TAF ABIN : Como é o Teste de Aptidão Física no concurso da ABIN?

  • Clipping
    02/01/2018 . 9 min de leitura

Com a divulgação das Instruções Normativas que estabelecem critérios e regulamenta a aplicação de todas as fases para aprovação no concurso e o  lançamento do Edital da ABIN previsto ainda para essa semana, é normal surgirem dúvidas sobre algumas etapas do concurso, como acontece com o TAF.

O Clipping então resolveu preparar um post para tirar todas suas dúvidas sobre à segunda etapa da prova da ABIN, chamada de TAF (Teste de Aptidão Física). 🏋

Essa etapa representa para muitos candidatos à ABIN um mistério. Será que há razões, de verdade, para se preocupar tanto com o teste físico do concurso da ABIN? Bom, fato é que nem só de prova objetiva e discursiva é feito o concurso. 😉

Vamos relembrar rapidamente quais são as 2 grandes fases.  A primeira delas, de caráter eliminatório e classificatório é a prova em si. A segunda etapa é também de caráter eliminatório e terá 4 momentos distintos:

  • Investigação Social e funcional [veja esse post sobre investigação social da ABIN];
  • Avaliação Médica;
  • Avaliação Psicológica; e o
  • TAF (Teste de Aptidão Física)

O que você vai ler neste artigo:

o que é taf

1. O que é o TAF (Teste de Aptidão Física?)

O TAF’s – Teste de Aptidão Física – já não devem ser novidade para muitos candidatos. Essa etapa em que se avalia a aptidão física do candidato é uma realidade comum em uma série de concursos para cargos sobretudos policiais e, embora o concurso para a ABIN não seja exatamente um concurso policial,  fato é que os candidatos à ABIN terão, sim, que se preparar para essa etapa. Vale ressaltar que ela esteve prevista no Edital ABIN de 2008 e está presente na Instrução Normativa divulgada essa semana.

Existem diversos modelos possíveis de TAF (Testes de Aptidão Física). Em geral, é constituído de provas de:

  • barra fixa;
  • salto com impulsão horizontal;
  • abdominais;
  • natação
  • corrida.

De todas essas provas, apenas 2 foram cobradas no TAF do concurso da ABIN em 2008 e agora no concurso da ABIN 2018 também foi prevista apenas 2 provas que vamos abordar a seguir.

2. Como será o TAF ABIN em 2018

Uma das coisas que realmente não dá para reclamar é do nível de dificuldade do TAF ABIN. Fica a ressalva de que o TAF ABIN 2018 não será muito diferente da que fo aplicada em 2008. Ainda assim, é um paradigma interessante a se considerar para entender um pouco do que está por vir em 2018.

Em 2008, das várias modalidades que o TAF ABIN poderia exigir apenas:

  • prova de natação
  • prova de corrida

Nossa Clipping, sou sedentário, nunca vou conseguir fazer isso!

taf abin

Muita calma nessa hora. Você não tem que ser um Iron Man ou algo do tipo para passar nessa etapa. Vamos entender em detalhes um pouco sobre como funcionam as duas provas e como vai funcionar à avaliação em 2018, antes de conclusões apressadas.

Prova de natação do TAF ABIN 2008 vs TAF ABIN 2018

Esta prova exigiu que o candidato e a candidata nadem – da maneira que quiserem – uma distância de 50 metros. Pode até acontecer do local escolhido ter apenas uma piscina de 25 metros e, nesses casos, o candidato poderá utilizar as paredes da piscina na hora de fazer a volta e completar os outros 25 metros.  Sua conclusão será efetivada quando você tocar a borda de chegada com qualquer parte do corpo.

Beleza, clipping, 50 metros em uma piscina, tem tempo pra isso? Em 2008 teve sim, mas foi diferente para homens e mulheres.

Vejamos:

Tempo Máximo Distância percorrida
Masculino 1 minuto e 15 segundos 50 metros
Feminino 1 minutos e 30 segundos 50 metros


Como será a prova de natação na ABIN 2018? 🏊

As regras de modo geral continuam as mesmas, porém, a diferença é que a prova será realizada em uma piscina com a extensão de 25 (vinte e cinco) metros, sem bloco de partida e dividida em raias. Não são exigidas linhas orientadoras no fundo da piscina. Você também terá uma segunda chance caso não consiga concluir a prova no tempo mínimo, mas você só tem 5 minutos entre a primeira tentativa e a segunda tentativa para descansar e tentar novamente.

Sobre o tempo da prova, temos uma notícia triste, pois, em 2018 o tempo para realizar o percurso foi reduzido. Segue a nova tabela:

Tempo Máximo Distância percorrida
Masculino 1 minuto 50 metros
Feminino 1 minutos e 15 segundos 50 metros

O que você não pode fazer na prova de natação:

Algumas proibições são explícitas na Instrução Normativa que dispõe sobre o TAF da ABIN.

O candidato não pode, sob pena de eliminação:

  • Apoiar-se ou impulsionar-se na borda, parede lateral ou na raia da piscina.
  • Parar de nadar durante o teste, com exceção do momento em que houver necessidade de tocar a borda para continuar;
  • Dar ou receber qualquer ajuda física;
  • Utilizar qualquer acessório que facilite o ato de nadar, exceto touca e óculos de natação.

Todas essas regras foram aplicadas no concurso de 2008 continuam valendo para ABIN 2018.

Prova de corrida do TAF ABIN 2018: 

Pronto para sair correndo? 🏃 Agora não!  Acabe de ler aqui e depois você corre; por enquanto, tenha em mente que se você for mulher você vai correr 1.700 metros; se você for homem, então vai correr 2.100 metros. Ambos, porém, farão isso em 12 minutos.

Tempo Máximo Distância percorrida
Masculino 12 minutos 2.100 metros
Feminino 12 minutos 1.700 metros

Alguns detalhes importantes que são um pouco diferentes da prova de natação:

Você não precisa, necessariamente, correr; você pode andar, já que seu tempo é de 12 minutos. Você pode parar, dar uma respirada, e depois prosseguir. É possível, também que você controle o seu tempo com seu próprio relógio.

Ao passar pelo local de início da prova (ou seja, quando você tiver dado uma volta) você deverá dizer seu nome em voz alta para que o examinador possa ter um controle.

Assim como no teste de natação. Você pode tentar de novo por uma segunda vez se na primeira vez não conseguir atingir a distância a ser percorrida em tempo hábil.

O que você não pode fazer na prova de corrida

Dar ou receber qualquer tipo de ajuda física, então, por mais que seu amigo esteja lá fazendo a prova contigo… é cada um por si! Nada de ombro amigo na prova. É proibido também, ao candidato, deslocar-se, o sentido progressivo ou regressivo da marcação da pista, após o soar do apito encerrando a prova. Não aguardar a presença do fiscal que irá aferir mais precisamente a metragem percorrida ou abandonar a pista antes da liberação do fiscal.

3. Como o desempenho no TAF influencia minha colocação?

Uma dúvida que costuma surgir entre os candidatos é a seguinte: O meu desempenho influencia no ranking?

Pois então, a instrução normativa é bem clara no artigo 2º: o TAF é de caráter eliminatório, portanto, não vai interessar muito se você nadar 50 metros em 10 segundos ou correr 2000 metros em 3 minutos.

Sua classificação, feliz ou infelizmente não dependerá disso.

4. Requisitos para fazer o TAF ABIN

Muita atenção aqui para os requisitos formais que se costuma exigir dos candidatos que vão realizar o TAF. O candidato será convocado para a prova de aptidão e, deverá comparecer:

  • Em local e horário específico – agendado pelo edital específico;
  • Com roupa apropriada para praticar de exercícios físicos;
  • Munido de atestado médico (original ou cópia autenticada em cartório e emitido nos últimos 30 dias anteriores à prova);

Detalhe importante: neste atestado médico deverá constar expressamente que o candidato está apto a realizar a prova de capacidade física ou de realizar exercícios físicos.

E reforçando: muita atenção pessoal. Sempre acontece de um candidato por alguma razão esquecer de portar no dia e horário marcado esse atestado. Não seja esse cara.

5. Estou passando mal no dia do TAF. E agora?

“Ah Clipping, mas e se no dia o TAF eu estiver passando mal?”

Pois bem, a Instrução Normativa que disciplina o TAF diz expressamente o seguinte:

Art 3º, § 4º – Quaisquer casos de alterações orgânicas permanentes ou temporárias, tais como estados menstruais, indisposições, cãibras, contusões, gravidez ou outros que impossibilitem o candidato a submeter-se aos teste físicos ou diminuam ou limitem sua capacidade física e orgânica não serão aceitos para fins de tratamento diferenciado por parte da Administração.

“Ah Clipping, isso não é justo!”

É verdade. A questão é sim controversa, mas, infelizmente, mesmo na Justiça o entendimento não tem sido favorável a quem pleiteia uma remarcação do TAF (teste de aptidão física). O  STF, no julgamento do RE 630.733/DF, concluiu que não ofende o princípio da isonomia a vedação da remarcação de teste de aptidão física prevista em edital. Ou seja: não tem conversa. Questões de saúde não ensejam remarcação do TAF. Para quem ainda não setá acreditando o acórdão do STF está aqui

 6. Quando começar a preparação para o TAF?

Para ser bem franco o TAF ABIN 2008 foi beeeem tranquila em relação a TAF para concursos militares.

“Ah Clipping então isso quer dizer que nem preciso me treinar, certo?”

De forma alguma. Não é isso que o Clipping está dizendo. É sim, preciso certo preparo para passar no TAF da ABIN para o ano de 2018, seja ele parecido ou completamente diferente do último TAF. Mas é perfeitamente possível trabalhar com uma perspectiva de preparo prévio em torno de 10 a 12 semanas antes da prova física. Especialistas mencionam que uma preparação segura e eficiente deve levar em consideração esse prazo.

Se por um lado, não é o caso de sair como um louco e se matricular na primeira academia, também não é prudente deixar a preparação para o TAF para a última hora. Normalmente a distância entre a convocação para o TAF e a realização das provas gira em torno de 15 dias a 1 mês.

No último concurso da ABIN, o resultado das provas objetivas foi divulgado dia 23 de Novembro e a Prova Física foi realizada no dia 7 de Dezembro. Ou seja: tivemos 15 dias entre o resultado das provas objetivas e o TAF.

É arriscado deixar para se preparar em intervalo tão curto de tempo para a prova física por várias razões. Vale lembrar que o risco de lesão é considerável se a preparação para o TAF é feito em um curto intervalo de tempo e sem planejamento ou monitoramento.

Os TAFs tem um número grande de reprovações não só pelos candidatos que não atingem a marca mínima, mas também pelos que se lesionam às vésperas da prova e não chegam a realizar o exame (que como vimos acima, não pode ser remarcado, mesmo que o candidato alegue incapacidade momentânea para a realização do mesmo).

Bom, pessoal, este post vai chegando ao final e esperamos que vocês não tenham ficado ansiosos ou nervosos. Gostaríamos de lembrá-los também da importância de cuidarem das suas respectivas saúdes. Ficar estudando, por mais que não pareça, exige muito do nosso físico, então, quando puder, alimente-se de forma correta, tente dormir mais de 5 horas (e descansar) e faça exercícios regulares.

Ah, e se for fazer a prova da ABIN, não perca nossa cobertura ao vivo do gabarito e ranking atualizados logo após a prova.

Keep clipping!

concurso abin 2017

Summary
TAF ABIN: Como é o Teste de Aptidão Física do concurso da ABIN?
Article Name
TAF ABIN: Como é o Teste de Aptidão Física do concurso da ABIN?
Description
Conheça tudo sobre o TAF (Teste de Aptidão Física) da ABIN. Aprenda a se preparar para o teste e garantir sua vaga! Clique agora e descubra!
Author
Publisher Name
Clipping CACD
Publisher Logo

  • Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.



Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.