Como será a prova de dissertação da ABIN


Amigos do Clipping, à medida que o concurso da ABIN se aproxima, várias dúvidas vêm surgindo e uma que tem dado o que falar é sobre como serão as provas discursivas da ABIN. É verdade que o Edital do concurso da ABIN deixou certas lacunas, sobretudo com relação à prova dissertativa. No Clipping, estamos trabalhando, além de todo o conteúdo das provas objetivas, a prova escrita por meio do treinamento feito pelo Prof. Cepik, que é uma das maiores referências em inteligência para o CESPE.
É importante, para além dos temas, compreender não só o “quê” pode ser cobrado, mas “como” os temas podem ser cobrados.
Vejamos isso nesse post, que separamos em 3 partes:
- Com foram as últimas provas discursivas da ABIN?
- Como são as provas discursivas padrão CESPE?
- Como será a prova discursiva do concurso ABIN 2018?
Vamos ponto por ponto desvendar essas questões ?
1. Como foram as últimas provas discursivas da ABIN?
É importante começar essa análise sobre a prova discursiva da ABIN entendendo como o CESPE cobrou anteriormente questões abertas na prova da ABIN para então entender como ele poderá cobrar neste concurso. Vale lembrar, o que o Clipping já disse aqui:
O concurso da ABIN não é um CACD em miniatura.
Não se deve tomar a forma como são cobradas questões discursivas no CACD como base para o treinamento de questões discursivas da ABIN. São 2 cargos bem diferentes para os quais há 2 processos seletivos igualmente diferentes. Parece óbvio dizer isso, mas boa parte dos candidatos a essa altura ainda não se deram o trabalho de dar uma olhada nas antigas provas discursivas da ABIN e estão especulando, equivocadamente, que as provas do CACD são o paradigma mais adequado para se preparar para a ABIN. Não são, pessoal. Muita atenção com isso ⚠️
O melhor parâmetro para entender o que nos aguarda na prova da ABIN são as:
- Provas antigas do CESPE para cargos na ABIN, em particular,
- Provas antigas do CESPE para outros concursos, de forma geral.
Para quem não viu, vale a pena ver aqui e agora como foi a prova discursiva da ABIN para o cargo de Oficial de Inteligência do último concurso da ABIN.⬇️
Da questão da prova da ABIN de 2008, podemos destacar alguns elementos em sua estrutura que se repetem basicamente em provas discursivas do CESPE para vários outros concursos, conformando o que chamamos padrão cespiano de questões discursivas, que veremos adiante no post.
Por hora, reparem na existência na prova da ABIN de:
➡️ Presença de um trecho de caráter motivador
- [o qual não é recomendado o candidato fazer referência, a menos que o comando da questão assim exija ou permita];
➡️ Tema objetivamente delimitado e amplamente abordado no Edital
- [no caso acima foi “Segredo de Estado e Cidadania” o candidato bem preparado não terá surpresa com relação a temas, como normalmente ocorre no CACD)];
➡️ Três tópicos dados pela banca que deverm ser tratados necessariamente no texto;
- [
(recomenda-se que além da introdução e da conclusão ,⚠️ (veja errata abaixo sobre a obrigatoriedade de introdução e conclusão) cada parágrafo de desenvolvimento aborde um desses tópicos). Recomenda-se também que logo na primeira frase de cada parágrafo, o tópico frasal, o texto do candidato deixe claro que o parágrafo que aborda esse tópico];
⚠️ [ERRATA]
A redação inicial deste post deixou margem para interpretações ambíguas. Não se pode dizer que há consenso entre os especialistas sobre o uso de introduções e conclusões em textos do CESPE.
Embora a banca indique os temas a serem tratados, e cobre um texto dissertativo. É, de acordo com alguns especialistas, possível abrir mão da introdução e da conclusão.
Embora alguns professores admitam que ao fazê-lo o candidato corre o risco comprometer a coesão do texto, outros defendem essa posição de que não se deve usar introdução e conclusão em dissertações do CESPE.
Veja aqui algumas posições interessantes nessa questão sobre a qual professores e especialistas divergem: Posição da Prof. Vânia, do GranCursos e a posição da Prof. Prof Ricardo Wermelinger ⚠️
[ESSA ATUALIZAÇÃO FEITA AO POST EM 26 DE JAN COM BASE NAS DISCUSSÕES DO MURAL DO CLIPPING LEVANTADAS PELOS CANDIDATOS]
2. Como são as provas discursivas padrão CESPE
Ah, Clipping, mas a prova da ABIN que você mostrou ali acima é padrão do CESPE mesmo?
Sim, pessoal! A prova antiga da ABIN segue em linhas gerais o padrão cespiano de questões discursivas.
Olha aí abaixo como foi a prova discursiva para a Polícia Federal em 2014.⬇️
Ah, Clipping então o CESPE tem um padrão para provas discursivas não é mesmo?
Sim, tem sim! Não tem muito segredo com relação à estrutura de uma prova aberta do CESPE. Aliás, uma das vantagens de termos o CESPE como banca é justamente essa relativa estabilidade na estrutura e nos temas cobrados. Não há, realmente, muita surpresa para o candidato que vem se preparando razoavelmente bem. O CESPE joga duro mas não tem costume de reinventar a roda em termos de estrutura das questões discursivas…
Normalmente quando o CESPE cobra pareceres, minutas, etc isso é explicitamente citado no Edital, como é o caso do Concurso da Câmara em 2014. Estudo de casos são possíveis, mas improváveis. E em se tratando da dissertação, ela deve seguir os moldes do padrão cespiano de discursivas.
Isso fica muito claro comparando a prova discursiva da ABIN com a da PF.
Lembrando que como muitos candidatos que estão de olho na ABIN também estão de olho no concurso da Polícia Federal, que já foi autorizado, e vem pedindo ao Clipping que disponibilize uma área específica na plataforma com conteúdo específico para o concurso da PF
(? A equipe do Clipping está pesando os pós e contra, pessoal, se você acha que isso faz sentido deixe um comment abaixo no final deste post).
3. Como será a prova discursiva do próximo concurso da ABIN
Fechando aqui o post para todo mundo poder voltar aos estudos…
Ah, Clipping, mas quer dizer que a prova discursiva para o concurso da ABIN em 2018 manterá essa mesmíssima estrutura? ?
Não necessariamente! É possível que haja mudanças sim com relação ao padrão cespiano das discursivas. Justamente por essa razão, no Clipping estamos submetendo os candidatos a exercícios diversos e estruturas diversas, mas tomando como norte esse padrão cespiano. A lógica é que o candidato enfrente surpresas ao longo do treinamento discursivo do Clipping justamente para não ter surpresas no dia da prova. Para o Clipping, seria mais cômodo simplesmente pegar esse mesmíssimo padrão cespiano para todos os exercíciso e basear todos os exercícios nesse modelo.
No entanto, infelizmente temos que contar sim com a possibilidade [ainda que remota] que a banca possa vir a inovar no concurso desse ano.
Resumindo: não é provável que tenhamos surpresas, mas é sim possível. Dessa forma, estamos trabalhando com a filosofia do
Esperemos o melhor, mas nos preparemos para o pior
Com relação aos temas, estamos mapeando na plataforma do Clipping todos os temas possíveis de cair na aba DISCURSIVAS.
Curtiu o post? Tem uma sugestão? Acha que além da ABIN o Clipping poderia disponibilizar conteúdo para o concurso da Polícia Federal também? Deixe um comment abaixo.
Ah, e se for fazer a prova da ABIN, não perca nossa cobertura ao vivo do gabarito e ranking atualizados logo após a prova.
Comentários