ABIN 2017: Tudo que você precisa saber sobre o concurso

ABIN 2017: autorizado pelo MPOG 300 vagas com salários de até 15 mil.

Saiba tudo sobre o Edital Abin.

O Concurso da ABIN é sem sombra de dúvidas o mais esperado de 2017. Não é para menos: desde 2011, ouve-se a mesma coisa: "o concurso da ABIN está para sair".  Há anos a história se repete. Bastava sair uma matéria no G1 sobre a tramitação do processo de abertura do Edital para que os cursinhos preparatórios abram turmas e disparem emails otimistas falando sobre como o "Edital da ABIN está chegando".  Muita gente cansou da espera e migrou da ABIN para outros concursos. Mas o problema é que para muitos candidatos a ABIN é um projeto de vida, uma vocação. Para o verdadeiro ABINista, não há alternativa: é ABIN ou ABIN!  Se você é um ABINista, temos boas notícias. 

Desta vez, é oficial:

Foi autorizado o Concurso da ABIN 2017 e o Edital ABIN está para sair !

portaria abin

abin(5)

Compartilhe com um amigo interessado na ABIN

Vamos falar de detalhes do Concurso da ABIN 2017. Mas primeiro, lembrando rapidamente que o Clipping está a todo vapor preparando os candidatos para o concurso da ABIN e já está disponível na plataforma do Clipping tudo que você precisa para estudar para o concurso da ABIN 2017

concurso abin 2017

  • Treinamento exclusivo com o Prof. Marco Cepik, maior autoridade em concurso da ABIN do Brasil (na prova do último concurso da ABIN o CESPE se baseou na obra do Prof. Cepik);
  • Edital Esquematizado para concurso da ABIN;
  • bibliografia completa de todas as matérias do Edital; 
  • suporte para línguas (Inglês e Espanhol);
  • suporte para prova discursiva;
  • questões comentadas;
  • coach virtual personalizado; 

Para quem ainda, o Prof. Cepik foi a principal referência usada pelo CESPE na última prova da ABIN (2 questões objetivas e a questão discursiva citaram diretamente a obra do Prof. Cepik, a maior autoridade em estudos de inteligência no Brasil. O Prof. Cepik treina com exclusividade os assinantes do Cliping ABIN para o concurso da ABIN de 2017.

ATENÇÃO MUITO IMPORTANTE: em razão do volume de demanda por candidatos da ABIN e do atendimento 24 horas via coach virtual, limitamos as vagas no Clipping para ABIN. Aconselhamos fortemente quem ainda não tem acesso à plataforma do Clipping a garantir sua vaga para o concurso da ABIN 2017 o quanto antes ao criar uma conta por meio deste link: https://goo.gl/qjr3MU (não haverá exceções para além do limite compartado de vagas)

Agora, vamos falar do Edital ABIN que vem por aí…

 

1. Por que o concurso da ABIN 2017 é o mais esperado

Por dois motivos.

  •  o salário atrativo

    • Salário de até R$ 14,662
  •  o número de vagas solicitadas 

    • 220 para Oficial de Inteligência da ABIN
    • 60 para Oficial Técnico de Inteligência da ABIN
    • 20 para Agente de Inteligência

 Vejamos>>>

edital-abin

abin

*Para entender os nuances das atribuições e dos vencimentos, fique por dentro da Lei que dispõe sobre o plano de carreira da ABIN. Clique aqui

Tudo bem que o salário e o número de vagas são 2 bons motivos para se começar a pensar em estudar para a ABIN.

Mas quem decide investir no concurso da ABIN apenas pelo salário e pelo número de vagas está ignorando o melhor que a ABIN tem a oferecer: uma carreira extremamente desafiadora em um órgão de excelência composto por funcionários extremamente bem qualificados. Embora não seja lá a comparação mais precisa, pode-se dizer que a ABIN está para o Brasil assim como a CIA está para os EUA e o MI6 está para a Inglaterra. Todas elas são Agências de Inteligência, que trabalham nos bastidores visando a identificação e a neutralização de possíveis ameaças ao Estado.

Para você que vê muito filme policial, #ficaadica: o concurso para a ABIN não é um "concurso para 007", ok?!. Informar-se, sem glamorizações, sobre como é a rotina de um agente da ABIN é o mínimo a fazer antes de se inscrever no concurso. Uma boa foma de começar é ler na íntegra o próprio site da ABIN. Outro lugar interessante para se informar são os grupos do facebook, onde os candidatos trocam figurinhas sobre o concurso, como o ABIN – Concurso Público.

Atenção>>> Por favor, se você for solicitar adesão a algum grupo no facebook, leia as regras, comporte-se e não dê trabalho para os moderadores. Afinal, eles também estão estudando para o concurso e tem muita coisa mais importante a fazer do que separar briga no facebook.

Agora que você já sabe o básico do básico sobre a ABIN, podemos falar um pouco mais sobre o concurso.

Para entender por que o Edital está para sair agora é preciso que você entenda por que ele não saiu antes.

 

2. Por que a autorização do Edital do concurso da ABIN demorou tanto?

Tudo começou quando em 2011, a ABIN solicitou ao MPOG preenchimento de 230 vagas. Esse pedido ficou engavetado por um bom tempo… Até que em setembro 2013, o MPOG deu um parecer negativo à solicitação. Em seguida, a ABIN apresentou para 2015 um pedido de 470 vagas! Esse  pedido de 470 vagas foi rejeitado diversas vezes e em 2017 foi feito um novo pedido de 650 vagas, das quais o MPOG autorizou 300 vagas para a ABIN

edital abin 2017

 

O lado bom dessas idas e vinda é que de 230 vagas do pedido original, acabaram saindo 300 vagas! O lado ruim é que com esse atraso, muitos ABINistas desanimaram e começaram a se dispersar, buscando outros concursos, como o de Ofchan já autorizado (leia sobre o concuro de Ofchan aqui) .

O Clipping vem acompanhando atentamente a movimentação do concurso da ABIN. Aliás, antes de falarmos sobre quando vai sair o Edital abaixo, se quer receber atualizações do Clipping tempo real sobre o concurso da ABIN, deixe seu email aqui>>> 

 

 

3. E agora? Quando vai sair o Edital do concurso da ABIN?!

"Ah, então o Clipping está sugerindo que o concurso da ABIN vai sair amanhã ou depois de amanhã?!" 

Desculpe, mas o Clipping ainda não tem bola de cristal.  Não dá para dizer que diz o Edital vai sair! O que o dá para dizer é: o Edital do concurso da ABIN é esperado para as próximas semanas e que ninguém que tenha interesse em fazer o concurso da ABIN deve, em hipótese alguma, esperar o Edital da ABIN sair para começar a estudar. Isso quem está dizendo não é o Clipping, é o próprio Joanisval Brito, ex-ABIN e Consultor da Comissão de Controle da Atividade de Inteligência no Congresso, que o Clipping teve a honra de entrevistar (leia a entrevista na íntegra aqui)

abin

 

"Ah, mas estudar antes do Edital sair é muito complicado. Dá um desânimo."

Não vamos mentir: dá mesmo!

E não vamos mentir: talvez o concurso da ABIN não seja para você. Se você é aquele tipo de candidato, que quer passar na ABIN estudando 2 meses, dando uma lida rápida naquela apostila genérica que você comprou na banca, pare de ler este post agora! Você está no lugar errado, o Clipping não tem varinha de condão para te ajudar. 

Agora, se você está pensando realmente em começar a se levar a sério, continue a leitura. Chegamos na parte mais importante deste post>>>

 

4. Como estudar para o concurso da ABIN 2017 antes do Edital?

Ah, mas é muito complicado estudar com antecedência e de forma sistemática para um concurso sem Edital ainda!

Sim, como dissemos é complicado mesmo. Há vários fatores que realmente não ajudam. Em primeiro lugar, não há ainda uma banca definida ainda ( embora se espere que seja o Cespe/UNB, como foi nos concursos da ABIN de 2008 e 2010). Em segundo lugar quando não se tem um horizonte definido para a prova, a tendência é o candidato  ficar de corpo mole, adiando para amanhã o que poderia estar fazendo já hoje. Já até escrevemos no Blog sobre como estudar Raciocínio Lógico antes do Edital, confira aqui

Não tem muito segredo, o sucesso está na conjugação de 2 fatores básicos.  

  • +Clipping CACD (reúne em um só lugar todo material que você precisa para a ABIN 
  • +muito suor (isso é lógico!)
  • = Aprovação!

Essa fórmula já é conhecida por quem é  leitor assíduo do Blog do Clipping , mas para você que ainda não conhece o Clipping,  vamos ver fator por fator dessa equação…

abin-carreira-concurso

Ah, mas eu só assino o Clipping, vale a pena fazer cursinho antes mesmo do Edital? 

Depende! Embora não haja ainda Edital, os cursinhos em geral conhecem bem dinâmica das provas anteriores de forma a conseguirem preparar de antemão um cronograma coerente! 

Uma dica valiosa: É possível que o Edital cobre algum ponto que não foi previsto no cronograma do cursinho. Antes de se matricular em algum cursinho, tente negociar de forma que você possa assistir a aulas que posteriormente venham a fazer parte do programa das turmas abertas após o Edital. Mas não espere sair o Edital para se matricular em um cursinho.

Uma questão espinhosa: Muitos candidatos mandam email para o Clipping perguntando: dá para passar sem assinar o Clipping e sem fazer cursinho? Olha, a não ser que você tenha muuuuuuuita experiência e seja já um concurseiro profissional é possível que o Clipping e os cursinhos sejam dispensáveis. Mas aceite: você terá gastos com a preparação. Isso é fato! A questão não é "investir ou não investir" e sim "como investir sem cair em furadas".

Fique ligado. Nessa época pré-edital, costumam surgir alternativas "caça-níqueis". Estamos falando daqueles cursos montados às pressas e sem comprometimento real com a aprovação do candidato. Informe-se, peça referências, faça uma boa pesquisa para não perder tempo e dinheiro em furadas. Lembrando aqui outro conselho do Prof. Joanisval Brito na entrevista que ele deu ao Clipping (leia na íntegra aqui):

 Procurem uma instituição com professores capacitados nas matérias específicas, sobretudo legislação de inteligência. Há muitos "aventureiros" que entram no mercado para lecionar sobre inteligência sem nunca terem conhecido da matéria.

Essa discussão sobre a melhor forma de preparação é interminável e merece um post à parte. Você ganha mais testando o que o Clipping tem a oferecer do que e entendendo na prática como funciona a nossa preparação.

Como ter acesso ao Clipping CACD

Para que ainda não conhece, o Clipping CACD é uma plataforma online de estudos para a ABIN (e também para a carreira diplomática) que oferece em um só lugar tudo o que você precisa para estudar para o concurso da ABIN. Além disso, o Clipping é a única plataforma especializada na ABIN a contar com a ferramentas de otimização de estudo de Atualidades, a parte da  prova mais traçoeira dos concurso como a ABIN, Concurso de Admissão à Carreira Diplomática e de Ofchan. 

Ah, mas eu realmente preciso do estudar Atualidades? Eu já vejo jornal, leio revistas semanais, sou bem informado, etc…

abin

Por favor, comece a se levar a sério e NÃO SE ILUDA

Atualidades é cobrado não só na prova fechada de Conhecimentos Gerais, mas também na temida Dissertação. Afinal, não dá para fazer uma dissertação só na base do decoreba de legislação. É preciso ter conteúdo e a forma mais prática e fácil de adquirir conteúdo é pelo acompanhamento sistemático de conteúdos que darão as caras na prova. Por esse motivo, os cursinhos, embora ofereçam a disciplina de Atualidades e Geografia, eles mesmos reconhecem  que essas aulas não suprem a necessidade de acompanhamento sistemático de atualidades e, portanto, vários cursinhos recomendam a assinatura do Clipping como um complemento indispensável à preparação para a ABIN.

Você não está convencido de que é preciso investir pesado em atualidades ainda, certo?!  Esse é o erro mais comum da maioria de candidatos. Grande parte dos candidatos à ABIN estão tão preocupados com a parte da Legislação específica que não sabem que a verdadeira vantagem comparativa do concurso da ABIN está em Atualidades.

Bom… vejamos algumas questões das provas anteriores de seleção para a ABIN :

abin

Sentiu o drama?! 

"Ah, mas então o CESPE agora chegou à sordidez de exigir dos candidatos conhecimento sobre política intera parte ORIENTAL DA BOLÍVIA?!!! "

Não. Não é isso… Podemos implicar com o CESPE por 1001 razões mas não por isso. O CESPE não exige que você conheça especificamente a política interna da Bolívia. O CESPE exige que você conheça as notícias recentes de maior destaque. Se a política interna da Bolívia está dando notícia nos principais periódicos, então, paciência… Você tem que saber sim! 

Veja que nesse caso a questão é da prova de 2008. Ao longo de praticamente TODO o mês de setembro de 2008, o foco dos jornais estava na Crise Separatista do Pando vivenciada pela Bolívia naquele contexto (veja um exemplo de matéria aqui). Se você só se atualiza assistindo jornal ou lendo revistas semanais é provável que tropeçaria nesta questão. No entanto, se você tem o hábito de acompanhar o conteúdo do Clipping, não hesitaria em marcar C. Assim você acertaria, como 75% dos candidatos que realizaram essa questão no site Questões de Concursos (alías se você não conhece ainda esse site, sua prioridade deveria ser abrir uma conta já. É gratuito).

Precisa de mais um exemplo para se convencer? Aí vai:

abin

Veja: na mesma prova mais uma questão sobre a Bolívia. 

"Ah, mas essa aí é tranquila. Eu sei que a Bolívia não tem saída para o mar e que a economia lá é fraca".  

Bem… Se você pensa assim se enganou . Essa questão não é nada tranquila. Muito pelo contrário. Essa questão teve um dos maiores índices de erro na prova da ABIN de 2008, apesar de ter sido amplamente noticiado o notável crescimento da economia boliviana que nos anos anteriores vinha atingindo marcas de 4,5% no crescimento do PIB. Você precisa decorar esse número? Não! Mas precisaria saber que a Bolívia vinha se destacando pelo crescimento econômico. Isso era óbvio para quem acompanhava notícia. Mas a maioria  não sabiam… Tanto é assim que essa questão tem uma média assustadora de 62% de erros no Qconcursos.  Sabe o que isso significa? Isso significa que é exatamente esse tipo de questão que define quem passa e quem "quase" passa no concurso da ABIN.

Resumo da ópera: é preciso, sim, assinar o Clipping para a prova da ABIN e acompanhar atualidades. E é preciso que você faça isso desde já! Não caia no erro de ler às vésperar da prova um resumão do que aconteceu nos últimos meses. Isso não vai funcionar! Reforçando o que já dissemos acima: comece a se levar a sério se você pretende passar no concurso da ABIN.

"Ah, mas o Clipping está dizendo que quem não assinar o Clipping não passa no concurso da ABIN?"

É claro que não. Não estamos dizendo que o Clipping é a única forma de estudar atualidades. Mas certamente é a mais segura e mais rápida.  As ferramentas que o Clipping oferece representam um salto de produtividade e uma considerável economia de tempo, o que significa uma vantagem sobre a concorrência.

Para quem ainda não conhece:

concurso abin 2017 

                                   abin

                                                                    *O acesso é liberado imediatamente

                                                     *Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento no plano mensal

Bom… agora que você já conhece o Clipping, vamos seguir em frente com o post, pois isso aqui já está ficando muito merchandising!

 

3º Passo: Ter dedicação:

Você já é bem grandinho para saber de algumas coisas. Mas se ningúem ainda te avisou, #ficaadica: sua aprovação não vai cair do céu!

abin

Todo ano é a mesma coisa. O Cespe e a indústria de concursos públicos no Brasil (não vamos fingir que ela não existe, ok?!) se aproveita daquele tipo de candidato que paga a inscrição, se matricula no cursinho, compra meia dúzia de apostilas no calor do momento e não estuda quanto e como deveria.

Se você acha que é possível passar no concurso da ABIN 2017 sem esforço, pegue o dinheiro da taxa de inscrição e encha o tanque do carro, pague algumas contas atrasadas, troque de celular ou algo do tipo. Será dinheiro melhor empregado, tenha certeza.

Se você é o tipo de candidato descrito acima, e leu esse post inteiro à procura de uma fórmula mágica para ser aprovado sem esforço e sem investimento, desculpe a franqueza: mas você perdeu seu tempo! O Clipping não pode fazer nada para te ajudar. Aliás, nem precisa assinar o Clipping, pois você vai se decepcionar!

Agora, se você realmente quer fazer o concurso da ABIN buscando a aprovação,  se você disposto a levar as coisas a sério pelos próximos meses, o Clipping está aqui para tornar sua jornada até a aprovação mais simples. Isso, sim, podemos fazer, de forma honesta, transparente e com 100% foco na prova. Bem-vindo ao Clipping!

abin-clipping-concurso

Ficou alguma dúvida? Vamos conversar, deixe um comentário abaixo que o Clipping responde>>>