Intensivão de História CACD | com Prof. João Daniel

  • Clipping
    04/07/2018 . 9 min de leitura
Intensicão de História Professor João Daniel CACD

Saiu o Edital CACD 2018 e a distribuição das questões na prova seguirá a mesma lógica do ano passado:

Aproximadamente 30% da prova consistirá em questões versando sobre História Mundial e História do Brasil.

E se você pudesse ter acesso a um curso intensivo de revisão de História do Brasil e História Mundial com o Prof. João Daniel, pagando quanto quisesse?

Esse post é sobre isso. Para explicar melhor o projeto, dividimos esse post assim:

Vamos aos tópicos:

 

1. Quem é o Prof. João Daniel 🔍

Embora o trabalho do Prof. João Daniel já seja conhecido pela maior parte dos candidatos à carreira de diplomata (CACD), cabem aqui algumas palavras sobre o Prof. que estará à frente do curso intensivo de revisão de História do Brasil e História Mundial.

O Prof. João Daniel há 15 anos é uma das maiores referências em preparação para o CACD.

Co-fundador do Curso Clio e autor do Manual de História do Brasil, da Funag, o Prof. João Daniel é responsável por formar não só uma geração de candidatos mas uma geração de professores excelentes que atuam hoje na preparação de candidatos ao CACD.  [ver entrevista concedida pelo Prof. João Daniel ao Clipping aqui…]

Entenda um pouco mais do contexto desse projeto pelo próprio Prof. João Daniel:

2. Como assim eu "pago quanto eu quiser pagar"?

Simples assim: Você paga quanto quiser pagar.

Após assistir à aula, é você quem decide o valor que quer pagar.

Veja se o conteúdo apresentado foi interessante para você, se ele te acrescentou informações valiosas, se te ajudou a entender melhor a matéria e só assim decida o quanto quer pagar pela aula. E lembre-se: estamos deixando isso para você decidir, então só pague o quanto achar que realmente vale aquela aula!

Ah Clipping, isso significa que posso colocar qualquer valor? Exatamente! 👍

O Clipping é um site que preza pela democratização do acesso à carreira de diplomata. E foi seguindo essa filosofia que, juntamente com o Professor João Daniel, optamos por trazer aulas com pagamentos nesse formato. [No final desse post você encontra uma explicação do Prof. João Daniel do que o levou a adotar essa metodologia.]

3. Como serão essas aulas?👨‍🏫

O Prof. João Daniel cobrirá o conteúdo do programa intensivão de História (Mundial e do Brasil)  

  • 5 aulas de revisão focadas em História Geral; [às terças-feira às 20hs]
  • 7 aulas de revisão focadas em História do Brasil; [às quinta-feira às 20hs]

Todas as aulas serão transmitidas ao vivo 🔴 e não ficarão disponíveis online após a transmissão.

Após a transmissão das aulas, serão disponibilizados

  • 📝 Resumos em PDF: Apostilas resumos produzidas pelo Prof. João Daniel trazendo uma síntese dos principais pontos tratados na aula;
  • ✅ Curadoria de questões inéditas: ao final das aulas, os candidatos terão oportunidade de contribuir para um banco colaborativo de questões feitas pelos participantes e a partir desse banco, o Prof. João Daniel selecionará 20 itens e montará um simulado que será disponibilizado na plataforma (100% foco em como pode cair em prova.)

 

4. Estou interessado, como fazer inscrição?🤔

Informações práticas para quem vai participar:

a. Onde fazer a inscrição:

Interessados devem fazer a inscrição por meio do post que será fixado no Mural do Clipping

⚠️ Atenção: esse projeto pague o quanto quiser é exclusivo para assinantes do Clipping.

Caso o interessado não tenha acesso ao Clipping, poderá fazer a conta no Clipping por meio deste link

b. Como é feito o pagamento:

Após assistir à aula, você deve efetuar o pagamento com o valor que você acredita que a aula assistida teve para você. Sendo assim, você só paga depois de assistir às aulas.

Após fazer o pagamento pela aula que você acabou de assistir, você poderá se inscrever na próxima aula. Após assistir à próxima aula, você poderá, novamente, pagar o valor que quiser por aquela aula, e assim por diante…

❌O candidato não precisará se inscrever em todas as aulas, somente naquelas que considerar pertinente. Sendo assim, também não tem inscrição automática para o Intensivão de História.

Vale lembrar que a partir do momento em que se inscrever, mesmo que não assista à aula ao vivo, deverá realizar o pagamento para que seja liberada a sua inscrição à aula seguinte.

❌ Se não der para assistir, mesmo depois de já ter se inscrito, é importante cancelar a sua inscrição antes da aula começar (devido ao critério de pagamento após as aulas). Basta nos chamar pelo chat do Clipping.

▶️ A aula que você se inscreveu ficará disponível a partir do dia seguinte à transmissão ao vivo, sempre às 11 horas da manhã (horário de Brasília). A aula só fica disponível para os que se inscreveram e por um período de 24 horas. Para assistir, é só entrar na área de inscrição do Clipping.

📚 Além das aulas, será disponibilizado aos inscritos um PDF com o resumo do conteúdo abordado e simulado com questões inéditas comentadas pelo Prof. João Daniel.

✔️ Todos os inscritos na aula podem participar da construção de um item de questão nos moldes do TPS sobre a aula que assistiu. O link para enviar a sua será liberado sempre após as aulas. Fique de olho no e-mail e na área de inscrição do Clipping, porque ficará disponível apenas por 24 horas.

c) Quantos candidatos podem participar

O número de participantes no projeto é limitado em 100 candidatos.  

⚠️ Atenção: Pedimos aos interessados que façam o quanto antes as inscrições por meio do Mural do Clipping CACD.

 

5. O que motivou essa ideia de "pague quanto quiser"?🎂

Segue abaixo a exposição de motivos do Prof. João Daniel sobre as razões por esse projeto:

Quanto vale uma aula?

*por João Daniel

Neste ano de 2018 comemora-se cem anos da entrada da primeira mulher no Itamaraty, Maria José de Castro Rebelo Mendes. Celebra-se também o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial. Mas a efeméride que me toca mais de perto são meus 20 anos de docência, 15 dos quais dedicados a preparar candidatos para o CACD.

Para comemorar meus vinte anos de docência, decidi oferecer um projeto piloto: revisarei a matéria de História do Brasil e História Mundial para o CACD 2018 e em aulas ao vivo e aceitarei qualquer valor por elas como remuneração.

Explico melhor abaixo as razões pessoais que me levaram à essa empreitada em 2 pontos:

1. Por que aulas "ao vivo"?

Os cursos on-line, tele-presenciais ou à distância diminuem o contato entre professor e aluno.

A relação se torna mais assimétrica, desfavoravelmente ao professor.

Antes o aluno aprendia com ele e ele com o aluno (com suas dúvidas, questionamentos, expressões faciais, risos, conversas após a aula e mesmo conflitos).

Na aula gravada, a comunicação é de mão única e eu me tornei professor justamente por amar o contato direto com os alunos. Afora isso creio que isso dificulta a construção de uma disciplina mental. Se você pode adequar seu horário e assistir aquela (ou qualquer aula) na hora que você quiser, do modo que preferir, de pijama, na cama, comendo, de madrugada, o que você ganha em qualidade e flexibilidade de agenda a aula perde em liturgia e simbolismo.

E, como historiador, estou convicto de que os elementos simbólicos governam nossa existência e nos motivam. Posso estar errado (e estou disposto a mudar de ideia no futuro) mas a partir de hoje darei apenas aulas "ao vivo" ainda que à distância.

O horário da aula é aquele, fixo, combinado e/ou escolhido pelos alunos mas sempre aquele. Se algum dia o aluno não puder naquele(s) horário(s) ele perde a aula e corre atrás, lê o texto, pede o caderno do colega emprestado.

Aquela aula perdida também é pedagógica. As perdas ensinam tanto quanto os ganhos, às vezes mais. Aula não é commodity.  

2. Por que deixar ao aluno escolher o valor da aula?

A aula tem um valor. Estou convicto que os alunos sabem exatamente o quanto vale uma aula de história para o CACD. Estou disposto a apostar minha remuneração na ética e compromisso dos meus alunos.

Aceitarei qualquer valor pela aula

… mesmo sabendo que esse valor é variável a depender de quem o desembolsa.

Os 100 reais que são o justo para um, são excessivos ou ainda extorsivos para outro.

Essa variabilidade que depende das condições conjunturais de cada estudante também é verdade para cada aula.

Levando o capitalismo às últimas consequências, uma boa aula de PEB de Vargas pode valer 85 reais na opinião de muitos, enquanto uma aula ruim do mesmo professor sobre o tema da Regência não valeria mais que 15 reais.

Eis aí uma excelente oportunidade para eu descobrir, dolorosamente ou não, quanto vale cada aula minha e, com a ajuda de vocês, melhorar as que não valem nada.

O melhor desse projeto piloto é que ele é democrático e não excludente e devolve aos aluno aquele exato único ponto de tensão sobre o qual eles não têm qualquer poder: definir o preço de uma aula.

"Quanto custa determinada aula?"

"Posso ou não fazer esse curso com esse professor?"

Não mais.

Na proposta que faço a vocês essa  tensão desaparece. Substitui-se a tensão pela responsabilidade.

Tendo pago a aula 1 (qualquer valor) você está automaticamente habilitado para assistir a aula 2 e assim por diante.

No processo, você se compromete a pagar por aula, disciplinando seu orçamento do modo que preferir.

Alguns irão optar por free-riding e pagarão um valor irrisório. Outros optarão por pagar um valor fixo para todas as aulas (por não querer pensar no assunto). Outros um valor diferente para cada aula dependendo da qualidade (me ajudando a saber quais as aulas boas e ruins)… 

É uma decisão sua. Não mais minha.  

Ass. João Daniel

 

6. Conclusão e convite💌

Últimas e breves palavras do Clipping nesse post:

Trata-se de um projeto que acreditamos que possa contribuir não só para a democratizar o acesso à carreira diplomática como também para provocar novas formas de pensar a relação professor-aluno.

O Intensivão com o Prof. João Daniel será 100% focado no CACD 2018 e será limitado a 100 CACDistas, que carregarão nos ombros a responsabilidade de dar valor às aulas do Prof. João Daniel.

Dúvidas? Comentários? Deixe um comment abaixo que o Clipping não deixa ninguém no vácuo!

  • Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.



Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

Mais Ferramentas
Conteúdo