Sobre Nós
Plataforma de estudos e cursos para concursos públicos


Saiba mais

Em destaque
dark

ABIN: revelado o espião que escrevia livros que viraram filmes clássicos

abin

ABIN

Está à espera do Edital da ABIN 2017? O Clipping e todos os ABINistas que assim o Clipping também! Enquanto o Edital da ABIN não vem vamos procurando um pouco de inspiração e motivação para estudar. Que tal falarmos um pouco desse universo fantástico que é o dos serviços de inteligência pelo mundo?

Aliás, você já leu nosso polêmicos post “Sou brasileiro e quero trabalhar na CIA, tem como? “. Foi uma comparação entre o processo seletivo da ABIN e da CIA. Se não leu #ficaadica.Mas o assunto de hoje não é ABIN nem CIA. É o MI6, o serviço secreto britânico, o órgão onde o James Bond, o garoto propaganda do Clipping trabalha. 

Mas por que o Clipping deu para falar de MI6 hoje?

Por que ninguém mais ninguém menos do que Friederick Forsyth, um conhecidíssimo escritor de romances policiais acaba de confessar ter trabalhado décadas para o MI6. Não era surpresa para muita gente. Afinal, a obra de Forsyth sempre foi caracterizada por grande realismo. São histórias que só mesmo quem tem uma booooooa noção dos bastidores dos serviços de inteligência poderia conceber. Mas agora que ele acaba de publicar sua autobiografia entitulada The Outsider é oficial.

Questionado pelo jornal britânico The Guardian, por que estaria o ex-agente britânico admitindo oficialmente sua atuação de décadas no MI6, Forsyth responde no auge da serenidade de seus 77 anos:

Não existe mais Alemanha Oriental, não existe mais União Soviética, não existe mais KGB. Qual é o problema?

Em entrevista á BBC, Forsyth vai além e admite que teve apoio e consultoria da MI6 para a publicação das suas obras:

Eu sempre tinha um número para o qual ligar! Nos almoços nos clubes eu perguntava para os colegas: assim está tudo bem? Então eles checavam com seus superiores e depois  diziam: “Ok, Freddie! Você pode usar isso”. Mas tinha  uma condição eles precisavam ler antes da publicação, para eventualmente vetarem  caso eu fosse longe demais!

The Outsider: a life in intrigue ainda não tem tradução para o Português e ainda será lançado esse mês de setembro. É uma pedida e tanto para quem precisa de um ânimo extra para encarar a espera pelo Edital da ABIN! #ficaadica

abin

Falando em espera do Edital da ABIN, vamos ver então os top 5 filmes baseados na obra desse ex-agente secreto?

abin-clipping-concurso

Confira aí

#1. O Chacal

———————–>>>

O filme O Chacal, com Bruce Willis, com certeza você que estuda para a ABIN já viu. Aliás, mesmo se você não estuda para a ABIN, já viu. Passa no Domingo Maior ou Tela Quente pelo menos uma vez por mês (você já viu, confessa!).

abin

Livro x filme: A sinopse do filme é bem diferente da do livro em que foi baseado. Para começar: se no filme Bruce Willis viaja os EUA planejando um atentado contra o Presidente, no livro O Dia do Chacal um matador de aluguel é contratado para matar o General francês Charles De Gaulle.

Adendo ao post: Fique-se registrado que O Chacal, com Bruce Willis, é um remake do “Dia do Chacal”, um filme anterior da década de 1970. Este, sim, era mais fiel ao livro. O Clipping agradece @João Gabriel pelo simpático lembrete feito nos comentários a este post <3

 

#2 . Cães de guerra

———————->>>

Filme clássico com Christophen Walken e Tom Berenger que conta a história de mercenários contratados para encontrar uma jazida de minério na África enquanto planejam a deposição de um presidente. Por que na África? Vale lembrar que a atuação de Forsyth no MI6 mais marcante foi justamente nesse continente, mais especificamente no conflito Nigéria x Biafra, contexto no qual Forsyth, então jornalsta cobrindo o conflito na década de 60,  foi chamado pelo MI6 a agir como infiltrado.

cac

Livro x filme: O Clipping não vai dar spoiler para você que estuda para a ABIN, mas tem muuuuuuita diferença do livro para o filme sobretudo no final. Só para ficar no básico os agentes no filme são americanos enquanto no livro são de serviços secretos são bem variados. Tem alemão, sul africano, britânico e até irlandês.

#. 3 O dossiê Odessa

——————–>>>

Você ABIN – ista , já deu para perceber que as adaptações dos best-sellers desse ex-agente do MI6 são sempre clássicos, né?!

Então, no filme O dossiê Odessa, com John Voight (que interpretou o chefe do personagem Tom Cruise em  Missão Impossível), é um jornalista alemão que investiga o paradeiro de um ex-nazista e uma certa organização de ex-membros da extinta polícia nazista que supostamente comprara 7000 passaportes argentinos na tentativa de esconder ex-colaboradores do regime de Hitler.

abin

Livro x filme: Como todas as outras obras de Forstyth,  o filme não faz jus ao livro. No entanto, graças ao alcance do livro, que o ex-nazista Rochmann, conhecido como “Açougueiro de Riga” foi descoberto na vida real escondido em Buenos Aires. Imedatamete, Alemanha solicitou sua prisão e posterior extradição, no entanto o ex-membro da SS alemã fugiu para o Paraguai onde faleceu em 1977.

#4. O Quarto protocolo

————————————->>>

Na noite do ano novo um ladrão descobre por acidente documentos secretos envolvendo planos para detonar uma bomba atômica próxima a uma base militar americana no Reino Unido. Nesse jogo de gato e rato, Michael Caine interpreta um agente britânico e Pierce Brosnan que ironicamente foi o penúltimo James Bond interpreta nesse filme um agente da KGB russa.

abin

filme x livro: Quando se faz uma adaptação de alguma obra envolvendo russos e agentes da KGB certos erros não tem como aparecer erros do tipo: militares russos usando boinas ao invés dos famosos chapeus de pêlo no inverno; ou então militares russos pilotando helicopteros modelos estadunidenses ou franceses em plena guerra fria. Coisas de Hollywood. Mas se você não é obcecado com reconstituição histórica é um bom filme de espionagem.

Ah, se você estuda para o CACD e está aqui lendo este post o “quarto protocolo” é um da série de 4 protocolos fictícios negociados secretamente às margens do Tratado de Naõ Proliferação de Armas Nucleares, de 1968.>>> Atenção: isso é ficção, ok?! <<<

#5. ICON

—————–>>>

ICON foi  um dos últimos filmes de Patrick Swayze. Nessa trama, às vésperas das eleições na Rússia, uma epidemia se alastra e os britânicos estão curiosíssimos para saberem o que realmente está acontecendo então eles acabam tendo que recorre a um ex-agente americano que trabalhou infiltrado em Moscou na época da Guerra Fria.

abin

#. E aí, com estão os estudos para a ABIN?

——————>>>

Já viu algum filme acima. Tem algum filme de espionagem favorito? Deixe aí um comentário que o Clipping não deixa ningué no vácuo>>>

30-ways-to-2

Total
0
Shares
Previous Post

CACD: Clipping CACD esclarece uma polêmica sobre o Clipping TV

Next Post

CACD: tema do Clipping TV hoje é prova de 3ª fase de PI

Related Posts

Descubra mais sobre Clipping CACD

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading