descontraída.


6. Segue aí

Perfis que circulam conteúdos de qualidade

Guilherme Praça:  Perfil no Instagram: Prof. de História, Guilherme Praça compartilha com leveza conhecimentos que vão de cinema, cultura pop e história. Destaque para abordagem de questões raciais nas artes. 


7. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (05/10)

⏰ 09:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Economia com a Prof. Daniel Sousa

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Aula 2.”

Terça-feira (06/10)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Aula 2.”


⏰ 21:00 –  Aula do Curso “Estados Unidos: manutenção do poder num mundo em transformação” com os Profs. Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa

Assunto: “Os EUA do século XXI: desafios de uma potência global”

Quarta-feira (07/10)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso de Aprofundamento em Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Aula 2.”

Quinta-feira (07/10)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Aula 2.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Aula 2.”

Sexta-feira (08/10)

***Sem aulas

Sábado (09/10)

⏰ 09:30 – Aula do Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “Aula 2.”


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #37

  • Avatar
    Clipping
    28/09/2020 . min de leitura

28 de Setembro: Dia em que nasceram 2 leis sobre 1 mesmo tema. Ambas muuuuuito cobradas no CACD.

A primeira delas é a Lei Rio Branco (1871), também conhecida como “Lei do Ventre Livre”, que declarava livre filhos de escravas nascidos a partir daquela data. A Segunda é a Lei dos Sexagenários, também chamada Lei Saraiva-Cotegipe (1885) que garantiu liberdade aos escravos com 60 anos de idade ou mais, mediante indenização aos proprietários.

Pq ambas são de 28 de Setembro? Terias? Manda para a gente 🧐

Rumo à 37ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Na íntegra e grifado: Manifestação do Itamaraty em defesa da política ambiental brasileira
  2. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Na íntegra e grifado

Saiu manifestação importante do Itamaraty no dia 22 de Setembro com argumentos em defesa da política ambiental brasileira. Concordando ou não é o discurso do governo brasileiro e, para fins de CACD, é o que conta e será cobrado em prova. Para quem tem pouco tempo, segue na íntegra e grifado. 

Nota conjunta do MRE e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Documento oficial  (leitura de 5 minutos):  Resposta do Itamaraty ao relatório encomendado pelo governo francês sobre o impacto do Acordo Mercosul-UE. Para fins de CACD, traz argumentos e dados oficiais sobre a política ambiental brasileira. 


2. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Aumentando
Na segunda-feira, dia 21, o governo dos EUA anunciou o aumento da quota destinada ao Brasil para as importações norte-americanas de açúcar, durante o período 2019-2020. Com o anúncio, a quota para o açúcar brasileiro passará das atuais 230 mil toneladas para 310 mil toneladas. Trata-se da terceira ampliação do limite da quota brasileira, em 2020. Desde o início do ano, a participação do Brasil no total das importações de açúcar dos EUA elevou-se de 13,7% para 20,3%. A iniciativa insere-se no âmbito da Declaração Conjunta sobre o Comércio de Etanol entre o Brasil e os Estados Unidos, emitida em setembro.

2. Cutucando
Na terça-feira, dia 22, durante a 75º Sessão da Assembleia Geral da ONU, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dedicou grande parte de seu discurso para falar sobre a China. Trump voltou a nomear o vírus da COVID-19 de “vírus chinês”, além de criticar a postura da China e da OMS por supostamente omitirem informações a respeito da propagação inicial do vírus no país asiático, ainda em janeiro deste ano. Trump também ressaltou que os EUA estão finalmente confrontando a China por suas “décadas de abuso” no comércio internacional, em referência à guerra comercial e à paralisação do Órgão de Apelação da OMC. Em resposta, o líder chinês, Xi Jinping, declarou que a China “não tem intenção de travar uma guerra fria ou quente com nenhum país”. Trump também ressaltou o papel dos EUA no que considera ser um conjunto histórico de acordos de normalização de relações diplomáticas entre Israel e Emirados Árabes Unidos e Israel e Bahrein, convocando outros países árabes a fazerem compromissos semelhantes.

3. Respondendo
Na terça-feira, dia 22, o Itamaraty emitiu nota oficial para contestar um relatório feito pela França, sobre a relação entre o capítulo comercial do Acordo de Associação MERCOSUL-UE e o desmatamento na Amazônia. De acordo com o MRE, o acordo não representa qualquer ameaça ao meio ambiente, à saúde humana e aos direitos sociais. Ao contrário, reforça compromissos multilaterais e agrega as melhores práticas na matéria. O Itamaraty enfatiza, ainda, que, graças ao esforço de implementar uma forte legislação ambiental, mais 66% do território brasileiro é coberto por vegetação nativa. A produção agropecuária limita-se a cerca de 30% do território, do qual 8% está dedicado à agricultura e 22% à pecuária. O comunicado destaca que todo o MERCOSUL busca implementar agenda modernizadora com vistas a conciliar aumento de competitividade/produtividade com padrões elevados de sustentabilidade ambiental. [Ver nota na íntegra e grifada]

4. Outros destaques
Há outros 11 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso… 

“O verdadeiro patriotismo é o que concilia a pátria com a humanidade.”

Joaquim Nabuco

4. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

Messiah compex: how Brazil made Bolsonaro – Foreign Affairs– (leitura de 7 minutos): Análise sobre a política interna brasileira na Foreign Affairs, um dos principais think tanks amercianos. Destaque para o curioso uso de “interiorzão” e de termos brasileiros no texto e suas respectivas traduções. 

Live o que faz um diplomata: especial AGNU – Curso CACD – (vídeo de 1:26 minutos) – Na vibe da Assembleia Geral da ONU, os diplomatas Bruno Rezende, Hugo Lins e Laura Delamônica falam sobre a rotina diplomática, cerimonial e os bastidores da Assembleia.

Me escrevam me escrevam – QuatroCincoUm– (leitura de 7 minutos): Correspondência inédita de Clarice Lispector traz cartas para João Cabral de Melo Neto, Mário de Andrade e aponta histórias familiares e revela seu o crush por Marlon Brando.


5. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (28/09)

⏰ 09:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Economia com a Prof. Daniel Sousa

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Aula 1.”

Terça-feira (29/09)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Aula 1.”

Quarta-feira (30/09)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso de Aprofundamento em Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Aula 1.”

Quinta-feira (01/09)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Aula 1”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “RESUMO: Estratégias de organização das ideias.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Aula 1.”

Sexta-feira (02/09)

***Sem aulas

Sábado (03/09)

⏰ 09:30 – Aula do Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “Aula 1.”


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #36

  • Avatar
    Clipping
    21/09/2020 . min de leitura
Segundou para o CACDista Raiz #36

21 de Setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. 

Motivo da escolha da data? Bom, no Brasil, a data 21 de setembro foi escolhida pela proximidade da primavera, e do surgimento das flores. Vale lembrar que essa data não se confunde com o Dia “Internacional” das Pessoas com Deficiência, que é comemorado em 3 de Dezembro.

Falando em “internacional”, os direitos das pessoas com deficiência têm tido destaque na agenda da ONU. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo foi adotada em 2006 e entrou em vigor 2008. O Brasil é um país signatário e incorporou a convenção desde 2009, tendo adotado a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência em 2015.


Rumo à 36ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Look Closer: Palácio Itamaraty e Mondadori
  2. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Resumido e 100% gratuito

Atenção: está no no ar, um resumo e roteiro de leitura de um dos temas mais cobrados no CACD: reconhecimento da independência do Brasil. O material é Made in Clipping, gratuito e foi baseado no capítulo III de A diplomacia na construção do Brasil, de Rubens Ricupero. Enjoy! 

+ Reconhecimento da independência do Brasil  Kderno  (leitura de 15 minutos):  Resumo de um dos temas mais cobrados no CACD, com 5 questões exclusivas com gabarito comentado e recomendações de leituras complementares e vídeos


2. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Rompendo
No sábado, dia 12, o norte-americano Maurício Claver-Carone foi eleito o novo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com 30 votos favoráveis, incluindo do Brasil, e 16 abstenções. É a primeira vez, em sessenta anos, que um natural dos Estados Unidos assume a presidência da instituição, rompendo uma longa tradição de latino-americanos e de caribenhos à frente da instituição. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento na região, o BID foi criado no âmbito das demandas da Operação Pan-Americana, proposta pelo governo de Juscelino Kubitschek. Diferentes países mostraram-se contrários à eleição de um norte-americano, em especial a Argentina, o Chile e o México. Entretanto, os EUA angariaram o apoio de importantes atores no hemisfério, como o Brasil, a Colômbia e o Uruguai.

2. Comunicando
Na quarta-feira, dia 16, os membros do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) divulgaram um comunicado ministerial conjunto sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU. No momento em que as Nações Unidas comemoram seu 75º aniversário, os membros do IBAS enfatizam a necessidade de a comunidade internacional redobrar esforços e reforçar o compromisso de alcançar progresso tangível para uma reforma acelerada e abrangente do Conselho de Segurança. Índia, Brasil e África do Sul consideram necessário alcançar uma arquitetura de governança internacional mais inclusiva, responsiva e participativa, sobretudo com maior presença dos países emergentes e em desenvolvimento, nos órgãos de tomada de decisão das principais organizações internacionais. Para os membros do IBAS, o fracasso em reformar o Conselho de Segurança tem sérias implicações para a paz e a segurança internacionais.

3. Relatando
Na quarta-feira, dia 16, a Missão Internacional de Verificação de Fatos sobre a Venezuela, criada, em 2019, pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, com apoio brasileiro, publicou relatório em que aponta crimes lesa-humanidade no país. No documento, a missão expõe a ocorrência de execuções extrajudiciais, de desaparecimentos forçados, de detenções arbitrárias, de tortura e de outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes cometidos naquele país, desde 2014.  O relatório aponta o envolvimento de Nicolás Maduro, bem como o de outros representantes do regime, em crimes contra a humanidade, a serem investigados por tribunal competente, e na falta de disposição ou capacidade da justiça nacional, pelo Tribunal Penal Internacional. Em nota oficial, o Itamaraty afirmou que o Brasil espera que o relatório mobilize toda a comunidade internacional a trabalhar pela extinção do regime ditatorial de Maduro e pela libertação da Venezuela.

 4. Outros destaques
Há outros 11 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 9pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso… 

“Sociedade é unidade na diversidade”

George Hebert Mead

4. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

+ As canções brasileiras mais regravadas de todos os tempos Blog do Clipping – (leitura de 9 minutos): Matéria exclusiva sobre como a música brasileira chega ao mundo. Ao final, listagem com as 10 músicas mais regravadas.

+ Solarpunk Solarpunk Is Growing a Gorgeous New World in the Cracks of the Old One – SingularityHub   – (leitura de 7 minutos) – Entre uma estética, uma ideologia e um manifesto, esse termo encoraja, em contraposição ao ciberpunk, visões otimistas do futuro sob a luz das presentes, como questões climáticas.

Pesquisadora encontra possível texto inédito de Machado de Assis, um perfil sobre Dom Pedro II O Globo – (leitura de 4 minutos): Será?


5. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (21/09)

*Sem aulas

Terça-feira (22/09)

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Resumo 2 + gramática aplicada ao texto.”

⏰ 21:00 – Aula Gratuita Petit Journal

Assunto: “NBA e Netflix: cultura americana e poder global.”

Quarta-feira (23/09)

*Sem aulas

Quinta-feira (24/09)

*Sem aulas

Sexta-feira (25/09)

*Sem aulas


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #35

  • Avatar
    Clipping
    14/09/2020 . min de leitura
Segundou para o CACDista Raiz

14 de Setembro: aniversário de Alexander Von Humbolt (1769-1859), que é considerado pai da Geografia Moderna e mestre de questões controversas no TPS. 

Foi cobrado em 4 itens de TPS. Seu irmão, Wilhelm von Humboldt, caiu 1 vez no TPS, (na prova de HM). Alexander viajou pela América do Sul, explorando-a e descrevendo-a pela primeira vez de um ponto de vista científico. Percorreu um total de 9650 km, tanto a pé, a cavalo ou em canoas. No Brasil, foi impedido de permanecer (os portugueses consideraram-no um possível espião alemão). Falando em América do Sul, hoje é também dia internacional da Capivara, maior roedor do mundo e espécie 100% latino-americana.

Rumo à 35ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Look Closer: Palácio Itamaraty e Mondadori
  2. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Look Closer 🔍 👀

Pois é…

Este não é o Itamaraty!  Nem está em Brasília! Tem matéria exclusiva no Confira no Blog sobre a história dessa curiosa semelhança. Clique no link abaixo 👇

Os traços que unem o Palácio Itamaraty e Mondadori  Blog do Clipping  (leitura de 7 minutos):  Curiosa história sobre as semelhanças entre o Palácio Itamaraty e Mondadori. Matéria exclusiva para o Blog do Clipping assinado por Cíntia Lopes.


2. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Declarando
Na sexta-feira, dia 04, o governo brasileiro declarou “personae non gratae” os representantes diplomáticos, consulares e administrativos do regime ilegítimo da Venezuela. A declaração de “persona non grata” é prerrogativa que os Estados possuem para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo em seu território. A Venezuela pode retirar seu pessoal diplomático, consular e administrativo do Brasil, podendo também esses representantes permanecerem no país, sem status diplomático ou consular nem imunidades e privilégios correspondentes. Sem essas imunidades, os representantes do regime de Nicolás Maduro passam a estar passíveis de expulsão do Brasil.

2. Reunindo
Na sexta-feira, dia 04, ocorreu a Reunião de Ministros das Relações Exteriores do BRICS. Os ministros, liderados pela presidência pro tempore da Rússia, debateram questões políticas, de segurança, econômicas, comerciais, financeiras e de desenvolvimento sustentável no âmbito internacional e regional. Os ministros reafirmaram o compromisso conjunto pela reforma da organização, no sentido de ampliar a representatividade dos países em desenvolvimento. Além disso, os ministros enfatizaram o papel central da OMC na promoção da previsibilidade, estabilidade e segurança jurídica para o comércio internacional. Assim, ressaltaram a necessidade de reativar o mecanismo de solução de controvérsias da organização, que se encontra paralisado desde novembro de 2019.

3. Reformando
Na terça-feira, dia 08, o governo de Belarus propôs uma reforma constitucional e uma eleição presidencial e parlamentar para 2022. O anúncio busca propor uma saída para a crise política instaurada no país desde a polêmica reeleição do presidente Alexander Lukashenko, em agosto. A reforma, apresentada no âmbito da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), prevê a redução dos poderes do Chefe de Estado em detrimento de um governo parlamentarista e deve ser aprovada por um referendo popular. No entanto, a proposta ainda não conseguiu aliviar as tensões entre oposição e governo. Lukashenko, apesar de admitir ter ficado tempo demais no cargo, não considera a possibilidade de renúncia e não negociará mudanças institucionais em Belarus com a oposição.

 4. Outros destaques
Há outros 11 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 11 pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso…

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.”

Sêneca

4. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

Harvard historian examines how textbooks taught white supremacy – Harvard Gazzete – (leitura de 7 minutos): Entrevista com o historiador de Harvard lança luzes sobre o ensino da história nos EUA e a relação com o fomento da supremacia branca desde o século XIX até os dias atuais.

Os EUA e a China estão em uma corrida armamenstista quântica que transformará a guerra – MIT Technology Review   – (leitura de 7 minutos) – Texto explora sobre o impacto da computação quântica nas dinâmica da geopolítica contemporânea.

O fim da cultura foodie  – Elástica oficial – (leitura de 7 minutos): Reflexões sobre começo do fim da onda da gourmetização no contexto da pandemia.


5. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (14/09)

⏰ 19:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Economia com a Prof. Daniel Sousa

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Aula 1.”

Terça-feira (15/09)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Resumo 2 + gramática aplicada ao texto.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 21:00 – Aula do Curso Petit Journal “China: ascenção, poder e afirmação”.

Assunto: “A China e o mundo: EUA, Europa e futuro.”

Quarta-feira (16/09)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 13:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Aula 1.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso de Aprofundamento em Português com o Prof. Guilherme Aguiar

Assunto: “Aula 1.”

Quinta-feira (17/09)

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Resumo 2: organização de informações e referência contextual”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Aula 1.”

Sexta-feira (18/09)

***Sem aulas


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.