Saiba como elevar a produtividade no estudo das línguas com o Clipping CACD

  • Avatar
    Clipping
    16/12/2014 . 4 min de leitura

2

[icon name=icon-quote-left] Você, que é membro do Clipping CACD, está acompanhando diariamente a Seção de Línguas Estrangeiras do clipping, certo? Se sua resposta a essa pergunta for não, não há motivos para se sentir culpado. Sabemos que a Seção de Línguas Estrangeiras nunca foi a queridinha dos membros do Clipping CACD. Grande parte dos membros  saltam solenemente a Seção de Línguas Estrangeiras, sem pestanejar!  

Mas a partir de agora você não tem mais motivo para não acompanhar a Seção de Línguas Estrangeiras. 

Desde que se tornou possível sincronizar o Clipping CACD com o Kindle, a forma como os candidatos encaram o estudo do  inglês, francês e espanhol para o CACD muda significativamente. Para melhor, é claro!

Sincronizando o seu Kindle com o Clipping CACD e passando a receber diretamente no Kindle o clipping, você pode passa a ter um ganho de produtividade incrível no estudo das línguas. Por quê? Por 2 motivos… 

 

  • O primeiro motivo já é algo mais óbvio para os que acompanham o clipping: você não perde tempo selecionando o que você vai ler, já que o clipping faz automaticamente essa seleção por você

 

  • O segundo motivo é novidade até mesmo para quem já é membro do Clipping CACD: você pode, ao ler seu clipping no Kindle, usar as funções "Dicionário", "Construtor de Vocabulário" e "Flashcards" para elevar drasticamente sua produtividade.

 

Como usar o Dicionário do seu Kingle para ler a Seção de Línguas Estrangeiras do CACD com mais produtividade?

É extremamente fácil e intuitivo o Dicionário embutido no Kindle.

No Kindle Paperwhite, basta pressionar a tela em cima da palavra que a caixa com a definição completa da palavra se abre. Note que nos Kindles mais modernos (versão Paperwhite) é possível além de olhar o significado da palavra clicar na aba "Wikipedia" como exemplifica a foto abaixo. Nesse caso você será direcionado para uma definição do termo na Wikipédia. 

Dessa forma, o membro que escolhe ler a Seção de Línguas Estrangeiras do Clipping CACD pelo Kindle pode buscar de forma extremamente rápida uma definição da palavra no Dicionário, sem nem mesmo tirar os olhos do texto. Trata-se de um ganho significativo em relação ao concorrente que para a leitura, recorre a um dicionario online ou até mesmo um dicionário físico para achar uma definição.

kindle1


Como ler a Seção de Línguas Estrangeiras do Clipping CACD  usando o Construtor de Vocabulário do Kindle?


Se você tem um Kindle Paperwhite de segunda geração, é possível além do dicionário usar o Construtor de Vocabulário para ler a Seção de Línguas Estrangeiras e enriquecer seu vocabulário ativo nas línguas exigidas por concursos como o  CACD e pelo Ofchan. 

Automaticamente, toda palavra cuja definição você olha no Dicionário do Kindle é adicionada ao Constutor de Vocabulário. Clicando em "Menu">"Construtor de Vocabulário"  a tela abaixo aparecerá, mostrando todas as palavras que você automaticamente salvou no Costrutor de Vocabulário. 

kindle2

 

Como usar o recurso Flashcards do Kindle para relembrar e exercitar o que você aprendeu da leitura da Seção de Línguas Estrangeiras? 

Se você tem o Kindle Paperwhite de segunda geração. Você também pode usar o recurso de Flashcards para lembrar o significado de palavras que consultou anteriormente, ao ler a Seção de Línguas Estrangeiras do clipping, e fazer vários exercícios até você dominar bem o significado delas. 

Nos flashcards, as palavras vem de forma aleatória, mas inseridas no contexto em que vieram na Seção de Línguas Estrangeiras do Clippig CACD. Se você não lembra o que elas significam pressione "see definition". Dessa forma o Kindle apresentará o verso do flashcard, onde se encontra a definição da palavra. 

kindle3

Se você considera ter aprendido o significado da palavra, clique em "mark as mastered". Dessa forma, a palavra sairá dos seus flahscards, mas pode ser consultada no banco de "mastered words".


Como usar o Clipping CACD sincronizado ao Kindle para se preparar para as provas abertas de línguas?

Para o inglês é necessário estudar para uma prova fechada e também para uma prova aberta. Com relação ao francês e espanhol, não sabemos ainda o que esperar para o CACD 2015. Com ainda não saiu  a portaria,  não sabemos se teremos prova aberta ou prova fechada?.

Fato é que, como seu professor de línguas já deve ter repetido mil e uma vezes, decorar o significado de palavras não vai te levar a lugar algum. Não basta ter "vocabulário passivo" é preciso ter "vocabulário ativo".

 O que isso significa? Isso significa que mais importante do que ler e aprender significado das palavras,  é preciso saber COMO e ONDE utilizar uma palavra.

Isso só é possível escrevendo mesmo. Mas como o Clipping CACD sincronizado ao Kindle pode te ajudar com isso?

Simples. Basta consultar a base de o "constutor de vocabulário", pegar uma caneta, um cadernao ou um PC e começar a tentar usá-las em determinados contextos. 

Atenção: esse tipo de treinamento só funciona bem se você estiver bem amparado por um professor. É preciso ter alguém que domine a língua para ter mostrar quais das construções sintáticas que você tem feito estão certas e que tipo de construções sintáticas estão equivocadas. 

Desaconselhamos fortemente uma estratégia 100% autodidata para as provas de línguas do CACD e do Ofchan. Se há matérias que dá para estudar tranquilamente sozinho, línguas definitivamente não é uma delas.

Consulte o seu professor sobre outras formas de estudo sugeridas. Caso tenha descoberto um método ainda melhor de estudar a Seção de Línguas Estrangeiras do Clipping CACD, compartilhe conosco. Queremos muito saber mais sobre o uso que você faz das nossas funcionalidades. [icon name=vk]


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.