Vai cair Raciocínio Lógico na prova da ABIN?

  • Clipping
    14/08/2015 . 7 min de leitura

O concurso da ABIN está quase aí… O Clipping recebe dezenas de carinhosos email por dia com a mesma questão:

O que o Edital da ABIN vai cobrar? 

É completamente compreensível a ansiedade dos queridos ABINistas assinantes do Clipping. Nada mais normal do que querer se antecipar ao Edital e querer saber com antecedência para começar um planejamento estratégico de estudos (você já começou a estudar, certo?)

Acontece que não o Clipping não tem bola de cristal ainda. Os Editais tanto da ABIN não podem ser considerados "Editais estáveis", como o do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD). Se os candidatos ao CACD podem ter  a tranquilidade que o mesmo conteúdo cobrado em um ano será cobrado em outro, o mesmo não é verdade para os candidatos da ABIN.

Vamos falar hoje sobre uma matéria que costuma cair> Raciocínio Lógico na ABIN

Antes disso um breve lembrete

Primeiro, lembrando que o Clipping está a todo vapor preparando os candidatos para a fase mais crítica do concurso, que é a parte de atualidades. Lembrando também que o app saiu, mas é exclusivo para assinantes. Quem não assinou o Clipping,

abin

 

Agora vamos ao que importa>

 

Vejamos como Raciocínio Lógico vem sendo cobrado no últimos anos:

Concurso Ano Raciocíno Lógico Link para Prova
OFCHAN 2006 não caiu
ABIN  2008 não caiu
OFCHAN 2008 5 questões Clique aqui
ABIN 2010 5 questões Clique aqui

 

Com o quadro acima, podemos dizer que, desde 2008, observamos um padrão que sugere a cobrança de Raciocínio Lógico tanto na ABIN quanto no concurso de OFCHAN. 

Resumindo: Embora não possamos afirmar que VAI cair Raciocínio Lógico na ABIN, podemos sim dizer que é não só  possível como altamente provável que caia. Tanto é assim que boa parte dos cursinhos preparatórios vem oferecendo aulas de Raciocínio Lógico. O que isso significa? Isso significa que se você está brigando por uma vaga na ABIN você não vai ter como fugir de Raciocínio Lógico.

 

#. Raciocínio Lógico para quê?

——————————–>>> 

Ah, mas eu já tenho que decorar tanta coisa para passar em um concurso público. Por quê o Cespe a Carlos Chagas inventam de cobrar Raciocínio Lógico? Que diferença faz saber resolver questões do tipo "João é irmão de Maria, que é tia de Florisbela, que é sogra de Antônio, o que Antônio é de João"? para quem quer entrar para a ABIN? 

Toda. Para quem não leu nosso post sobre a ABIN ainda vamos repetir (leia agora aqui)

 ABIN não é concurso para ser o 007 brasileiro (Clipping CACD)

A rotina do agente da ABIN não é sair por aí dirigindo um Aston Martin, com uma licença para matar e paquerando nas horas vagas. Trabalhar com inteligência é identificar padrões escondidos em um emaranhado de informações muitas vezes incompletas e aparentemente desconexas.

Nesse sentido, Raciocínio Lógico tem tudo a ver com a atividade de inteligência. Vale lembrar que a parte de Raciocínio Lógico cobrada no Edital é só a ponta do iceberg de algo muito mais complexo e intrincado que é a "Intelligence Analysis".

Aliás, para quem acha bobinhos os enunciados das questões de Raciocínio Lógico, vale a pena dar uma olhada em um dos maiores clássicos venerados pelos agentes de inteligência formados pela CIA desde a década de 1950, que é o "Psychology of Intelligence Analysis."  

Essa imagem foram tiradas de lá>>>

 

 abin-clipping-concurso

 

Essa também é de lá>>>

abin-clipping-concurso

 

Embora não seja especificamente um livro sobre Raciocínio Lógico, é curioso como um livro dedicado a levar os agentes de inteligência da CIA a "pensar sobre como eles pensam" tragam exemplos tão banais quanto os enunciado das questões de raciocínio lógico. 

Depois que você passar na ABIN você vai ter muito tempo para aprofundar sobre isso. O importante agora é 100% na prova.  No entanto, para quem é mais curioso e quiser dar uma folheada no Psychology of Intelligence Analysis, fica aqui um trecho gratuito. 

 

Agora que explicamos o porquê Raciocínio Lógico é importante,  chega de firulas, o foco do Clipping é 100% na aprovação. Vamos para a parte prática da coisa.

 

#. Como estudar Raciocínio Lógico?

———————————–>>>

Então. Os estudos de Raciocínio Lógico devem ser divididos em 2 fases:

1) Parte conceitual

Não dá para resolver questões de Raciocínio Lógico só na base do "bom-senso" e fazendo exercícios de assim de cara. É preciso conhecer algumas fórmulas e conceitos. Esteja você tentando ABIN ou OFCHAN, você primeiro tem que saber operar alguns conceitos básicos como "princípio da não contradição", "calculos de combinação", "tabela-verdade", etc. Essa parte conceitual de Raciocínio Lógico é relativamente simples. E fique tranquilo: Raciocínio Lógico não envolve matemática pesada. Na verdade envolve muito pouco matemática… Mas, reiterando, é algo que não dá para acertar na base no "bom senso", como muitos pensam. 

Fica aí um exercício da prova de ABIN de 2010 para você sentir o drama>>>

Viu que realmente é preciso saber um pouco operar conceitos (nesse caso de análise combinatória) para resolver? 

Onde eu aprendo essa parte conceitual?

Bom, como já dissemos tanto em nosso post sobre a ABIN (leia aqui)  quanto sobre o concurso de OFCHAN (leia aqui), um cursinho ajuda e muuuuuuito. Mas nos tópicos abaixo falamos de que no caso de Raciocínio Lógico, há sim, salvação fora das salas de aulas dos cursinhos.

2) Muitos exercícios

Aí, sim, uma vez interiorizados os conceitos teóricos é fazer muuuuuuuuuuuuuuito exercício. Essa é a parte difícil. Tudo o que parecia muito tranquilo na teoria vai começar a parecer muito difícil. Muita calma nessa hora… Talvez mais do que qualquer outra matéria Raciocínio Lógico demanda muita resolução de exercícios tanto para o concurso da ABIN quanto para o de OFCHAN. Talvez demande muito mais do que qualquer outra matéria um tempo para o candidato interiorizar a "lógica" da matéria e pegar o jeito da coisa.

Onde eu pego exercícios para fazer?

Você já tem uma conta no Qconcursos, certo? Se ainda não tem faça agora uma conta e #partiuestudar

 

giphy (9)

 

>>>E se eu assinar o Clipping vou ter acesso a exercícios de Raciocínio Lógico?

Nas interações que rolam na rede social do Clipping você pode, sim, postar uma dúvida sobre Raciocínio Lógico e intimar os colegas da ABIN e do concurso de OFCHAN a responder. O Clipping não é só sobre atualidades. Tem discussões de altíssimo nível rolando por lá de Português, Inglês, Geografia, etc. Cabe aos assinantes criarem a cultura de explorar discussões sobre Raciocínio Lógico também. Afinal, os Editais da ABIN e do OFCHAN estão aí…

 

#. Quanto estudar Raciocínio Lógico

——————————————————>>>

Ah, só caiu 5 questões de Raciocínio Lógico na última prova da ABIN e do concurso de OFCHAN. Não vou estudar isso!

Não se sabote dessa forma. Como assim 5 questões é pouca coisa? Não é não!

Além disso, é aquela velha história de sempre. Grande parte dos candidatos acham que o concurso da ABIN e de OFCHAN é decidido sobre quem vai melhor na parte de Direito, Legislação Específica, etc. Não se iluda. Decorar lei seca todo candidato minimamente preparado decora. Não é isso que define quem é aprovado e quem não é… Aquela questãozinha batida do artigo 5º que você acertou todo mundo vai acertar: tenha certeza!

Atualidades, que é o grande foco do Clipping, te dá uma imensa vantagem comparativa sobre o concorrente! Raciocínio Lógico, em certa medida, também te dá esssa vantagem comparativa. Atenção, isso não é um momento jabá do Clipping. Isso é real!!! Pergunte em off a um colega que já fez a prova e não o que tirou ele do páreo e ele vai te dizer… Certamente não foi Direito!

Por favor, isso não quer dizer que, ao prestar ABIN ou OFCHAN,  você vai estudar só Atualidades e Geografia com o Clipping e  Raciocínio Lógico e se esquecer das outras, ok?

É claro que o maior número de questões é de Direito. Isso não significa, no entanto, que a maior vantagem comparativa da prova esteja nas questões de Direito! São coisas diferentes.

 

#. Onde estudar Raciocínio Lógico

—————————————>>>

Bom… aí é aquela coisa: cursinho ajuda muuuuuuuuuuuito. Não só em Raciocínio Lógico, mas em tudo! Aliás, o Clipping ainda está devendo aquele post sobre os cursinhos indicados para a ABIN , neh?! Bom falaremos sim sobre isso… Por hora fica a mensagem: para quem está batalhando sério por uma vaga, o cursinho deve ser visto como investimento

A notícia boa é: se há tópicos que realmente não dá para ver sem cursinho preparatório, como Legislação Específica da ABIN ou a prova de Inglês do concurso de OFCHAN, pode-se dizer que há muitos recursos para se estudar Raciocínio Lógico fora das salas de aula dos cursinhos. Há muitos vídeos no youtube completos sobre Raciocínio Lógico (alguns melhores do que outros), há boas apostilas bem resumidas sobre a matéria (algumas melhores do que outras), há o Qconcursos repleto de exercícios (muito top).

O que não há é desculpas para pegar firme e #partiuestudar

Gostou do post? Deixe um comentário abaixo que o Clipping não deixa ninguèm no vácuo>>>

Summary
Prova Abin 2018: Vai cair raciocínio lógico? | Clipping
Article Name
Prova Abin 2018: Vai cair raciocínio lógico? | Clipping
Description
Na prova da ABIN realmente cai a disciplina "Raciocínio Lógico"? Aprenda a se preparar para essa matéria e a nao cair nas pegadinhas mais comuns. Confira!
Author
Publisher Name
Clipping CACD
Publisher Logo

  • Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.



Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

Mais Ferramentas
Conteúdo