Análise do Anexo IV do Edital CACD 2020

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    06/07/2020 . min de leitura
Edital CACD

Olá amigos e amigas do Clipping, tudo bem?

Como já devem saber, o edital do CACD 2020 saiu esta semana. E como de costume, fizemos aquela análise completa do Edital (se você ainda não viu, vale a pena uma leitura).

⚠️ ATENÇÃO

Vele lembrar que a leitura da nossa análise não substitui a leitura do Edital. Recomendamos fortemente aos candidatos a leitura completa do Edital.

No entanto, para que a análise não ficasse muito extensa, optamos por abordar um ponto não menos importante separadamente: o Anexo IV.

Anexo IV

Seguindo o padrão de outros concurso que organiza, o IADES trouxe uma importante novidade para o CACD. Pela primeira vez, o Edital para o concurso de admissão à carreira diplomática apresenta, de forma transparente, uma detalhada descrição dos critérios de correção e de pontuação das provas discursivas do concurso. 

Trata-se de um importante ponto do Edital 2020, pois garante que a correção das provas discursivas será menos subjetiva. Todos os candidatos terão ciência, antes de fazer a prova, dos critérios que os corretores utilizarão, ao corrigir seus textos. Para ter uma boa resposta, é essencial compreender o que será avaliado e como será pontuado. 

1. Língua portuguesa

A redação, o resumo e o exercício da prova escrita de língua portuguesa serão avaliados de acordo com os critérios abaixo:

Buscando garantir a isonomia, a lisura e a excelência do processo seletivo, também são descritos os procedimentos operacionais de pontuação de cada atividade da prova de língua portuguesa. 

Redação

Resumo e exercício

Muita atenção, pois, no que se refere à correção gramatical e à propriedade de linguagem, há uma diferença na penalização por erro. Na redação, cada erro de gramática resulta na penalização de -0,30 pontos. No resumo e no exercício, a penalização será de -0,35 pontos.

Caso tenha ficado com dúvidas em relação às siglas, o edital traz um glossário:

2. Línguas estrangeiras

No que se refere ao inglês, ao espanhol e ao francês, o edital traz critérios muito similares aos da prova de português. Separamos o essencial, mas cabe dar um conferida no texto por conta própria. 

Inglês

Penalização por erro de gramática:

  • Redação: -0,67 pontos
    • Pontuação máxima: 50 pontos
  • Tradução: -0,67 pontos
    • Pontuação máxima: 20 pontos
  • Versão: -0,50 pontos
    • Pontuação máxima: 15 pontos
  • Resumo: -0,35 pontos
    • Pontuação máxima: 15 pontos

Espanhol

Penalização por erro de gramática:

  • Resumo: -0,50 pontos
    • Pontuação máxima: 25 pontos
  • Versão: -0,50 pontos
    • Pontuação máxima: 25 pontos

Francês

Penalização por erro de gramática:

  • Resumo: -0,50 pontos
    • Pontuação máxima: 25 pontos
  • Versão: -0,50 pontos
    • Pontuação máxima: 25 pontos

3. História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia e Direito

Quando chegamos nos critérios de avaliação das provas que tratam de conhecimentos específicos, o IADES não é tão detalhista, contudo não deixa de ser importante. Há uma única tabela indicando o seguinte:

Tal como ocorreu em 2019, essa tabela deixa evidente que os candidatos serão avaliados de acordo com 10 quesitos definidos pela banca, no momento em que a questão foi elaborada. 

Esse critério de 10 quesitos significa que:

  • O candidato não é penalizado pelo número de erros;
  • O candidato não é avaliado por sua capacidade de argumentação ou pela estrutura/apresentação do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão);
  • O candidato pode abordar temas corretos, mas, caso não estejam dentro do escopo de um dos 10 quesitos, não será avaliado;
  • O candidato abordou um quesito de maneira 100% satisfatória? Receberá 3 ou 2 pontos. 
  • O candidato abordou partes de um quesito? Receberá uma nota fracionada.

Compreender esse sistema de pontuação é de enorme importância, para ter uma boa nota nas provas de terceira fase. No momento em que ler a questão, é preciso tentar pensar como a banca e estruturar o esboço da resposta com base em 10 quesitos. De certa forma, deve-se buscar “adivinhar” os quesitos pré-definidos, para poder respondê-los. 

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