Jogo da Memória: um jeito prático de estudar as personalidades do Período Imperial

  • Pedro Rezende
    Pedro Rezende
    25/03/2019 . 3 min de leitura
jogo-da-memoria-cacd

A pedido do Clipping e do professor João Daniel, resolvi falar um pouco do jogo de memória que elaborei com minhas amigas, e também CACDistas, Marina Rezende, Barbara Romagnoli e Amanda Muniz.

Durante os estudos de História do Brasil, mais especificamente ao ler sobre o período Imperial, encontramos uma certa dificuldade… Muitas das personalidades citadas nos livros possuíam títulos de nobreza, que eram citados ao longo dos textos de maneira intercambiada com seus nomes civis. Liamos um texto que ora citava o Visconde do Uruguai e ora Paulino José Soares de Souza e, às vezes, esquecíamos (ou, muitas vezes, nem sabíamos, no caso de políticos mais obscuros) que se tratava da mesma pessoa! Então tivemos a ideia de fazer um jogo de memória para nos ajudar a decorar esses benditos!

Basicamente, teríamos uma carta com o nome “real” e outra com o respectivo título, de maneira que pudéssemos as parear (como nos joguinhos que tínhamos na infância), e assim ir internalizando as informações. Fizemos um levantamento dos nomes mais importantes com o João, e a ideia deu certo!

Como jogar o Jogo da Memória

O jogo é bem simples: cada personalidade se repete em duas fichas diferentes. Para começar o jogo, as fichas são dispostas voltadas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada participante deve, na sua vez, virar duas fichas e deixar que todos as vejam. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo o par (numa versão mais elaborada, para ficar com o par o participante deve enumerar algum feito da personalidade em questão). Se forem fichas diferentes, estas devem ser viradas novamente, e a vez é passada ao participante seguinte. Ganha o jogo quem tiver mais pares no final do jogo.

jogo da memoria cacd periodo imperial decorar personalidades
Acabei fazendo um formato mais bonitinho, com imagens dos políticos, e hoje já sabemos que o Barão de Cotegipe e João Mauricio Wanderley são a mesma pessoa!

Depois dessa empreitada, pensamos em fazer mais alguns joguinhos didáticos, talvez um super trunfo da Primeira República, mas aí veio o TPS 2018 e acabamos deixando a ideia um pouco de lado (na verdade, a criatividade também acabou, então se alguém tiver alguma ideia maneira, nos avise!!)

Espero que seja de muita ajuda nos estudos e força, que a prova vem aí!

Um abraço,
Pedro Rezende

Baixe aqui


  • Pedro Rezende
    Pedro Rezende

    Pedro Leonardo Rezende é formado em engenharia pela UFMG e se prepara para o CACD há 1 ano e meio.


Pedro Rezende
Pedro Rezende

Pedro Leonardo Rezende é formado em engenharia pela UFMG e se prepara para o CACD há 1 ano e meio.

CACD

Os desafios da mulher na diplomacia...

  • Ana Clara Carvalho
    Ana Clara Carvalho
    21 min de leitura