ABIN: Atualidades na Prova da ABIN

  • Avatar
    Clipping
    23/09/2015 . 7 min de leitura

ABIN atualidades: Vamos falar sobre o concurso da ABIN 2017? Um ponto especificamente merece destaque: atualidades na prova da ABIN (lembrando que o Edital ABIN está para sair nos próximos dias)

Primeiro, lembrando que o Clipping está a todo vapor preparando os candidatos para a fase mais crítica do concurso, que é a parte de atualidades. Por meio de um treinamento exclusivo com a maior referência em atualidades, o Prof. Marco Cepik. Veja como funciona o treinamento do Clipping para atualidades com o Prof. Cepik aqui

concurso abin 2017

Agora, vamos falar do que importa:

 

Estudar atualidades: o eterno dilema

Só caiu uma coisa na prova aberta da ABIN em 2008: atualidades.

Ah, fácil né, Clipping? Só ler algumas matérias na revista semanal que eu assino e acompanhar o Jornal das 8, certo?!

fred mercury

 

Por favor, não se iluda. Já repetimos essa piadinha mais de 10 vezes só no último mês. Mas não tem como não voltar a bater na mesma tecla… Ainda há por parte de alguns candidatos a ideia de que vão passar na ABIN na base do senso-comum, na base do improviso, e na base do resumão daquela apostila que você comprou na banca por R$ 20 reais. Você está postulando um cargo na Agência Brasileira de Inteligência. Você precisa se levar a sério. Depois que passar na ABIN,  você vai viver compilando, processando e analisando informações. Atualidades vai ser a base do seu trabalho. Você vai viver com notícias diariamente.  Se você não quer se dar ao trabalho de disciplinar 30 minutos da sua rotina para ler uma seleção de notícias que você nem teve o trabalho de compilar, por favor, pare de ler esse Blog nesse exato momento e comece a pensar em um outra carreira: a ABIN não é para você! 

Desculpe a franqueza. Há coisas que seu colega de estudo, seu amigo, seu familiar  por delicadeza não vai evitar dizer. Daí sobra para o Clipping fazer o parte chata da coisa e dar eses choque de realidade em quem está com uma ideia equivocada do peso que Atualidades tem no concurso da ABIN.

 

Atualidades na prova fechada da ABIN

O Clipping não vai falar sobre atualidades na prova fechada hoje. O foco do post não é esse. Já falamos sobre isso em um post antigo. Foi um dos primeiros posts da série #desvendandoaABIN. Mas nesse vídeo abaixo, o Fernando Mesquita, que já serviu na ABIN durante 6 anos além de ter sido aprovado em cerca de 14 concursos públicos fala um pouco sobre o Clipping e as atualidades no concurso da ABIN. Confira:

Foquemos em outro aspecto ainda não tratado: atualidades na prova discursiva.

 

Atualidades na prova aberta da ABIN

No concurso de 2010, o tema da redação foi mais específico e mais parecido, portanto, com uma questão jurídica. No entanto, como os concursos em geral vem pesando a mão em atualidades, o que se espera é a volta de um padrão mais generalista de questão aberta, como foi a da prova da ABIN em 2008. Em se tratando de atualidades na prova discursiva o paradigma é mesmo a prova de 2008, que foi baseada na obra do Prof. Cepik, que está dando o treinamento focado em atualidades com exclusividade para o Clipping ABIN. Para quem não viu, vejamos:

abin atualidades

Bom, em primeiro lugar, fica a estranheza: a evolução histórica da ABIN foi expressamente cobrada na prova discursiva de Atualidades do concurso da ABIN em 2008. Evolução histórica em prova de Atualidades? Sim, #dureza. Mas foi assim. Só daí dá para você ver que quando a banca fala que a redação versará sobre tema de "Atualidades", a banca faz um juízo bem amplo do que vem a ser "atualidades".

Pelo enunciado, fica a impressão que um texto quase-jurídico sobre a Legislação referente à ABIN seria o foco. Ledo engano. O comando é claro:

Disserte sobre "segredo de estado e cidadania".

Você sabe o que significa disserte? Essa palavra não está aí por acaso. É melhor dar uma pausa aqui e abrir um outro tópico só para falarmos do que é uma dissertação.

 

 Prova discursiva: é para dissertar, não descrever

Boa parte dos candidatos não tem uma ideia clara do que vem a ser uma dissertação. Boa parte dos candidatos ignorar a importância de compreender o comando de uma questão. 

Vamos ver o que nos diz o Edital de 2008 do concurso da ABIN?

atualidades abin

Atenção para esse termo "redação argumentativa-dissertativa" Atenção para esse outro termo: "atualidades".

A banca não está cobrando do candidato que ele disseque todos os aspectos jurídicos e saia repetindo tudo o que está escrito na Legislação da ABIN sobre Segredo de Estado. Essa seria uma abordagem "descritiva", mas o que está sendo cobrado é uma abordagem dissertaviva e sobre atualidades

Quando a banca diz que quer que você "disserte" está dizendo que espera que você demostre sua capacidade de defender uma tese, uma ideia com base em argumentos bem fundamentados. Ela que que você demonstre capacidade de inter-relacionar leituras prévias. O foco aqui na prova da ABIN de  2008 não é Legislação da ABIN. Não estamos diantes de uma questão jurídica, embora seja desejável sim mencionar alguns aspectos jurídicos que envolvem "Segredo de Estado e Cidadania"

O foco é defender suas ideias sobre a relação "segredo de estado e cidadania" sobre a ótica das atualidades. Afinal, veja no Edital da ABIN de 2008 que a prova aberta versa sobre tema de atualidade).

 

Prova discursiva da ABIN de 2008. E se fosse hoje?

Um bom teste para saber sobre  quanto você está em dia com atualidades é se perguntar:

O que eu teria a dizer hoje se me fosse cobrado para dissertar sobre "segredo de estado e cidadania" à luz de uma prova de Atualidades?

Se você pensou mais de 5 minutos e não tem nem ideia por onde começar, isso é preocupante.

Tem bastante coisa rolando sobre isso nos Clipping e não tem desculpa nenhuma para branco. Há meses vem sendo destaque a questão da espionagem da NSA e a resposta conjunta do Brasil e Alemanha na ONU, os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade para elucidar crimes cometidos na época da ditadura, os acordos entre Brasil, Argentina e Paraguai sobre troca de informações classificadas para esclarecer violações de Direitos Humanos.

Enfim, é realmente muuuuuuuuuuuita coisa que não é novidade para ninguém que está acompanhando o Clipping.

Novamente, o Clipping pede desculpa pela franqueza, mas sabe aquelas redações que você fez na 5ª série, sobre suas férias, etc? Então… não é aquilo que vão te pedir para fazer na prova. Não dá para enrolar. Por favor, não tente falar coisas vagas do tipo: "o segredo de estado e a cidadania é muito importante para o Brasil…". Simplesmente não vai colar. Se você tem alguma dúvida dê uma olhada na nota de corte dos últimos concurso da ABIN aqui.  

O que o Clipping ABIN propõe para enfrentar as atualidades na prova da ABIN?

O Clipping não é só uma plataforma de estudos, mas um método de estudo.

A proposta é bem simples: crie um hábito

Que hábito?

O hábito de ler.

De ler o quê?

Notícias.

Com que frequência?

Todo dia. 

Sem conteúdo sobre atualidades  não há salvação. Não dá para fugir disso, se nem no ENEM dá para escapar sem um bom domínio sólido  de atualidades você realmente acha que vai se safar na prova da ABIN na base do improviso? Simplesmente não dá…

É preciso um método para estudar atualidades. 

abin

 

A leitura massiva de notícias é a melhor forma de te prover conteúdo para enfrentar uma prova dissertativa para qualquer concurso que seja. 

A ideia do Clipping é que você não perca tempo correndo atrás de notícias. Todo dia o Clipping seleciona automaticamente para você o que você deve ler. Você só precisa fazer uma coisa: LER!

O Clipping só pede uma coisa sua: 30 minutos para ler diariamente a seleção que o Clipping faz. Só isso 30 minutos para ler o que é passível de cair na prova.

É uma questão de hábito, mas que acredite está fazendo diferença para muita gente.   

concurso abin 2017

O Clipping pede desculpas pelo momento jabá, mas não tinha como não falar de prova de atualidade sem falar no Clipping, tinha?

E você? Curtiu o post? Abra seu coração. Deixe um comentário que o Clipping não deixa ninguém no vácuo.


  • Avatar
    Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.


Avatar
Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.