Publicada Portaria CACD 2022: Recorde de Vagas!!

  • Avatar
    Clipping
    09/02/2022 . min de leitura

Acaba de ser publicada a Portaria do CACD 2022.

A Portaria n°76 do MRE estabelece as linhas gerais do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2022.

O documento é bem resumido, mas já traz a estrutura básica do concurso desse ano, confirmando o maior número de vagas em dez anos.

1. Número de Vagas do CACD 2022

Teremos 34 vagas no CACD 2022!

Isso representa 9 vagas a mais do que a quantidade do último concurso.

E não é só isso: a última vez que tivemos um CACD com mais de 30 vagas foi há mais de uma década, lá em 2010. Que baita oportunidade para os CACDistas de plantão!

Lembrando que a Portaria do CACD 2022 não indica a distribuição de vagas entre ampla concorrência, candidatos negros e candidatos com deficiência. 

Contudo, podemos esperar que, das 34 vagas, 20% serão providas na forma da lei nº 12.990/2014 e 5%, na forma do § 2º, do art. 5º, da lei nº 8.112/1990, e suas alterações, e do decreto nº 9.508/2018. Isso significa que, provavelmente, teremos:

  • 25 vagas reservadas à ampla concorrência.
  • 7 vagas reservadas a candidatos negros.
  • 2 vagas reservadas a candidatos com deficiência

2. Prova objetiva (TPS)

Não tivemos novidades na prova de primeira fase do CACD.

Também conhecida como TPS (teste de pré-seleção), a prova será composta por questões de:

  • Língua portuguesa;
  • História do Brasil; 
  • História mundial; 
  • Geografia; 
  • Língua inglesa; 
  • Política internacional; 
  • Economia; 
  • Direito

Como nos últimos concursos, a prova objetiva não será classificatória, apenas eliminatória.

Mas, Clipping, o que quer dizer isso? 🤔

Significa que sua nota no TPS não será somada à nota final do concurso

Após a primeira fase, todos competem em pé de igualdade. Desde 2017, esse vem sendo o padrão adotado. 

Muitos candidatos consideram que a primeira fase é a maior barreira do CACD. É comum demorar anos para ser aprovado nessa prova de questões objetivas. Mas as 34 vagas de 2022 podem facilitar essa provação!

Quanto maior o número de vagas, maior o número de candidatos que são selecionados para fazer as segunda e terceira fases. Em 2019, quando tivemos 20 vagas, 200 candidatos passaram para as últimas fases do CACD. Já em 2020, com 25 vagas, foram 250 vencedores que superaram a barreira do TPS. 

Quantos candidatos serão aprovados na primeira fase do concurso de diplomata? Isso só o edital responderá.

Também ainda não sabemos se o conteúdo cobrado no CACD 2022 será o mesmo do concurso de 2021, ou se teremos alterações. Para saber se teremos novos tópicos, precisamos aguardar o Edital, que pode ser publicado a qualquer momento.

3. Provas discursivas do CACD

Como em 2020, teremos as provas discursivas divididas em duas fases.

Segunda Fase

  • Língua portuguesa
  • Língua inglesa

Terceira Fase

  • História do Brasil; 
  • Política internacional; 
  • Geografia; 
  • Economia; 
  • Direito; 
  • Língua espanhola 
  • Língua francesa

Diferentemente da primeira fase, as provas de segunda e de terceira fases terão caráter eliminatório e classificatório. Isso significa que, após a aprovação no TPS, sua aprovação dependerá do somatório das notas das últimas duas provas.

E tem nota mínima viu! A portaria ainda não definiu isso, mas, em 2020, as notas mínimas em português e em inglês foram 60 e 50 pontos, respectivamente. Na terceira fase, você tinha de alcançar ao menos 360 pontos, para não ser eliminado. 

Atenção agora…

Em 2019, tivemos uma segunda fase que unificou todas as provas discursivas. Naquele ano não tivemos a terceira fase. Todas as provas aconteceram em dois finais de semana seguidos. 

No CACD 2020, isso foi alterado. Tivemos segunda e terceira fases, exatamente como indica a portaria de 2022, com um mês entre as duas. Há quem preferia o calendário mais apertado de 2019, mas muitos CACDistas agradeceram ter 30 dias para focar nas matérias de terceira fase..

Em 2022, voltaremos a ter esse intervalo de um mês? Só o Edital vai responder isso 🤔

Ainda que a portaria do CACD 2022 faça uma separação entre as duas últimas fases, é possível que essa seja uma divisão meramente nominal, com as provas acontecendo em finais de semana simultâneos. 

Outro ponto que depende do Edital é a estrutura das provas discursivas. Teremos resumo de português, como em 2020? Teremos limites de número de palavras ou linhas? A portaria não responde essas perguntas.

4. Intervalo entre o Edital e a Primeira Fase

No CACD 2022, teremos, uma vez publicado o Edital, dois meses até a prova de primeira fase do concurso.

O Art. 41, I, do decreto 9.739/2019 prevê que “o edital do concurso público será publicado integralmente no Diário Oficial da União, com antecedência mínima de quatro meses da realização da primeira prova.

Conteúdo…

O § 2º do mesmo decreto prevê que “o prazo de que trata o inciso I do caput poderá ser reduzido por meio de ato motivado do Ministro de Estado, permitida a subdelegação para o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.”

Ou seja, nosso chanceler, Carlos França, autorizou a redução do prazo para dois meses.

Já houve anos de mais correria. No CACD 2018, esse prazo foi reduzido para 45 dias… Olhando por esse lado, teremos 15 dias a mais para usar sabiamente antes da prova. 😉

Daqui para frente, é modo revisão on.

5. Revisão mode on

Lembrete clássico.

Como já é tradição, o Clipping inicia de agora em diante a estruturação de uma série de conteúdos extremamente objetivos e diretos ao ponto, visando acelerar e otimizar sua revisão

O Clipping é a plataforma mais completa de estudos para quem quer ser diplomata, independentemente do nível. Temos uma seleção diária de notícias, um plano de estudos completo que te permite estudar de forma autodidata, uma plataforma com mais de 8 mil questões comentadas, resumos da matéria, videoaulas e muito mais.

Além disso, teremos também novas melhorias na plataforma para tornar seu estudo ainda mais efetivo. Esses conteúdos estarão acessíveis na plataforma do Clipping e serão restritos a assinantes.

Acreditamos na democratização do acesso ao CACD e, por isso, buscamos auxiliar todos a estudar, com autonomia e gastando muito pouco.

Quem ainda não assinou a plataforma, a hora é essa e as instruções estão abaixo:

1. Crie sua conta 

2. Escolha um plano

3. Tenha acesso irrestrito a tudo que o Clipping oferece na reta final 

Curtiu a portaria nesses moldes? Deixa um comment aí.  😉

6. Resumo da Portaria do CACD 2022

ConcursoConcurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD ) 
BancaIades
CargoTerceiro-Secretário (diplomata)
EscolaridadeNível superior
Vagas34 vagas
RemuneraçãoA ver no Edital nos próximos dias
DataA ver no Edital nos próximos dias
InscriçãoA ver no Edital nos próximos dias

  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.