Edital CACD 2018: Análise completa do edital para o concurso de diplomata

  • Clipping
    27/06/2018 . 9 min de leitura

Saiu o Edital CACD 2018! Como já tradição, o Clipping fez a análise do Edital aqui no Blog destacando os principais pontos para facilitar sua vida

⚠️ Muita atenção:  Claro que a análise do Edital CACD 2018 do Clipping não substitui o Edital do CESPE, ok?!  Então, por favor, faça sua parte e leia o Edital  do CACD 2018 todo na íntegra

Ficou algo de fora? Há alguma imprecisão no post? Ajude a gente a aperfeiçoar o post deixando um comment ao final, ok?

A divisão do post ficou assim:

1. Vagas

2. Inscrições

3. Mudanças da Primeira Fase

4. Mudanças da Segunda Fase

5. Terceira Fase: calendário de provas

6. Inglês e Espanhol

7. Novos conteúdos

8. Conclusões

Vamos ao post sobre…

o Edital CACD 2018

 

1.  Vagas no Edital CACD 2018

26 vagas.

Isso significa que teremos 4 vagas a menos do que no ano anterior. O funil fica ligeiramente mais estreito, sobretudo se considerarmos que das 26 vagas, 19 são vagas para ampla concorrência, as demais ficam assim:

  • 2 reservadas a candidatos com deficiência
  • 5 reservadas a cotas racias.

2. Inscrições para o CACD 2018

Taxa de inscrição: R$ 230,00 reais.

Se não houve aumento das taxas de inscrição do CACD 2016 para o CACD 2017, fica a observação de que para o CACD 2018 houve aumento de 5 reais em relação à taxa cobrada no ano anterior, que era R$ 225,00 reais. Separem 5cinquim a mais aí 💸

Notícia boa é que caso o valor pese em seu orçamento, é possível dar uma olhada no tópico sobre pedidos de isenção, lembrando que a isenção só é devida aos candidatos ao CACD que se enquadrarem nos termos no Decreto nº 6.593/2008.

Data de inscrição: 10 horas de 02 de julho de 2018 e as 18 horas de 16 de julho de 2018

Data de pagamento do boleto: A data para o pagamento da taxa de inscrição é 02 de Agosto de 2018.

Lembrete tradicional do Clipping: há sempre um ou dois CACDistas extremamente competitivos perdendo ou a data de inscrição ou a data do pagamento da taxa. Não seja um deles! Fique ligado nisso.

Fez inscrição e perdeu a data de pagamento é o mesmo de não ter feito inscrição. Atenção, pessoal!

3.Primeira fase do CACD 2018

Data do TPS (prova objetiva) : 26 de Agosto de 2018

Lembrando que nos termos do Edital CACD 2018, o CESPE diz que essa é a data mais “provável”, o que significa que é possível (embora seja extremamente improvável) que haja mudanças em relação a isso.

A primeira fase (antigamente chamada de TPS) é, como nos últimos anos,  apenas eliminatória. Ou seja: os pontinhos a mais que você fez sobre o concorrente não são computados no Resultado final.  Além disso, vale lembrar que, como nos últimos anos, não teremos questões de múltipla escolha. É tudo no C ou E! No melhor estilo CESPE: uma errada anula uma certa.

A distribuição das questões na prova objetiva:

Foi seguida à risca a distribuição de pontos entre as disciplinas que tivemos no Edital do CACD do ano passado. Fica aqui um quadro para a divisão das questões na prova…

Disciplina Número de questões CACD 2018 
Língua Portuguesa 10
História do Brasil 11
História Mundial 11
Política Internacional 12
Geografia 6
Língua Inglesa 9
Noções de Economia 8
Noções de Direito Interno e DIP 6

A lógica que tivemos no CACD anterior permanece válida para o CACD 2018, pessoal: as provas de Língua Portuguesa e Inglesa perdem peso na primeira fase. Em contrapartida, ganham peso Geografia, Economia e História do Brasil. Esta última merece um destaque. veja acima que a prova de História do Brasil praticamente dobra o seu peso. São mais 5 questões (ou seja mais 20 itens de História do Brasil).

O Clipping está considerando fazer vídeos de revisão focados em História do Brasil, você endossa essa ideia? Responda a essas perguntas para entendermos se faz sentido isso nesse momento.

💡Lembrete importante: acabam de ser comentadas na plataforma do Clipping todas as questões referentes a todos os TPS. No mês passado lançamos os TPS 2017 – 2008 com comentários. Acabam de ser comentados os TPS 2007-2003. Somando temos 2.538 questões comentadas dos CACD anteriores separados por tópico do Edital. Facilite sua vida nessa reta final e ➡️ tenha acesso a esse conteúdo pelo preço irrisório de 29,90 no plano anual ou 39.90 no plano mensal (você pode testar e se não agradar cancelar imediatamente sua assinatura).

Muita atenção nessa nova divisão de questões da prova de primeira fase.

A nota média feita pelos candidatos aprovados no CACD 2017 pode ser conferida neste infográfico sobre 📊 desempenho dos aprovados em cada disciplinas no último CACD.

4. Segunda Fase: Prova escrita de Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Datas:

  • Prova de Língua Portuguesa: 22 de setembro de 2018
  • Prova de Língua Inglesa: 23 de setembro de 2018

Para a Segunda Fase do CACD 2018 acaba a lógica dos “300 de Esparta”. Não mais passarão para a Segunda Fase 300 candidatos aprovados na Primeira, mas sim 260 candidatos. Com isso podemos esperar um novo aperto no estreito funil.

Quantos pontos será necessário fazer para chegar à Segunda Fase?

Você pode ver a evolução do histórico da nota de corte do CACD aqui 🔗 e tirar por si só suas conclusões!

E com relação à distribuição de quantos candidatos seguirão para a Segunda Fase?

Ficou assim:

  • 195 pela concorrência geral
  • 52 candidatos negros 
  • 13 candidatos deficientes

Como será a Prova Escrita de Português? Nada novo no front. A Prova de Português seguirá a estrutura clássica que explicamos com muitos detalhes na nossa análise sobre como é a prova discursiva de Português para o CACD 🔗

Como será a Prova Escrita de Inglês?

Ao que tudo indica não teremos mudança estrutural na prova de Inglês em relação ao ano de 2018, teremos:

  • Redação sobre tema geral, com extensão de 400 a 450 palavras (50 pontos)
  • Tradução de um texto do inglês para o português (20 pontos)
  • Versão de um texto do português para o inglês (15 pontos)
  • Elaboração de um resumo, em inglês, a partir de um texto escrito em Língua Inglesa (15 pontos)

Seguindo a boa novidade que o CACD anterior trouxe, a Prova de Inglês do CACD 2018 contará com mais transparência no que se refere aos critérios de correção.

Veja abaixo como fica a distribuição dos pontos:

edital cacd 2018 - critérios

Lembrando que, seguindo a lógica do ano anterior, que inovou em relação a CACD´s anteriores, os candidatos que pontuarem menos do que 50 na prova de Inglês estão automaticamente eliminados do CACD e não seguem para a Terceira Fase.

O Prazo para a realização da prova de Língua Inglesa é de 5 horas (o mesmo tempo para a realização da prova de Língua Portuguesa).

5. Terceira fase do CACD 2018: maratona de provas abertas

O calendário da maratona de provas da 3ª fase segue naquele estilo “maratona” de 2 provas realizadas por dia.

Ficou tão espremido quanto o calendário do ano anterior. Veja:

CACD 2018: calendário Terceira Fase  Data
História do Brasil e Geografia 28 de Setembro (prova sexta-feira😞)
Política Internacional e  Economia 29 de Setembro
Direito e Francês e Espanhol 30 de Setembro

 No entanto, fica a observação curiosa de que o CESPE agrupou as matéria de forma diferente em relação ao CACD anterior, veja:

CACD 2017: calendário Terceira Fase Data
Política Internacional e História do Brasil 06 de Outubro
Geografia e Economia 07 de Outubro
Direito e Francês e Espanhol 08 de Outubro

Por que a mudança da ordem das disciplinas? Algum palpite? Deixe nos comments abaixo ao fim do blog.

6. Prova de Francês e Espanhol

As provas de Francês e Espanhol serão escritas (como foi no ano anterior) e valerão 50 pontos cada uma. Ambas tem a mesmíssima estrutura e partilham dos mesmos critérios de correção abaixo:

Resumo a partir de um texto escritos Total de 25 pontos
1. Capacidade de síntese e concisão 10 pontos
2. Correção gramatical e propriedade da linguagem 15 pontos
Versão a partir de um texto em Português Total de 25 Pontos
1. Fidelidade ao estilo do texto original 10 pontos
2. Correção gramatical e propriedade a linguagem 15 pontos

Não vamos entrar em muitos detalhes agora sobre a prova de línguas…Pelo momento, fica algumas notas gerais sobre como será a estrutura das provas. Mas fique ligado que é claro que o Clipping vai falar em detalhes sobre essas mudanças em um outro post.

6. Última fase: Prova oral

>>> !Brincadeira! 😊 <<< Isso não existe, há décadas.

Mas se você tiver tempo e interesse em saber como eram as provas orais antigas e o CACD de antigamente, tem um post bem interessante no Blog mostrando como eram as provas antigas do CACD . É uma leitura que pode levantar os ânimos de quem está começando agora e achando que o Edital CACD 2018 é intransponível. Com planejamento e aos poquinhos dá sim para vencer.

7. Novos contéudos e tendências cobradas pelo CESPE?

Ao que tudo indica, não tivemos algumas mudanças nos pontos cobrados. Mas o Clipping ainda está checando, ok?! Daqui a pouco damos um veredito final!

Bom, fato é que o Edital CACD 2018 saiu, o TPS já está aí marcado na sua agenda, está todo mundo feliz, confiante e assinando o Clipping nessa reta final!

Aconselhamos fortemente a quem não está assinando o Clipping que o faça o quanto antes por meio deste link 

Só no Clipping você encontra recursos para reta final extremamente estratégicos. Há muito conteúdo disponível que pode acelerar consideravelmente seus estudos nessa reta final de forma extremamente objetiva e pragmática.

  • 📝 Resumos e + de 600 questões de atualidades: se você está atrasado em relação ao acompanhamento de atualidades basta ler os resumões e fazer os simulados que contam com mais de 600 questões inéditas e com gabarito comentado;
  • ✅ + de 2.000 Questões comentadas separadas por tópico do Edital: Temos todas as questões dos CACD´s anteriores com comentários próprios e mais confiáveis do que qualquer plataforma de questões.
  • 🗣️ Discursos Oficiais Esquematizados: Contendo de forma resumida e otimizada o posicionamento mais recente do governo brasileiro para todos os temas que constarão na prova.
  • 📊 Dados de Comércio Exterior: Selecionamos e organizamos todos os dados de comércio exterior que são relevantes para a prova de Política Internacional.

Além disso, tem muito outras features abaixo. É fortemente aconselhável que você faça um teste gratuito do nosso conteúdo por 7 dias aqui https://goo.gl/Tdwbcn

Uma última coisa…

Pode ser que novos Editais venham, posteriormente, a retificar este primeiro Edital CACD 2018 que saiu hoje, alterando datas ou acrescentando informações importantes. Isso é bem comum.

É muito importante ficar ligado no site do Cespe/Unb daqui para frente. Pode ser que encontremos no Edital um ponto novo sendo cobrado em alguma disciplina. (de verdade, ainda estamos checando e não queremos dar um diagnóstico apressado e errado!) Você pode ajudar o Clipping e conferir o edital do CACD 2018 na íntegra aqui

Tem alguma dúvida ou algum comment sobre o Edital do CACD 2018? Deixe aí abaixo que respondemos!

banner clipping cacd sobre o que tem no clipping


  • Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.



Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.