Evaldo Cabral de Mello: quem é, principais obras e curiosidades


Quem é Evaldo Cabral de Mello?
Evaldo Cabral de Mello é um historiador, ensaísta e diplomata brasileiro. Foi autor de diversos livros, é considerado um dos mais importantes pesquisadores do período da dominação holandesa em Pernambuco no século XVII e atuou como diplomata até se aposentar, tendo servido em representado o Brasil nos Estados Unidos, Espanha, França, Suíça, Portugal e Trindad e Tobado.
Recentemente, tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira 34.
Diz-se de um autor de sucesso que tem uma grande obra. No caso de Evaldo Cabral de Mello, é uma grande obra que tem um autor. Um autor que se apaga atrás de uma grande modéstia. Mas que tinha que ser revelado. E foi. A Academia é o lugar certo para abrigá-lo e se sente honrada com isso
Principais obras de Evaldo Cabral de Mello
- A educação pela guerra (2014): Estudo sobre as origens do espírito rebelde que caracteriza as revoluções de Pernambuco no século XVII.
- O nome e o sangue (2009): Estudo sobre as origens da elite colonial brasileira em Pernambuco no século XVII e suposta história de uma manipulação genealógica destinada a esconderas origens judaicas de uma importante família local.
- Um imenso Portugal: história e historiografia (2002): Essa obra reúne 36 textos que, tendo partindo do Nordeste açucareiro, área na qual Evaldo Cabral de Mello se especializou, aborda vários temas da História do Brasil e de Portugal. Aliás, é essa obra que vem a consagrada tese de que “O Brasil se fez Império antes de se fazer nação”.
- O negócio do Brasil: Portugal, os Países Baixos e o Nordeste, 1641-1669 (1998): Nessa sua principal obra, o autor defende a tese de que a expulsão dos holandeses do Nordeste não foi uma vitória militar, mas uma negociação na qual Portugal pagou alto valor aos Países Baixos pela volta de sua colônia.
A bibliografia completa de Evaldo Cabral de Mello pode ser encontrada no site da Academia Brasileira de Letras (ABL).
8 Curiosidades sobre o historiador e o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)
O que Evaldo Cabral de Mello tem a ver com o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata(CACD)?
- Comecemos destacando que Evaldo é figurinha carimbada nas provas do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). O clássico de Evaldo Cabral de Mello, “Um imenso Portugal”, foi texto referência para nada menos do que 12 itens da prova de História do Brasil no CACD de 2006.
- Não fosse o bastante, a prova do vestibular de medicina de 2015 da UNICEUB, elaborada pelo CESPE, também cobrou uma série de itens baseados em “Um imenso Portugal”.
- Evaldo Cabral de Mello é também autor de “Negócio do Brasil”, obra em que expõe aquela tese que vemos repetida ostensivamente na bibliografia para o CACD sobre como a expulsão dos holandeses do Nordeste não foi uma vitória militar, já que Portugal pagou alto valor aos Países Baixos pela volta de sua colônia.
- Outra curiosidade é que Evaldo Cabral de Mello foi diplomata de carreira, mas não tem curso superior. Ele tomou posse no Itamaraty 1960 e nessa época curso superior não era um requisito para ingresso na carreira de diplomata. Ele obteve o título de doutor por notório saber pela USP.
- É irmão do também diplomata e poeta João Cabral de Melo Neto, que por sua vez estreou na prova de português do TPS 2010 com ” A cana doce de Málaga”. Lembra?
- Tem mais. Evaldo Cabral de Melo é também primo do sociólogo Gilberto Freyre, que dispensa apresentações.
- E ainda tem mais um primo na história. Evaldo é primo de Manuel Bandeira, poeta ainda inédito no TPS, mas não nas provas do CESPE.
- E para fechar a lista, Evaldo Cabral de Melo ocupará a cadeira a famosa cadeira 32, em que anteriormente se assentaram figurinhas caras a nosso CACD como Castelo Branco, Lauro Muller e… quem mais? Nosso querido Barão do Rio Branco.
Mundo pequeno esse, não?
Comentários