Portaria para o CACD 2019 I Confira análise na íntegra e texto original

  • Clipping
    19/06/2019 . 5 min de leitura
portaria do cacd 2019

Acaba de sair a Portaria do CACD 2019.

E aí Clipping tudo ceteris paribus? 😁 Mudanças à vista?

Então… A Portaria do CACD 2019 é bem resumida, mas  já traz algumas pistas relevantes sobre a estrutura básica do concurso.

Vejamos…

1. Vagas mostradas na Portaria para o CACD 2019

Teremos 20 vagas no CACD 2019!

Isso representa 6 vagas a menos do que o ano passado.

Lembrando que a Portaria do CACD 2019 não menciona a distribuição das vagas das cotas raciais e das cotas reservadas a candidatos com deficiência. Aguardemos o Edital que deve sair logo nos próximos dias… Vale lembrar que no ano passado, com com 26 vagas, tivemos exatamente:

  • 19 vagas para a ampla concorrência
  • 2 vagas reservadas a candidatos com deficiência
  • 5 vagas reservadas a cotas raciais.

20 são poucas vagas?

20 vagas  merece até uma certa comemorada de leve, concorda?

Lembrando que houve turmas menores (vide CACD 2014 e os  18 do Forte 🏰). Lembrando também que até pouco tempo atrás rolavam dúvidas sobre se, pelas incertezas contexto atual, teríamos ou não CACD…

2. Prova objetiva (TPS)

A Prova Objetiva, também conhecida como TPS (teste de pré-seleção), como nos últimos concursos, será apenas eliminatória.

Mas, Clipping, o que quer dizer isso?

Isso quer dizer que a nota que você tirar no Prova Objetiva (TPS) não será somada à nota final do concurso. Isso ocorreu no CACD 2018, assim como no CACD 2017. Mas é bom ressaltar que logo após o TPS vai rolar aquele reset e fazer tábula rasa: para as próximas etapas estarão nivelados. 👍

Com relação às disciplinas do CACD 2019, nada novo no horizonte além do fato que olhando beeeem de perto tem novidade curiosa sim:  o nome da disciplinas foi grafado em minúsculas, tipo: lLíngua pPortuguesa.

OMG Clipping, isso é erro na Portaria: -0.5 pontos então para MRE?

Não. Já dizia o poeta:pão ou pães, é questão de opiniães”. Grafia nas disciplinas em Maiúscula ou minúscula é opcional, meu povo 😉

Bom, voltemos ao que importa…

3. Segunda Fase: todo o resto

Novidade importante aqui!

Se no ano anterior tivemos uma Primeira, uma Segunda e uma Terceira Fase,  no CACD 2019 optou-se por inserir todas as provas discursivas do concurso em uma Segunda Fase.

Lembrando que no CACD 2018, a concentração das disciplinas Português e Inglês na Segunda fase, já havia sido uma inovação que resultou em mais transparência nos critérios de correção da prova.

Em termos de estrutura, devemos aguardar muitas surpresas com essa inovação trazida pela Portaria?

Saberemos muito em breve…

4. Intervalo do Edital até as Provas

Lembra que há 2 anos as Portarias são lacradas com o temido artigo, que finaliza dizendo que : “a data de realização da prova em relação à publicação do Edital será reduzida para x dias”?

Esse ano está marcando presença no CACD 2019 também, veja:

Art. 5º O prazo de realização da primeira prova, com relação à data de publicação do edital do concurso, será reduzido para dois meses, nos termos do artigo 41, § 2º, do decreto nº 9.739/2019

 

No CACD 2019, teremos uma vez publicado o Edital (algo que deve ocorrer ainda essa semana) 60 dias para a prova. Muito corrido? Então, ano passado, no CACD 2018, esse prazo foi reduzido para 45 dias… Olhando por esse lado, 15 dias a mais para usar sabiamente antes da prova 😉

Daqui para frente, é modo revisão on.

5. Revisão mode on

Lembrete clássico.

Como já é tradição, o Clipping inicia de agora em diante a estruturação uma série de conteúdos extremamente objetivos e direto ao ponto visando acelerar a revisão. Esses conteúdos estarão acessíveis na plataforma do Clipping e serão restritos a assinantes.

É extremamente recomendável que quem não fez a assinatura da plataforma faça o quanto antes por meio deste link , o uso de algumas funcionalidades da plataforma (como alguns módulos de do projeto “quer pagar quanto”) tem vagas limitadas.

Alguns key points:

  • Aulas no modelo “quer pagar quanto” que podem ser adquiridas de forma avulsa de acordo com o tema que o candidato tem mais dificuldades e em que precisa focar;
  • Resumões de atualidades;
  • Questões exclusivas comentadas de atualidades (já são cerca de 1.570 inéditas);
  • Todas as Questões comentadas de TPS anteriores separadas por tópico do Edital;

Quem não assinou ainda, a hora é essa e as instruções estão abaixo:

Curtiu a Portaria nesses moldes? Deixa um comment aí  😉

banner clipping cacd sobre o que tem no clipping


  • Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.



Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.