Dicas de como se preparar para concurso e provas

  • Avatar
    Clipping
    27/04/2022 . min de leitura

Atentar-se à saúde da mente e do corpo é imprescindível para um bom desempenho em provas de alto nível. Por isso, resolvemos reunir dicas de bem estar físico que vão te ajudar a descobrir como se preparar para concurso com saúde e leveza.

Não é possível pensar a saúde mental desvencilhada da saúde física. Afinal, são tópicos importantíssimos que merecem a atenção de todos os concurseiros de plantão.

À medida que a prova se aproxima, sobem os níveis de tensão e de ansiedade. Mas existem dicas simples de bem estar físico que podem ajudar você a chegar fisicamente disposto(a) na prova ou concurso.

Separe aquelas dicas que façam mais sentido para a sua vida e busque autoconhecimento para avaliar a pertinência e relevância de novos hábitos ou ações. 

Garantir um bom preparo físico ao longo dos anos que farão parte da sua preparação é essencial. Afinal, todo mundo quer sair bonito na foto da posse, certo?

Ps: dispensaremos recomendações sobre atividades físicas e alimentação, que, apesar essenciais, devem ser feitas a partir de acompanhamento com profissionais da área.

today master GIF

Dica #1 – Insira pequenos hábitos em sua rotina

Não é porque a prova está perto que a sua preparação para concurso deve ser desviada ou totalmente recalculada.

Dessa forma, caminhar rumo à uma rotina mais saudável pode ser algo feito de forma leve e que não gere frustrações ou mais ansiedade.

Apenas você saberá quais hábitos devem ser abolidos ou minimizados e quais novos hábitos devem ser inseridos em sua rotina para que a aprovação no concurso chegue mais cedo.

Assim, sabendo quais são, busque melhor 1% a cada dia. Não ´´e sobre ser perfeito, mas sobre progredir!

James Clear, um dos autores mais lidos quanto ao assunto é hábitos, decisões e melhoramento contínuo, afirma que, se melhorarmos 1% a cada dia, ao final do ano teremos resultados 37 vezes melhores. 

Por isso, confira algumas ferramentas online podem te ajudar com isso:

Já comentamos sobre alguns hábitos que diminuem a probabilidade que o sono apareça no meio da sessão de estudos. Confira aqui.

Dica #2 – Combata aquilo que gera estresse e ansiedade na preparação para concurso.

O seu cérebro é poderoso! Sendo assim, com certeza você já teve satisfação em aprender um conceito complexo, tirar uma boa nota em um simulado ou conseguir ensinar algo para um amigo ou familiar.

Ficar atento a como o estresse pode afetar seu cérebro é essencial.

Por vezes, ele pode ser útil para gerar energia extra e foco, por exemplo quando se pratica um esporte competitivo ou quando é necessário falar em público.

Entretanto, quando se torna contínuo, o estresse pode alterar seu cérebro, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Se quiser saber um pouco mais sobre isso, confira o vídeo abaixo:

Em resumo, o estresse pode afetar sua capacidade de concentração, tomada de decisões, julgamento e interação social.

Estes são componentes essenciais na preparação de qualquer candidato à um cargo público e não devem ser ignorados. 

Faça pausas entre sessões de estudo, cuide bem do sono e organize o ambiente de estudos. Essas atitudes, com certeza, podem te ajudar.

Preparar-se bem para concurso também significa estar bem consigo mesmo, com a saúde mental em dia e o cérebro prontinho para arrasar nas sessões de estudos.

Dica #3 Organize-se ao se preparar para o concurso dos seus sonhos!

É possível que, quanto mais a prova se aproxime, mais desorganizado seu calendário pode ficar. São várias matérias e conteúdos para revisar, resolver questões ou mesmo aprender novos conceitos.

Aliviar a sensação de caos com essa infinidade informações a serem assimiladas pode ser um bom caminho.

Existem alguns aplicativos e sites que podem te ajudar com isso:

Mas nem só de organização digital vive o concurseiro. Ter um ambiente físico adequado faz toda a diferença, e pode vir antes mesmo da organização do espaço virtual.

Reunimos algumas dicas para organizar o seu ambiente de estudos para concurso público aqui.

Dica #4 Saiba o que é exigido do seu corpo

Se você acha que está dominando as dicas acima, tente combiná-las com a preparação física que será exigida no dia da prova.

Está indo fazer a Primeira Fase? Então provavelmente você ficará sentado(a) por um par de horas em uma cadeira (que nem sempre é muito confortável).

Saber qual é o seu limite, qual posição te deixa mais confortável e com menos dores, é essencial. 

Está indo fazer a Segunda e a Terceira fase? Então, esteja preparado para segurar a caneta e sair escrevendo!

O treino para resolução de provas discursivas é essencial para ser bem sucedido na preparação para um concurso público.

Entretanto, existe um fator físico que não deve ser ignorado: você passará horas movimentando suas mãos. Algumas dicas simples podem te ajudar a evitar calos e um cansaço que te impeça de continuar escrevendo.

  1. Escolha uma boa caneta: são diversas opções no mercado, sendo que há marcas bem conhecidas como Faber-Castell, BIC e Pilot. Entretanto, marcas menos conhecidas como Pentel, Zebra e Micron podem te ajudar também!
  2. Busque exercitar e alongar as mãos: existem várias dicas espalhadas online. Este vídeo fornece dicas básicas de como aliviar a dor na mão. Assim, é possível adquirir equipamentos, como extensores de dedo, para ajudar a fortalecer os músculos.
  3. Escreva pelo menos um parágrafo por dia no papel: enquanto a prova não chega, que tal já ir se acostumando a estar em contato diário com papel e caneta? É comum os concurseiros estarem usando o computador, tablet ou celular para estudar, principalmente pela facilidade e agilidade que promovem. Entretanto, não perder o contato com a escrita física é essencial para não chegar desacostumado na prova. 
Lula Molusco GIF - Lula Molusco Bonitão - Discover & Share GIFs

Queremos ouvir as suas dicas também!

Ajude-nos a ampliar as dicas comentando abaixo quais aplicativos, equipamentos, influenciadores que promovem dicas sobre saúde e bem estar ou mesmo qual a sua caneta favorita na hora de fazer provas. Dessa forma, pode ser que a sua dica seja valiosa para aqueles que se encontram na mesma situação.


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

CACD

Como ser diplomata?...

  • Avatar
    Clipping
    4 min de leitura