💌 Segundou para o CACDista raiz n. #10

  • Avatar
    Clipping
    23/03/2020 . min de leitura
CACD

Hoje é 23 de Março: aniversário de 180 anos da expressão “O.K.”. 🎂

Em 23 de Março de 1839, há exatos 180 anos, nasciaa expressão “OK“.  Publicada no The Boston Morning Post, como uma abreviação para “oll korrect… Mas Clipping, em inglês o certo seria “all correct” e não “oll korrect” ?! Sim. Mas durante da década de 1830, estudantes de escolas de elite nos EUA tinham a mania de, propositadamente, subverter a grafia de uma expressão e a partir dela criar siglas. Um sinônimo para o “OK” (“oll korrect”) na época era o  “OW” (“oll wright”). 

Rumo à newsletter , na levada do #segundou de hoje que é de “OK” e variações.  


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: 3 pontos para atualizar o caderno de PI
  2. Multilateralismo contra o Corona: o discurso do Secretário-Geral sobre o Covid-19
  3. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  4. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas
  5. Segue aí: perfis ou sites legais para seguir
  6. Quote da Semana: pq às vezes citar é preciso

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇

Rumo às atualizações CACDísticas 👇


1. Atualiza aí…

Corona rising: no mundo e também na região… É importante ter noção das medidas tomadas nos respectivos fóruns sobre o tema, tá O.K.?  3 pontos que merecem um “up” nos fichamentos.

1. OK! 👍
O MERCOSUL emitiu uma nota oficial sobre o Covid-19 na região, reforçando o caráter transnacional da crise e a necessidade de criar “criar espaços multissetoriais de coordenação regional, que tratem desse problema com uma perspectiva estratégica e solidária, colocando os cidadãos no centro dos esforços coletivos“. Dentre as medidas anunciadas na nota, vale destacar os planos do Mercosul de “(…) Convocar organizações multilaterais de crédito, em particular o BID, CAF e FONPLATA, para avaliar conjuntamente linhas de ação que contribuam para enfrentar efetivamente os desafios decorrentes do combate à disseminação do coronavírus e suas consequências nos Estados Partes da MERCOSUL.”. Além do Mercosul, o PROSUL também se manifestou por meio de nota oficial medidas coordenadas com foco na contenção do Covid-19. Fundamental para o CACDista conhecer em linhas gerais o que vem sendo acordado sobre o corona no âmbito regional, tá ok? 

2. Not okay! ✖️
O FMI negou um pedido de ajuda econômica feito pela Venezuela, para lidar com os impactos econômicos da pandemia. Em carta, o presidente do país, Nicolás Maduro, pediu ao FMI que considerasse conceder “um mecanismo de financiamento” por 5 bilhões de dólares do fundo de emergência do Instrumento de Financiamento Rápido do FMI. No entanto, o FMI não deu o OK para a liberação da verba. De acordo com um funcionário do FMI ouvido pela agência francesa AFP, a negativa se deu pela “falta de clareza” envolvendo o reconhecimento internacional do governo da Venezuela. Esse foi o primeiro pedido de auxílio solicitado ao fundo pela Venezuela desde 2001. 

3. Tudo vai ficar OK! 💦 👏
Foi criado, no MRE, o Gabinete Consular de Crise para assistência a viajantes brasileiros afetados pela pandemia do novo coronavírus no exterior. Para fins de CACD, no contexto do Covid-19, vale destacar o esforço de mobilização atual do Itamaraty para a área consular para o repatriamento de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Vale lembrar que, de acordo com o próprio Itamaraty, a Rede Consular brasileira é uma das maiores do mundo.  Atualmente, existem cerca de 3,5 milhões de brasileiros vivendo em outros países. Anota aí esses dados. Afinal, embora não seja comum temas consulares dar as caras no CACD, nunca houve um timing mais propício para isso.  

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas tem por objetivo contextualizar o candidato sobre como as notícias caem na prova. Na última semana foram disponibilizados 18 “Vale lembrar”. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

ClippingCast, o podcast do Clipping , está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping . Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Multilateralismo contra o Corona

No dia 19 de Março, o Secretário-Geral das Nações Unidas discursou sobre o papel do multilateralismo no enfrentamento do Covid-19. Esse discurso é, até o momento, o que melhor sintetiza a perspectiva das Nações Unidas sobre as ações multilaterais de combate ao Covid-19 em curso Vale a pena conferir ter alguns dadosconcretossobre o que vem sendo feito e pensado no plano multilateral. 

Na íntegra e grifado:

Discurso do Secretário-Geral sobre o Covid-19 : –  ONU – (leitura de 7 minutos):  O discurso do Secretário-Geral chama atenção para 3 áreas prioritárias para o multilateralismo no combate ao Covid-19: Combate à Emergência de Saúde (protagonismo da OMS); Foco no Impacto Social e Recuperação Financeira (protagonismo do FMI) e Responsabilidade para se recuperar melhor (protagonismo da Agenda 2030). Texto na íntegra com grifos made in Clipping para otimizar a leitura. #Enjoy!


3. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista

Quais são os maiores “faux pas” entre diplomatas?: – Quora – (leitura em inglês de 15 minutos):  Gafes acontecem. Nesse fórum do Quora, alguém perguntou “quais são as maiores gafes já feitas por diplomatas?”. O resultado é essa curiosa thread em que vários diplomatas decidiram falar abertamente sobre os maiores faux pas e tretas da história da diplomacia. Leitura recomendada apenas para quem tem nervos de aço (e está com os estudos para o CACD em dia). Enjoy!

+Os impactos do corona vírus na cultura: Folha Ilustríssima – (áudio de 28 minutos): Nada ok no setor cultural… Como ficam as estreias de cinema, teatros e shows que não estão acontecendo? Como fica o setor responsável por 4% do PIB nacional e 5 milhões de empregos (dados do Ibge)?  É o que os repórteres Lucas Brêda e Leonardo Sanchez apuram nesse podcast. 
 

In praise of phone callsThe New Yorker – (leitura de 10 minutos): Em tempos de confinamento e apps de mensagens, uma reflexão sobre o valor de ouvir a voz de um ente querido do outro lado da linha. Texto de Sarah Larson, vocab leve, tema heartwarming!


4. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (23/03)

⏰ 14:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Register.”

⏰ 16:30 –  Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “A logística no espaço mundial e brasileiro.”

⏰ 19:00 –  Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Planos de estabilização entre 1985 e 1989.”

Terça-feira (24/03)

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Accord du participe passé.”

Quarta-feira (25/03)

 13:00 – Aula do Curso Extensivo de Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Uso da força.”

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo de Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Relações Brasil-China e Brasil-Rússia.”

⏰ 18:00 – Aula do Curso Extensivo de Português com a Profa. Isabel Vega

Assunto: “Modernismo – 3ª fase – Clarice Lispector.”

Quinta-feira (26/03)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Versão 1.”

⏰ 14:00 – Aula do Curso Extensivo de Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Demostrativos.”

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Geografia política e geopolítica.”

⏰ 19:30 – Aula do Curso Extensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “Complete Exam review.”

Sexta-feira (27/03)

⏰ 09:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Regime Estatutário. Improbidade administrativa. Regime disciplinar e processo administrativo disciplinar. Regime Jurídico Próprio do Serviço Exterior Brasileiro.”


5. Segue aí…

…tem um perfil ou site legal para recomendar? Manda para a gente!

Diário das Nações: – Página no Instagram –   O Diário das Nações é um coletivo de redatores formado por estudantes do curso de Relações Internacionais e ensino médio. O projeto não tem fins lucrativos e busca informar sobre os principais acontecimentos em todas as partes do mundo. O Diário vem colaborando com alguns conteúdos no Blog do Clipping, como esse texto da redatora Beatriz Ghezi sobre Imunidade Diplomática.

ADB – Página no Instagram – Criada em 1990, a Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB) é uma organização sem fins lucrativos que representa os funcionários da carreira de Diplomata do Itamaraty. Recentemente, a ADB vem fazendo um trabalho consistente de divulgação de informações referentes à carreira diplomática pelo Insta e de conversas com diplomatas de carreira. 


6. Quote da semana…

Pq às vezes citar é preciso… 

“Avalia-se a inteligência de um indivíduo pelo número de incertezas que ele é capaz de suportar.”

Kant

O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #9

  • Avatar
    Clipping
    16/03/2020 . min de leitura
CACD

16 de Março: petróleo em baixa, diplomatas arrumando malas às pressas, algumas outras coisas sem precedentes e…

segundou para o CACDista raiz! 💌

A levada do #segundou de hoje é a de aniversário do O Poderoso Chefão (1972). Há 48 anos, o épico de 3 horas é o filme mais aclamado pela crítica na história do cinema… E de quebra, é considerado pela Foreign Policy e boa parte do pessoal de RI como um clássico sobre negociações em um ambiente anárquico. 🔱


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: 3 pontos para atualizar o caderno de PI
  2. Atualização estratégica: atualizações a vista
  3. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  4. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas
  5. Quote da Semana: pq às vezes citar é preciso

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇

Rumo às atualizações CACDísticas 👇


1. Atualiza aí…

Tratados e tretas que, embora não sejam mega-destaques na mídia, merecem certamente aquela atualização no caderno de PI. Rumo a esses 3 pontos:

“Sem precedentes” 🔙🚶‍♂️
O governo brasileiro removeu 4 diplomatas e 11 funcionários brasileiros de sua embaixada, em Caracas, e dos consulados brasileiros na Venezuela. Embora essas remoções tenham sido publicadas no DOU, ainda não houve pronunciamento do oficial do Itamaraty sobre as decisões. #aguardemos. De acordo com o ex-embaixador do Brasil na Inglaterra e nos Estados Unidos, Rubens Barbosa, a decisão de retirar, coletivamente, seus diplomatas de uma nação específica é sem precedentes na história da diplomacia brasileira.

Since 1991 🛢️
O preço do petróleo do tipo Brent caiu quase 30%. A queda de US$45 para US$31,52 foi uma das maiores já registradas em um só dia. É, também, a maior queda no preço do petróleo desde 1991, durante a Guerra do Golfo. O retrocesso nos preços segue uma decisão da Arábia Saudita de conceder descontos no valor do petróleo exportado e ampliar sua produção. Segundo analistas, trata-se do primeiro passo de uma guerra de preços entre a Arábia Saudita e a Rússia. Desde 2016, Putin manteve a Rússia dentro da coalizão Opep+ (que reúne, além dos membros da Opep, 10 outros grande produtores), numa estratégia de manter baixa a produção e sustentar os preços do petróleo.

  Radiotivamente… ☢️
O Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) completou 50 anos de existência. Em abril de 2020, o TNP passará por mais uma reunião de revisão. Há, nesse contexto, muita pressão sobre o fortalecimento do regime internacional de não proliferação nuclear. Os Estados Unidos, por exemplo, deixaram um dos principais mecanismos de limitação de armas nucleares, o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, em inglês). Vale lembrar que, em 2019, os EUA denunciaram o INF.  Após os EUA, o governo russo também denunciou o tratado.

ClippingCast, o podcast do Clipping  traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui🎧👇


2. Atualização estratégica

Nos dias 07-10 de Março, na ocasião da visita de Bolsonaro aos EUA, o presidente brasileiro e Trump reafirmaram aliança estratégica entre o Brasil e os Estados Unidos, aprofundando a parceria entre os países. Para fins de CACD, a Declaração Conjunta no site do Itamaraty deve ser uma fonte de atualização para os resultados dessa visita. 

Ah Clipping, mas isso é meio óbvio, neh?

Sim. No entanto, atenção: a nota oficial do Departamento de Estado dos EUA sobre a visita, órgão análogo ao Itamaraty, traz informações mais objetivas e completas sobre o status atual da relação bilateral após essa visita do que o Itamaraty. Vale a pena fichar cada ponto: apenas 1 página e meia (letras grandes e espaçamento duplo) 👍

Nota na íntegra:

  • The United States and Brazil: partners for a prosperous hemisphere: Fact Sheet –  Departamento de Estados dos EUA – (leitura  de 5 minutos + fichamento de 15 minutos):   Para fins de CACD, esse acaba sendo um documento extremamente útil por sistematizar os pontos principais com bastante objetividade em torno de 3 eixos principais, provendo informações organizadas , 100% alinhadas ao discurso do Itamaraty e que podem tanto cair no TPS quanto podem ser usados em uma questão discursiva sobre Brasil e EUA.

3. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista

The Duke in his Domain: Marlon Brando on location: The New Yorker – (leitura de 30 minutos): Usando técnicas heterodoxas, Capote entrevista Marlon Brando em Tóquio por 5 horas. O resultado é a publicação desse controverso perfil do ator publicado em 1957. O texto é considerado um expoente do “jornalismo literário”. Essa leitura é uma boa experiência para o CACDista em busca de enriquecer o vocabulário.

Joel Silveira e os homens o seu tempo:  Portal Imprensa -(leitura de  7 minutos): Entrevista com Joel Silveira, um dos  um dos nomes mais importantes do jornalismo brasileiro, premiadíssimo autor de mais de 30 livros e apelidado de “a víbora” por Assis Chateaubriand... Essa entrevista traz causos, confidências e inconfidências com personagens bem conhecidos dos CACDistas com quem Joel Silveira cruzou ao longo da vida. 

Qual é a história da caipirinha? Do estigma à popularização: Nexo Jornal – (vídeo de 11 minutos):  A Cachaça foi o primeiro destilado da América Latina. Já Capirinha só foi surgir em 1918 e se popularizou fora do Brasil em 1950. Para detalhes da história, veja esse terceiro episódio da interessantíssima sério #éporquilo, do Nexo. Enjoy, sem moderação.

4. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (16/03)

⏰ 09:00 –  Aula no Curso de Aprofundamento em Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Economia brasileira na Redemocratização e anos 1990”.

⏰ 14:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Article usage”.

⏰ 16:30 –  Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Fontes de energia no Brasil.”

⏰ 19:00 –  Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “II PND e ajuste externo”.

Terça-feira (17/03)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Versão 4”.

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Participe présent et gérondif”.

⏰ 19:00 –  Aula no Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “Temas específicos de Cultura e de Política Externa Brasileira”.

Quarta-feira (18/03)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: ” Contextos regionais contemporâneos.”

 13:00 – Aula do Curso Extensivo de Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Solução pacífica de controvérsias”.

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo de Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Relações Brasil-Estados Unidos”.

Quinta-feira (19/03)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Resumo 1”.

⏰ 14:00 – Aula do Curso Extensivo de Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Verbos Pronominales”.

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Urbanização”.

⏰ 19:30 – Aula do Curso Extensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “TPS 3”.

Sexta-feira (20/03)

⏰ 09:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Responsabilidade civil do Estado”.


5. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso… 

“Deixe que seus amigos subestimem suas qualidades e que seus inimigos superestimem seus defeitos.”

Mario Puzo em “O Poderoso Chefão”

O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #8

  • Avatar
    Clipping
    09/03/2020 . min de leitura
CACD

09 de Março! Dias das Mulheres rolou e…

segundou para o CACDista raiz! 💌

Ainda na levada do 8 de Março: rumo ao email! ✊

Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: 3 pontos para atualizar o caderno de PI
  2. Avisa aí de novo: outras atualizações a vista
  3. Entrando nos eixos…: o conceito de política externa brasileira no governo Bolsonaro
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas
  6. Quote da Semana: pq às vezes citar é preciso

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇

E vamos às atualizações! 🧡


1. Atualiza aí…

Tratados e tretas que, embora não sejam mega-destaques na mídia, merecem certamente aquela atualização no caderno de PI. Rumo a esses 3 pontos:

1. Acordo militar inédito 🧨
Brasil e Estados Unidos fecharam um acordo militar inédito. O acordo, conhecido pela sigla RDT&E (sigla inglesa para pesquisa, desenvolvimento, testes e avaliação) começou a ser negociado por iniciativa americana em 2017. Em março do ano passado, o Brasil recebeu o status de aliado privilegiado fora da Otan. Isso em si não significa nada sem tratados específicos… Essa lacuna deverá começar a ser suprida pelo RDT&E. O acordo precisa de ratificação dos Congressos dos dois países. A expectativa no Itamaraty é de uma tramitação tão rápida quanto à tramitação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), já em vigor e que permitirá aos EUA lançar foguetes da base de Alcântara (MA) em cerca de seis meses.
 

Combate a tretas 💊
Ocorreu a 63º sessão da Comissão de Narcóticos da ONU. Na ocasião, o Brasil se manifestou por meio de um breve statement  o posicionamento do Itamaraty com relação aos avanços do governo com relação ao tema de narcotráfico e drogas. Para fins de CACD, vale destacar alguns dados e números. “Nos últimos 5 anos, o governo brasileiro apreendeu mais de 2 bilhões de dólares em ativos de organizações criminosas especializaadas em tráfico de drogas. (…) Em 2019, 20 milhões de dólares provenientes da venda desse patrimônio confiscado foi totalmente alocado em políticas públicas para combater a demanda e oferta e drogas ilícitas. (…) Em Dezembro, o governo brasileiro aprovou uma nova Lei Anti-crime que estabelece medidas mais duras contra o crime organizado e crimes violentos. (…) Os esforços do governo brasileiro já produziram resultados concretos na segurança pública, com a redução de 21% do número de homicídios dolosos no país” ”. (tradução do Clipping). 

Para ver, na íntegra a breve manifestação clique aqui.

Novas tretas 💊💊
Ainda no âmbito da 63º sessão da Comissão de Narcóticos da ONU, foi divulgado um relatório do International Narcotics Control Board (INCB). De acordo com o relatório, o tráfico de drogas pelo mar tem crescido e Chile, ao lado de Brasil e Colômbia, tornou-se uma das principais portas de saída da cocaína que é apreendida na Europa. Vale destacar também que o relatório identificou que: “há indícios de que grupos criminosos conseguiram se infiltrar nas forças de segurança [venezuelanas] e criaram uma rede informal conhecida como “Cartel dos Sóis”, para facilitar a entrada e saída de drogas ilegais”. Alguns dados e informações dizem respeito a atuação do governo brasileiro e cooperação regional no combate às drogas. O relatório é extenso. Para salvar tempo, recomenda-se ao candidato a leitura e fichamento dos parágrafos número 562, 563 e 579 desse relatório

ClippingCast, o podcast do Clipping  traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Avisa aí de novo…

… outras atualizações à vista

Reforçando o aviso já feito na última edição da newsletter… A Bibliografia CACD do Clipping passará por uma atualização completa nas próximas semanas. A equipe vem trabalhando em uma versão nova versão da bibliografia CACD mais enxuta e pragmática. Algumas obras substituídas para otimizar a preparação. Nosso compromisso de viabilizar um plano de estudos completo, que cubra 100% do Edital e que seja “estudável” de forma autodidata e autônoma em relação a cursinhos continua. 

Renovamos com a nova biblio, o compromisso do Clipping de viabilizar um plano de estudos completo, que cubra 100% do Edital e que seja “estudável” de forma autodidata e autônoma em relação a cursinhos continua… Entenda como funciona a Bibliografia do CACD aqui.

⚠ Para quem opta por uma preparação focada em vídeo-aulas, renovamos também nosso compromisso no sentido de democratizar a preparação em parceria com os melhores professores por meio um curso preparatório completo com os melhores professores por um valor até 75% abaixo do mercado também continua. Conheça e apoie esse projeto dos cursos aqui!


3. Entrando nos eixos…

No dia 05 de Março, o Chanceler Ernesto Araújo falou na Comissão de Relações Exteriores do Senado sobre o conceito de política externa brasileira no governo Bolsonaro. Na ocasião, o Ministro partiu da interpretação do artigo 4 da Constituição para apresentar 4 eixos da política externa brasileira na sua gestão. São eles: Democracia;  Transformação econômica e desenvolvimento; Soberania e Valores.Vale a pena acompanhar o raciocínio do Chanceler para compreender (e defender) melhor  as posições do Itamaraty nas provas discursivas.

Ernesto na íntegra:

  • Vídeo do discurso do Ministro Ernesto Araújo no Senado: –  Comissão das Relações Exteriores do Senado – (vídeo de 19 minutos):  Atenção, o vídeo completo tem 1 hora e 42 minutos.  No entanto, a parte mais relevante sobre os 4 eixos são os primeiros 19 minutos. . Para muitos CACDistas, essa ida ao Senado passou desapercebida. Não deveria!

4. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista

O Brasil deve sua independência a uma mulher, diz Toffoli: Folha Ilustríssima – (leitura de 7 minutos): Texto breve sobre a dimensão política e diplomática da atuação da Imperatriz. Com várias curiosidades históricas (e de quebra dados factuais relevantes para o CACD) sobre o processo de independência. Texto da lavra do Ministro do STF, Dias Toffoli.  

Night Witches: Mulheres na GuerraLeitura ObrigaHISTÓRIA – (vídeo de  19 minutos): Conteúdo extremamente bem documentado sobre a participação das mulheres no front soviético na WWII. Destaque para, a história dos regimentos aéreos exclusivamente formado por mulheres apelidado pelos alemães “night witches”. 

Feminismo mudou desde sua origem. Entenda e faça o quizz – Folha de São Paulo – (leitura de 9 minutos):  Texto direto, simples e objetivo que, ao listar várias facetas do feminismo, faz refletir sobre o os os múltiplos objetivos do movimento e seu lugar na sociedade atual. Ao final, breve quizz à la TPS #vaiquecai


5. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (09/03)

⏰ 09:00 –  Aula no Curso de Aprofundamento em Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Economia brasileira na Era Vargas, período democrático (1946-64) e Ditadura Civil-Militar”.

 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Integração Regional”.

⏰ 14:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Verb-noun collocation”.

⏰ 16:30 –  Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Fontes de energia no mundo.”

⏰ 19:00 –  Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Milagre econômico brasileiro”.

Terça-feira (10/03)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Resumo 4”.

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Plus-que-parfait. Futur antérieur.”

⏰ 19:00 –  Aula no Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “EUA e América Latina nos Séculos XIX e XX.”

Quarta-feira (11/03)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: ” Regimes Internacionais.”

 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Responsabilidade internacional”.

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo de Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Relações Brasil-Argentina.”

Quinta-feira (12/03)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Estratégias para a Versão do CACD 2020”.

⏰ 14:00 – Aula do Curso Extensivo de Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Pretérito Perfecto Simple de Indicativo II”.

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Espaço de produção agropecuária: Brasil e Mundo”.

⏰ 19:30 – Aula do Curso Extensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “Composition and Summary.”

Sexta-feira (13/03)

⏰ 09:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Licitações e contratos administrativos.”


6. Quote da semana…

Pq às vezes citar é preciso… 

“As mulheres, durante séculos, serviram de espelho aos homens por possuírem o poder mágico e delicioso de refletirem uma imagem do homem duas vezes maior que o natural.”

Virgínia Woolf

O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #7

  • Avatar
    Clipping
    01/03/2020 . min de leitura

02 de Março! Carvanal passou e…

segundou para o CACDista raiz! 💌

Fizemos esse teste de transpor nossa edição 7 da nossa Newsletter com atualizações semanais aqui para o Blog.

Dessa forma, quem não está inscrito na newsletter também pode ter acesso ao conteúdo…

Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí: 3 pontos para atualizar o caderno de PI
  2. Avisa lá: atualizações a vista
  3. Deu na ONU: Damares e o posicionamento oficial sobre DH´s
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas
  6. Quote da Semana: pq às vezes citar é preciso

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇

Rumo agora às atualizações! 🧡


1. Atualiza aí…

Pontos que merecem um up no caderno de PI

1. Direito Humanos 
Na abertura da 43ª sessão anual do Conselho de Direitos Humanos da ONU, a Alta Comissária dos Direitos Humanos, Michelle Bachelet, denunciou a situação de violações de direitos humanos no Brasil e outros países.🗯️ Em seu discurso, a ex-presidente do Chile incluiu o país entre os cerca de 30 locais do mundo onde existem sérias preocupações. Sobre o Brasil a comissária destacou que: “ataques contra defensores de direitos humanos, incluindo assassinatos, muitos deles de líderes indígenas, estão ocorrendo em um contexto de retrocessos significativos de políticas para proteger o meio ambiente e os direitos dos povos indígenas.” Existe também aquisições crescentes de terras de indígenas e afrodescendentes e esforços para deslegitimar o trabalho da sociedade civil e de movimentos sociais.” Outros países também foram alvo de críticas, como, por exemplo, Bolívia, Equador e Chila (aqui na região) e também  EUA, Índia. Falando em EUA e India… 
 

2. Trump na Índia 
Ocorreu essa semana a primeira visita de Trump à Índia. Na ocasião, foram assinados diversos acordos militares . Além disso, a delegação norte-americana, também, buscou suavizar divergências com Nova Délhi 🕉️, com quem mantém uma disputa tarifária. Essa aproximação pode render frutos, sobretudo no atual contexto da guerra comercial entre EUA a China. Vale lembrar que, embora sejam aliados tradicionais do Paquistão, os EUA têm se aproximado da Índia, que vem se distanciando da Rússia. Prova disso é quantidade de visitas presidenciais norte- americanas ao país. Essa é a quarta visita de um mandatário da Casa Branca em duas décadas, demonstração da crescente aliança estratégica no corredor Indo-Pacífico. 


 3. Freakcoronomics 
O primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil. Economistas avaliaram que o impacto da epidemia na atividade econômica pode ser significativo😷💸. De acordo com o FMI, o custo econômico do surto de covid-19 ainda é incerto, mas certamente impactará negativamente o crescimento global. O porta-voz do órgão declarou órgão declarou que “o surto de coronavírus não se limita às fronteiras nacionais, e que, portanto, a resposta econômica a ele também deve ser internacional (…) no caso de as coisas piorarem todos devem estar em posição de pensar em uma resposta mais sincronizada e coordenada que inclua medidas econômicas.(…) o FMI possui uma gama completa de ferramentas e incentivos financeiros para ajudar países de baixa renda com financiamento emergencial, para que o dinheiro usado para evitar doenças não ocorra à custa da estabilidade econômica a longo prazo.” 

ClippingCast, o podcast do Clipping  traz outras atualizações pertinentes que não podem deixar de ser feitas. Ouça aqui 🎧👇


2. Avisa lá…

… outras atualizações à vista

A Bibliografia CACD do Clipping passará por uma atualização completa nas próximas semanas.  A equipe vem trabalhando em uma versão nova da bibliografia CACD mais enxuta e pragmática. Algumas obras substituídas para otimizar a preparação. Fique de olho nas mudanças! Divulgaremos a data dessas mudanças em breve.

Renovamos com a nova biblio, o compromisso do Clipping de viabilizar um plano de estudos completo, que cubra 100% do Edital e que seja “estudável” de forma autodidata e autônoma em relação a cursinhos continua… Entenda como funciona a Bibliografia do CACD aqui.

⚠️ Para quem opta por uma preparação focada em vídeo-aulas, renovamos também nosso compromisso no sentido de democratizar a preparação em parceria com os melhores professores por meio um curso preparatório completo com os melhores professores por um valor até 75% abaixo do mercado também continua. Conheça e apoie esse projeto dos cursos aqui!


3. Deu na ONU

Na última semana, a Ministra Damares Alves discursou 43ª Sessão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, onde apresentou o posicionamento oficial do governo brasileiro (que é o que cai no CACD) em matéria de Direitos Humanos. Merece destaque deve ser dado à Operação Acolhida e a realização de mais de 1 milhão de atendimentos emergenciais a venezuelanos na fronteira, bem como a facilitação do reconhecimento do status de refugiado dessas pessoas. 

Nas íntegras:

  • + Transcrição do discurso da Ministra Damares Alves na ONUONU – (leitura de 8 minutos): Concordando ou não com a narrativa oficial, é preciso que os CACDistas estejam por dentro desse posicionamento sabendo replicá-lo em linguagem diplomática deixando de lado eventuais excessos retóricos a governos anteriores ou a outros países: skill básica para sobreviver a banca do CACD 2020. 

4. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas o CACD vive o CACDista


+ A glória dos carnavais passados: El País – (fotos para se ver em 2 minutos): Série de 12 fotos do acervo de imagens do Instituto Moreira Salles que contam um pouco a história da folia nas ruas do Rio e como ela se transformou ao longo das últimas seis décadas. Carnaval acabou, mas vale a pena ver de novo!

+ Podcast apresenta a carreira de José Mojica Marins, o Zé do Caixão: Expresso Ilustrada – (Podcast de  27 minutos): Entrevista com Ivan Finotti, diretor documentário premiado com menção honrosa no Festival de Sundance de 2001 sobre a vida e obra de José Mojica, o Zé do Caixão, controverso artista cuja carreira confunde-se com a cultura popular brasileira nos últimos cinquenta anos. 

+ O que você sabe sobre o expressionismo alemão no cinema? – Nexo Jornal – (leitura de 5 minutos):  O filme “O gabinete do Dr. Caligari” faz 100 anos. Considerado um dos principais exemplares do expressionismo alemão, escola que, para muitos, representa a primeira grande ruptura na história da sétima arte rumo ao cinema autoral. Matéria bem objetiva sobre o expressionismo alemão, acompanhada de quizz à la TPS #vaiquecai


5. Agenda das aulas

Anota aí…

Seguimos com os cursos extensivos e os cursos de aprofundamento. Entenda qual é a agenda da semana.

Para maiores detalhes detalhes sobre os professores, ementas, carga-horária e preço clique nos links abaixo:

Segunda-feira (02/03)

⏰ 09:00 –  Aula no Curso de Aprofundamento em Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Economia brasileira no Império e Primeira República”.

⏰ 14:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Adjective-noun collocation”.

⏰ 16:30 –  Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “A industrialização brasileira (parte 2)”.

⏰ 19:00 –  Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Crise do anos 1960 e PAEG”.

Terça-feira (03/03)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Versão 3”.

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Imparfait”.

⏰ 19:00 –  Aula no Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “O Brasil do pós 2a Guerra ao dias atuais”.

Quarta-feira (04/03)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Integração Regional”.

 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Responsabilidade internacional”.

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo de Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Política Externa Brasileira III.”

⏰ 18:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Português com a Profa. Isabel Vega

Assunto: “Modernismo – 1ª fase – Mário de Andrade”.

Quinta-feira (05/03)

⏰ 10:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Estratégias para o Resumo do CACD 2020”.

⏰ 14:00 – Aula do Curso Extensivo de Espanhol com a Profa. Alejandra Bermúdez

Assunto: “Pretérito Perfecto Simple de Indicativo I”.

⏰ 17:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Fontes de energia e Logística”.

⏰ 19:30 – Aula do Curso Extensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “Composition Review 2”.

Sexta-feira (06/03)

⏰ 09:00 – Aula do Curso de Aprofundamento em Direito com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Administração pública no Brasil. Princípios. Estrutura. Atos normativos próprios. Processo e procedimento administrativo.”.


6. Quote da semana

… pq às vezes citar é preciso

O homem CACDista que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário

Sêneca

O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.
 

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #5

  • Avatar
    Clipping
    17/02/2020 . min de leitura
CACD

17 de fevereiro. Há exatamente 50 anos, o presidente Médice assinava o brevíssimo Decreto 66.217/70, em que seu artigo único estabelece que: Fica criado o Dia do Diplomata, a ser comemorado, anualmente, em 20 de abril, data de nascimento de José Maria da Silva Paranhos, Barão do Rio-Branco.

E…

segundou para o CACDista raiz! 💌

Tem dicas de leituras para inserirmos na próxima agenda da semana?

Manda para gente que sua sugestão pode aparecer com os devidos créditos na próxima.  ✊

Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Atualiza aí…: 3 pontos que valem uma atualização no caderno de PI. 
  2. Happy ending…: habemus embaixador
  3. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  4. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas
  5. Quote da Semana: pq às vezes citar é preciso

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇

1. Atualiza aí…

3 pontos que valem uma atualização no caderno de PI. Em honra daqueles pontos a mais no TPS 2020…   

Ace of spades  
OBrasil e Paraguai assinaram, o Acordo de Complementação Econômica 74 (ACE-74). O ACE-74 constituiimportante marco para o aprofundamento da integração entre Brasil e Paraguai.  Na mesma oportunidade, foi assinado, o Primeiro Protocolo Adicional ao ACE-74, que ampara o comércio de produtos do setor automotivo entre Brasil e Paraguai. Vale lembrar que em 2019, foi também assinado um acordo Brasil-Argentina para o setor automotivo, chamado de 43° Protocolo Adicional ao ACE-14, que prevê o livre comércio de bens automotivos entre os países a partir de 2029.
 

Get by w/ a little help from my friends…
O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, visitou Venezuela, deixando claro as intenções russas em apoiar o governo Maduro e expandir sua influência no país. A Rússia é atualmente o principal apoio externo do regime de Maduro. Nos últimos anos, Moscou apoiou Maduro com bilhões de dólares em acordos comerciais e linhas de crédito, ficando atrás apenas da China.

Reclassified…
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos publicou uma medida que altera a classificação do Brasil e mais 24 países de “em desenvolvimento” para “desenvolvido”. A medida entrou em vigor no próprio dia da publicação. Vale lembrar que os EUA são o segundo país com maior peso na balança comercial brasileira, atrás apenas da China. Entre janeiro e novembro de 2019, os americanos compraram quase US$ 27 bilhões em produtos brasileiros, um aumento de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A participação dos EUA nas exportações brasileiras, no mesmo período, foi de 13,1%.

ClippingCast, o podcast do Clipping  traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇


2. Happy ending…

🕊️ Habemus embaixador

Agora é oficial: a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou o diplomata Nestor Forster para o cargo de Embaixador nos Estados Unidos. Forster é diplomata de carreira e já estava no comando interino da embaixada do Brasil nos EUA desde junho de 2019. 

🆕 Habemus dados atualizados sobre o…

+  …novo momento das relações Brasil – EUA:  – Itamaraty – ( leitura de 20 minutos) Acesse o PDF do atualizadíssimo relatório encaminhado ao Senado no contexto da sabatina do atual Embaixador. O documento traz as percepção do Itamaraty sobre o estágio atual momento das relações bilaterais Brasil-EUA. Vale muito a pena reservar um tempo para ler as páginas 12 a 23 do documento.  


3. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas o CACD vive o CACDista

Planilha reúne programação de Carnaval de rua de 6 cidades com filtros e classificações – Hypeness –  Decidiu curtir sem culpa os próximos dias? Fica aí uma curadoria de blocos de rua nos principais centros urbanos pelo Brasil. 

‘Ser professor deve ser o trabalho mais importante do século 21’, diz especialista que estudou ensino em mais de 20 países – BBC Brasil – (leitura de  7 minutos): Alguns findings de Alex Beard, professor que, após s sentir estagnado na profissão decidiu empreendeu um périplo por mais de 20 países, em busca de ideias e escolas que desenvolvem ferramentas e métodos inovadores de ensino para enfrentar os desafios do século 21.

“Alguns humanos”, com Gustavo Pacheco – Roteirices – (escuta de 52 minutos):  Bate papo com o escritor e diplomata Gustavo Pacheco, que estreia na ficção com o elogiadíssima obra de contos “Alguns humanos”. Insights sobre literatura, antropologia, a condição do ser humano e o mercado editorial.


4. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (17/02)

⏰ 09:00 –  Aula no Curso de Aprofundamento em Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Câmbio, Balanço de Pagamentos e Fluxo de Capitais“.

⏰ 14:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Noun-preposition collocation“.

⏰ 16:30 –  Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “A industrialização brasileira (parte 1)“.

⏰ 19:00 –  Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “O pós-Guerra, Segundo Governo Vargas e o Plano de Metas“.

Terça-feira (18/02)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Resumo 3“.

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Pronom « Y »“.

⏰ 19:00 –  Aula no Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “Primeira República e Era Vargas“.

Quarta-feira (19/02)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Políticas Externas de outros países (EUA, China, Argentina etc.)”.

 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Direito Internacional Público com o Prof. Patrick Luna

Assunto: “Responsabilidade internacional“.

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo de Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Política Externa Brasileira II.

⏰ 18:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Português com a Profa. Isabel Vega

Assunto: “Simbolismo (Cruz e Sousa) / Pré-modernismo (Euclides da Cunha)“.

Quinta-feira (20/02)

⏰ 19:30 – Aula do Curso Extensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “TPS 1”.


6. Quote da semana…

Pq às vezes citar é preciso… 

“Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência não é um modo de agir, mas um hábito.

Aristóteles

O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇

Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

💌 Segundou para o CACDista raiz n. #4

  • Avatar
    Clipping
    10/02/2020 . min de leitura
CACD

É dia de agenda da semana. Como já está virando tradição, trouxemos alguns conteúdos e avisos que julgamos que podem te interessar. E…

segundou para o CACDista raiz! 💌

Tem dicas de leituras para inserirmos na próxima agenda da semana?

Manda para gente que sua sugestão pode aparecer com os devidos créditos na próxima.  ✊

Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Venezuela a Varsóvia…: 3 pontos que valem uma atualização no caderno de PI. 
  2. Ato falho…: …falha no ato
  3. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  4. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas
  5. Quote da Semana: pq às vezes citar é preciso

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇

1. Venezuela a Varsóvia…

Atualiza aí…

3 pontos que valem uma atualização no caderno de PI. Em honra daqueles pontos a mais no TPS 2020…
 

…Anota aí:   

Barrados no baile
O governo brasileiro declarou que “lamenta profundamente a decisão do regime ilegítimo de Nicolás Maduro de impedir o ingresso de delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ao país para realizar visita in loco prevista desde julho de 2019”. Vale lembrarque governo Maduro tinha retirado, em 2019, seus diplomatas credenciados na OEA, que por sua vez não conhece a legitimidade do segundo mandato do presidente venezuelano. 

Passo fora da cadência(?)
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, anunciou a ruptura de todas as relações com Israel e EUA, poucos dias depois da Casa Branca ter apresentado o chamado Plano de Paz e Prosperidade para Israel e Palestina. A Liga Árabe anunciou que rejeita o plano e que “não cooperarão com a administração americana para implementar este plano”. Vale lembrarque o Itamaraty havia divulgado nota oficial saudando o plano como “uma visão promissora para, após mais de sete décadas de esforços infrutíferos”.

Polka em Brasília
Terminou em Brasília, o Processo de Varsóvia, iniciativa liderada por Estados Unidos e Israel para promover um futuro de paz e segurança no Oriente Médio. Na pauta oficial do grupo de trabalho na capital brasileira estão assuntos humanitários e de refugiados. Vale lembrar que mais de 60 países  já enviaram delegações às reuniões do Processo de Varsóvia. A União Europeia e a OTAN também têm participado. Da América Latina, o Brasil é o principal representante – até agora, foi a todos os eventos. Argentina e México já enviaram delegações, mas não são assíduos

ClippingCast, o podcast do Clipping  traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista, como a questão envolvendo os acordos para o fim da questão comercial entre China e EUA, e a eventual escalada nuclear entre EUA e Rússia, entre outros. Ouça aqui 🎧


2. Ato falho…

…falha no ato

☠️ Proibidão, de novo

Rubem Fonseca, ganhador do Camões, prêmio mais importante da Língua Portuguesa, ganhou essa semana menção especial na polêmica lista da Secretaria de Educação de Rondônia: 19 das 43 obras a serem recolhidas da rede de ensino de Rondônia, são de sua autoria. Entre elas, está “Feliz Ano Novo”, livro censurado em 1975 por retratar “personagens portadores de complexos, vícios e taras, com o objetivo de enfocar a face obscura da sociedade” e também por fazer alusões desmerecedoras aos responsáveis pelo destino do Brasil”. Rubem Fonseca tem 94 anos. Escreveu seu primeiro livro aos 17.


3. O Clipping Recomenda…

Pq nem apenas o CACD vive o CACDista

Why read the classics?The New York Review of Books – (leitura 7 minutos): Um clássico é um livro que nunca termina de dizer o que tem a dizer. Essa é uma das reflexões que esse texto ágil e elegante assinado por Ítalo Calvino, escritor italiano nascido em Cuba.

A vision in concrete: Oscar Niemeyer’s Brazil: – The Guardian – (leitura de 7 minutos): Brasília completa 60 anos: está aí um oportuno mote para o CACDista aprender mais sobre o modernismo de Niemeyer e adquirir, de quebra, um léxico arquitetônico para a prova de Inglês. #vaiquecai 

Entrevista com Guimarães RosaBlog do Clipping – (leitura de 20 minutos): Curiosa entrevista de Guimarães Rosa concedida em Gênova, 1965, no contexto do do “Congresso de Escritores Latino-Americanos”. Leitura longa, porém, fluida e repleta de insights sobre a obra de Rosa e sobre papel político dos escritores na América Latina.  


4. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 
 

OBS : Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (10/02)

⏰ 09:00 –  Aula no Curso de Aprofundamento em Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “Política Monetária e Fiscal”.

⏰ 14:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Inglês com a Profa. Rachel Lourenço

Assunto: “Adjective-preposition collocation”.

⏰ 16:30 –  Aula do Curso Extensivo de Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “Globalização e integração regional“.

⏰ 19:00 –  Aula do Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel

Assunto: “A Industrialização Brasileira no Período 1930-1945“.

Terça-feira (11/02)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Versão 2.”

⏰ 16:30 – Aula do Curso Extensivo de Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Pronom « En »”

⏰ 19:00 –  Aula no Curso de Aprofundamento em História com o Prof. João Daniel

Assunto: “O Século XX.”

Quarta-feira (12/02)

⏰ 10:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Relações Bilaterais do Brasil.

⏰ 15:30 –  Aula do Curso Extensivo de Política Internacional com o Prof. Tanguy Baghdadi

Assunto: “Política Externa Brasileira I.

⏰ 18:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Português com a Profa. Isabel Vega

Assunto: “Romantismo – As três gerações românticas.

Quinta-feira (13/02)

⏰ 17:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Geografia com o Prof. João Felipe

Assunto: “População: dinâmica demográfica e migrações.

⏰ 19:30 – Aula do Curso Extensivo de Inglês com o Prof. Shaun Dowling

Assunto: “The Summary with Composition review.

Sexta-feira (14/02)

 09:00 –  Aula do Curso de Aprofundamento em Direito Constitucional com o Prof. Guilherme Paião

Assunto: “Direitos Fundamentais e Garantias.”


5. Quote da semana…

Pq às vezes citar é preciso… 

“Um ladrão é considerado um pouco mais perigoso do que um artista.”

Rubem Fonseca

O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇

Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.