Edital confirmado: Saiba tudo sobre o Concurso de OFCHAN 2015

  • Avatar
    Clipping
    13/06/2015 . 12 min de leitura

O concurso de Oficial de Chancelaria  não foi suspenso. Vai sim ter Ofchan. Felizmente, a guilhotina do ajuste fiscal passou longe do concurso de Oficial de Chancelaria. E para variar quem apostou no pessimismo e buscou uma desculpa para protelar os estudos fez uma péssima aposta. Vai ter OFCHAN sim.

Ah, mas o Clipping está dizendo isso só para induzir os candidatos a assinarem o Clipping, né?!

Pela última vez: não! O Clipping nunca criaria falsas expectativas. Tudo o que você por aqui é notícia séria.

Vamos ver juntos tudo isso com muito cuidado:

 

O concurso para OFCHAN não foi suspenso como os outros?

Não, o concurso de OFCHAN não foi suspenso. Está mantido e vai sair! Quando saiu aquela notícia sobre a suspensão dos concursos, o Clipping evitou se manifestar logo de cara. Primeiro, porque muito candidato estava com os nervos à flor da pele (com toda razão). Segundo, porque muitos estavam tirando conclusões apressadas e nessas horas qualquer coisa mais otimista que o Clipping dissesse seria encarado por muitos com aquele velho argumento de quem adora inventar desculpa para não estudar:

“Ah, isso é propaganda de cursinho, etc. Não vai ter concurso.”

Hoje o cenário é diferente e já temos manifestações oficiais do MPOG e podemos afirmar com certeza:

Vai ter concurso de OFCHAN, sim! #vaiterOFCHAN

O próprio MPOG fez questão de esclarecer em nota no seu site oficial. Veja aqui.

O próprio MPOG pergunta e responde:

Como fica a situação dos concursos autorizados em 2015 com editais previstos?
Os concursos já autorizados estão mantidos.

 Ah, mas essa nota do MPOG é genérica. Não fala diretamente sobre o concurso de OFCHAN, né?!

Bom, vamos abrir outro tópico para analisar isso tim tim por tim tim

  • se o concurso de OFCHAN foi autorizado em 2015
  • se o edital está previsto
  • se o concurso de OFCHAN está mantido

 

O concurso de OFCHAN foi autorizado em 2015?

O concurso de OFCHAN foi sim autorizado em 2015. Para quem não lembra, fica aqui a Portaria de nº 194 do MPOG que autoiza a realização de concurso de Ofchan. Vamos ver o art. 1 em que o MPOG resolve:

Autorizar a realização de concurso público para o provimento de 60 (sessenta) cargos de Oficial de Chancelaria

Ou seja.

Fato 1: o concurso de OFCHAN foi autorizado em 2015.

Agora vamos ver se o Edital está previsto

 

O Edital do concurso de OFCHAN está previsto?

Sim o Edital está previsto.

Vamos ver com cuidado o que diz a Portaria nº 194 em seu art. 4

O prazo para publicação de edital de abertura para realização de concurso público será de até seis meses contados da data de publicação desta Portaria

Ou seja:

Fato 2: O Edital está sim previsto. Ele vai sair no máximo até  6 meses contados da data de publicação da Portaria nº 194, o que significa que ele sai até 11 de dezembro. Essa é a data limite, mas pode sair antes. Pode sair amanhã ou depois de amanhã.

 

O concurso de OFCHAN está mantido?

Sim. Está mantido. Constatados os fatos 1 e 2. É uma questão de silogismo lógico (você está estudando Raciocínio Lógico de leve, certo?)

  • Premissa maior: Os concursos autorizados em 2015 e com edital previsto estão mantidos
  • Premissa menor: OFCHAN foi autorizado em 2015 e tem edital previsto
  • Conclusão: #vaiterOFCHAN

Agora que não tem mais a mínima sombra de dúvida que vai rolar o concurso de OFCHAN. Vamos relembrar o post clássico que o Clipping fez sobre o concurso de OFCHAN e a carreira? Emendamos ele logo abaixo para você que ainda não leu>>>

 

Esperado por anos, o concurso de Oficial de Chancelaria, já estava virando uma lenda urbana, quando finalmente foi autorizado em junho pelo MPOG, que pegou todo mundo de supresa com sua Portaria nº 194, que coloca um fim nessa novela de 08 anos de espera pelo certame. 

Mas como é esse concurso de Oficial de Chancelaria, afinal? Como é essa a carreira? É verdade que os Ofchan recebem em dólar? É verdade que eles viajam o mundo de graça?  

Bem vamos por partes>>>

 

O que faz um Oficial de Chancelaria? 

O Oficial de Chancelaria, como o diplomata, trabalha no exterior, em Embaixadas e Consulados, ou aqui mesmo no Brasil, em repartições do Itamaraty.  A atividade  do Oficial de Chancelaria concentra-se em rotinas administrativas do Ministério de Relações Exteriores, que, embora de menor complexidade se comparadas ao trabalho de um diplomata, não deixa de ser uma atividade de alta qualificação.

Qual é o salário de um Oficial de Chancelaria?

Início de carreira: R$ 7.292,00

Teto da carreira: R$ 10.671,00.

É verdade que não é um dos maiores oferecidos pelas carreiras públicas. Mas atenção: esses valores não incluem os adicionais pagos ao Oficial de Chancelaria que está lotado no exterior. O cálculo dos adicionais é complexo e varia de acordo com o custo de vida do posto em que está lotado o Oficial de Chancelaria.

O custo de vida em  Pequim é diferente do custo de vida em Genebra. Naturalmente, o cálculo dos adicionais reflete essas diferenças.

Outro atrativo é que o Oficial de Chancelaria lotado no exterior  recebe o salário em dólare$. Por sua vez, quem está lotado no Brasil recebe salário em reai$

 

Quantas vagas e qual é a formação exigida para Oficial de Chancelaria em 2015?

60 (sessenta) vagas.

Exige-se curso superior. Qualquer curso vale. 

 

Como é o Concurso de Oficial de Chancelaria 2015?

A banca avaliadora muda. No último concurso de oficial de chancelaria, de 2008, foi a Fundação Carlos Chagas a banca examinadora. Em 2006, foi o temido CespeSeria lógico supor que o Cespe, responsável pelo Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), fosse também responsável pelo Concurso de Oficial de Chancelaria, mas não necessariamente isso ocorre.

O Edital é esperado para sair nos próximos meses, os cursinhos já estão abrindo as turmas preparatórias neste exato momento e as matérias que prevêm para o Concurso de Ofchan de 2015 são:

Provas objetivas:

  • Noções de Direito;
  • Contabilidade;
  • Informática;
  • Português;
  • Inglês;
  • Raciocínio Lógico;
  • Conhecimentos Gerais (Atualidades)

 

Atenção >>> Cai, sim, Conhecimentos Gerais (atualidades). É altamente recomendável assinar o Clipping desde já!

Provas abertas:

  • Português
  • Inglês

Atenção>>> As provas abertas que tem um peso maior pedem que você redija sobre um tema relacionado à Atualidades. Reforçando: é extremamente recomendável a assinatura do Clipping desde já. .

Bem, como vocês podem ver, o Concurso de Oficial de Chancelaria não é um Concurso de Admissão à Carreira Diplomática em miniatura. Embora as carreiras sejam parecidas em muitos aspectos, as provas são completamente diferentes. Confira as provas do CESPE de 2006 aqui e a prova da Fundação Carlos Chagas de 2008 aqui

Bem diferente e bem mais tranquilo que o concurso da diplomacia, certo? Isso que dizer que dá perfeitamente para começar a estudar para Ofchan desde agora, ainda que você não tenha domínio do vasto conteúdo cobrado para o concurso da Diplomacia.

Por outro lado, se você estuda para o CACD e vai fazer o Concurso de Oficial de Chancelaria, você pode ter uma vantagem considerável, sobretudo se estiver em dia com o Português e no Inglês.

Agora, se você não tem nível inglês intermediário, aí complicou… Sorry, mas não dá para aprender inglês de um dia para o outro. E o concurso já vai acontecer nos próximos meses.

Por que vale pena fazer o Concurso de Oficial de Chancelaria?

Por vários motivos.

O primeiro deles é que não é um concurso que acontece todo ano. Ao contrário do CACD, que ocorre anualmente, o último concuro de Ofchan de que se tem notícia é de 2008. Esse concurso já estava virando uma lenda urbana e até que enfim saiu. Agora é  tomar o controle da situação e partir para cima no agora ou nunca.

O momento é este! É a sua chance  de ingressar em uma prestigiada carreira internacional cuja prova é significativamente mais tranquila do que o CACD. Mas isso não quer dizer que vai ser um concurso fácil, daqueles que você compra uma apostila na banca, lê e passa, ok?! Se você está pensando em tentar a carreira de Ofchan, por favor, comece a se levar a sério. Não há atalhos! O Itamaraty tem uma porta só e ela é estreira.

O Segundo motivo para se fazer o Concurso de Oficial de Chancelaria de 2015 é que Ofchan pode ser considerada uma daquelas carreiras intermediárias, que permitem o salto para outras cargos mais ambiciosos do funcionalismo em geral e não somente para a carreira diplomática.

Você não sabia que essas duas grandes personalidades, consideradas rivais intelectuais no mundo jurídico, entraram juntas no mesmo ano na carreira de Ofchan, sabia?

 

Como começar a se preparar para o Concurso de Oficial de Chancelaria?

Não tem muito segredo, o sucesso está na conjugação de 3 fatores básicos.

  • +Cursinhos sérios (evite furadas)
  • +Clipping CACD (para atualização e organização de conteúdo)
  • +muito suor (isso é lógico!)
  • = Aprovação!

Vamos ver  fator por fator dessa equação…

1º fator: Cursinhos preparatórios especializados:

A lista de cursinhos que realmente valem a pena não é das maiores. O mercado de cursinhos preparatórios para carreiras internacionais, como o Diplomata, Ofchan, Abin é bastante restrito. Mas a notícia boa é que há opções para todos os bolsos e gostos. Infome-se e encontre o que atenda  à sua agenda e orçamento.

Dá para passar sem cursinho? Olha, a não ser que você tenha muita experiência e seja já um concurseiro profissional com bastante material atualizado em mãos, vale a pena investir em um cursinho sim. Vai te poupar tempo e, como já dissemos acima, tempo é um recurso estratégico daqui para frente. Aliás, falando em tempo  vale a pena baixar a planilha de contagem de tempo do E-internacionalista para o concurso da diplomacia e formatá-la para o concurso de Oficial de Chancelaria. É um recurso estratégico interessante e gratuito. Baixe aqui!

Fique ligado. Nessa época pré-edital, costumam surgir os  oportunistas “cursos caça-níqueis”. Estamos falando daqueles cursos montados às pressas e sem comprometimento real com a aprovação do candidato. Informe-se, peça referências, faça uma boa pesquisa para não perder tempo e dinheiro em furadas.

Atenção>>> Você conheçe algum outro curso sério para o Concurso de Ofchan que não citamos acima? Gostaríamos de atualizar este post com essa informação,  escreva um email para o Clipping.

 

2º fator: Clipping CACD

Para que ainda não conhece, o Clipping CACD é uma rede social de candidatos integrada  a ferramentas de otimização de estudo de Atualidades ( prova mais traçoeira da prova do CACD e de Ofchan). O Clipping funciona de forma complementar aos cursinhos preparatórios.

Ah, mas eu realmente preciso do estudar Atualidades? Eu já vejo jornal, leio revistas semanais, sou bem informado, etc…

Por favor: NÃO SE ILUDA. Se você pensa assim já está começando com o pé esquerdo. 

Se você acha que você vai se safar na  prova de Atualidades sem ter que realmente estudar atualidades, pegue o dinheiro que você pretende gastar em cursinho e o tempo que você pretende gastar estudando e vá para a praia com o [email protected] ou a família. Será tempo e dinheiro melhor empregado, tenha certeza.

Sem leitura diária diária e sistemática de atualidades, simplesmente não dá! Atualidades sobretudo nas provas de maior peso, as provas abertas de Português e Inglês. Não se engane, a vantagem comparativa sobre o concorrente, aquilo que decide quem passa e quem fica está no  estudo de sistemático de Atualidades.

Por esse motivo, os cursinhos, embora ofereçam a disciplina de  Atualidades, eles mesmos reconhecem  que essas aulas não suprem a necessidade de acompanhamento sistemático de atualidades e, portanto, vários cursinhos recomendam a assinatura do Clipping como um complemento indispensável à preparação para os concursos que cobram Atualidades.

Mas o que o Clipping CACD  oferece afinal? Resumindo é o que esta no box abaixo:

cacd-ofchan-abin

                 *O acesso é liberado imediatamente

    *Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento

Atenção>>> Não estamos dizendo que o Clipping é a única forma de estudar atualidades. Mas certamente é a mais segura e mais rápida.  As ferramentas que o Clipping oferece representam um salto de produtividade e uma considerável economia de tempo, o que significa uma vantagem sobre a concorrência

 

3º fator: Dedicação:

Pode soar piegas. Mas sem dedicação e trabalho duro não dá. Se ninguém te avisou, o Clipping faz isso por você: sua aprovação não vai cair do céu

cacd-ofchan-abin

Todo ano é a mesma coisa. O Cespe e a indústria de concursos públicos no Brasil (não vamos fingir que ela não existe, ok?!) se aproveita daquele tipo de candidato que paga a inscrição, compra meia dúzia de apostilas no calor do momento e aí no dia da prova de 3 uma:

  • Não vai fazer a prova
  • Faz só parte da prova, sai na hora do almoço e não volta na parte da tarde
  • Faz a prova sem ter estudado

Esse tipo de candidato descrito acima provavelmente já nem está mais lendo este post. Fechou o Blog do Clipping  no extato momento em que ele viu que terá que estudar para passar no concurso de Oficial de Chancelaria. O processo de seleção já começou e você, pelo simples motivo de ter lido até o final e estar agora melhor informado do que os concorrente, já está na frente!

Se você realmente quer fazer o Concurso de Oficial de Chancelaria de 2015, a mensagem final do Clipping é simples: sem dedicação e o mínimo de esforço não dá. Não se incomode em pagar cursinho ou mesmo asssinar o Clipping CACD. Sinto informar mas não podemos fazer milagres por você.

Agora, se você disposto a se levar as coisas a sério pelos próximos meses, o Clipping está aqui para tornar sua jornada até a aprovação mais simples. Isso, sim, o Clipping pode fazer, de forma honesta, transparente e com 100% foco na prova.

 


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.