Edital ABIN: o que você precisa saber sobre o último edital e o que está por vir

O novo Edital ABIN é considerado um dos mais generoso com 300 vagas e salários iniciais que chegam a R$ 17.078,46. Entenda tudo sobre concurso da ABIN e acompanhe o andamento do último Edital ABIN.

Ah Cliping, sobre isso de que foi autorizado o concurso da ABIN todo mundo sabe. Mas o Edital sai quando?

Está tudo aqui neste post, que foi dividido assim:

1. Quando sai o novo Edital ABIN?

2. O que já é certo no novo Edital ABIN?

3. Quem na ABIN é responsável pelo Edital?

4. Quem é a referência de estudo antes do Edital?

5. Como foi o último Edital ABIN?

Vamos aos tópicos. Mas sem não antes lembrar que o Clipping ABIN está com exclusividade com a principal referência para a prova da ABIN, o Prof. Cepik. Confira melhor isso no que você verá no ponto 4 deste post :

[TESTE DO SIMULADO ABIN]: Baixe aqui o pdf do  simulado da ABIN 2017

 

Quando sai o novo Edital ABIN?

Conforme a ABIN, o Edital sai, impreterivelmente, até o dia 17 de Janeiro de 2018, que é quando vence o prazo de 6 meses dado pelo MPOG para a realização do concurso.

No dia 11 de Setembro de 2017, a Agência Brasileira de Inteligência confirmou à Folha Dirigida que os preparativos para o concurso da ABIN continuam em pleno andamento no âmbito da Comissão do Concurso Público da ABIN, que é  responsável pelo concurso. Ou seja: apesar das questões orçamentárias, concurso está confirmadíssimo. 

 edital prazo abin

O que já se sabe sobre o Edital ABIN?

Algumas coisas já se sabe que deverão constar obrigatoriamente no Edital ABIN. Atenção, há fatos e certezas com os quais já podemos contar. Essas certezas são encontradas na  Portaria n. 227, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG). Ela é o documento que autorizou a abertura de concurso público pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). E com base nesse documento, já são certas as 300 vagas, os respectivos salários iniciais e as atribuições. Confira na imagem abaixo: 

Resumindo, 

  • Número de vagas? Serão 300 vagas.
  • Quais são os cargos? ​​O concurso ofertará vagas para: Oficial de Inteligência (220 vagas), Oficial Técnico de Inteligência (20 vagas) e Agente de Inteligência (60 vagas).
  • Qual é a escolaridade exigida? Tanto nível médio quanto superior. Oficial de Inteligência e Oficial Técnico de Inteligência são cargos superiores. Agente de Inteligência é cargo de nível médio.

    • Sobre o cargo de Oficial de Inteligência, o que se espera:

      • ​​planejamento, execução, coordenação, supervisionamento e controle da produção de conhecimentos de inteligência;
      • as ações de salvaguarda de assuntos sensíveis; as operações de inteligência;
      • as atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico direcionadas à obtenção e análise de dados e à segurança da informação;
      • o desenvolvimento de recursos humanos para a atividade de inteligência;
      • além do desenvolvimento e operação de máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários à atividade de inteligência.​​​
      •  
    • Sobre o cargo de Agente de Inteligência, o que se espera?

      • ​​oferecer suporte especializado às atividades decorrentes das atribuições do Oficial de Inteligência.
  • Qual é a Banca Organizadora? Ainda não tem uma banca definida, mas, a última banca a fazer uma prova para a ABIN foi o CESPE. Por isso, é com o CESPE que tanto o Clipping ABIN quanto os cursinhos trabalham como paradigma de preparação.

Quem na ABIN é responsável pelo Edital?

A Comissão do Concurso da ABIN é a responsável pela elaboração do Edital ABIN. Essa Comissão, constituída por um boletim sigioso, já está em pleno funcionamento. A  expectativa é que nos próximos dias seja divulgada a banca organizadora. Vale lembrar que essa comissão não se confunde com a banca realizadora do concurso (CESPE, etc). Trata-se de um grupo de autoridades e servidores que se encarregam de formular a estrutura geral do concurso antes da liberação do Edital ABIN, tomando decisões sobre número de fases, matérias cobradas, escolha da banca realizadora do certame, além de orientações gerais sobre temas cobrados na prova discursiva, etc. 

Ah Clipping, mas quem faz parte dessa Comissão do Concurso Público da ABIN que vai cuidar do Edital ABIN?

Não sabemos e não podemos saber, já que a constituição da Comissão do Concurso Público da ABIN é feita, como mencionado acima, por meio de um boletim sigiloso do órgão para resguardar justamente o nome dos envolvidos diretamente na produção direta do Edital ABIN e do concurso, o que é perfeitamente justificável.

Se você ainda não teve acesso às informações iniciais, pode encontra-las aqui.

Principal referência para estudo antes do Edital

Nesse momento de certeza e com um horizonte temporal já estabelecido para o Edital do concurso da ABIN, o mais seguro a ser fazer é ter em mente o que dizem os nomes que vem servido de referência para a Comissão do Concurso da ABIN nas provas anteriores do concurso, como o Prof. Marco Cepik, que nos 2 últimos concursos da ABIN tem sido citado pela banca nas questões discursivas, que foram inspiradas em sua obra

Foi na obra do Prof. Marco Cepik que a banca da ABIN dos concursos de 2008 e 2010 se inspiraram para  quem a banca da ABIN dos concursos de 2008 e 2010. Ele é maior autoridade em estudos de inteligência do Brasil  que está com exclusividade no Clipping ABIN produzindo materiais extremamente focados no que se espera que será a banca do concurso da ABIN.

 

Edital ABIN

Vamos por partes. Aqui faremos um pente fino no último edital, mas, assim que sair o aguardado edital de 2017/2018, faremos uma mega atualização nesse post. Assim ficaremos sempre adequados à realidade, ok? Mas pelo momento é importante entender como foi o último concurso, pois ele é a base pela qual até o momento os alunos Clipping ABIN vem se preparando. Vamos lá!

O concurso foi realizado em 3 etapas, a saber:​ 

  • Na primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos e de prova discursiva.
  • Na segunda etapa, de caráter eliminatório, haverá investigação social e funcional; prova de capacidade física; avaliação médica; e avaliação psicológica.
  • A terceira etapa, também de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de Curso de Formação em Inteligência na Escola de Inteligência (Esint) da ABIN.

A divisão da última prova da ABIN, como foi?

edital abin cespe

E a duração das provas?

  • ​​Para fazer tudo isso, o candidato teve somente cinco horas, na parte da tarde. Se for mantido o formato, devemos treinar bastante os simulados para não nos surpreendermos com a falta de tempo.

O que erá pedido na prova discursiva?

  • Quem assina o Clipping ABIN já sabe, mas para que não sabe, a prova discursiva consistirá em uma redação argumentativa-dissertativa sobre algum tema da atualidades.

     

    ATENÇÃO: Primeiro, assine o Clipping ABIN, pois nele você terá acesso ao que está ocorrendo no Brasil e no mundo, além de conteúdo exclusivo e proposta de redação feita pela maior autoridade em inteligência no Brasil, o professor Marco Cepik (você pode conferir um pouco mais neste link)

banner clipping abin