IADES: como é a nova banca organizadora do CACD?

  • Clipping
    27/06/2019 . 8 min de leitura

Deu no DOU: habemos banca e não é o CESPE. 🤯

Acaba de ser publicado o Diário Oficial da União do dia 27 de Junho de 2019 o extrato de dispensa de licitação para escolha da banca organizadora do CACD. Teremos uma inesperada troca de bancas para o CACD 2019.

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Deu no DOU: teremos nova banca para o CACD 2019. Opiniões? 👇😊#goodbyeCESPE #helloIADES!

Une publication partagée par Clipping CACD (@clipping_cacd) le


Mas, Clipping, por que isso? Por que IADES? Por que não CESPE como sempre?

Pergunta legítima. Afina, embora o CESPE seja a banca que por tanto tempo amamos odiar e odiamos amar, ela sempre foi reconhecida tanto no que se refere à eficiência operacional e logística quanto no que se refere ao próprio conteúdo da prova.

Não houve, até o momento da publicação deste artigo, manifestações públicas do Instituto Rio Branco ou do Ministério das Relações Exteriores sobre as motivações para essa troca para além do que já consta no DOU. No entanto, comparando a dispensa de licitação do CACD 2018 com a dispensa de licitação para o CACD 2019, é razoável supor que tenha pesado na decisão da escolha da banca os critérios orçamentários.

Feita essa observação preliminar, vamos ao que realmente merece nossa atenção daqui para frente…

O que muda quando bancas do CACD mudam?

É preciso lembrar que não é a primeira vez na história recente do CACD que tivemos mudanças de banca.

  • De 1996 a 2002 a banca foi 100% o próprio IRBr ⚰️;
  • De 2003 a 2018 foi o CESPE ⚰️;
  • De 2019-?  é o IADES 🌱;

É importante ressaltar que mesmo nessas transições de bancas, o CACD mantém uma certa coerência tanto em forma quanto em conteúdo. É importante ressaltar, também, que sempre foi o Instituto Rio Branco quem nomeou os professores encarregados de elaborar e corrigir as provas discursivas, independente das bancas organizadoras. Dessa forma, um primeiro ponto é que

a mudança da Banca (organizadora) não significa, necessariamente, a mudança da banca (corretora).

Esse e outros aspectos, por si só, contribuem para certa continuidade do CACD mesmo diante da mudança das Bancas organizadoras.

Confira abaixo:

Banca Diretor Período Prova oral Cultura Geral Francês e Espanhol Bibliografia sugerida Exemplos
IRBr André Mattoso Mai/1995-set/2001 PI, Inglês e Português  sim  – sim

TPS

Discursiva

Cespe João Almino Set/2001-jul/2004 Pi, Inglês e Português  sim  –

TPS

Discursiva

Cespe Fernando Reis Set/2004-fev/2010  Discursiva sim

TPS

 Discursiva

ESP / FRA

Cespe Georges Lamazière Fev/2010-abr/2013

Discursiva

TPS

Discursiva

FRA / ESP

Cespe Gonçalo de Barros Jul/2013-mai/2016  – Objetiva TPS

Discursiva

 FRA /ESP

Cespe José Estanislau Mai/2016-out/2018 Discursiva

TPS

Discursiva

FRA-ESP

Iades ? ? Discursiva ?

????

Nesse sentido, mudanças na banca organizadora não rompem a tradição de continuidade do CACD. Como recordou o ex-Diretor do Instituto Rio Branco, o Embaixador José Estanislau, declarou que entrevista ao Clipping CACD:

Há mudanças no concurso, mas se examinarmos sua evolução nos últimos 30, 40 anos, os elementos de permanência são muito mais importantes do que os de mudança.

Vamos aos fatos sobre o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

O que é o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES)?

Mas, Clipping, o IADES é uma banca nova no mercado de realização de concursos públicos?

Não exatamente! Embora sem a tradição do CESPE, o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) atua há cerca de dez anos, tendo já realizado mais de 200 seleções para uma quantidade superior a 1,5 milhão de candidatos inscritos, algumas delas com abrangência nacional e realização simultânea em 27 capitais, de acordo com o site oficial do IADES.

O último concurso da APEX, foi realizado pelo IADES, inclusive.

O IADES tem, sim, credenciais fortes. E credenciais em matéria de realização de processos seletivos é o que não falta para o Itamaraty. Independente de troca de banca e de governos, o Itamaraty vem, por décadas, mantendo a eficiência e coerência do CACD.

É importante reconhecer e recordar esses méritos, pois a falta de comunicação oficial sobre as causas dessa transição inesperada podem gerar percepções equivocadas:

Vimos já no início deste artigo que a dispensa de licitação ocorre anualmente, que o valor total do contrato atual menor do que o contrato para a realização do CACD 2018, e que a IADES é uma banca que, embora não esteja entre as mais consagradas, vem ganhando terreno no mercado de concursos. Até aqui, não há maiores problemas.

Mas, Clipping, o Instituto Americano de Desenvolvimento vai realizar a seleção de diplomatas brasileiros? Isso não é meio coisa de português?

Então… Muitas vezes um nome é só um nome 🧐

Sigamos ao que importa.

Falemos sobre como é o jeito IADES de cobrar questões…

O que muda nas questões com o IADES?

Será que as questões do IADES diferem muito das questões do CESPE?

Deixamos aqui abaixo uma breve comparação de como os temas são cobrados de forma análoga pelas duas bancas 🔎

Algumas observações…

Um dos primeiros pontos a se atentar é para o fato de que, para o IADES, as questão de múltipla escolha (a, b, c, d, e) predominam. Ao passo que, para o CESPE, tem predileção pelas questões de C ou E.  Embora na prova da APEX todas as questões tenham sido múltipla escolha, o IADES elabora sim questões de C ou E.

Por outro lado, o banco de questões total do IADES (cerca de 10 mil) é bem mais restrito em relação ao número de questões do CESPE (mais de 200 mil). É importante deixar essa ressalva de que, para fins práticos, estudar 100% só com questões do IADES não é uma alternativa. Esse era um luxo que a robustez do banco do CESPE permitia aos CACDistas, que contavam com um banco de TPS antigos de cerca de 4.190 questões [todas essas 4.190 questões encontram-se comentadas na plataforma do Clipping].

Em termos de profundidade e nível de dificuldade, é importante também ressaltar que as questões do IADES, em geral, tendem a ser mais simples e mais concisas no enunciado e nas assertivas se comparadas às questões CESPE. O mesmo ocorria com as questões feitas pelo próprio IRBr do CACD 1996 a 2002, em relação às questões do CESPE.

IMPORTANTE: Todos os Cursos de Revisão (Intensivões do Clipping) no modelo “Pague o Valor Justo” começarão já 100% orientados para a IADES como banca. As matrículas foram abertas e as vagas são limitadas para manutenção da qualidade da preparação. Solicitamos a todos os interessados que façam a matrícula imediatamente: os links que direcionam para cada intensivão estão aqui.

notas maiores no cacd com o clipping

Prova oral para o CACD no IADES?

Mas, Clipping, você falou ali que o IADES fez a prova da APEX… Mas na prova da APEX não teve prova oral?

Sim, rolou prova oral no concurso da APEX e essa prova oral foi conduzida pelo IADES. No entanto, a estrutura do CACD em termos de fases e disciplinas já está definida nos termos da Portaria do CACD 2019 e não pode ser mudada, pelo menos não para este ano…

Relembrando a estrutura rapidamente:

 

Para o CACD 2019 teremos provas objetivas e provas discursivas e ponto final.

Portanto, levando em conta a Portaria, não há riscos de prova oral ou mesmo de provas de títulos no horizonte ou de qualquer outra inovação em estrutura.

 

Conclusão

Alguns takeaways do artigo que você acaba de ler.

  • É provável que a troca de banca tenha levado, também, por critérios orçamentários;
  • Na história recente do CACD, houve mudanças de banca;
  • Mudanças de banca não significam rompimento drástico com as tradições do concurso (nem em termos de conteúdo nem em termos de forma);
  • Após a surpresa inicial, a mudança de banca deve ser encarada com pragmatismo por parte dos candidatos ao CACD.

Está longe de ser o tipo de notícia para se celebrar. Afinal, em alguma medida mudanças vem, sim, por aí…

Ganha quem se adaptar com mais agilidade e assertividade no tempo que resta.

Partiu, modo revisão IADES on 📚🚀

Opiniões ou opiniães, deixa aí um comment abaixo. O que você pensa dessas mudanças?


  • Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.



Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.