Sobre Nós
Plataforma de estudos e cursos para concursos públicos


Saiba mais

Em destaque
dark

CACD 2023: IADES e o adiamento do resultado oficial

Post atualizado em 17/11/2023 às 7:40

Problemas nas folhas de respostas e possível identificação dos candidatos na correção levaram ao anúncio de adiamento do resultado final do CACD 2023 e trouxeram incertezas para os candidatos.

Comunicado

Na última terça-feira, 14 de novembro de 2023, o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) publicou um Comunicado, onde informa que haverá uma reavaliação das provas referentes à Segunda e à Terceira Fases do CACD. A justificativa é a de que foram constatadas intercorrências relacionadas ao sistema de identificação de candidatos nos espelhos de prova, o que seria uma violação do Edital:

“14.5 Disposições finais

14.5.1 Não serão identificadas, para efeito de correção, as provas do concurso”

Relatos

O Comunicado do IADES não foi recebido com surpresa pelos candidatos, mas trouxe mais ansiedade ao processo.

Nos últimos dias, candidatos relatam que receberam espelhos de provas de outros inscritos no certame e espelhos ilegíveis, o que impossibilitaria a submissão de recursos. O IADES, então, prorrogou a fase de recursos em um dia.

O problema mais grave ocorreu quando alguns candidatos perceberam que em suas folhas de resposta da Terceira Fase, corrigidas pela banca, havia o número de inscrição, o que abriria espaço para a possibilidade de identificação. Na Segunda Fase, que ocorreu em setembro, também havia o número de inscrição nas folhas de resposta.

Os candidatos, então ficaram no aguardo de um novo cronograma. A situação gerou a incerteza se, por exemplo, com a nova correção, candidatos que não passaram na Segunda Fase teriam, agora, direito a realizar a Terceira Fase. Caso esta possibilidade se concretize, outra pergunta emerge: haverá uma nova aplicação de avaliação para estes candidatos? Ou todos terão que realizar uma nova prova para que seja garantida a isonomia?

Antecedente

Em 2019, houve um problema semelhante com as provas de Terceira Fase do certame, também tendo o IADES como banca. Na ocasião, também houve recorreção, contudo, poucas foram as mudanças nas notas e no resultado final, o que contribuiu para a percepção de que a correção foi apenas pró-forma.

Contudo, neste ano, algumas mudanças no sistema de pontuação das provas de línguas estrangeiras podem, sim, impactar no resultado.

Comunicado

No dia 17 de novembro saiu no Diário Oficial da União um comunicado oficializando o adiamento da divulgação dos resultados do CACD 2023. Segundo o documento, a data provável de divulgação do resultado provisório na Segunda Fase do concurso é 1º de dezembro de 2023.

O Clipping aguarda ansiosamente e vai acompanhar os desdobramentos desta questão. Prestamos total apoio aos candidatos neste momento e desejamos que este problema seja sanado o mais rapidamente possível!

Total
0
Shares
Previous Post

Como foi a Terceira Fase do CACD 2023?

Next Post

Brasil e Argentina: um histórico do período imperial até hoje

Related Posts
%d