[icon name=icon-quote-left] Cuba caiu 15 vezes no TPS. Sim! Contando desde o CACD 2003 até hoje foram nada menos do que 15 itens nos quais se cobrava conhecimento acerca das relações internacionais envolvendo Cuba. Se você é candidato ao CACD e habita o planeta Terra, já deve estar sabendo que Cuba e EUA realizaram um processo de de normalização das relações diplomáticas. Você também deve estar sabendo da visita do Presidente Obama a Cuba, certo?! Bom só isso é motivo de sobra para os candidatos ao concurso da diplomacia ficarem espertos.
O tema é quentíssimo. Mas Cuba não é propriamente o tema deste post.
Saber que Cuba é tema quente e que são altas as chances de cair algo sobre Cuba no TPS só ajuda se você tem um volume grande de informações atuais reunidos sobre esse tema.
Muitas vezes o tema quente cai da forma mais inesperada e o resultado é um balde de água fria no candidato que vai para prova tendo lido uma só o breaking news sobre o tema e consolidado pouco mais do que o óbvio.
Vejamos um exemplo.
CACD 2008: Qual era um dos temas quentes que todo mundo estava esperando cair? OMC! Era certo que ia cair uma questão sobre a OMC no TPS 2008. Afinal, acabava de sair a decisão da OMC de 2007 que condenava o Brasi no caso dos pneus, certo?!
Na verdade quem previu OMC estava certo mesmo. Vejamos:
E aí C ou E?
Talvez você saiba de cor a resposta, que é C. Afinal, já deve ter feito várias vezes essa questão nos simulados. Mas a maioria dos candidatos não sabia a resposta dessa questão que tem a assombrosa média de erro de 44%. Essa, de fato, pegou muita gente que esperava algo sobre o contencioso dos pneus (que não foi cobrado).
Mas que questão mais decoreba esssa que o CESPE formulou, não?! Será que eles foram na página da OMC e ficaram conferindo quem era membro e quem não era membro? Era esse tipo de conhecimento que o CESPE esperava dos candidatos?
Não!
Quem tem o hábito de acompanhar só o que é “breaking news” teve dificuldades nessa. Mas quem lia notícias diariamente não deixou passar batido um conjunto de matérias muito significante noticiado poucos meses antes da prova.
Vejamos:
Isso mesmo. Na mesma época do caso dos pneus. Cuba, que é, sim, membro pleno da OMC, usava o fórum para denunciar como o bloqueio feito pelos EUA, alegando que feriam as normas da OMC.
Tratava-se de um tema amplamente noticiado nos periódicos, nada obscuro, mas que passa batido para aqueles que não fazem um acompanhamento diário e sistemático de notícas.
O que queremos dizer é que, para fins de CACD, mais importante do que saber que “EUA e Cuba iniciaram processo para o restabelecimento de relações diplomáticas é ter acompanhado a evolução das notícias que levam até esse momento e, sobretudo, continuar acompanhando o grande volume de notícias que se seguirá daqui em diante sobre esse tema…
Nesse sentido é que insitimos com os membros do Clipping CACD que façam um esforço para ler todas as notícias sob uma mesma Seção, ainda que elas tenham elas a manchete muito parecidas entre si. Ler informação repetidas? Mas por quê?
Realmente, muitas notícias tem o “core factual” muito parecido. Isso deriva da própria dinâmica colaborativa entre as agências de notícias e seus profissionais. O que muda significativamente de uma notícia para outra é o “quadro referencial” que elas trazem muitas vezes ao final da matéria.
Lendo uma ou duas notícias sobre EUA e Cuba você vai fixar pouco mais do que o “core factual“: “EUA e Cuba iniciaram processo para o restabelecimento de relações diplomáticas”.
No entanto, acompanhando o desenrolar dos fatos diariamente e de forma sistemarizada, você vai fixar, além do básico, boa parte do “quadro referencial”, ou seja, você terá acesso a uma séria de informações incidentais sobre o tema que se sobrepõe ao longo da leitura reiterada das notícias, o que te dá um volume significativo de informações não só para a prova de PI, mas também de HM e HB.
A grande vantagem de se usar o clipping não é tanto o contato imediato com o “breaking news”, aquilo que todo mundo sabe. O que o clipping te dá é a possibilidade de alimentar o hábito dário de acompanhar os fatos e reunir informações relevantes sobre “quadro referencial” das matérias e lograr uma vantagem comparativa sobre o concorrente.
Saber que EUA e Cuba retomaram relações diplomáticas é fundamental. Mas também é fundamental saber que:
- as relações diplomáticas estabelecidas foram cortadas em 1961.
- a Lei Helms-Burton, de 1996, permanece em vigor.
- o Congresso que mantém a Lei Helms-Burton contra Cuba votou recentemente imposição de sanções unilaterais à Venezuela.
- a AGNU da ONU votou pela 23ª vez pela condenação do embargo e que, como nos anos anteriores, os únicos países que votaram contra a resolução foram os Estados Unidos Israel.
- Cuba participou pelo 1ª vez da Cúpula das Américas em 2015
Esse tipo de informação você só tem se acompanha diariamente as notícias.
Então, fica a mensagem do dia: leia o que é breaking news, mas leia, sobretudo, o que não é. Afinal, como vimos no CACD 2008, as chances de acertar o que todo mundo erra depende disso.
Boa tarde, bons estudos! [icon name=vk]
>>> Já viu que agora você pode receber o clipping direto no Kindle?
_______