Como medir o progresso nos estudos? 5 dicas valiosas


Quem estuda para qualquer tipo de prova, sabe que um planejamento é mais do que necessário. É por meio dele que elaboramos as melhores estratégias de aprendizado, associadas à rotina e à evolução de nossa performance.
Mas, como saber que esse plano tem dado certo antes da prova?
Para descobrir isso, a melhor forma é medir o progresso nos estudos. Nesse texto, você saberá como fazê-lo. Está pronto?
Nesse post, você encontra as seguintes seções:
Por que medir o progresso nos estudos?
Como medir o progresso nos estudos?
Ferramentas para medir o progresso nos estudos
Qual o método que permite melhor desempenho nos estudos?
Por que medir o progresso nos estudos?
Medir a evolução no estudo é fundamental para saber se o seu plano de estudo é bem aplicado. E, se não estiver, saber a hora de mudá-lo a tempo.
O candidato a uma prova, seja pra concurso ou para ENEM, precisa ser produtivo. E não se pode deixar enganar que tudo será tranquilo em seu percurso de estudo.
Algumas disciplinas serão melhores aproveitadas e outras não. Algo que você só saberá se medir o progresso.
Esse acompanhamento ajudará, portanto, a mapear quais são as matérias que você precisa priorizar e dedicar mais tempo.
Além de fazer com que você fique menos frustrado ao longo de sua caminhada, afinal, você saberá exatamente a quantas anda seu aprendizado!
Como medir o progresso nos estudos?
Para algo tão importante, é preciso também algumas estratégias para ela, certo.
Muita gente utiliza calendários e planners para acompanhar o seu desempenho e se dá por satisfeito.
Mas na verdade, é preciso uma análise mais profunda, que leva em consideração os seus esforços aplicados no estudo e os resultados que você tem tido.
E essa relação é inversamente proporcional. Porque terá melhores resultados aqueles que menos esforços aplicarem.
Muito esforço não significa que o resultado virá automaticamente. As vezes menos esforço é mais. Isso significará que suas técnicas estão dando certo.
E será preciso reconhecer quando essas técnicas não funcionam e mudá-las no tempo certo.
Bom, mas afinal, como saber tudo isso?
Usando indicadores e acompanhando o seu processo de forma metódica!
Antes de mais nada, você precisa ter meta. Todo planejamento deve partir de um objetivo claro e alcançável.
“Meu objetivo é passar no concurso, oras”. Certo, mas pra isso, você precisa de metas escaláveis para se preparar. E é delas que estamos falando.
Essas metas precisam ser batidas em determinado tempo. E para isso, você precisa destrinchar o edital do concurso – ou a ementa da prova.
A partir daí, você conseguirá ter clareza desses indicadores. Por exemplo: quantas aulas você conseguiu acompanhar até então? Isso permitirá que você bata a sua meta?
Ou então, quantos tópicos você conseguiu estudar em um determinado período?
Todas essas perguntas ajudarão na análise. Se você ver que o desempenho não está tão bom, será preciso reconhecer que é preciso mudar de estratégia.
Mas desta forma parece que a análise é feita de forma subjetiva. Afinal, você pode achar que desempenho poderá melhorar apenas com um esforço maior lá na frente e como consequência você conseguirá cumprir a meta.
Bom… não é exatamente assim. E para que você consiga enxergar, de fato, o seu desempenho e medir o progresso nos estudos de maneira objetiva, algumas ferramentas serão bem-vindas.
Ferramentas para medir o progresso nos estudos
De planilhas de Excel a plataformas on-line. O que não falta são opções para você medir o seu desempenho de maneira estratégica.
Algumas delas podem casar bem com o seu planejamento, desde que bem usadas. Lembre-se, você precisa ser sincero ao fazer as marcações e analisar esse progresso.
Por isso, tome nota de algumas das principais dicas de ferramentas para medir o progresso nos estudos!
Asana
O Asana é uma plataforma on-line que ajuda a organizar o seu dia a dia. E, mais do que isso, fazer um cronograma de atividades em geral.
É ótimo para trabalhos em equipe e também para medir o seu progresso nos estudos.
Com ele, você consegue criar tarefas, estipular prazos e medir o seu desempenho nessa atividade ao longo do tempo.
Você consegue criar todo um quadro com diversas atividades dentro dele, o que é ótimo para quem precisa estudar diversas matérias dentro de uma mesma disciplina.
Em cada um deles, você pode criar status diferentes, de acordo com a sua condição de estudo.
E, de acordo com esse desempenho, criar todo um planejamento, podendo remodelar sempre que achar conveniente.
Isso é importante justamente para quando você acreditar que uma estratégia não está dando certo.
Como o Asana é uma plataforma de organização, você pode usar lembretes, anotações e tudo o que for importante para a sua jornada de estudo.
Trello
O Trello é uma alternativa para o Asana (e vice e versa, rs).
Nele, você consegue organizar todo um bom planejamento e ter ao alcance da mão, já que é disponibilizado tanto para smartphones, quanto para desktop.
Com o Trello, você pode gerenciar suas tarefas com o método Kanban, com cartões e cores que permitem que você tenha mais dinâmica e praticidade.
Bem como o Asana, no Trello você pode criar quadros diferentes para cada tipo de matéria que você precisa estudar.
E dentro de cada um deles, elaborar a melhor forma de medir o seu progresso, seja com as etiquetas ou os lembretes que quiser criar.
A plataforma também é ótima para te lembrar dos prazos e colocar o status mais adequado de acordo com a proximidade do “vencimento” de cada tarefa.
Excel!
Mesmo diante de tantos aplicativos e plataformas, o Excel ainda tem o seu lugar no coração de muita gente.
E todos que gostam do Excel, sabem bem que a sua praticidade tem valor, mesmo na hora de criar índices de desempenho nos estudos.
A programa de planilhas da Microsoft pode ser uma ótima ferramenta para você medir o progresso de seus estudos, criando checklists com o que precisa ser estudado, com cálculo de tempo e separado por matéria.
Se você é amante do programa, vale a pena usá-lo.
Todos nós sabemos que o gigante da internet é muito mais do que um buscador, certo?
E é claro que ele possui funcionalidades para fazer com que você possa medir o progresso nos estudos, de maneira, inclusive, atrelada a outras plataformas.
O Google possui diversas ferramentas que podem ser uma mão na roda na hora tanto de fazer seu planejamento, quanto para medi-lo.
Ele possui o Agenda, que é exatamente isso que o nome entrega: um lugar onde você pode incluir atividades para fazer um planejamento, online, de tudo aquilo que você precisa estudar.
Com ele, fica simples analisar o que você estuda, com um verdadeiro calendário de atividades e tarefas que precisa desempenhar em determinado período.
Além disso, você pode fazer esse planejamento de maneira integrada a outras funcionalidades do Google, como o Tarefas, o próprio Docs e o Drive, um lugar onde você pode guardar tudo o que você precisa para estudar.
Edital esquematizado
Você achou que o Clipping não teria uma ferramenta própria para você que estuda para concurso?
Temos sim! É o Edital Esquematizado. É tão simples que o nome já entrega a que a plataforma se destina e como ela funciona.
Nele, você destrincha o edital do concurso em tópicos. E dentro de cada tópico, há uma check-list de matérias a serem estudas. Tudo nos mínimos detalhes.
Em cada tópico, você pode indicar as tarefas a serem realizadas nele, como o estudo de teorias, a realização de questões e, claro, a revisão. Tudo isso é transformado em porcentagem de conclusão.
E você ainda pode incluir o status. Isso, claro, passa por sua própria avaliação para saber se, de fato, o estudo anda bem.


Qual o método que permite melhor desempenho nos estudos?
Depois de tudo o que você leu neste texto, está certo de que é fundamental medir o progresso nos estudos, correto?
E você não está errado. Como você pôde ver desde o início de sua leitura, esse check é fundamental para saber se o seu método é mesmo o mais ideal para o seu estudo.
E aí que entra outra grande dúvida na hora de traçar um plano de estudo: qual é o método mais indicado para um desempenho de alto nível?
Essa resposta não é tão simples de se dar. Na verdade, ela varia de acordo com o perfil de cada estudante, atrelado ao seu objetivo final e, claro, a sua rotina.
Mais do que medir o progresso nos estudos, você precisa ter um método que encaixe com o que você quer e o que é capaz de desempenhar.
E um desses métodos, aliás bem popular entre os mais variados tipos de estudantes, está o fichamento.
Se você está interessado em saber qual o melhor método de estudo para você, saiba como fazer um fichamento em 4 passos práticos e bem eficazes para o seu dia a dia! Confira no link!
Comentários