Sobre Nós
Plataforma de estudos e cursos para concursos públicos


Saiba mais

Em destaque
dark

Guia de Estudos CACD: lista completa (2023-1951)

O Guia de Estudos reúne informações úteis para os candidatos ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e constitui uma importante fonte de estudo no que se refere às questões discursivas. É com base nos Guias que conseguimos interpretar o que a banca quer como resposta nas questões discursivas, etc.

Guia de Estudos

Os Guias, que eram anteriormente publicados pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), o braço editorial do Itamaraty, passaram a ser publicados  pelas próprias turmas de candidatos aprovados no CACD,  ganharam apelidos e inovaram em trazer não só as melhores mas também as piores respostas.

A última guia dos aprovados, Guia da Ema Oblíqua e Dissimulada, reúne as melhores (e não tão melhores) respostas dos aprovados no CACD 2022. Além das respostas, também contém informações sobre o perfil dos aprovados: idade, local de nascimento, formação acadêmica, anos de preparação e até informações que mostram que os aprovados são “gente como a gente”.

Anuários do Instituto Rio Branco

De 1951 a 1990, grande parte das provas dos concursos e os conteúdos cobrados  podem ser encontradas nos Anuários do Instituto Rio Branco. Os anuários não são exatamente um guia, embora alguns funcionem como tal, na medida em que arrolam as questões discursivas e algumas respostas modelo.  Os Anuários são também uma fonte por meio da qual podemos entender a evolução do processo seletivo dos diplomatas pelo Instituto Rio Branco. Vale a pena conferir algumas provas antigas, a título de curiosidade.

Total
0
Shares
Previous Post

Oficial de Chancelaria: como é o concurso e carreira

Next Post

200 anos da independência do Brasil

Related Posts

Descubra mais sobre Clipping CACD

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading