Nova biografia do Barão do Rio Branco

  • Clipping
    11/09/2018 . 4 min de leitura

Luís Cláudio Villafañe G. Santos, Embaixador do Brasil na Nicarágua, e autor de clássicos como "O Evangelho do Barão" e  "O dia em que adiaram o Carvanal" lança nova biografia do Barão do Rio Branco pela Cia das Letras.
 

Conheça a nova biografia do barão do Rio Branco
 

A obra intitulada "Juca Paranhos, o barão do Rio Branco" é o resultado de mais de 10 anos de pesquisas abrangentes não só sobre a vida privada como também atualização de discussões sobre temas como a relação com os EUA e os vizinhos sul-americanos no final do século XIX e início do século XX. 

Trata-se da primeira obra de fôlego sobre o Barão do Rio Branco desde as biografias clássicas escritas por Álvaro Lins (1945) e Viana Filho (1959). A obra de Villafañe contrapõe-se à narrativa convencional do herói nacional que se formou em torno dessas obras, ironicamente por Matias Spektor como "hagiográficas" e excessivalmente laudatórias no artigo "Usos e abusos do Barão".

Enfim, rediscute a PEB do final do XIX e do inicio do século XX e a influência do RB desde então. Trata-se, portanto, de um livro que entra em cheio nos temas do concurso.
 

Resenha do livro "Juca Paranhos, o barão do Rio Branco"
 

Nesta biografia do barão do Rio Branco, Luís Cláudio Villafañe G. Santos se contrapõe à visão convencional de Paranhos Júnior como intelectual distante, absorto em seus infindáveis estudos históricos.

Aqui, a complexa e muitas vezes controversa trajetória pessoal do Barão — que buscou ativamente e com grande empenho reforçar a própria posição na diplomacia e na política — é apresentada dentro do contexto das grandes transformações vividas pelo Brasil e pelo mundo entre a segunda metade do século XIX e o início do XX. 

O barão do Rio Branco de nossa admiração não esconde o amante egoísta, o vaidoso que alimentava a claque de seu teatro pessoal, o centralizador que desmerecia a ajuda dos colaboradores, o sedento de glória, o glutão e o esbanjador para quem todo dinheiro era pouco." 

"Reexaminando o muito que se escreveu sobre o barão, assim como a sua correspondência ativa e passiva, e lendo, dia a dia, linha a linha, o que, na época, estampavam os jornais, Luís Cláudio Villafañe G. Santos trouxe para a nossa companhia um Rio Branco confiante no forte saber que lhe moldava os argumentos e as ações.

"E tão bem contada é a sua vida e tão nítidos os retratos, que ele sai deste livro, nos toma pelo braço e nos convida para jantar no Hotel dos Estrangeiros.”

Alberto da Costa e Silva
 

Bate papo com o Autor do livro

No dia 12 de setembro, quarta-feira, o Clipping fará um Bate Papo ao vivo com o Embaixador e Autor do livro "Juca Paranhos, o barão do Rio Branco" exclusivamente para os assinantes.

Para participar, é muito simples. Colocamos uma postagem fixa no Mural da plataforma sobre o Bate Papo, explicando como vai funcionar e – uma hora antes da transmissão – divulgaremos o link por lá.

Os assinantes receberão esse lembrete por e-mail e também terão a opção de abrir a transmissão pelo link do Mural.

Quem acompanha os Intensivões de História com o Professor João Daniel, já está bem acostumado com o uso do Zoom. É por lá que faremos o nosso bate papo também.

Além disso, será o Professor João Daniel quem mediará toda a conversa. 👏 Ele fez um vídeo te convidando para participar, assista ao trecho do vídeo abaixo (assista ao vídeo completo pelo IGTV do Clipping).

O mais interessante de ser ao vivo é a possibilidade de participação do público, então, se tiver alguma dúvida, anote para mandar para eles!

💡 Vale lembrar que essa transmissão é exclusiva do Clipping, o autor não fará outra transmissão como essa. Aproveite ao máximo essa oportunidade.

 

Noite de autógrafos
 

Quem estiver em São Paulo, terá a oportunidade de comparecer no lançamento da obra e trocar algumas ideias sobre ela e (por que não!) sobre a carreira diplomática com o Embaixador Villafañe em pessoa. Fica aí o convite:
nova biografia do barão do rio branco

 

O que achou da novidade? Ansioso para ler a nova biografia do barão do Rio Branco? Mande nos comentários!


  • Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.



Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

Mais Ferramentas
Conteúdo