ABIN 2018: Análise das matérias cobradas no Edital da ABIN

  • Clipping
    03/01/2018 . 12 min de leitura

O edital da ABIN para 2018 saiu aqui na íntegra trazendo muitas novidades. O momento é de tensão. Mas  também de desmistificar boatos, alinhar expectativas e de fazer uma análise extremamente objetiva do que temos de concreto.

A filosofia do Clipping é sempre:

Espere pelo melhor; prepara-se para o pior

… mas entre uma escala que vai do “melhor” até o “pior”, o que temos exatamente no Edital que saiu?

Veremos isso neste post, que está divido por matérias cobradas para o cargo de Oficial de Inteligência.

Vamos às análises focadas no cargo Oficial de Inteligência (área 1).

[Veja nesse artigo do nosso FAQ os cargos para os quais o Clipping prepara…]

1. História (Brasil e Mundial) no concurso da ABIN

Muitos candidatos se apavoraram ao ver, no Edital, História do Brasil e  História Mundial.

“Ah Clipping, já era! Não tenho disposição de estudar isso para brigar por uma vaga de Oficial de Inteligência.”

Convenhamos e falemos abertamente: o que consta no Edital da ABIN sobre História do Brasil e História Mundial é o que consta em qualquer programa de vestibular, e já foi visto e revisto por todo qualquer candidato que tenha passado um segundo grau, mesmo que aos trancos e barrancos.

“O Clipping está dizendo que o Edital está fácil?”

De forma alguma, mas há coisas a se preocupar muito mais nesse Edital do que esse conteúdo de História que pintou de última hora. Trata-se de um programa relativamente enxuto de História do Brasil se comparado com boa parte dos vestibulares do Brasil.  A complicação que pode vir seria eventualmente a banca cobrar tópicos de História nas questões abertas. É possível isso, Clipping? É possível sim, mas é improvável.

Dificilmente a banca ocuparia as questões discursivas com tópicos de História do Brasil. No entanto, para quem não se lembra na prova antiga da ABIN de 2008 foi cobrado justamente na questão discursiva para o candidato discorrer sobre a evolução histórica da Atividadade de Inteligência no Brasil. [Veja nota de corte das provas discursivas da ABIN…]

Como responder isso sem entender o contexto básico de História do Brasil?

📝 O que o Clipping vai fazer sobre isso?

A equipe já está mobilizada para indicar um cronograma extremamente pragmático e factível para a parte de História. A receita aqui é pragmatismo: menos leitura complexas e mais conteúdos diretos ao ponto para relembrar o que você bem ou mal já sabe, e muuuuuuito exercício com gabaritos comentados. Notícia boa é que o concurso da ABIN não é o único a cobrar História. Isso nos possibilita mapear com assertividade o que pode dar as caras na prova. Até o dia 08 de Janeiro 🗓️  todo esse material estará na plataforma.

Lembrando que o Clipping não é um cursinho, mas é o complemento à preparação recomendada por boa  parte dos demais cursinhos preparatórios para a ABIN. Independente de você estar ou não fazendo cursinho, é altamente recomendável que você considere ter acesso a nosso conteúdo, se ainda não tem.

Atenção:

O candidato à ABIN que assina o Clipping tem também acesso à área do CACD. No entanto, não recomendamos aos abinistas estudarem pelo material do CACD para o concurso da ABIN. Muita calma que até o final da semana teremos materiais específicos e mais pragmáticos.

Resumindo: foi surpresa cobrar História na ABIN?

Foi. Mas ficar chorando não vai adiantar muito… Foi surpresa para você e para todos os outros milhares de candidatos. Get yourself together e partiu para briga. 👊

2. Geografia no concurso da ABIN

Se História surpreendeu, Geografia não é nenhuma novidade. Embora não gere uma certa polêmica. A banca se bem que poderia ter “esquecido” de cobrar Geografia: muita gente contava com esse lapso e com uma matéria a menos para se preocupar. Mas teremos sim GEO.

Na verdade o conteúdo cobrado está bastante alinhado com o que consta no Edital de 2008 para a ABIN, e está também bastante alinhado com o conteúdo que já havia sido disponibilizado na plataforma do Clipping e com os simulados que os candidatos já vinham fazendo na plataforma.

Next ⏭️

3. Política e Segurança:

Política e Segurança é o nome que o Edital deu para atualidades?

Sim e não. Se no Edital do concurso da ABIN de 2008 assim foi cobrado:

ATUALIDADES:

  • Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como segurança e defesa do Estado, espionagem econômica e industrial, terrorismo, política, energia, tecnologia, meio ambiente e relações internacionais, e suas vinculações históricas

No Edital do concurso da ABIN de 2018, a carga de atualidades teve sua formulação mais estruturada, mas, com exeção do tópico 1 e 2 (que relembraremos em História Mundial também), abarca basicamente o que seria esperado em uma prova de atualidades. Vejamos:

POLÍTICA E SEGURANÇA:

1. Relações internacionais: conceitos básicos, atores, processos, instituições e principais paradigmas teóricos.
2. Sistema mundial de poder.
2.1. A bipolaridade da segunda metade do século XX e o cenário pós-Guerra Fria.
2.2. A cultura de massas.
2.3. O nacionalismo e a construção de identidades.
2.4. A ordem mundial pós-11 de setembro.
2.5. O Oriente Médio e seu impacto nas relações internacionais.
3. Conflitos étnico-religiosos contemporâneos.
4. A política externa brasileira.
4.1. Evolução desde 1945, principais vertentes e linhas de ação.
4.2. A agenda internacional e o Brasil.
4.3. O multilateralismo de dimensão universal: a ONU.
4.4. As conferências internacionais.
4.5. Os órgãos multilaterais.
4.6. O Brasil e o sistema interamericano.
4.7. A dimensão da segurança na política exterior do Brasil.
4.8. O Brasil e as coalizões internacionais: o G-20, o IBAS e o BRICS.
4.9. O Brasil e a América do Sul.
4.10. Integração na América do Sul.
4.11. O Brasil e a cooperação sul-sul.
5. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
6. Sistema financeiro internacional.
7. Desarmamento e não-proliferação.
8. Terrorismo.
9. Narcotráfico.
10. Espionagem.
10.1. Espionagem comercial.
10.2. Espionagem industrial.
11. Sabotagem.
12. Interferência externa.
13. Segurança cibernética.
14. Radicalização e extremismo.
14.1. Processos de radicalização.
15. Fatos 38 históricos importantes do crime organizado no Brasil na Nova República.
16. Legislação específica.
16.1. Lei nº 6.634/1979 (dispõe sobre a Faixa de Fronteira, altera o Decreto-lei nº 1.135/1970 e dá outras providências).
16.2. Decreto nº 85.064/1980 (regulamenta a Lei nº 6.634/1979, que dispõe sobre a Faixa de Fronteira).
16.3. Decreto nº 5.484/2005 (aprova a Política de Defesa Nacional e dá outras providências).
16.4. Lei nº 13.445/2017 (Lei de Migração).

“Ah Clipping, mas tem muita mais coisa para estudar, isso é difícil não?”

Não necessariamente. Não é que haja mais coisas a se estudar, há mais orientações sobre o que estudar! A banca está dando mais subsídios para quem se prepara do que deu a banca de 2008, além de estar delimitando o escopo do que pode cobrar. Nessa perspectiva, para quem está realmente focado em mapear a prova para atacar mais pragmaticamente as questões afetas a atualidades, esse detalhamento é positivo!

📝  O que o Clipping vai fazer sobre Política e Segurança?

2 novidades boas aqui:

  • 1. Boa parte dos temas acima estão cobertos pelas atividades do Prof. Cepik que já estão na plataforma
  • 2. Com foco no Edital, teremos a partir do dia 22 de Janeiro, novas atividades do Prof. Cepik para atacarmos mais assertivamente os tópicos de Política e Segurança

Além disso, teremos cronograma específico para essa disciplina e os clippings diários e os resumões semanais passarão a incluir aspectos mais teóricos e contextuais além de focar nos tópicos listados no Edital (lembrando que a leitura diária dos clippings deve permacer atividade de rotina).

4. Direito Internacional Público no concurso da ABIN

Se boa parte da atenção dos candidatos ficou concentrada na polêmica de ter ou não ter História no concurso da ABIN, aqui temos um tema realmente preocupante no Edital. 👻

Não só temos uma matéria inesperada, como uma matéria relativamente extensa e cobrada de forma pouco comum em relação a outros concursos padrão CESPE. É comum ao CESPE cobrar Direito Internacional (DIP) em concursos por ele organizados e há um banco de questões relativamente extenso o bastante para os candidatos se basearem para a estudar a famosa “jurisprudência cespeana”.

No entanto, o Edital carregou a mão de verdade e conseguiu fazer um programa não só extenso como complicado de se estudar.

[Ver parte de Direito Internacional na página 38 do Edital da ABIN aqui…]

Essa matéria sem dúvida vai ser o maior desafio para os candidatos à ABIN.

Há tópicos bastante específicos no Edital que mesmo candidatos ao CACD não chegam a estudar em detalhes. Como por exemplo,

3.9.1. Opiniões de Rezek e Guillaume separadas da decisão final no caso Arrest Warrant (Congo x Bélgica, 2000)

… ou mesmo

3.10.1 Casos relevantes na jurisprudência internacional: Eichmann, Verdugo-Urquidez sobre busca e apreensão extraterritorial (EUA) e Alvarez-Machain (EUA).

Convenhamos, cobrar  opiniões em separado em votos da Corte Internacional de Justiça ou mesmo casos que não chegam a figurar entre os mais paradigmáticos não é legal😥 (neh, CESPE?!).

Mas é fato: teremos Direito Internacional! Vai ser cobrada a matéria e todos candidatos deverão se adequar e dar uma olhada nesses tópicos.

É surpresa, mas é surpresa para todos! Bola para frente!

📝  O que o Clipping vai fazer sobre DiP?

Teremos cronograma de DIP e também passaremos a disponibilizar fontes extremamente objetivas e direitos ao ponto, além de exercícicos. Muitos exercícios… Como dito acima, DIP não é novidade para o CESPE e há um acervo enorme de exercícios sobre boa parte dos temas no Edital.

“Mas você vai disponibilizar questões inéditas de DIP, Clipping?”

Em se tratando de Direito em geral e de DIP em particular, não há que se reinventar a roda. A forma mais segura de compreender as pegadinhas e a interpretação do CESPE é por meio de exercícios do próprio CESPE e questões anteriores. Se na parte de Legislação Específica, GEO e Política e Segurança (atualidades) investiremos pesado em questões inéditas (como já vínhamos fazendo). Na parte de Direito, separaremos questões do CESPE com gabaritos que expliquem ao máximo como é a interpretação do CESPE em questões análogas.

Em se tratando de Direito, o paradigma é realizar questão antiga do CESPE, pessoal!

Trust the process e vamos em frente! 🏃

5. Direito Penal no concurso da ABIN:

Direito Penal! Mais uma novidade?

Sim, mas nem tanto, né? Quem já está estudando entende bem a correlação entre alguns tópicos de Direito Penal e Inteligência. Mas verdade seja dita, ninguém está muito a fim de pegar Direito Penal como mais uma frente para combater.

Mas, novamente, outro fato doloroso no Edital: teremos Direito Penal

DIREITO PENAL:

1. Princípios básicos do direito penal.
2 .Direito penal e política criminal.
3. Parte Geral do Código Penal.
4. Parte Especial do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940) e suas alterações.
4.1. Crimes contra a incolumidade pública.
4.2. Crimes contra a paz pública.
4.3. Crimes contra a fé pública.
4.4. Crimes contra a administração pública.
5. Leis Penais Especiais.
5.1. Lei nº 11.343/2006 (Tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes).
5.2. Lei nº Lei 12.850/2014 (Crime organizado).
5.3. Lei nº 9.613/1998 (Lavagem de dinheiro).
5.4. Lei nº 4.898/1965 (Abuso de autoridade).
5.5. Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do 39 desarmamento).
5.6. Lei nº 9.296/1996 (Interceptação telefônica).
5.7. Lei nº 13.260/2016 (Crimes de Terrorismo).
5.8. Lei nº 7.170/1983 (Crimes contra a segurança nacional).

📝   O que o Clipping vai fazer sobre Direito Penal?

Teremos cronograma de Direito Penal. O programa é sucinto e focado em algumas leis secas específicas. Para as Leis 12.850 de 2014 (sobre Crime Organizado) e a Lei 13.260 sobre Crimes de Terrorismo será mais complicado encontrar questões no acervo do CESPE. O que justifica termos simulados com questões inéditas sobre o tema, como viemos tendo com os simulados de Legislação Específica nos últimos dias.

A receita aqui também não é reinventar a roda: Lei Seca + Exercícios.

6. Línguas Estrangeiras no concurso da ABIN:

Se, em 2008, tivemos a opção Inglês ou Espanhol; para 2018 teremos Inglês e Espanhol.

Para quem está apavorado com a ideia de ter que fazer a prova de Espanhol além do Inglês, vale a pena dar uma olhada nesse artigo do FAQ do Clipping sobre como Línguas Estrangeiras são cobradas na prova da ABIN

📝   O que o Clipping vai fazer sobre Línguas Estrangeiras?

Manutenção do cronograma já disponível na plataforma com mudanças pontuais + simulados

7. Raciocínio Lógico no concurso da ABIN:

Não é exatamente surpresa. O programa do Clipping já continha treinamento para Raciocío Lógico. Já falamos também nesse artigo do Blog sobre as relações entre a matéria de Raciocínio Lógico e a atividade desempenhada pelo profissional da ABIN. Ganha quem investiu um tempinho em seguir o roteiro que já está lá… Vale lembrar no entanto que o programa de Raciocínio Lógico e beeeem alinhado com o que já foi cobrado em 2010.

Trata-se de um programa sucinto

RACIOCÍNIO LÓGICO:

1. Estruturas lógicas.
2. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões.
3. Lógica sentencial (ou proposicional).
3.1. Proposições simples e compostas.
3.2. Tabelasverdade.
3.3. Equivalências.
3.4. Leis de De Morgan.
3.5. Diagramas lógicos.
4. Lógica de primeira ordem.
5. Princípios de contagem e probabilidade.
6. Operações com conjuntos.
7. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

No entanto merece atenção do candidato na medida em que Raciocínio Lógico é algo que deve ser estudo medidante prática reiterada de exercícios.

📝   O que o Clipping vai fazer sobre Raciocínio Lógico?

Manutenção do cronograma já disponível na plataforma com mudanças pontuais + simulados

8. Língua Portuguesa no concurso da ABIN:

Padrão. Check [Veja o que cai em Português na pagina 34 do Edital da ABIN…]

📝   O que o Clipping vai fazer sobre Português?

Manutenção do cronograma já disponível na plataforma com mudanças pontuais + simulados

9. Atividade de Inteligência e legislação correlata no concurso da ABIN:

Padrão. Check [Veja o que cai em Legislação de Inteligência na pagina 35 do Edital da ABIN…]

📝   O que o Clipping vai fazer sobre Legislação Específica?

Manutenção do cronograma já disponível na plataforma com mudanças pontuais + simulados

10. Direito Administrativo no concurso da ABIN:

Padrão. Check [Veja o que cai em Direito Administrativo na pagina 35 do Edital da ABIN…]

📝   O que o Clipping vai fazer sobre Direito Administrativo?

Manutenção do cronograma já disponível na plataforma com mudanças pontuais + simulados

11. Direito Constitucional no concurso da ABIN:

Padrão. Check [Veja o que cai em Direito Administrativo na pagina 36 do Edital da ABIN…]

📝   O que o Clipping vai fazer sobre Direito Constitucional?

Manutenção do cronograma já disponível na plataforma com mudanças pontuais + simulados

Vai fazer a prova da ABIN? Então fique por dentro da nossa cobertura ao vivo do gabarito e ranking atualizados logo após a prova!

Summary
Prova ABIN 2018: análise das disciplinas cobradas no Edital da ABIN | Clipping
Article Name
Prova ABIN 2018: análise das disciplinas cobradas no Edital da ABIN | Clipping
Description
Não deixe de conferir a análise completa das disciplinas cobradas no edital da ABIN 2018. Estude para a ABIN, acesse nosso site agora mesmo!
Author
Publisher Name
Clipping CACD
Publisher Logo

  • Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.



Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.