Como será a prova de dissertação da ABIN

Amigos do Clipping, à medida que o concurso da ABIN se aproxima, várias dúvidas vêm surgindo e uma que tem dado o que falar é sobre como serão as provas discursivas da ABIN. É verdade que o Edital do concurso da ABIN deixou certas lacunas, sobretudo com relação à prova dissertativa. No Clipping, estamos trabalhando, além de todo o conteúdo das provas objetivas, a prova escrita por meio do treinamento feito pelo Prof. Cepik, que é uma das maiores referências em inteligência para o CESPE.

É importante, para além dos temas, compreender não só o "quê" pode ser cobrado, mas "como" os temas podem ser cobrados.

Vejamos isso nesse post, que separamos em 3 partes:

concurso abin 2017

Vamos ponto por ponto desvendar essas questões 👊

1. Como foram as últimas provas discursivas da ABIN?

É importante começar essa análise sobre a prova discursiva da ABIN entendendo como o CESPE cobrou anteriormente questões abertas na prova da ABIN para então entender como ele poderá cobrar neste concurso. Vale lembrar, o que o Clipping já disse aqui:

O concurso da ABIN não é um CACD em miniatura

Não se deve tomar a forma como são cobradas questões discursivas no CACD como base para o treinamento de questões discursivas da ABIN. São 2 cargos bem diferentes para os quais há 2 processos seletivos igualmente diferentes. Parece óbvio dizer isso, mas boa parte dos candidatos a essa altura ainda não se deram o trabalho de dar uma olhada nas antigas provas discursivas da ABIN e estão especulando, equivocadamente, que as provas do CACD são o paradigma mais adequado para se preparar para a ABIN. Não são, pessoal. Muita atenção com isso ⚠️

O melhor parâmetro para entender o que nos aguarda na prova da ABIN são as:

  • Provas antigas do CESPE para cargos na ABIN, em particular,
  • Provas antigas do CESPE para outros concursos, de forma geral.

Para quem não viu, vale a pena ver aqui e agora como foi a prova discursiva da ABIN para o cargo de Oficial de Inteligência do último concurso da ABIN.⬇️

discursiva abin

Da questão da prova da ABIN de 2008, podemos destacar alguns elementos em sua estrutura que se repetem basicamente em provas discursivas do CESPE para vários outros concursos, conformando o que chamamos padrão cespiano de questões discursivas, que veremos adiante no post.

Por hora, reparem na existência na prova da ABIN de:

➡️  Presença de um trecho de caráter motivador

  • [o qual não é recomendado o candidato fazer referência, a menos que o comando da questão assim exija ou permita];

➡️  Tema objetivamente delimitado e amplamente abordado no Edital

  • [no caso acima foi "Segredo de Estado e Cidadania" o candidato bem preparado não terá surpresa com relação a temas, como normalmente ocorre no CACD)];

➡️  Três tópicos dados pela banca que deverm ser tratados necessariamente no texto;

  • [(recomenda-se que  além da introdução e da conclusão  ⚠️ (veja errata abaixo sobre a obrigatoriedade de introdução e conclusão) cada parágrafo de desenvolvimento aborde um desses tópicos). Recomenda-se também que logo na primeira frase de cada parágrafo, o tópico frasal, o texto do candidato deixe claro que o parágrafo que aborda esse tópico];

⚠️⚠️⚠️ [ERRATA] : A redação inicial deste post deixou margem para interpretações ambíguas. Não se pode dizer que há consenso entre os especialistas sobre o uso de introduções e conclusões em textos do CESPE.  Embora a banca indique os temas a serem tratados, e cobre um texto dissertativo. É, de acordo com alguns especialistas, possível abrir mão da introdução e da conclusão. Embora alguns professores admitam que ao fazê-lo o candidato corre  o risco comprometer a coesão do texto, outros defendem essa  posição de que não se deve usar introdução e conclusão em dissertações do CESPE. Veja aqui algumas posições interessantes nessa questão sobre a qual professores e especialistas divergem: Posição da Prof. Vânia, do GranCursos e a posição da Prof. Prof Ricardo Wermelinger ⚠️⚠️⚠️   [ESSA ATUALIZAÇÃO FEITA AO POST EM 26 DE JAN COM BASE NAS DISCUSSÕES DO MURAL DO CLIPPING LEVANTADAS PELOS CANDIDATOS]:

2. Como são as provas discursivas padrão CESPE

Ah, Clipping, mas a prova da ABIN que você mostrou ali acima é padrão do CESPE mesmo?

Sim, pessoal! A prova antiga da ABIN segue em linhas gerais o padrão cespiano de questões discursivas. 

Olha aí abaixo como foi a prova discursiva para a Polícia Federal em 2014.⬇️

prova abin

Ah, Clipping então o CESPE tem um padrão  para provas discursivas não é mesmo?

Sim, tem sim!  Não tem muito segredo com relação à estrutura de uma prova aberta do CESPE. Aliás, uma das vantagens de termos o CESPE como banca é justamente essa relativa estabilidade na estrutura e nos temas cobrados. Não há, realmente, muita surpresa para o candidato que vem se preparando razoavelmente bem. O CESPE joga duro mas não tem costume de reinventar a roda em termos de estrutura das questões discursivas…

Normalmente quando o CESPE cobra  pareceres, minutas, etc isso é explicitamente citado no Edital, como é o caso do Concurso da Câmara em 2014. Estudo de casos são possíveis, mas improváveis.  E em se tratando da dissertação, ela deve seguir os moldes do padrão cespiano de discursivas.

Isso fica muito claro comparando a prova discursiva da ABIN com a da PF.

Lembrando que como muitos candidatos que estão de olho na  ABIN também estão de olho no concurso da Polícia Federal, que já foi autorizado, e vem pedindo ao Clipping que disponibilize uma área específica na plataforma com conteúdo específico para o concurso da PF  (💡 A equipe do Clipping está pesando os pós e contra, pessoal, se você acha que isso faz sentido deixe um comment abaixo no final deste post).

3. Como será a prova discursiva do próximo concurso da ABIN

Fechando aqui o post para todo mundo poder voltar aos estudos…

Ah, Clipping, mas quer dizer que a prova discursiva para o concurso da ABIN em 2018 manterá essa mesmíssima estrutura? 🤔

Não necessariamente! É possível que haja mudanças sim com relação ao padrão cespiano das discursivas. Justamente por essa razão, no Clipping estamos submetendo os candidatos a exercícios diversos e estruturas diversas, mas tomando como norte esse padrão cespiano. A lógica é que o candidato enfrente surpresas ao longo do treinamento discursivo do Clipping justamente para não ter surpresas no dia da prova. Para o Clipping, seria mais cômodo simplesmente pegar esse mesmíssimo padrão cespiano para todos os exercíciso e basear todos os exercícios nesse modelo.

No entanto, infelizmente temos que contar sim com a possibilidade [ainda que remota] que a banca possa vir a inovar no concurso desse ano.

Resumindo: não é provável que tenhamos surpresas, mas é sim possível.  Dessa forma, estamos trabalhando com a filosofia do

Esperemos o melhor, mas nos preparemos para o pior

Com relação aos temas, estamos mapeando na plataforma do Clipping todos os temas possíveis de cair na aba DISCURSIVAS.  

Curtiu o post? Tem uma sugestão? Acha que além da ABIN o Clipping poderia disponibilizar conteúdo para o concurso da Polícia Federal também? Deixe um comment abaixo.

Ah, e se for fazer a prova da ABIN, não perca nossa cobertura ao vivo do gabarito e ranking atualizados logo após a prova.