Edital CACD 2020: Análise completa!

  • Avatar
    Clipping
    30/06/2020 . min de leitura
edital cacd 2020

Saiu o Edital do CACD 2020. Em meio à polêmica com relação à viabilidade logística da realização do CACD nos próximos meses, importante ressaltar… Preparamos uma análise abrangente e objetiva sobre o Edital do CACD 2020, com destaque para as regras sanitárias e as hipóteses de adiamento das datas previstas no próprio Edital de forma pormenorizada. 🔍 👀

Lembrando que a leitura da nossa análise não substitui a leitura do Edital na íntegra!

Vejamos os pontos tratados por aqui:

  1. Vagas
  2. Inscrições
  3. Continuidade na 1ª fase
  4. Mudanças na 2ª fase
  5. 3ª fase
  6. Calendário compilado
  7. Outras referências

Vamos aos pontos!

1. Vagas

25 vagas, como já previsto pela Portaria.

Ah, Clipping! 25 são poucas vagas, não? 🤔 

Essas 25 vagas representam uma oferta +25% maior em relação ao ano anterior.

Embora gere preocupação o timing da realização das provas, na atual conjuntura, 25 vagas são dignas de alguma comemoração!

A distribuição das 25 vagas para o CACD 202 ficou assim:

Ampla concorrênciaCandidatos negrosPessoas com deficiênciaTotal
185225

2. Inscrições e fase 0

Ano passado, tivemos a estreia (traumática) da IADES com banca, e a primeira redução no valor da taxa de inscrição na história do CACD. Neste segundo ano a taxa de inscrição subiu de R$ 208 reais para R$ 224 reais (aumento de 8%)  💸

período de inscrição será das 8 horas de 6 de julho de 2020 até às 23:59 horas de 9 agosto de 2020.

Lembrando que é no momento da inscrição que o candidato deve escolher a cidade na qual realizará as provas, além de optar pelo sistema de concorrência (sendo ampla concorrência, candidatos negros e de pessoas com deficiência) e, caso seja necessário, solicitar o atendimento especial.

Todo ano tem aquele candidato desavisado que perde o prazo ou se enrolou de alguma forma na opção pelo sistema de concorrência (frequentemente com a autodeclaração para as cotas). 🤔

Atenção redobrada para o que já passou a figurar como a fase 0 do CACD!

3. Continuidade na 1ª fase do CACD?

Vale começar destacando o trecho mais polêmico do Edital, referente às datas de aplicação do TPS

A prova objetiva de Primeira Fase será aplicada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 30 de agosto de 2020, em dois períodos: o primeiro iniciando-se às 9 horas e 30 minutos, com duração de 3 horas; e o segundo, inciando-se às 15 horas, com duração de 3 horas.

3.1 Datas (e polêmicas)

Embora não seja exatamente tranquilizante para os candidatos que questionam a realização de um concurso com logística em 26 capitais do território, cada uma delas sob diferentes estágios e diferentes pressões afetas à pandemia do Covid-19, fica a ressalva de que a data da prova pode ser alterada.

O próprio Edital prevê em detalhes essas hipóteses, reforçando que, como já esperado é não somente possível mas provável que tenhamos readequações no calendário.

Merece atenção especial da comunidade do CACD 3 pontos que constam no final do Edital do CACD 2020:

Em caso de suspensão ou alteração de data de qualquer fase do concurso por determinação de órgãos governamentais, legislativos e(ou) judiciais, em especial face a medidas preventivas relativas à COVID-19, o IRBr e o IADES não se responsabilizarão pelo ressarcimento ao candidato de eventuais despesas incorridas para participação na fase suspensa ou com data alterada. Em caso de suspensão, cronograma atualizado será divulgado oportunamente.

Caso a suspensão mencionada no subitem 14.5.5 ocorra em esfera estadual ou municipal, a fase interrompida poderá ser temporariamente suspensa em todas as demais localidades em que esteja prevista a aplicação de prova para aquela fase específica.

Em situação emergencial e visando à preservação e manutenção do cronograma de atividades do concurso, o IRBr e o IADES reservam-se ao direito de, em caso de excepcionalide devidamente justificada, deslocar a aplicação do local de prova para outro município no mesmo estado ou em estado próximo, desde que tal alteração seja divulgada com antecedência mínima de 5 (cinco) dias da data determinada para o início daquela fase.

3.2 Continuidade na estrutura do TPS

Com relação à estrutura, teremos para o CACD 2020, rigorosamente a mesma distribuição de questões que tivemos no CACD 2019, sendo 73 questões e 292 itens no total. Foi seguida à risca a distribuição de pontos entre as disciplinas que tivemos no Edital do CACD do ano passado também.

Teremos a seguinte distribuição:

DisciplinaNúmero de questões CACD 2020 
Língua Portuguesa10
Língua Inglesa9
História do Brasil11
História Mundial11
Política Internacional12
Geografia6
Economia8
Direito6

Fica mantida a inovação trazida pelo IADES ano passado no que se refere à penalização de itens errados. Haverá uma penalização de -0.125 pontos (e não -0.25 pontos, como em anos anteriores). Então, dois itens errados, anulam um item certo. Será mantida também a estrutura de prova apenas com itens C ou E (4 itens por questão) e, como em anos anteriores, cada item correto soma +0.25 pontos à nota.

Vale lembrar que essa dinâmica de penalização trazida pelo IADES, contribuiu para o aumento sem precedentes de 20% na nota de corte do CACD no ano passado, mudando bastante a estratégia de prova por parte dos candidatos, uma vez que se tornou muito mais atrativo aquele “chute consciente”.

Como no ano passado, estará eliminado do concurso, o candidato que obtiver menos de 32,85 pontos. (pontuação de 45% da prova).

Se tudo permanece igual no que se refere ao TPS, tivemos mudanças importantíssimas na estrutura da prova de redação…

Vejamos!

4. Mudanças na 2ª fase do CACD

As primeiras duas provas escritas da segunda fase serão: Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com realização prevista para 33 dias após o TPS.

No entanto, a prova de Português passou por mudança que merece destaque.

Anteriormente tínhamos a estrutura de 1 redação + 2 exercícios de interpretação, análise ou comentários.

Isso mudou…

No CACD 2020, um desses exercícios de interpretação, análise ou comentário foi substituído por um exercício de resumo.

A estrutura da prova de Português, ficou assim:

QuestõesExtensãoPontuação
Redação sobre tema geral65 a 70 linhas60
Elaboração de resumo35 a 50% do texto resumido20
Exercício de interpretação, análise ou comentário15 a 20 linhas20

Com relação à redação e ao exercício, o dimensionamento do texto obedece o mesmo padrão de anos anteriores. Fica mantida também a penalização de -2 pontos para cada linha que faltar para atingir o mínimo ou exceder o máximo.

Outra mudança digna de nota na prova de segunda fase.

No CACD 2020, teremos 250 candidatos convocados para a segunda fase. Trata-se de um um aumento de +25% de convocados para a segundona, que reflete proporcionalmente o aumento do ordem do número de vagas.

A distribuição ficou assim:

Ampla concorrênciaCandidatos negrosPessoas com deficiênciaTotal
1875013250

5. Terceira Fase

Lembra-se de que no CACD 2019, a Terceira Fase deixou de ser uma etapa à parte para se fundir com a Segunda Fase?

Então, no CACD 2020, voltamos à estrutura tradicional de separação entre as discursivas de Português e Inglês (na segunda ) e das demais (na terceira).

As provas escritas de História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito e Direito Internacional Público obedecerão a mesma lógica do CACD 2019

  • 2 questões discursivas de 90 linhas (valendo 30 pontos cada) + 2 questões discursivas de 60 linhas (valendo 20 pontos cada);

Com relação à Francês e Espanhol, sem novidades também:

  • elaboração de resumo e de versão de um texto do português para o francês (e espanhol).
DisciplinaDataHorário
História do Brasil31 de outubro9hs
Geografia31 de outubro15hs
Política Internacional01 de novembro9hs
Economia01 de novembro15hs
Direito02 de novembro9hs
Língua Espanhola e Língua Francesa02 de novembro15hs

6. Calendário do CACD 2020

Compilamos neste tópico, as datas de todas as fases do concurso.

Fica a ressalva de que, com incertezas referentes à pandemia da Covid-19, é não só possível como altamente provável que tenhamos readequações nas datas.

Primeira faseGabarito PreliminarRecursosResultado + Convocação para Segunda fase
30 de agosto30 de agosto31 de agosto – 01 de setembro16 de setembro
Segunda Fase (Port e Inglês)Resultado PreliminarRecursosResultado final
27-28 de setembro13 de outubro14-15 de outubro26 de outubro
Terceira FaseDataHorário
História do Brasil31 de outubro9hs
Geografia31 de outubro15hs
Política Internacional01 de novembro9hs
Economia01 de novembro15hs
Direito02 de novembro9hs
Língua Espanhola e Língua Francesa02 de novembro15hs

6. Outras referências

Conhece outros links interessantes sobre o edital do CACD 2020 que merecem estar aqui? Envie a sugestão no contato@clippingcacd.com.br

Dúvidas sobre o Edital? Comentário? Deixe aí abaixo!


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.