Evaldo Cabral de Mello: quem é, principais obras e curiosidades

  • Avatar
    Clipping
    04/06/2022 . 1 min de leitura

Quem é Evaldo Cabral de Mello?

Evaldo Cabral de Mello é um historiador, ensaísta e diplomata brasileiro. Foi autor de diversos livros, é considerado um dos mais importantes pesquisadores do período da dominação holandesa em Pernambuco no século XVII e atuou como diplomata até se aposentar, tendo servido em  representado o Brasil nos Estados Unidos, Espanha, França, Suíça, Portugal e Trindad e Tobado.

Recentemente,  tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira 34.

Diz-se de um autor de sucesso que tem uma grande obra. No caso de Evaldo Cabral de Mello, é uma grande obra que tem um autor. Um autor que se apaga atrás de uma grande modéstia. Mas que tinha que ser revelado. E foi. A Academia é o lugar certo para abrigá-lo e se sente honrada com isso

Principais obras de Evaldo Cabral de Mello

  • A educação pela guerra (2014): Estudo sobre as origens do espírito rebelde que caracteriza as revoluções de Pernambuco no século XVII.
  • O nome e o sangue (2009): Estudo sobre as origens da elite colonial brasileira em Pernambuco no século XVII e suposta história de uma manipulação genealógica destinada a esconderas origens judaicas de uma importante família local.
  • Um imenso Portugal: história e historiografia (2002): Essa obra reúne 36 textos que, tendo partindo do Nordeste açucareiro, área na qual Evaldo Cabral de Mello se especializou, aborda vários temas da História do Brasil e de Portugal. Aliás, é essa obra que vem a consagrada tese de que “O Brasil se fez Império antes de se fazer nação”.
  • O negócio do Brasil: Portugal, os Países Baixos e o Nordeste, 1641-1669 (1998): Nessa sua principal obra, o autor defende a tese de que a expulsão dos holandeses do Nordeste não foi uma vitória militar, mas uma negociação na qual Portugal pagou alto valor aos Países Baixos pela volta de sua colônia.

A bibliografia completa de Evaldo Cabral de Mello pode ser encontrada no site da Academia Brasileira de Letras (ABL).

8 Curiosidades sobre o historiador e o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)

O que Evaldo Cabral de Mello tem a ver com o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata(CACD)?

  1. Comecemos destacando que Evaldo  é figurinha carimbada nas provas do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). O clássico de Evaldo Cabral de Mello, “Um imenso Portugal”, foi texto referência para nada menos do que 12 itens da prova de História do Brasil no CACD de 2006.

  2. Não fosse o bastante, a prova do vestibular de medicina de 2015 da UNICEUB, elaborada pelo CESPE, também cobrou uma série de itens baseados em “Um imenso Portugal”.
  3. Evaldo Cabral de Mello é também autor de “Negócio do Brasil”, obra em que expõe aquela tese que vemos repetida ostensivamente na bibliografia para o CACD sobre como a expulsão dos holandeses do Nordeste não foi uma vitória militar, já que Portugal pagou alto valor aos Países Baixos pela volta de sua colônia.

  4. Outra curiosidade é que Evaldo Cabral de Mello foi diplomata de carreira, mas não tem curso superior. Ele tomou posse no Itamaraty 1960 e nessa época curso superior não era um requisito para ingresso na carreira de diplomata. Ele obteve o título de doutor por notório saber pela USP.

  5. É irmão do também diplomata e poeta João Cabral de Melo Neto, que por sua vez estreou na prova de português do TPS 2010 com ” A cana doce de Málaga”. Lembra?

  6. Tem mais. Evaldo Cabral de Melo é também primo do sociólogo Gilberto Freyre, que dispensa apresentações.

  7. E ainda tem mais um primo na história. Evaldo  é primo de Manuel Bandeira, poeta ainda inédito no TPS, mas não nas provas do CESPE.

  8. E para fechar a lista, Evaldo Cabral de Melo ocupará a cadeira a famosa cadeira 32, em que anteriormente se assentaram figurinhas caras a nosso CACD como Castelo Branco, Lauro Muller e… quem mais? Nosso querido Barão do Rio Branco.

Mundo pequeno esse, não?


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.