Novo livro retrata a política externa brasileira em matéria de saúde

  • Bruno Rezende
    Bruno Rezende
    02/10/2018 . 3 min de leitura

Amigos do Clipping, hoje temos uma dica de leitura do diplomata e professor Bruno Rezende para você, cacdista. Ele participou da organização do livro Saúde e Política Externa: os 20 anos da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (1998-2018) e fez alguns comentários sobre sua utilidade nos estudos para o CACD

O mais interessante é que o livro está disponível para download gratuito e você pode baixar tanto em epub quanto em PDF. Aproveite!

📌 Veja mais detalhes do livro Saúde e Política Externa: os 20 anos da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (1998-2018) no vídeo feito pelo professor abaixo. É só dar o play!

Leia agora o conteúdo feito pelo diplomata Bruno Rezende sobre o livro.

Livro Saúde e Política Externa

Foi lançado, na semana passada, o livro Saúde e Política Externa: os 20 anos da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (1998-2018). A proposta da obra é não só ser um título comemorativo das duas décadas da assessoria internacional do Ministério da Saúde, mas também – e principalmente – reunir conteúdo de qualidade sobre a atuação internacional brasileira em temas de saúde, escrito em primeira mão por profissionais diretamente envolvidos nessas atividades.

A assessoria internacional do Ministério da Saúde é uma das maiores e mais atuantes da Esplanada dos Ministérios. Além disso, tem conduzido, em parceria com o Itamaraty, algumas das iniciativas mais emblemáticas da cooperação internacional e da atuação multilateral brasileira recente.

Importância para o CACD

Ainda que boa parte do conteúdo do livro vá além daquilo que se exige no CACD, sua leitura poderá complementar os estudos de alguns de temas sobre os quais todo cacdista provavelmente já ouviu falar e que são marcas conhecidas do engajamento internacional do Brasil em matéria de saúde, tais como:

  • A construção de hospitais comunitários de referência e a cooperação em saúde no Haiti (confira tudo sobre o assunto no capítulo Cooperação em saúde com o Haiti, a partir da página 111 do livro)
  • A instalação de uma fábrica de medicamentos em Moçambique (leia sobre os projetos de cooperação em saúde com países africanos de língua oficial portuguesa, a partir da página 91) e
  • A defesa do licenciamento compulsório para promoção do direito ao acesso a medicamentos (a partir da página 36 do livro, no tópico 3.2 “O enfrentamento à aids e o acesso a medicamentos”).

O livro traz uma abordagem ampla sobre as várias dimensões do trabalho da assessoria internacional – tanto em matéria de cooperação bilateral quanto na atuação em foros multilaterais de saúde.

Outros temas abordados são:

  • A concertação política e a cooperação em saúde no BRICS;
  • A cooperação em saúde com a China;
  • A integração em saúde no âmbito do Mercosul;
  • A cooperação humanitária internacional
  • O Programa Mais Médicos e a cooperação trilateral Brasil-OPAS-Cuba, entre outros.

A obra, evidentemente, não esgota – nem tem essa pretensão – todos os principais temas cotidianos da política externa brasileira em matéria de saúde. Seu objetivo central é instigar o estudo, a pesquisa e a disseminação de conhecimentos em relação ao papel da saúde na agenda da política externa brasileira.

Em resumo, o livro demonstra que as políticas domésticas de saúde e a política externa do Brasil nessa matéria estão intimamente conectadas e se complementam.

 

💡 A obra está disponível para download gratuito em epub e em PDF.

Bruno Rezende é diplomata e professor de Política Internacional. Foi chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde de junho de 2016 a julho de 2018 e é um dos organizadores do livro Saúde e Política Externa: os 20 anos da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (1998-2018).

📷 @curso.cacd
💻 CursoCACD.com  


  • Bruno Rezende
    Bruno Rezende

    Bruno Rezende é graduado em Relações Internacionais pela UnB e diplomata da turma de 2011 do Instituto Rio Branco. Foi chefe da assessoria internacional do Ministério da Saúde de 2016 a 2018 e dá aulas de Política Internacional para o CACD desde 2012. 📷 @curso.cacd 💻 CursoCACD.com


Bruno Rezende
Bruno Rezende

Bruno Rezende é graduado em Relações Internacionais pela UnB e diplomata da turma de 2011 do Instituto Rio Branco. Foi chefe da assessoria internacional do Ministério da Saúde de 2016 a 2018 e dá aulas de Política Internacional para o CACD desde 2012. 📷 @curso.cacd 💻 CursoCACD.com

Mais Ferramentas
Conteúdo