Mais de 2.070 questões comentadas para o CACD: onde encontrar e como usar

  • Clipping
    28/05/2018 . 7 min de leitura

Olá, amigos do Clipping! 👋 Temos algumas palavras importantes sobre um tema para lá de controverso. Nesse artigo, falaremos sobre como a realização de questões é uma etapa fundamental para a preparação para o CACD e também sobre como os candidatos mais experientes costumam lidar com essa parte de seus estudos.

O conteúdo ficou dividido assim:

É bom lembrar que agora os assinantes do Clipping estão tendo acesso ao maior banco de questões comentadas para o CACD do Brasil. Todas as questões dos últimos 10 CACD´s encontram-se completamente comentadas e também organizadas por tópico do Edital! Ao todo são mais de 3 mil questões de CACD´s anteriores (CACD 2017 a 2003).

⚠️ É possível ter acesso a esse acervo de questões para testar por meio deste link https://goo.gl/oqosVa

Vamos ao post!

 

1. Por que estudar por questões comentadas para o CACD

Bom, que resolução de questões é o coração da estratégia de estudos de qualquer CACDista já não é novidade para boa parte de vocês… Ainda assim, é importante começar esse artigo insistindo em alguns pontos.

O primeiro deles é que pouco adianta conhecer a matéria em profundidade, se você não tiver a maldade para identificar as pegadinhas do CESPE. Só por meio da realização periódica e consistente de questões, você consegue compreender a forma como a banca cobra a matéria.

Também, pouco adianta você ler, reler e tresler o conteúdo indicado para cobrir os tópicos do Edital, se você não memorizar os pontos principais… E nesse quesito, realizar questões comentadas pode favorecer de forma significativa a memorização do que você estudou e a aquisição do conhecimento. Em outras palavras: é um método simples e eficiente de revisar o que você estudou.

Por último, pouco adianta você errar ou acertar uma questão, se você não usa o gabarito comentado da questão para agregar novas informações e ampliar o conhecimento sobre o tópico estudado.

A realização de questões comentadas é uma dimensão fundamental da preparação de todo CACDista consciente.

As provas anteriores do CACD são fáceis de encontrar gratuitamente pela Internet. Por outro lado, há uma distância imensa entre fazer as provas antigas do CACD e estudar com eficiência por meio das provas antigas do CACD.

Vamos desdobrar isso melhor no próximo tópico…

 

2. Como estudar por questões para o CACD

É inegável que existe uma lógica na forma como o estudo por meio de questões comentadas deve ser incluído na rotina dos candidatos. Normalmente uma jornada de estudos clássica do CACDista funciona respectivamente assim:

  • O candidato realiza as leituras indicadas na bibliografia sobre um tópico do Edital (grifando os pontos mais importantes);
  • O candidato realiza fichamentos  (estruturando em fichamentos os pontos grifados no texto);
  • O candidato realiza questões sobre o tópico do Edital que acaba de estudar (e entra em contato com novas informações pelos gabaritos comentados sobre aquele tema);
  • O candidato realiza a revisão de seus fichamentos (incluindo em seus fichamentos observações encontradas nos gabaritos comentados);

Ah, Clipping… Essa é a única forma de estudar? Eu faço diferente…

Em se tratando de CACD não existe uma receita de bolo. No entanto, é importante compreender que boa parte dos candidatos realizam questões separadas por tópico do Edital; após terem estudado a parte teórica. Para a maioria dos candidatos, realizar questões das provas anteriores do CACD é uma parte crucial do estudo teórico do tema.

Para esse tipo de fluidez entre realização de questões e estudo de tópicos teóricos do Edital, o candidato deve ter um acervo de questões organizados por tema do Edital com gabaritos comentados.

E a boa notícia é: esse requisito que acabamos de mencionar é exatamente o que oferecemos para o estudo de questões.

 

3. Onde encontrar questões comentadas e organizadas por tema?

O Clipping acaba de disponibilizar o maior e mais completo banco de questões comentadas com gabaritos próprios para o CACD. Os TPS 2017 à 2007 já estão completamente comentadados na plataforma (os TPS 2006 à 2003, também estão sendo transpostos para lá nos próximos dias).

Temos atualmente 2.071 itens das provas anteriores do CACD que se encontram:

  • organizadas por por tópicos do Edital;
  • comentadas com foco para o CACD 2018;
  • abertas para discussão entre os assinantes do Clipping;

Essas questões organizadas por tópico do Edital e comentadas podem ser acessadas a partir da aba BIBLIOGRAFIA da seguinte maneira:

funcionamento da plataforma do Clipping

Ah Clipping, mas esses gabaritos estão atualizados, são confiáveis e estão completos?

Esse projeto que desdobrou nos comentários de todas as questões que já caíram em toda a história do CACD vem sendo feito hà meses e tem demandado um esforço e cuidado extremo de toda nossa equipe.

Estudar por gabaritos pouco confiáveis é extremamente contraprodutivo e perigoso. Temos consciência que interiorizar uma informação imprecisa ou mesmo errada, te coloca em uma situação de grande risco.

E por isso vale a pena algumas palavras sobre como foi feito esse trabalho…

 

4. Como foram feitos os gabaritos comentados do Clipping?

A filosofia que adotamos para comentar as questões de todas as provas anteriores do CACD, foi a de focar 100% na prova do CACD. Estudar por gabaritos que não levem em consideração as necessidades do CACDista e as peculiaridades do inerentes ao CACD, é extremamente contraprodutivo e perigoso, como já dissemos acima. Há grande risco do candidato interiorizar uma informação em desacordo com o “jurisprudência do CACD”.

O CACD é um concurso peculiar. Nosso trabalho foi no sentido de fazer um acervo de questões que fosse:

  • otimizado ao máximo possível para o CACD;
  • desvendasse as pegadinhas;
  • estivesse constantemente atualizado;
  • abertos para discussões entre os usuários;

Abaixo exemplificamos como isso e apresentamos a filosofia por trás desse trabalho.

4.1 Comentários otimizados para o CACD

Buscamos fazer com que os gabaritos comentados do Clipping focassem não só na matéria, mas, sobretudo, na forma como o conteúdo é cobrado no CACD.

A questão abaixo é uma das questões mais controversas de História Mundial, veja 👇

Exemplo de gabarito comentado do CACD 1

Clique para ampliar o print da plataforma do Clipping

Como você pode ver acima, o CESPE cobra do candidato rigor teórico para distinguir “estabilidade” e “equilíbrio”.  Essa distinção sutil é encontrada no  Cap 2 do História das Relações Internacionais Contemporâneas [ leitura indicada para a  semana 3 da bibliografia indicada de História Mundial pelo Clipping ].

Buscamos, portanto, enriquecer nossos comentários com dados que ajudassem o candidato a entender como a matéria que ele estudou será cobrada em prova. O foco não é que o comentário seja uma aula longa sobre o tema, mas sim que desvende como a matéria cai, dando mais segurança ao candidato e otimizando seu tempo de estudo.

Nesse sentido, os comentários são “completos” sem serem “complexos”.

 

4.2 Foco em desvendar as pegadinhas

Procuramos, sempre que possível, indicar nos comentários como a banca estrutura suas pegadinhas para confundir o candidato.

Veja um exemplo 👇

Clique para ampliar o print da plataforma do Clipping

Além disso, buscamos enriquecer nossos comentários com dados que ajudassem o candidato a revisar a matéria e que agregassem novas informações úteis de forma bem objetiva e confiável, indicando as fontes usadas, sempre que possível.

 

4.3 Atualizações de gabaritos de questões antigas

As questões de concurso são divididas entre 2 tipos de questões. O primeiro tipo de são as atemporais (também chamada “green content”). Esse é o tipo de questão em que o gabarito nunca envelhece e pode ser usada como fonte de estudo pelo candidato em qualquer época. O outro tipo de questão são as questões cujo gabarito se desatualiza (ou envelhece ) rapidamente. É o caso de questões de Política Internacional ou Geografia. Boa parte do gabarito de questões dessas disciplinas no último CACD, já estão com o gabarito desatualizado.

Por essa razão, mesmo considerando que algumas questões dos CACD´s anteriores foram elaboradas em um determinado contexto, buscamos comentá-las oferecendo os dados mais recentes.

Veja no comment abaixo👇

Exemplo de gabarito comentado do CACD 3

Clique para ampliar o print da plataforma do Clipping

Com isso, o foco é sempre atualizarmos os comentários de forma que o candidato possa se preparar para o CACD do ano, atualmente o CACD 2018.

4.4 Questões abertas para discussões

Bons acervos de questões comentadas possuem abertura para comentários que possam enriquecer ainda mais a discussão. Para cada tópico do Edital abrimos logo abaixo dos comentários, uma área onde os candidatos podem discutir livremente sobre as questões e seus comentários.

5. Conclusões

Ficam deste post as seguintes mensagens:

  • estudar por questões é extremamente importante;
  • realizar questões sem estratégia é contraproducente;
  • embora não haja uma só forma de estudar por questões, a maioria dos candidatos usam questões separadas por tópico por Edital para estudar;
  • a realização de questões ajuda não só a treinar para a prova, mas também na fixação do contéudo.

Fica também o convite para que você teste gratuitamente o acervo de questões do Clipping,  por meio deste link: https://goo.gl/oqosVa

Como você vem estudando por questões? Deixe um comment abaixo

banner clipping cacd sobre o que tem no clipping

 

Summary
Mais de 2.070 questões comentadas para o CACD: onde encontrar e como usar
Article Name
Mais de 2.070 questões comentadas para o CACD: onde encontrar e como usar
Description
Fazer questões para o CACD é uma coisa, estudar com eficiência por meio de questões é outra bem diferente... É contraproducente e até perigoso interiorizar uma informação imprecisa ou em desacordo com a forma como a banca cobra na prova. Falamos sobre esse dilema aqui nesse artigo e também damos completo acesso a
Author
Publisher Name
Clipping CACD
Publisher Logo

  • Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.



Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.