Entrevista com Prof. Daniel Sousa e informações sobre o Curso de Economia

  • Clipping
    28/10/2019 . min de leitura

Amigos do Clipping, anunciamos recentemente os professores da edição do Curso Preparatório para o CACD 2020, no modelo “Pague o Valor Justo”do Clipping… Economia ficará por conta de uma referência incontornável, que trabalha há mais de 15 anos especificamente com a preparação para o CACD, o Prof. Daniel Souza.

Luso-angolano-brasileiro,  conhecido por um estilo extremamente pragmático e objetivo, o Prof. Daniel Souza alterna sua rotina entre a preparação especializada para o CACD, os bastidores da Globo News, onde atua como comentarista de Economia, e a produção de conteúdo para o podcast do Petit Journal.

Nesse post, apresentamos o Prof. Daniel e o curso da seguinte forma:

  1. Conheça o Professor: Entrevista com o Prof. Daniel
  2. Conheça o Curso: Informações sobre o Curso de Economia Extensivo para o CACD do Clipping

Vamos ao conteúdo! 👀👇

1. Conheça o Professor: entrevista com Daniel Sousa

 

Clipping: O Edital do CACD 2019 veio consideravelmente mais enxuto em relação ao Edital anterior. Por outro lado, aquele item sobre o Modelo Pós-Keynesiano Harrod-Domar assustou muitos candidatos que até chegaram a questionar se extrapolaria o Edital… Como você enxerga a evolução da prova de Economia no CACD nesses últimos anos e, em função dessa evolução, como você pensou o projeto pedagógico do seu Curso para o CACD aqui no Clipping?

Daniel: O concurso é um organismo vivo e vai evoluindo com a alternância das bancas. Nesses últimos anos, a prova de economia tem seguido a linha de cada vez mais aliar conceitos econômicos com situações práticas da vida de um Diplomata e debates atuais que inquietam todos aqueles que estudam economia. 

O projeto pedagógico foi construído de forma alinhada a evolução da prova: teremos o estudo de todos os conceitos cobrados no edital, mas sempre fazendo o link com os dilemas/debates atuais da economia brasileira/mundial.

💡 Como é o Curso de Economia do Prof. Daniel?

O Curso Extensivo de Economia do Prof. Daniel no Clipping tem como objetivo apresentar todo o conteúdo do Edital a candidatos com foco na 1ª fase do exame do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Esse curso é indicado para  candidatos ainda em início de preparação e, também, para candidatos intermediários ou avançados que precisam reforçar e atualizar a base de conhecimentos exigida pelo Edital. Mais informações sobre o curso em si encontram-se ao final deste post.

BAIXAR EMENTA

 

Clipping: Dias atrás, saiu que o Nobel de Economia para o trio Abhijit Banerjee (Ìndia), Esther Duflo (França) e Michael Kremer (EUA) por seus estudos na área da economia do desenvolvimento, sobretudo por suas abordagens experimentais para redução da pobreza por meio de políticas públicas. Para quem te acompanha pelas redes sociais, fica a impressão que você tem um pensamento mais alinhado com linha ortodoxa, estilo Puc – Rio, do que com a linha heterodoxa da UERJ, onde você se graduou e fez mestrado. Como você vê esse debate entre ortodoxia e heterodoxia no pensamento econômico brasileiro atual? E na prova de Economia do CACD?

Daniel: O debate entre ortodoxia e heterodoxia é o que tem movido a evolução da ciência econômica ao longo deste último século. A controvérsia é ótima porque nenhuma das duas linhas de pensamento oferece respostas para todos os países em todos os momentos.

A prova oscila entre as duas correntes. Há momentos de defesa contundente da ortodoxia, como em relação a independência do Banco Central e outros com uma forte defesa do desenvolvimentismo brasileiro. O candidato deve estar preparado para transitar e argumentar com as duas linhas de pensamento, mesmo que eventualmente não concorde.

 

Clipping: Você marca presença semanalmente também na GloboNews, mais especificamente nas bancadas do Estúdio i, comandado pela Maria Beltrão, onde comenta de forma informal temas econômicos. No Petit Journal, ao lado, do Tanguy Baghdadi, você também faz esse papel de comentar de forma informal e didática temas complexos. São conteúdos que são produzidos para públicos e mídias distintas, mas que tem uma pegada parecida: desmistificar a Economia para leigos na disciplina. Quais são os aprendizados que você, como professor especializado no CACD, tem tirado dessas suas experiências como comentarista e produtor de conteúdo nessas mídias?

Daniel: Com essas experiências tenho percebido algumas coisas: a forma de apresentar o conteúdo é fundamental; a ciência econômica apenas teoriza sobre o que todos nós já sabemos/fazemos no nosso dia-a-dia; gostar (mais do que apenas compreender) de economia é para todo mundo.

Clipping: Pouca gente sabe que, além da Economia, um tema pelo qual você se interessa bastante é a história dos presidentes brasileiros, com destaque para os causos e anedotas que rolam naquela linha tênue que separa a vida privada e a vida pública….  Corre a notícia que tem livro seu sobre esse tema saindo nas próximas semanas em com um jornalista de peso. Dá para antecipar algo sobre?

Daniel: É verdade. Um dos meus principais hobbies é estudar sobre os presidentes brasileiros e a história política de Brasil, Portugal e Angola. Em novembro de 2019, lançarei com o Octavio Guedes um livro chamado “Essa república vale uma nota”, onde um jornalista fictício vai narrando através de sua coluna de jornal os acontecimentos políticos e caricatos dos últimos 130 anos.

 

Clipping: Pergunta que fizemos ao João Felipe e que viemos fazendo a todos os professores que estão participando dessa edição dos Curso para o CACD do Clipping no modelo “Pague o Valor Justo”…  Na sua visão, quais são os aspectos da rotina de trabalho de um professor especializado para o CACD que muitas vezes não são conhecidos dos alunos e que você acredita que merecem ser levados em conta pelos candidatos no momento de definir o valor justo por uma aula?”

Daniel: A menor parte do trabalho do professor é a aula em si. Antes da mesma começar já houve muito estudo, planejamento e preparação. Para atingir um nível acadêmico bacana, o profissional leva alguns bons anos e é um caminho longo e tortuoso. Além disso, existe toda uma equipe por trás, trabalhando duro para que tudo funcione e o aluno tenha um estudo mais eficaz e produtivo. É bem importante o candidato levar em conta que o trabalho não envolveu apenas o período de 1h30/2h que durará a aula. 

 

Clipping: Cada vez mais os candidatos ao CACD começam a preparação para o CACD mais cedo, muitos ainda na faculdade (ou mesmo antes dela). Que dica você daria para um candidato iniciante com pouco tempo e um pouco orçamento para investir na preparação para o CACD. Por onde começar a se familiarizar com a bibliografia para o CACD de Economia?

Daniel: Não tem segredo. É começar pelo início com leituras mais simples como Introdução à Economia do Mankiw. As aulas são muito importantes, pois dão direcionamento sobre o que é importante na preparação, aumentando o foco e a produtividade do aluno.

Clipping: Além da participação em projetos como o Petit Journal, os Cursos do CACD no modelo “Pague o Valor Justo”, e o Rio de Janeiro  você e o Tanguy tem muitas outras coisas em comum nas origens… Você é um luso-angolano-brasileiro; o Tanguy é um franco-argelino-brasileiro. Como você contaria em poucas palavras a saga da transmigração da família Sousa para o Brasil?

Daniel: Meus avós eram camponeses do norte de Portugal e foram para Angola (então província ultramarina portuguesa) nos anos 1950 em busca de uma vida melhor. Meu pai nasceu em Lubango e cresceu entre Benguela e Huambo. Quando eclodiu a guerra de independência entre UNITA e MPLA, eles fugiram para o Brasil e foram recebidos no Rio de Janeiro como refugiados de guerra. Naquela altura, houve uma ordem do presidente Geisel para receber os expatriados das guerras que eclodiram na África portuguesa. No Rio, recomeçaram do zero e aos poucos foram reconstruindo a vida.

 

Bate-bola rápido para fechar:

  • Um podcast 📻:

      Petit Journal

  • Uma bebida 🥤:

       Coca-Cola

  • Um economista 💹:

       Adam Smith

  • Uma marca ®:

       Cerveja Cuca – Companhia União de Cervejas de Angola

  • Um bairro no Rio 📌:

       Tijuca

  • Um vacilo da banca 🤨:

       Ter cobrado temas que não estavam explicitamente no edital, extrapolando-o. 

 

2. Conheça o Curso de Extensivo de Economia para o CACD 2020

Daqui para frente deixamos algumas informações específicas sobre o Curso de Economia do Prof. Daniel Souza no Clipping.

  • Para ver o funcionamento de todos os cursos de todos os professores, clique aqui 

 

 

📝 Ficha Técnica do Curso de Economia 

 

✅ Curso no modelo “Pague o Valor Justo”, cobrindo 100% do Edital;

✅ 30 aulas de Economia organizadas em 3 módulos;

✅ Videoaulas com duração de 1,5 a 2 horas de duração;

✅ Aulas ao vivo com interação com Professor;

✅ Gravações das aulas disponíveis para acesso ilimitado enquanto durar o módulo;

✅ Indicações bibliográficas e materiais complementares disponibilizados pelo Prof;

 

🙋‍♂️QUERO ME INSCREVER                👀 QUERO VER A EMENTA

 

Qual é o objetivo do Curso

O Curso Extensivo de Economia tem como objetivo apresentar todo o conteúdo do Edital a candidatos com foco na 1ª fase do exame do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Esse curso é indicado para candidatos ainda em início de preparação e, também, para candidatos intermediários ou avançados que precisam reforçar e atualizar a base de conhecimentos exigida pelo Edital.

Como funciona o Curso

As videoaulas do Curso Extensivo de Economia terão entre 1:30h a 2hs de duração. Serão ao todo 30 aulas divididas em 3 módulos. Cada módulo tem entre 8 e 10 aulas e uma unidade temática pedagogicamente definida. O Curso é 100% online.

Ao longo do curso, o Professor irá expor todo o conteúdo teórico exigido pelo Edital de forma atualizada, objetiva e com 100% foco no CACD. Materiais complementares e bibliografias serão indicadas pelo Professor em cada aula para permitir o aprofundamento nos tópicos pertinentes.  Ao final dos 3 módulos, o candidato terá adquirido todo o arcabouço teórico exigido para o CACD por meio das videoaulas expositivas, das leituras indicadas e das recomendações de materiais complementares disponibilizados pelo Professor.

Como são transmitidas as aulas

As videoaulas serão transmitidas ao vivo, de acordo com o cronograma de aulas disponibilizado na plataforma, que pode estar sujeito a alterações. A gravação das videoaulas, transmitidas ao vivo, estarão disponíveis até o fim de cada módulo para que os alunos possam assisti-las em dia e horário de sua conveniência dentro desse período.

Não há limites para a visualização das aulas gravadas dentro desse período.

Como são as interações do Prof. com os alunos

Os alunos poderão interagir com o Professor ao longo das aulas ao vivo. Para preservar o ritmo das aulas e a relevância dessas interações, um membro da equipe do Clipping ou monitor estará presente ao longo das aulas, para auxiliar na triagem de dúvidas e, em alguns casos, na mediação dessas interações.

Como funciona o modelo “Pague o Valor Justo” na plataforma do Clipping.

O Curso Extensivo de Geografia para o CACD 2020 seguirá o modelo “Pague o Valor Justo”.

Para participar do Curso, é necessário ser um assinante do Clipping. O aluno se matricula no módulo do curso dentro da plataforma do Clipping. Após a matrícula, ele assiste à primeira aula. Depois de ter assistido, ele paga o valor que considerar justo por aquela aula. Após efetuado esse pagamento, o acesso da segunda aula é liberado e assim por diante…

O valor mínimo para os  lances do Curso Extensivo de Economia é de 15 reais.

 

Ficou interessado em se matricular no Curso Extensivo de Economia com o Prof. Daniel? Clique aqui e realize sua matrícula. 😊


  • Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.



Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.