💌 Segundou para o CACDista raiz n. #45

  • Avatar
    Clipping
    09/12/2020 . min de leitura

07 de Dezembro: é dia em que Castelo Branco assinou o AI-4, convocando o Congresso para “discutir e votar” uma nova constituição.

De acordo com o preâmbulo do AI-4, a Constituição de 1946, ” já não atende às exigências nacionais e que somente uma nova Constituição poderá assegurar a continuidade da obra revolucionária”. E nasce assim a controversa Constituição de 1967 abrindo, caminho para o famigerado AI-5.

Rumo à 45ª edição do #segundou 💌


Nessa edição, você encontra as seguintes seções:

  1. Falando em AI: compiladão dos principais pontos
  2. Atualiza aí: alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…
  3. Quote da semana: pq às vezes citar é preciso
  4. O Clipping Recomenda: pq nem apenas de CACD vive o CACDista

É CACDista e quer receber gratuitamente conteúdo no seu inbox toda segunda-feira?

Deixe seu melhor email abaixo 👇


Rumo às atualizações CACDísticas ðŸ‘‡

1. Falando em AI, baixa aí

compiladão dos principais pontos

Compilamos e organizamos as principais informações referente às normas constitucionais e aos AI´s que rolaram ao longo do regime militar. Baixa AI, fiche e revise AI.

PDF de Atos Institucionais – Clipping – (leitura de 7 minutos) – AI´s, a Constituição de 67, o Pacote de Abril. Compilado das principais indas e vindas normativas passíveis de serem exploradas em TPS. Enjoy!


2. Atualiza aí

Atrasou com a leitura dos clippings?
Alguns destaques para você dar o “up” nos fichamentos aí…

1. Hermanos
Na segunda-feira, dia 30, os presidentes do Brasil e da Argentina, Jair Bolsonaro e Alberto Fernández, realizaram sua primeira reunião bilateral, desde a eleição do argentino, em 2019. A reunião ocorreu no Dia da Amizade Argentino-Brasileira, celebrado em 30 de novembro. Segundo o governo argentino, Fernández disse a Bolsonaro para “deixar as diferenças do passado e encarar o futuro com ferramentas que funcionem bem” de forma a potencializar “pontos de acordo”. O presidente argentino considerou ainda que o encontro dá ao MERCOSUL o “impulso” que o bloco necessita. Do lado brasileiro, Bolsonaro destacou a importância do MERCOSUL, a necessidade de dar ao bloco mecanismos mais ágeis e a intenção de avançar na cooperação bilateral na área de turismo. O presidente brasileiro também ressaltou a importância da parceria entre as Forças Armadas do Brasil e da Argentina, fundamental para o combate ao tráfico de drogas e a demais crimes transnacionais.

2. De saída
a quarta-feira, dia 02, o Brasil deixou o comando da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Durante quase 10 anos de operação, o Brasil ocupou o comando da Força-Tarefa Marítima. De acordo com o Ministério da Defesa, a decisão foi tomada há mais de um ano e faz parte estratégia de priorizar o entorno estratégico brasileiro, conforme previsto na Política Nacional de Defesa (PND) e na Estratégia Nacional de Defesa (END). Dessa forma, a Marinha vem buscando reforçar sua presença no Atlântico Sul. Embora o Brasil tenha deixado o comando da Força-Tarefa Marítima, ainda há tropas brasileiras na UNIFIL. Atualmente, o Brasil mantém militares em 8 das 12 missões de paz da ONU em andamento, totalizando quase uma centena de militares.

3. Feeling hot!
Na quarta-feira, dia 02, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) afirmou que 2020 pode ser um dos três anos mais quentes já registrados. De acordo com a OMM, 2011-2020 será a década mais quente já registrada. Caso não haja uma reversão dessa tendência, Ã© possível que o Acordo de Paris tenha seu objetivo frustrado ainda em 2024, dado que a temperatura média global pode alcançar 1,5ºC acima do nível pré-industrial (1850-1900). A OMM ressalta que, para desacelerar o aumento da temperatura, o mundo precisa de uma ação radical, o que envolve a diminuição da produção de combustíveis fósseis.

4. Outros destaques
Há outros 11 tópicos relevantes passíveis de serem cobrados no TPS na última semana. Não deixe de conferir esses 11pontos para atualização compilados aqui [link restrito para assinantes do Clipping] ðŸ”’

⚠️ ATENÇÃO

O acompanhamento dos destaque acima não substituem a atualização diária por acompanhamento dos clippings, cuja leitura na íntegra é fortemente recomendada a candidatos de todos os níveis. Além das notícias selecionadas, recomenda-se ao candidato o fichamentos de todas as seções “⭐ Vale lembrar” incorporadas nos clippings diários. Elas trazem comentários às notícias, com objetivo de contextualizar o candidato sobre como o tema pode ser cobrado na prova. Esse conteúdo pode ser acessado aqui [link restrito para assinante]

+🆕 10 questões de atualidades com gabarito comentado.Faça aqui o minissimulado, avalie seus conhecimentos e confira seu lugar no ranking  [link restrito para assinantes do Clipping] ðŸ”’

O ClippingCast, o podcast do Clipping, está disponível gratuitamente para quem  não assina o Clipping. Ele traz outras atualizações que não podem deixar de ser feitas pelo CACDista. Ouça aqui ðŸŽ§ðŸ‘‡

Clipping CACD

3. Quote da semana

Pq às vezes citar é preciso…

“Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.”

William Shakespeare

4. O Clipping Recomenda

Pq nem apenas de CACD vive o CACDista quarentenado

How to take smarter note: 10 Principles to Revolutionize Your Note-Taking and Writing–  Forte Labs – (entrevista de 1h45 minutos) – Resenha e resumo do How To Take Smart Notes de Sönke Ahrens, sobre como dar mais eficiência à estruturação de ideias a partir da conexão de diversas leituras. 

A redescoberta de um clássico improvável – Estado de São Paulo – (leitura de 10 minutos) – Texto sobre como Norte das Águas, de José Sarney, que completa 50 anos. Reflexões interessantes sobre as relações entre política e literatura e as dificuldades de se separar ambas as coisas enquanto se julga uma obra.   

Dos átomos ao Itamaraty – Revista Piauí – (leitura de 5 minutos) – Um pouco da trajetória do Diplomata e cientista nuclear, Ernesto Batista Mané Júnior, que recentemente foi reconhecido como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo na área de política e governança na lista Most Influential People of Africa Descent (Mipad).


O conteúdo animou sua segunda-feira e quer recebê-lo gratuita e semanalmente no seu inbox?

Só deixar aí abaixo o email 👇


Gostou do conteúdo?

Ajude a gente a levar ele mais longe para mais pessoas, clique no botão abaixo e compartilhe.

Uma ótima semana 🧡

Comentários? Feedbacks? Comenta aí abaixo


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

CACD

Aos 7, eu era uma macaca...

  • Claudia Alves
    Claudia Alves
    min de leitura