ABIN 2018: O primeiro passo para quem quer levar o concurso da ABIN a sério

 

Com o Edital ABIN 2018 em mãos, é hora de se dedicar 100% para conseguir aprovação. Neste post o que o Clipping vai fazer é falar do 1º passo para se comerçar a levar a ABIN a sério…

Antes de falar sobre o que vamos falar, só um lembrete básico. Primeiro, lembrando que o Clipping está a todo vapor preparando os candidatos para a fase mais crítica do concurso, que é a parte de atualidades. Lembrando também que o app para celular android e IOS, mas é exclusivo para assinantes. Quem não assinou o Clipping, pode assinar aqui

abin

Detalhe> Não abaixe o app se você não é assinante. Até por que ele não funcionará. É preciso assinar o clipping primeiro aqui

Agora, vamos falar do que importa: 

Por que atualidades é o que decide quem passa e quem não passa no concurso da ABIN?

Você sabe o que o concurso da ABIN tem em comum com o concurso de admissão à carreira diplomática, o CACD?

1)  o CESPE como banca, para começar; 

2) Tanto a ABIN quanto o Itamaraty são órgãos de carreiras de ESTADO com ênfase na atuação internacional. Mas coincidências não param por aí…

Para o candidato que está iniciando sua preparação para o concurso da ABIN ou mesmo do IRBr,  o mais importante é perceber o peso que as questões envolvendo ATUALIDADES tem tanto na prova da ABIN quanto na do CACD. Esse é o primeiro passo para começar a levar o concurso da ABIN  a sério.

"Ah, mas na prova da ABIN atualidades entra em conhecimentos gerais. É fácil!" Certo? Não. Errado!  

"Ah, mas eu vejo jornal todo dia e também acompanho uma revista semanal. Então, estou bem preparado para a prova da ABIN." Certo? Não. Errado de novo!

Uma das coisas primeiras coisas a se fazer antes de investir tempo e dinheiro numa batalha por uma vaga num concurso como o da ABIN é, como bem lembrou. Vitor Toniolo, que passou recentemente no disputadíssimo concurso de admissão à carreira diplomática e escreveu para o Clipping CACD explicando o funcionamento dos Editais (leia aqui)é "conhecer seu inimigo". É preciso conhecer estrategicamente a prova e sobretudo é preciso conhecer o que a banca espera de você nas questões que envovem atualidades. Isso é o básico do básico do básico e, portanto, é por onde devemos começar…

Vejamos então algumas questões passadas tiradas da prova da ABIN de 2008:

abin

Ah, mas essa aí é tranquila. Eu sei que a Bolívia não tem saída para o mar e que a economia lá é fraca".  

Bem… Se você pensa assim se enganou novamente. Essa questão não é nada tranquila. Muito pelo contrário. Essa questão teve um dos maiores índices de erro na prova de 2008, apesar de ter sido amplamente noticiado o notável crescimento da economia boliviana que nos anos anteriores vinha atingindo marcas de 4,5% no crescimento do PIB. Você precisa decorar esse número? Não, mas precisaria saber que a Bolívia vinha se destacando pelo crescimento econômico. E muitos não sabiam… Tanto é assim que essa questão tem uma média assustadora de 62% de erros. É uma média extremamente baixa para os padrões das provas do CESPE. Sabe o que isso significa? Isso significa que é exatamente esse tipo de questão que define quem fica acima e quem fica abaixo do corte. 

Grande parte dos candidatos que começam agora a jornada de estudos e não conhecem profundamente ainda o CESPE cometem esse erro. Que erro? O de Subestimar que boa parte da prova é constituída de atualidades. Boa parte da bibliografia tradicional que está em livros e legislação não vão te ajudar a responder questões como essas. A seleção diária de notícias são fontes imprescindíveis para se ter uma nota competitiva em concursos como o da ABIN. Isso é uma coisa básica, mas que muitos desconhecem.

Resultado: muitos decoram com maestria boa parte legislação pertinente como a  CF/88, a Lei 9883/99, que institui a ABIN, a Lei 8112/90, dos servidores públicos, etc. E deixam de lado o que realmente vai definir quem fica com a vaga: o domínio de atualidades. O diferencial não está nessas legislações. Você pode saber de cor e salteado essas leis. E deve saber, claro! Mas acontece que praticamente todos os candidatos que realmente estão concorrendo a uma vaga também sabem isso de "coeur" e salteado. A vantagem comparativa está em outro lugar. O que vai fazer a diferença entre quem passa e quem quase passa é quem está mais atualizado. 

Na prova para Oficial de Inteligência da ABIN 2008, foram nada menos do que 38 itens cobrando sobre atualidades. Veja bem: 38 itens no estilo das questões que analisamos acima. É preciso estar mais atualizado do que seu concorrente. E estar atualizado demanda disciplina, demanda sacrifício e demanda investimento. Não dá para fingir que um concurso como o da ABIN dá para levar na base do mais ou menos. Ou você investe pesado nos estudos ou você está fazendo por fazer como milhares de outros candidatos que se enganam, perdem tempo, dinheiro para no final se verem psicologicamente desgastados e frustrados. Esses tipos de candidatos são aqueles que abandonaram a leitura deste post ainda no primeiro parágrafo ou nem mesmo abriram este link.

Se você tirou um tempo para ler este post até aqui de duas uma:

1) Você é alguém que está levando a prova da ABIN a sério

2) Você é alguém que está seriamente pensado em começar a levar a prova da ABIN a sério, o que já é um bom começo.

O que é certo é que você não é um aventureiro que se inscreve no concurso só por se inscrever, com que está à espera de um milagre… Você já sabe onde está pisando. Você sabe que vai ser difícil. Isso já é um bom começo. O processo seletivo não começa no dia da prova, o processo seletivo começa aqui e agora! Você já está na frente de muitos só pelo simples fato de encarar sem ilusões que será uma caminha árdua e de que a atualização constante faz parte dela…   

Bem vindo, bons estudos e boa sorte! 

Ah, e não perca a cobertura ao vivo do gabarito e ranking atualizados logo após a prova.

#. Alguns outros posts do Clipping sobre a ABIN

—————————>>>

 

Curtiu as dicas, deixe um comment que o Clipping não deixa ninguém no vácuo>>>

 

abin

Summary
ABIN: O primeiro passo para levar o concurso a sério | Clipping
Article Name
ABIN: O primeiro passo para levar o concurso a sério | Clipping
Description
Está começando a estudar para a ABIN? Veja nossas dicas pensadas especialmente para você. Leve seu estudo a sério e seja aprovado! Clique aqui!
Author
Publisher Name
Clipping CACD
Publisher Logo