[POST ATUALIZADO em 03 de Setembro de 2019]:
Acaba de ser publicada, aos 3 de Setembro de 2019, nova Portaria no DOU revogando a nomeação da banca de primeira fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) divulgada 26 de Agosto de 2019 e e designando nova banca, nos seguintes termos:
Mas Clipping, devemos nos preocupar com essa modificação?
Não. De forma alguma…
Embora seja não sejam conhecidas as razões que motivaram o IRBr a publicar essa alteração, não há motivos para acreditar que essa nova publicação implique em quaisquer alterações do conteúdo na prova a ser realizada no próximo fim de semana, já que a prova a ser aplicada no próximo fim de semana deve estar já pronta e, inclusive, impressa pelo IADES.
Por outro lado, algumas observações interessantes:
- Todos os membros da nova banca divulgada são diplomatas de carreira;
- Essa publicação no DOU é o primeiro ato oficial da nova Diretora do Instituto Rio Branco, a Embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota, nomeada para o cargo poucos dias atrás, em 29 de Agosto de 2019.
Vale também lembrar que conhecer obras e análise do perfil da banca de Segunda Fase (provas discursivas) faz sentido e merece certa atenção do candidato. Por outro lado, conhecimento acerca da banca de primeira fase tem pouco alcance prático para a preparação. Ainda que valha essas observações acima e ficar de olho no que vem por aí…
Rumo ao TPS!
Bons estudos e keep clipping! ?
—-
Abaixo, segue a postagem original listando os membros da banca revogada.
[POSTAGEM ORIGINAL do dia 29 de Agosto de 2019]:
Amigos do Clipping, saiu a Banca Examinadora das provas de primeira fase do CACD 2019, por meio da Portaria de 26 de agosto de 2019. A íntegra do documento original encontra-se aqui nesta publicação do Diário Oficial da União.
Antes de irmos à composição da banca, dois apontamentos iniciais importantes:
Em primeiro lugar, notamos que, de forma geral, a publicação traz conclusões tranquilizadoras para quem julgava que a polêmica mudança da banca do Cespe para o Iades nesse ano de 2019 poderia trazer riscos à tradicional estabilidade do CACS. Como já dissemos anteriormente
a mudança da Banca (organizadora) não significa, necessariamente, a mudança da banca (corretora).
Mesmo com a mudança da banca do Cespe para o Iades, o Instituto Rio Branco continua à frente das diretrizes do conteúdo tanto na primeira quanto nas demais fases, nomeando os professores encarregados de elaborar as questões e mantendo, assim, um saudável controle com relação à estabilidade do contéudo.
Também, notamos na divulgação da banca do CACD 2019 que, em basicamente todas as disciplinas, o IRBr manteve professores envolvidos na elaboração de CACD´s anteriores, o que sinaliza uma estratégia do Instituto Rio Branco de manter uma coerência no conteúdo do CACD 2019 em relação a CACD´s passados.
[zee_button size=”sm” type=”default” icon=”” url=”https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=https://blog.clippingcacd.com.br/cacd/banca-cacd-2019-tps/” text=”COMPARTILHE A DIVULGAÇÃO DA BANCA COM UM CACDISTA”]
Colocamos o badge abaixo para indicar membros que já tem experiência prévia em bancas do CACD.
- ?= experiência prévia em CACD´s
Vamos aos membros da banca de primeira fase do CACD 2019….
Banca de História do Brasil
- Antônio José Barbosa: Tem como especialidades Período Pombalino e Memória Social. Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Estágio Pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia. Apresentou como tese “A casa de Minerva : entre a ilha e o palácio – Os discursos sobre os lugares como metáfora da identidade institucional“. ⚠️ Atenção, este não se confunde com Antônio José Barbosa que participou da banca do CACD 2018.
- Bruno Miranda Zétola: Diplomata com experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval e História das Relações Diplomáticas. Apresentou doutorada junto a UFPR onde defendeu a tese “Política Externa e Relações Diplomáticas na Antigüidade Tardia”.
- Luiz César de Sá Júnior: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz César de Sá é professor adjunto de Teoria e Filosofia da História e membro do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília. Realizou estágios de pesquisa na Universidade de Lisboa (2008-2009), na Princeton University (2013-2014) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2015-2016). Defendeu junto à UFRJ a teste “Auctoritas e controvérsia nas práticas letradas francesas (1540-1630)”
Saíram os membros da banca do CACD 2018:
Neuma Brilhante Rodrigues Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: império, trajetória de vida, cultura política, cunha mattos e historiografia. Conheça mais sobre ela: [clique aqui para ter acesso ao Lattes da professora Neuma]
Marco Aurélio de Paula Pereira:
Banca de História Mundial
- Antônio José Barbosa: Tem como especialidades Período Pombalino e Memória Social. É especialista em História do Brasil pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Estágio Pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia. Apresentou como tese “A casa de Minerva : entre a ilha e o palácio – Os discursos sobre os lugares como metáfora da identidade institucional“. ⚠️ Atenção, este não se confunde com Antônio José Barbosa que participou da banca do CACD 2018.
- Fábio Moreira Farias: Diplomata. Em 2005, defendeu junto ao IRBr a teste “Argentina: Da rivalidade à parceria estratégica. A mudança na percepção brasileira”
- Luiz César de Sá Júnior: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz César de Sá é professor adjunto de Teoria e Filosofia da História e membro do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília. Realizou estágios de pesquisa na Universidade de Lisboa (2008-2009), na Princeton University (2013-2014) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2015-2016). Defendeu junto à UFRJ a teste “Auctoritas e controvérsia nas práticas letradas francesas (1540-1630)”
Saíram os membros da banca do CACD 2018:
Neuma Brilhante Rodrigues Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: império, trajetória de vida, cultura política, cunha mattos e historiografia. Conheça mais sobre ela: [clique aqui para ter acesso ao Lattes da professora Neuma]
Marco Aurélio de Paula Pereira: (em atualização volte em breve para mais informações)
Banca de Geografia
- ? Fernando Luiz Araujo Sobrinho: Vale destacar que seu mestrado foi na Unb na área de urbanismo. E que pesquisas sobre o espaço urbano são uma predileção. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, turismo, geografia do distrito federal e entorno, desenvolvimento urbano e Brasília. [ver Lattes do Prof. Fernando aqui].
- Adriano Botelho: (em atualização volte em breve para mais informações)
- Juscelino Eudâmidas Bezerra: (em atualização volte em breve para mais informações)
Saíram os membros da banca do CACD 2018:
Everaldo Bastista da Costa: Lembra daquelas questões de TPS sobre raízes do pensamento geográfico? Escola alemã? Ratzel? Kant? Humbolt? Pois então, é altamente provável que tenham um dedo do Prof. Everaldo, da Unb. Afinal, uma de suas áreas de pesquisa é o pensamento geográfico. Ele também atua em Geografia Urbana e Teoria e Métodos em Geografia, nos temas: a) urbanização e patrimonialização; b) colonialidade e patrimônio-territorial na América Latina; c) métodos filosóficos e teoria em Geografia. Integrou Comissão do Ministério da Educação – MEC para Avaliação do Ensino Superior no Brasil). Conheça mais sobre ele [ver Lattes do Prof. Everaldo aqui]
Banca de Direito e DIP
- ? Mamede Said Maia Filho: É vice-diretor da Faculdade de Direito da UnB. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da legislação e processo legislativo, história do constitucionalismo brasileiro, direito à memória, administração pública e teoria geral do direito ambiental. [ver Lattes do Prof. Mamede aqui
- Leonardo de Camargo Subtil: (em atualização volte em breve para mais informações)
- Gustavo Oliveira de Lima Pereira: (em atualização volte em breve para mais informações)
- Valéria Mendes Costa Paranhos:(em atualização volte em breve para mais informações)
Saíram os membros da banca do CACD 2018:
Letícia Frazão Alexandre de Moraes Leme
Banca de Economia
- ? Daniel Klug Nogueira: Atualmente é analista de finanças e controle na Secretaria do Tesouro Nacional. Tem experiência na área de Matemática, no ensino médio e superior, e na área de Economia, com ênfase em Economia Matemática e Otimização. [ver Lattes do prof Daniel aqui]
- Andrea Felippe Cabello: (em atualização volte em breve para mais informações)
- Fabiano Burkhart: (em atualização volte em breve para mais informações)
Saíram os membros da banca do CACD 2018:
Luciana Acioly da Silva:
Banca de Política Internacional
- ? Alcídes Costa Vaz : O professor Alcides possui experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: Política internacional contemporânea, Segurança internacional e regional, Defesa nacional, Economia política internacional, Integração regional, Evolução da política externa e Inserção internacional brasileira. Projeto de pesquisa recentente: Perspetivas de conflitividade no entorno estratégico brasileiro. A agenda de pesquisa contempla temas como geopolítica e recursos naturais, defesa cibernética, economia e base industrial de defesa. O objetivo geral do projeto é analisar as dinâmicas afetas a áreas de interesse da Defesa Nacional e, em particular, do Exército Brasileiro, que se expressam no Entorno Estratégico brasileiro – tal como definido na Política de Defesa Nacional e na Estratégia Nacional de Defesa (América do Sul e Atlântico Sul). [ver texto recente relevante sobre crise na Venezuela]
- ? Antônio Jorge Ramalho da Rocha (em atualização volte em breve para mais informações)
- Christian Philip Klein: (em atualização volte em breve para mais informações)
Saíram os membros da banca do CACD 2018:
Norma Breda dos Santos: A professora Norma, de acordo com seu currículo, tem experiência na área de Relações Internacionais, História das Relações Internacionais e Direito Internacional Público, com as seguintes ênfases: Organismos internacionais, Multilateralismo, Política Externa Brasileira eHistória das Relações Internacionais do Brasil. Podemos concluir que vêm questões de Política Externa Brasileira por aí, talvez com ênfase na participação do país na Liga das Nações ou nas Nações Unidas. Além disso, possui trabalhos de pesquisa a respeito da Organização Mundial do Comércio e das relações do Brasil com o Oriente Médio
Banca de Português
- ? Alessandro Warley Candeas: (em atualização volte em breve para mais informações)
- Simone Silveira de Alcantara: (em atualização volte em breve para mais informações)
- Stefania Caetano Martins de Rezende Zandomênico: (em atualização volte em breve para mais informações)
Saíram os membros da banca do CACD 2018:
Eloisa Nascimento Silva Pilati
Banca de Inglês
- ? Rachel Lourenço Correa: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1998) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade de Brasília (2007). É Professora Assistente do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB))
- ? Ofal Ribeiro Fialho: (em atualização volte em breve para mais informações)
- Thiago Blanch Pires: (em atualização volte em breve para mais informações)
- João Augusto Costa Vargas: (em atualização volte em breve para mais informações)
Saíram os membros da banca do CACD 2018:
Alessandra Ramos de Oliveira Harden: (em atualização volte em breve para mais informações)
Manuel Adalberto Carlos Montenegro Lopes da Cruz: (em atualização volte em breve para mais informações)
Opiniões sobre as mudanças ou não da banca? Deixe aí abaixo