Sobre Nós
Plataforma de estudos e cursos para concursos públicos


Saiba mais

Em destaque
dark

Como conciliar o CACD com uma formação acadêmica

Descobrir o que vamos fazer depois de formados é um dos grandes dilemas da graduação. Mesmo depois da faculdade, a dúvida persiste e pode virar uma bola de neve de ansiedade. Existem diversos caminhos: fazer uma pós-graduação, trabalhar, prestar concurso público, tirar um ano sabático, jogar na mega-sena, entre outros.

Bem, como há diferentes opções, também é comum termos interesse em mais de uma alternativa. E se você quiser fazer uma pós-graduação e estudar para um concurso público? É o que acontece com os CACDistas que também buscam se especializar em uma área ou continuar sua formação acadêmica. Nesse cenário, surge a dúvida: 

É possível conciliar os estudos para o CACD com a formação acadêmica depois da graduação?”

Felizmente, a resposta é SIM! Mas calma, respira fundo! Apesar de possível, manter os dois projetos exige muita disciplina e organização. Nesse artigo, te contamos como conciliar e tirar o maior proveito de seus estudos

Vamos começar? 

CACD & faculdade

Uma das exigências básicas para a aprovação no CACD é ter formação em um curso superior reconhecido pelo MEC. Qualquer curso superior serve! Direito, música, medicina, administração, letras, o que for. Levando em consideração que uma formação superior leva alguns anos, muitos têm a seguinte dúvida: 

Faz sentido estudar para o CACD desde a graduação?” 

Já adiantamos que faz sentido sim, mas vamos devagarinho, uma coisa de cada vez. O CACD é dividido em três fases em que, ao todo, são cobradas dez matérias em um alto grau de especificidade.

O tempo médio de estudo até a aprovação é de 4 anos e meio. Não é pouco tempo de dedicação, mas a realização de um sonho compensa. Sendo assim, quanto antes você começar a estudar, mais cedo você será aprovado

Que tal aproveitar a faculdade para começar cedo e com calma? Depois chegam os boletos e a rotina de trabalho também toma tempo. 

Se você ainda está na graduação e tem interesse na carreira diplomática, o primeiro passo é entender a relação entre a sua formação e os estudos para o concurso. Dito isso, conhecer bem a grade curricular de sua graduação pode te ajudar a decidir quais matérias estudar em cada momento de sua preparação. 

“Como assim, Clipping?” 

Por exemplo, se você faz uma graduação em direito, é provável que você tenha mais facilidade nas matérias de direito internacional e direito interno. Dessa forma, é natural que você gaste menos tempo e recursos financeiros com os estudos dessa disciplina. 

Outra forma de começar a estudar para o CACD desde a graduação é comparar a bibliografia oficiosa do concurso com a bibliografia de suas disciplinas da faculdade. 

Vamos supor que você cursa relações internacionais e que está fazendo uma matéria relacionada à política externa do Brasil. Talvez, um dos livros recomendado pelo professor(a) também faça parte da bibliografia recomendada para o CACD. 

estante de livros

“Clipping, socorro! Minha graduação não tem nada haver com o concurso, o que eu faço?”

Como foi dito lá atrás, o CACD tem como pré-requisito a formação em qualquer curso superior reconhecido pelo MEC. Então, se o seu curso não estiver relacionado com os temas do concurso, não tem problema. 

Nesse caso, uma boa opção é começar a estudar pelos idiomas, que são matérias que demandam um estudo de longo prazo. É preciso ter o inglês, espanhol e francês na ponta da língua. Quanto antes começar, melhor! 

Uma outra boa opção é fazer uma pós-graduação que te dê uma boa base para iniciar os estudos para a diplomacia. Vamos ver um pouco mais sobre isso? 

CACD & Pós

Para muitos, a faculdade não é o fim da vida acadêmica. Nesse caso, o que fazer quando você quer continuar na área acadêmica, mas também tem o sonho de ser diplomata

Fazer uma pós-graduação é uma ótima forma de alcançar os dois objetivos ao mesmo tempo. A gente sabe que é uma decisão importante e que, vira e mexe, as pessoas se perguntam:

“Mas porque fazer uma pós-graduação se eu quero ser diplomata?”

Fazer uma especialização é uma ótima forma de adquirir diversos conhecimentos e competências que com certeza vão te ajudar no Itamaraty. A vida de diplomata não se limita ao CACD. Depois, você terá de exercer funções variadas, tanto no Brasil quanto no exterior. 

Além de ser uma ótima maneira de começar a estudar para o CACD, você ainda tem a chance de agregar mais um título ao seu currículo. Diversos estudos mostram que ter uma pós-graduação no currículo pode aumentar o salário e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho. 

E por fim, poucos sabem, mas é possível fazer diplomacia fora do Itamaraty. Quer saber mais? Dá uma olhada nesse vídeo: 

“Mas Clipping, qual pós-graduação escolher?” 

Primeiramente é importante analisar os quesitos pedagógicos do curso, tais como: 

  • Referência da instituição de ensino superior; 
  • Diferencial da metodologia de ensino;
  • Grade de docentes; 
  • Qualidade de materiais didáticos e de apoio;
  • Duração das aulas.

Mas não é só isso. Outras características também devem ser observadas, entre elas: 

  • A possibilidade de fazer networking e de conhecer pessoas que são autoridades na área; 
  • O valor do curso, afinal, você precisa saber se ele cabe no seu bolso. 

Por fim, mas não menos importante, também devemos entender como essa graduação pode impulsionar sua preparação para a carreira diplomática. 

Pensando naqueles que querem conciliar a vida acadêmica com a preparação para o CACD, o Clipping lançou sua Pós-Graduação em Relações Internacionais e Negociação. 

Pós-Graduação em Relações Internacionais e Negociação

A pós em RI e Negociação oferece uma abordagem abrangente, proporcionando não apenas conhecimentos teóricos, mas também experiências práticas valiosas. Uma abordagem hands-on que prepara os estudantes para os desafios reais que enfrentarão em suas carreiras, seja no âmbito diplomático, empresarial ou em organizações não governamentais. 

Mas apenas quem está iniciando na diplomacia pode fazer a pós? Claro que não! Ela também foi pensada para quem busca: 

  • Atualizar e refinar conhecimentos relacionados a relações internacionais;
  • Atuar em organizações internacionais em diversos países;
  • Atuar apoiando negociações entre empresas transnacionais;
  • Oferecer consultoria sobre temas envolvendo diferentes países;
  • Atuar no apoio e no planejamento de ações de cunho político, social ou cultural dos governos, em nível federal, estadual ou municipal.

A Pós-graduação conta com uma metodologia inovadora, ágil e eficiente, com materiais de apoio e professores referência no mercado, além de indicações de leituras e exercícios.

Durante o programa, vão ocorrer diversas discussões de temas relacionados à política internacional, além de eventos de networking, sobretudo durante as palestras com especialistas convidados, que vão ocorrer durante todo o curso.

Por último, mas não menos importante, o curso também oferece ao aluno um título de pós-graduação certificado pelo MEC.

“Clipping, ainda não tenho certeza se essa pós é pra mim…”

Tá tudo bem. Essa é uma decisão complexa mesmo. O ideal é estudar o programa com calma para saber se vai gostar do conteúdo das aulas. Para isso, dá uma olhadinha na ementa do curso e nessa playlist de vídeos com alguns temas relacionados à pós. 

Vale lembrar que não é preciso ter conhecimento prévio em temas internacionais. O único requisito é ter concluído ou estar cursando uma graduação.

Como conciliar com os estudos

A preparação para a carreira diplomática é uma maratona e não uma corrida de 100 metros rasos, ou seja, ande um passo de cada vez. Para te ajudar a começar essa jornada, aqui vão algumas dicas: 

#1 Se organize e crie uma rotina de estudos

Seja usando um caderninho ou algum aplicativo, a melhor maneira de começar é criando uma rotina de estudos. Esse planejamento vai te ajudar a ter uma visão mais geral das suas tarefas, e assim, você consegue definir metas mais assertivas sem se sobrecarregar. 

Nesse artigo, o Clipping conta como montar uma rotina de estudos de acordo com suas necessidades. 

mulher escrevendo em um caderno e usando computador

#2 Seja flexível!

Está em semana de prova da faculdade ou da pós? Talvez seja o momento de você dar mais atenção a seus estudos acadêmicos. Está chegando o TPS? Aí sim, é hora de priorizar a revisão para a primeira fase do CACD! 

Já deu para perceber que ter uma rotina de estudo, com horários e ações estabelecidas é muito importante. Contudo, em alguns momentos é necessário ter flexibilidade para aproveitar de forma mais produtiva seus estudos. 

#3 Estudar é importante e descansar também

Nem só de CACD vive o CACDista, não é mesmo? A rotina de conciliar formação acadêmica com os estudos para o concurso pode ser bem agitada, mas lembre-se de tirar um tempo para descansar e recarregar as energias. 

Conclusão

Conciliar a vida acadêmica e os estudos para o CACD pode ser muito difícil, mas com certeza também é muito recompensador. Lembre-se de aproveitar o processo e de tirar o maior proveito possível das duas experiências.

Não se esqueça que o Clipping pode te ajudar nessa caminhada rumo ao Itamaraty. Nos acompanhe nas redes sociais, estamos sempre publicando conteúdos sobre o CACD e a carreira diplomática.

Total
0
Shares
Previous Post
Edital nº 6 do CACD

CACD 2020/21: Análise completa do novo Edital!

Next Post
6 verdades que não te contaram sobre a carreira diplomática

6 verdades que não te contaram sobre a profissão de diplomata

Related Posts

Descubra mais sobre Clipping CACD

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading