Qual é Nota de corte esperada para o concurso ABIN 2018?

Enfim o Edital ABIN 2018 saiu! Por essa e por outras que a avalanche de pessoas que recebemos agora como assinantes na plataforma do Clipping vem nos questionando: 

Ah Clipping, mas qual vai ser a nota de corte da prova da ABIN para ter a redação corrigida? 

Bom, repetindo o que já dissemos aqui várias e várias vezes: o Clipping CACD não tem bola de cristal. Mas o que sabemos é que olhando para trás podemos entender um pouco sobre a nota de corte do concurso da ABIN 2018 olhando para a nota de corte ABIN de 2008 tanto na prova objetiva como na prova discursiva.

Vejamos melhor um pouco disso.

 

Qual foi a nota de corte do concurso da ABIN 2008?

Antes de dar uma olhada no gráfico abaixo, vale lembrar que a divisão de pontos da prova da ABIN de 2008 totalizou 150 pontos da seguinte forma:

  • Conhecimentos Gerais (40 pontos)

     

     

     

     

     

    • Português
    • Atualidades
  • Conhecimentos Específicos (110 pontos)

     

     

     

     

     

    • Geografia
    • Legislação de Interesse da atividade de Inteligência
    • Direito Constitucional
    • Direito Adminstrativo
    • Língua Inglesa
    • Língua Espanhola

Compare a nota de corte do concurso da ABIN com a nota de corte do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)

 

 

nota de corte abin

O Clipping tem tudo para a ABIN?

O Clipping não é só atualidades. A plataforma contém preparação completa para a ABIN e para o CACD com todas as disciplinas acima disponíveis. Eventuais alterações no cronograma a serem feitas após o Edital não serão cobradas à parte dos usuários. Vagas limitadas em função do bom funcionamento da plataforma. Para garantir a vaga é preciso escolher um plano.

 

 

 

 

 

 concurso abin 2017

 

Qual foi a nota de corte da ABIN para redação?

Aproximadamente 1/3 dos candidatos foram eliminados na prova de redação por não terem atingido o mínimo de 60% da nota nessa etapa. Dentre os que lograram mais do que 60% nessa etapa, os candidatos aprovados dentro das vagas no concurso foram exatamente aqueles que gozaram de um bom desempenho nessa complexa etapa que exige claramente um bom domínio de atualidades.

Veja abaixo a proporção dos eliminados por não atingirem os 60% na redação sobre atualidades:

 

Compare a prova de redação da ABIN com a prova de redação do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) 

 

Conclusões

Atualidades está no DNA do concurso da ABIN e, por consequência, essa disciplina tão subestimada define, em grande medida, o sucesso do candidato tanto na prova objetiva quanto na prova discursiva. De nada adianta fechar toda a prova objetiva e tirar menos do que 60% na redação sobre atualidades. É importante atentar para o que determinou, em 2008, o Edital da ABIN  no sentido de que : A prova discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá de uma redação argumentativa-dissertativa sobre tema da atualidade. Mas o que o Edital considera  atualidades? De acordo com o Edital de 2008 são cobrados

Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como segurança e defesa do Estado, espionagem econômica e industrial, terrorismo, política, energia, tecnologia, meio ambiente e relações internacionais, e suas vinculações históricas.

Ah Clipping, mas vocês tem também uma área específica para atualidades para a ABIN?

Sim. Lembrando que Fernando Mesquita, que já serviu como Oficial de Inteligência da ABIN durante 6 anos e que conta com 14 aprovações em diversos concursos públicos no Brasil e é considerado uma das maiores atualidades no tema falou um pouco sobre nosso trabalho e a parte e atualidades na ABIN aqui no vídeo:

O Clipping agora conta agora com uma área específica para candidatos à ABIN com todas as matérias (não só atualidades), além do nosso já consagrado clipping de atualidades com simulados com gabaritos comentados em versão específica para a ABIN. E o principal que está sendo oferecido aos candidatos da ABIN pelo Clipping tem sido o treinamento exclusivo com o Prof. Cepik para questões discursivas, uma das maiores referências em inteligência no Brasil inclusive para o CESPE, que citou seu nome em várias questões do concurso da ABIN, discursivas inclusive.

Vale lembrar que o novo Edital ABIN 2018, apesar de não citar nominalmente ATUALIDADES, na parte específica de POLÍTICA E SEGURANÇA ele demanda do candidato temas importantíssimos que vêm acontecendo no Brasil e no mundo, que estão em constante mudança nas diferentes sociedades. A título de exemplo, citamos alguns desses temas:

1. O nacionalismo e a construção de identidades;
2. O Oriente Médio e seu impacto nas relações internacionais;
3. Conflitos étnico-religiosos contemporâneos; 
4. As conferências internacionais;
5. Segurança cibernética; 
6. Lei de Migração.

Nossa metodologia única de estudos de atualidades por meio de clippings de atualidades com questões vem se disseminando rapidamente para candidatos de todos concursos que, cada vez, mais nos procuram. Independente de fazer ou nao cursinho e independente do cursinho que você falar, é importante ressaltar a relevância da assinatura do Clipping para o concurso da ABIN.

abin-atualidades

Para ver outros conteúdos relacionados ao concurso da ABIN: 

 

nota de corte