CACD 2020/21: Análise completa do novo Edital!

  • Avatar
    Clipping
    24/05/2021 . min de leitura
Edital nº 6 do CACD

Agora vai, CACDista!

Amigas e amigos do Clipping, depois de um pouco mais de 2 meses do adiamento do CACD que ocorreria em 11 de abril, temos um novo Edital publicado. É isso mesmo, após muita especulação e boatos sobre a realização do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, temos uma data definida: dia 30 de maio.

Recomendamos a leitura atenta do Edital nº6, que traz essas e outras informações relevantes. 

Querem economizar tempo? Logo abaixo, o Clipping resume os principais pontos do novo edital. Já separem o café e venham com a gente!

Vejamos os pontos tratados por aqui:

  1. Primeira Fase
  2. Segunda Fase
  3. Terceira fase
  4. Perícia médica e heteroidentificação
  5. Resultado final do concurso
  6. Resumindo
  7. Outras referências

1. Primeira Fase


A prova objetiva, o famoso TPS, será aplicada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 30 de maio de 2021.

Não houve alterações em relação à logística do dia de prova, que será aplicada em dois períodos

  • Prova da manhã, iniciando-se às 9 horas e 30 minutos, com duração de 3 horas.
  • Prova da tarde: iniciando-se às 15 horas, com duração de 3 horas.

“Clipping, como eu sei onde vou fazer a prova?” 

No dia 21 de maio de 2021, foi publicado os locais de realização da prova no site do IADES. Basta acessá-lo, fazer o login com seus dados e consultar seu local de prova.

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva também será disponibilizado no site do IADES, no dia 30 de maio, após as 22h. É isso mesmo, poucas horas depois de sair da prova, vocês já poderão conferir suas notas. Caso não concordem com um ou outro gabarito, os dias 31 de maio e 01 de junho são destinados à interposição de recursos.

No dia 18 de junho serão publicados o resultado dos recursos, o gabarito oficial definitivo, e a convocação dos aprovados para a Segunda Fase, tudo pelo site do IADES. 

A prova objetiva da Primeira Fase será aplicada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 30 de maio de 2021, em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 9 horas e 30 minutos, com duração de 3 horas; e o segundo, iniciando-se às 15 horas, com duração de 3 horas.

2. Segunda Fase

As provas de português e de inglês, que compõem a Segunda Fase, serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, nas datas prováveis de 26 e 27 de junho de 2021.

A prova escrita de português será aplicada na data provável de 26 de junho de 2021, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas.

No dia seguinte, 27 de junho, será aplicada a prova inglês, com duração de 5 horas e início às 14 horas.

Dessa vez, vocês precisam segurar a ansiedade um pouquinho, porque o resultado provisório da Segunda Fase será divulgado, provavelmente, no dia 19 de julho

Os recursos devem ser feitos entre os dias 20 e 21 de julho, para que, no dia 06 de agosto, sejam publicados o resultado definitivo e a convocação dos aprovados para a Terceira Fase

3. Terceira Fase

As provas escritas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Economia, Direito e Espanhol & Francês terão duração de 4 horas cada e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na Segunda Fase, nas datas prováveis de 13, 14 e 15 de agosto:

  • 13 de agosto de 2021: Prova de História do Brasil, iniciando-se às 9 horas;
  • 13 de agosto de 2021: Prova de Geografia, iniciando-se às 15 horas;
  • 14 de agosto de 2021: Prova de Política Internacional, iniciando-se às 9 horas;
  • 14 de agosto de 2021: Prova de Economia, iniciando-se às 15 horas;
  • 15 de agosto de 2021: Prova de Direito, iniciando-se às 9 horas; e
  • 15 de agosto de 2021: Prova de Espanhol e Francês, iniciando-se às 15 horas.

O resultado provisório será divulgado no dia 31 de agosto, enquanto os recursos ficam para os dias 01 e 02 de setembro e o resultado final será publicado na data provável de 15 de setembro.

As respostas aos recursos contra o resultado provisório na Terceira Fase, o resultado final na Terceira Fase, a convocação para a perícia médica dos candidatos, que se declararam com deficiência, e a convocação para o procedimento de heteroidentificação dos candidatos, que se autodeclararam negros, serão divulgados no endereço eletrônico http://www.iades.com.br e publicados no Diário Oficial da União, na data provável de 30 de setembro de 2021.

4. Perícia Médica e Heteroidentificação


Para os candidatos que se declararam com deficiência, a perícia médica será realizada na cidade de Brasília/DF, a expensas do candidato, na data provável de 20 de setembro de 2021.

Os candidatos que tiverem optado, no ato da inscrição, por concorrer às vagas reservadas nos termos da lei nº 12.990/2014, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos, deverão comparecer perante comissão de heteroidentificação, na cidade de Brasília/DF, a expensas do candidato, na data provável de 20 de setembro de 2021.

Atenção, pois ainda que o candidato tenha obtido nota suficiente para aprovação na ampla concorrência ou nas vagas destinadas a pessoas com deficiência, ele deve comparecer à comissão de heteroidentificação. 

5. Resultado Final do Concurso


Na data provável de 30 de setembro de 2021, conheceremos os nomes dos 25 novos diplomatas do Brasil, os aprovados do CACD 2020.

O resultado final no concurso, condicionado à realização dos procedimentos descritos nos itens 9 e 10 deste edital, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, na data provável de 30 de setembro de 2021.

6. Resumindo

  • Datas das provas
    • 1º fase: 30 de maio
    • 2º fase: 26 e 27 de junho
    • 3º fase: 13, 14 e 15 de agosto
  • Não houve alteração no número de vagas. Tal como informado no Edital nº1, serão aprovados 25 candidatos, ao final do concurso.
  • Nada indica que será aberto um novo período de inscrições para o CACD. Somente quem se inscreveu, em 2020, poderá prestar o concurso.
  • Em relação à pandemia de COVID-19, foi publicado, no dia 21 de maio de 2021, um  comunicado com instruções, procedimentos e protocolos que serão adotados no dia da realização das provas no site do IADES.

6. Outras referências

Conhece outros links interessantes sobre o edital do CACD 2020 que merecem estar aqui? Envie a sugestão no [email protected]

Dúvidas sobre o Edital? Comentário? Deixe aí abaixo!

Quer estudar para o CACD? Temos uma plataforma completa com clippings de notícias, simulados, plano de estudos e muito mais! Faça um teste gratuito por 7 dias!


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

CACD

O diplomata que sabia demais...

  • André Bernardo
    André Bernardo
    min de leitura