💌 Segundou para o CACDista raiz n. #36

  • Avatar
    Clipping
    21/09/2020 . min de leitura
Segundou para o CACDista Raiz #36

21 de Setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. 

Motivo da escolha da data? Bom, no Brasil, a data 21 de setembro foi escolhida pela proximidade da primavera, e do surgimento das flores. Vale lembrar que essa data não se confunde com o Dia “Internacional” das Pessoas com Deficiência, que Ã© comemorado em 3 de Dezembro.

Falando em “internacional”, os direitos das pessoas com deficiência têm tido destaque na agenda da ONU. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo foi adotada em 2006 e entrou em vigor 2008. O Brasil é um país signatário e incorporou a convenção desde 2009, tendo adotado a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência em 2015.


Rumo à 36ª edição do #segundou 💌 


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Look Closer: Palácio Itamaraty e Mondadori
  2. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista
  5. Agenda da Semana: data, temas e horário das aulas

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas 👇

1. Resumido e 100% gratuito

Atenção: está no no ar, um resumo e roteiro de leitura de um dos temas mais cobrados no CACD: reconhecimento da independência do Brasil. O material é Made in Clipping, gratuito e foi baseado no capítulo III de A diplomacia na construção do Brasil, de Rubens Ricupero. Enjoy! 

+ Reconhecimento da independência do Brasil  Kderno  (leitura de 15 minutos):  Resumo de um dos temas mais cobrados no CACD, com 5 questões exclusivas com gabarito comentado e recomendações de leituras complementares e vídeos


2. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Rompendo
No sábado, dia 12, o norte-americano Maurício Claver-Carone foi eleito o novo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com 30 votos favoráveis, incluindo do Brasil, e 16 abstenções. É a primeira vez, em sessenta anos, que um natural dos Estados Unidos assume a presidência da instituição, rompendo uma longa tradição de latino-americanos e de caribenhos à frente da instituição. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento na região, o BID foi criado no âmbito das demandas da Operação Pan-Americana, proposta pelo governo de Juscelino Kubitschek. Diferentes países mostraram-se contrários à eleição de um norte-americano, em especial a Argentina, o Chile e o México. Entretanto, os EUA angariaram o apoio de importantes atores no hemisfério, como o Brasil, a Colômbia e o Uruguai.

2. Comunicando
Na quarta-feira, dia 16, os membros do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) divulgaram um comunicado ministerial conjunto sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU. No momento em que as Nações Unidas comemoram seu 75º aniversário, os membros do IBAS enfatizam a necessidade de a comunidade internacional redobrar esforços e reforçar o compromisso de alcançar progresso tangível para uma reforma acelerada e abrangente do Conselho de Segurança. Índia, Brasil e África do Sul consideram necessário alcançar uma arquitetura de governança internacional mais inclusiva, responsiva e participativa, sobretudo com maior presença dos países emergentes e em desenvolvimento, nos órgãos de tomada de decisão das principais organizações internacionais. Para os membros do IBAS, o fracasso em reformar o Conselho de Segurança tem sérias implicações para a paz e a segurança internacionais.

3. Relatando
Na quarta-feira, dia 16, a Missão Internacional de Verificação de Fatos sobre a Venezuela, criada, em 2019, pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, com apoio brasileiro, publicou relatório em que aponta crimes lesa-humanidade no país. No documento, a missão expõe a ocorrência de execuções extrajudiciais, de desaparecimentos forçados, de detenções arbitrárias, de tortura e de outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes cometidos naquele país, desde 2014.  O relatório aponta o envolvimento de Nicolás Maduro, bem como o de outros representantes do regime, em crimes contra a humanidade, a serem investigados por tribunal competente, e na falta de disposição ou capacidade da justiça nacional, pelo Tribunal Penal Internacional. Em nota oficial, o Itamaraty afirmou que o Brasil espera que o relatório mobilize toda a comunidade internacional a trabalhar pela extinção do regime ditatorial de Maduro e pela libertação da Venezuela.

 4. Outros destaques
Há outros 11 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 9pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] 🔒

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

+ O ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui 🎧👇

Clipping CACD

3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso… 

“Sociedade é unidade na diversidade”

George Hebert Mead

4. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

+ As canções brasileiras mais regravadas de todos os tempos Blog do Clipping – (leitura de 9 minutos): Matéria exclusiva sobre como a música brasileira chega ao mundo. Ao final, listagem com as 10 músicas mais regravadas.

+ Solarpunk Solarpunk Is Growing a Gorgeous New World in the Cracks of the Old One – SingularityHub   – (leitura de 7 minutos) – Entre uma estética, uma ideologia e um manifesto, esse termo encoraja, em contraposição ao ciberpunk, visões otimistas do futuro sob a luz das presentes, como questões climáticas.

+ Pesquisadora encontra possível texto inédito de Machado de Assis, um perfil sobre Dom Pedro II O Globo – (leitura de 4 minutos): Será?


5. Agenda das aulas

Marca aí…

Seguimos essa semana pelos Cursos do Clipping… e segue aí o cronograma das aulas da semana 

Segue abaixo a agenda de aulas da semana

⚠ OBS: Clique na aula em que deseja se inscrever para assistir ao vivo.

Segunda-feira (21/09)

*Sem aulas

Terça-feira (22/09)

⏰ 14:00 – Aula do Curso de Competência Escrita em Francês com a Profa. Gilda Gama

Assunto: “Resumo 2 + gramática aplicada ao texto.”

⏰ 21:00 – Aula Gratuita Petit Journal

Assunto: “NBA e Netflix: cultura americana e poder global.”

Quarta-feira (23/09)

*Sem aulas

Quinta-feira (24/09)

*Sem aulas

Sexta-feira (25/09)

*Sem aulas


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

CACD

A Teerã da AppleTV+...

  • Marina Guimarães
    Marina Guimarães
    min de leitura