Carreira da Polícia Federal: Tudo o que você precisa saber

Olá, amigos do Clipping! De cara é bom já esclarecermos: essa não será mais uma daquelas postagens que te convidam a ler um texto com o chamariz “Edital da PF em breve – salário inicial de x mil reais”. Não, galera. Não é bem assim. Nosso intuito será instruir, pois não é certo que você – seja lá qual for o cargo que almeje – seja estimulado apenas com assuntos sobre remuneração e benefícios. A verdade é que a maioria das pessoas que estudam para seguir carreira na Polícia Federal e determinadas profissões policiais tem isso como um sonho de CARREIRA e não apenas como uma simples vontade de ter a conta corrente sempre gordinha.

Você tem esse sonho? Maravilha. Já é meio caminho andado. Bora conferir de perto todos os detalhes dessa carreira então?

“Beleza, clipping, mas são vários cargos…. Sobre o que vocês vão falar?”

Para essa postagem vamos focar em agente. Aproveitamos, inclusive, para pedir que você participe dizendo se gostaria de ler mais sobre outras carreiras da Polícia Federal, beleza?

Confira abaixo nosso meno com os temas que iremos abordar nesse artigo. Clique para ser direcionado diretamente para o assunto de seu interesse:

 

→ Quais as áreas para atuação na Polícia Federal?

→ Quais os requisitos para entrar na Polícia Federal?

→ Existe um perfil ideal para ser um Policial Federal?

→ O que faz um Policial Federal?

→ Onde ele trabalha?

→ Como funciona a jornada de trabalho?

→ Existe uma idade limite para ser um Policial Federal?

→ Quanto ganha um Policial Federal?

→ Como é o plano de carreira?

 

Então, vamos lá!

 

Quais são as possíveis áreas na carreira da Polícia Federal?

A essa altura do campeonato você já deve saber que existem várias áreas dentro da PF, certo? Errado! Nem todo mundo sabe, mas um policial federal tem duas opções de carreira: a policial ou a administrativa. Na primeira opção você terá a possibilidade de optar por 5 funções:

 

FUNÇÃO

Formação

Delegado Federal

Diploma em direito + 3 anos comprovados de atividade jurídica ou policial

Agente Federal

Nível superior sem restrição de curso

Escrivão Federal

Nível superior sem restrição de curso

Perito Criminal Federal*

Varia conforme a área, já que são 18.

Papiloscopista

Nível superior sem restrição de curso

 

* 18 áreas de acordo com o site institucional da PF

Ok, mas quer dizer então que a Polícia Federal, que é uma instituição enorme, conta apenas com esses 5 profissionais? Claro que não. É justamente aí que entra a área administrativa (aquela que você estuda dentro da matéria de Administração Pública, lembra?). Inclusive, é exatamente esse setor que costuma contratar profissionais de segmentações sem necessariamente muita relação com a carreira policial. Como exemplo podemos citar a área de psicologia, relações públicas, administrador, contabilidade, engenharia etc.  

 

O que precisa para entrar na Polícia Federal

 

como entrar na policia federal

 

A grosso modo, para fazer uma prova de concurso você pode ser quem você quiser, contanto que tenha o mínimo para poder se inscrever (CPF, RG, residência e pagamento da taxa de inscrição). Agora, para TOMAR POSSE NO CARGO e seguir a carreira de policial federal, você vai ter que prestar mais atenção em alguns pontos.

É importante que você realmente tenha em mente que, se está escrito no edital que você precisa ter determinado diploma, é aquilo e ponto final. A informação parece óbvia, mas existem váááários casos de candidatos que foram aprovados em determinados órgãos, mas não puderam tomar posse, pois ou não tinham experiência comprovada na área solicitada no edital, ou não eram formados na área em que se inscreveram, ou qualquer outro motivo. Conclusão: não adianta SÓ ser aprovado. Dito isso, vamos ao básico necessário para seguir carreira como Agente da Polícia Federal:

 

  1. Diploma – devidamente registrado – de CONCLUSÃO de curso de nível SUPERIOR, em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

  2. CNH – categoria B

  3. Não ter sido eliminado na investigação social

  4. (hora da revisão da matéria de Constitucional, artigo 12.) Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade (reciprocidade ou equiparação) entre brasileiros e portugueses.

  5. Ter idade mínima de 18 anos, na data da matrícula no curso de formação  profissional.

  6. Aptidão  física e mental

  7. Estar em dia com as obrigações eleitorais

 

Tá, e o que mais? Aí você terá de fazer o concurso e, como já dissemos aqui em cima, passar na prova. Se você ainda não leu o post sobre como entrar na Polícia Federal, clique aqui.

 

Qual o perfil ideal para seguir a carreira da Polícia Federal

É um pouco complicado chegar dizendo por aqui que para determinado cargo público você precisa ser “assim ou assado”, afinal, sempre tem um que vai dizer: “Nossa, mas o primo da filha do tio da minha vizinha se formou em fisioterapia e seguiu carreira de agente na PF”. OK, nós sabemos que existem casos e casos, mas estamos falando de PERFIL. Você pode ser formado em física ou artes, mas se você tiver características de uma pessoa analítica, por exemplo, determinadas profissões vão se encaixar melhor.

Vamos ao caso das carreiras policiais no geral.
Uma característica interessante da carreira policial é que, apesar de ter horários estabelecidos, ela faz parte da própria pessoa.

 

“Nossa, mas como assim, clipping? O que isso quer dizer?”

 

Quer dizer que na carreira da PF, a tendência é que, aos poucos, a profissão se adeque à sua rotina. Ou seja, você não será, necessariamente, um policial, agente ou delegado das 8-18h. “Mas e em outras carreiras? Não pode um juiz ser assim também?” Ora, claro! Mas as carreiras policiais têm essa característica bem destacada por conta, digamos, de uma ausência de rotina (é comum cada dia ter uma rotina diferente).  Aliás, se tivéssemos que dar uma palavra como característica principal dessa carreira, com certeza seria “versatilidade”.

Desta forma, exige-se de um aspirante à carreira da PF – além das características legais citadas – comprometimento, sagacidade, perspicácia, paciência, curiosidade e raciocínio.

 

O que faz alguém que segue a carreira de Agente da Policial Federal?

Indo mais ao sentido da palavra agente, este profissional irá agir de forma a manter e garantir o cumprimento da lei, pois as atribuições de seu cargo exigem que este profissional consiga montar o quebra-cabeça de inúmeros casos.

Não ficou muito claro? Bom, então vamos exemplificar! Você é um agente da polícia que está na área investigativa. Neste caso, você poderá efetuar prisões, entregar mandatos, fazer buscas, reunir evidências e realizar o trabalho operacional relativo a determinado processo.  

Agora vamos supor que você seja agente de fiscalização de fronteira. Neste caso, você estará incumbido de, obviamente, fiscalizar a fronteira do país em determinado estado de forma a garantir o correto funcionamento da ordem. Esta ordem pode ser relativa ao tráfico ilegal de pessoas, de armas, de drogas, de mercadorias etc.

 

Onde um Policial Federal trabalha?

Como falamos um pouquinho acima, isso depende! Seguindo a carreira de policial federal, você pode ser lotado em um escritório central, em uma superintendência, em uma delegacia ou também em um posto de fronteira.

“E como isso vai ser determinado?”


Bom, aí a Administração Pública é quem vai dizer. Se ela tiver uma necessidade de 100 agentes na fronteira com a Bolívia ou em um escritório com ar condicionado e você estiver na lista de próximos convocados do concurso, aí você vai pra lá!

Se você quiser pesquisar mais sobre esse assunto, temos os seguintes locais: Delegacias de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (DELEPAT), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), unidades responsáveis por operações especiais: Coordenação de Aviação Operacional (CAOP); Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), Comando de Operações Táticas (COT) e os Grupos de Pronta Intervenção (GPI).

 

Como é a jornada de trabalho de um Policial Federal?

Isso depende muito. Como dissemos, se você estiver lotado na área administrativa, é possível que você cumpra o horário previsto na Constituição Federal de 1988 em que consta: “Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XIII – duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho; XV – repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;” Considere também que você poderá ser convidado a fazer horas extras.

PORÉM, se você estiver em outra área que não seja a administrativa, aí sua rotina será um pouco mais difícil de ser planejada por conta do dinamismo e das atribuições do cargo. Isso você só vai descobrir depois depois de ingressar na carreira 😀

 

Quais são os benefícios da carreira da Polícia Federal

Ora, muuuuuitas pessoas pensam logo no salário (já fizemos uma postagem sobre os salários da PF. Para conferir, clique aqui), na estabilidade, no status e em todo aquele conjunto de coisas boas que vem com um cargo público. O que gostaríamos de ressaltar é que – assim como vários outros cargos – além destes benefícios, o bom servidor também busca a realização profissional e a satisfação de executar um bom serviço. Essa dedicação ao serviço público nacional refletirá no ambiente de trabalho e, gradualmente, na melhora do País como um todo.  Lembre-se de que, ao decidir ser um servidor público, de qualquer esfera, você está fazendo uma escolha que impactará na vida de muitas pessoas: desde a sua até aquela que é direta ou indiretamente afetada pela maneira com que você conduz o seu trabalho. Portanto, se você quer fazer a diferença na melhora do seu país, tente ser uma mudança de dentro para fora da Administração Pública.

 

Qual a idade máxima para iniciar a carreira na Polícia Federal

 

Idade máxima para carreira na PF

 

Nesse sentido, não há idade máxima para iniciar sua carreira na polícia federal, mas sim idade mínima, que é de 18 anos. O que precisa ser respeitado como idade máxima é o quesito para a aposentadoria compulsória de um policial.

 

Qual o salário de quem segue carreira na Polícia Federal

Isso depende da classe que o agente se enquadra. De acordo com o reajuste previsto pela lei 13.371/16, os salários da Polícia Federal em 2019 serão os seguintes:

 

👮 Cargos

📈 Classe

💰 Salário (em 2018)  

 Salário (a partir de 2019)

Agente de Polícia Federal

Escrivão de Polícia Federal

Papiloscopista de Polícia Federal

    Especial

R$ 17.848,60

R$ 18.651,79

    1ª Classe

R$ 14.609,83

R$ 15.262,27

     2ª Classe

R$ 12.482,69

R$ 13.044,41

     3ª Classe

R$ 11.983,26

R$ 12.522,50

 

👮 Cargos

📈 Classe

💰 Salário (em 2018)

 Salário (a partir de 2019)

Delegado de Polícia Federal

Perito Criminal de Polícia Federal

 

    Especial

R$ 29.604,70

R$ 30.936,91

    1ª Classe

R$ 26.647,60

R$ 27.846,74

     2ª Classe

R$ 23.252,07

R$ 24.298,42

     3ª Classe

R$ 22.672,48

R$ 23.692,74

 

Lembre-se de que, ao ingressar, você começa na 3ª classe. Caso queira se aprofundar mais no assunto de Salários da PF, você pode conferir o → artigo que escrevemos apenas para falar sobre o tema.

 

Como é o plano de carreira da Polícia Federal

“Certo, então já sei que a cada classe que subir, meu salário será maior. Ok, mas como vou subir?”

 

De acordo com o decreto 7.014 de 2009 os requisitos para a promoção nos cargos da Polícia Federal são:


I – exercício ininterrupto do cargo:

a) na terceira classe, por três anos, para promoção da terceira para a segunda classe;

b) na segunda classe, por cinco anos, para promoção da segunda para a primeira classe;

c) na primeira classe, por cinco anos, para promoção da primeira para a classe especial;

 

II – avaliação de desempenho satisfatória; e

 

III – conclusão, com aproveitamento, de curso de aperfeiçoamento.

 

Parágrafo único.  Interrompido o exercício, a contagem do interstício começará a correr a partir do retorno do servidor à atividade.-
 

Como neste ano haverá eleições para presidente, governadores e Congresso Nacional, haverá restrição na nomeação, contratação ou admissão do servidor público federal e estadual nos três meses que antecedem o pleito, marcado para 7 de outubro, até a posse dos eleitos, ou seja, de 7 de julho a 1º de janeiro de 2019. Mas, caso a homologação do concurso (divulgação do resultado final) seja feita até três meses antes das eleições, ou seja, até 7 de julho, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano.

No caso do concurso da Polícia Federal, não há restrição para divulgação do edital, apenas para as nomeações, mas como o concurso engloba várias etapas, até que os aprovados sejam contratados, a restrição não estará mais valendo.

 

Como é a aposentadoria na carreira da Polícia Federal

Não é do conhecimento de todos os candidatos, mas a aposentadoria dos policiais federais não possui as mesmas regras em relação aos demais servidores públicos. Isso ocorre exatamente por conta da natureza “diferenciada” e especial das atividades desempenhadas por profissionais desta carreira. Inclusive, muito em breve iremos escrever um artigo especificamente sobre esse tema; falando sobre como funciona essa aposentadoria hoje e como será caso a reforma da previdência seja aprovada!

 

Qual é a distribuição de vagas para o próximo edital?

No dia 20 de abril (2018), foram autorizadas, por portaria, 500 vagas para opróximo concurso da PF. Como é costumeiro, a portaria autorizativa para o concurso prevê a publicação do edital em até 6 meses. No entanto, como trata-se de um concurso de urgente, o Ministro Raul Jungmann já informou que o edital sairá ainda neste semestre, ou seja… Prepare seu desfibrilador para fazer uma massagem cardíaca provavelmente no mês de junho. (Se você ainda não conferiu nosso post sobre "como estudar antes do edital", clique aqui!)

Ok… Mas chega de terrorismo. Vamos à distribuição de vagas?

  • Agente de Polícia Federal: 180 vagas
  • Delegado de Polícia Federal (DPF): 150 vagas
  • Perito Criminal Federal: 60 vagas
  • Escrivão de Polícia Federal: 80 vagas
  • Papiloscopista da Polícia Federal: 30 vagas

 

Ansiosos? Na próxima postagem vamos trazer mais aspectos sobre como estudar de forma mais produtiva para este concurso. No mais, keep clipping!

 
Summary
Article Name
Já sabe como funciona a Carreira da Polícia Federal? Descubra aqui!
Description
Quanto um policial federal ganha? Como funciona a jornada de trabalho? Como é o plano de carreira? Confira essas e muitas outras respostas aqui!
Author
Publisher Name
Clipping CACD
Publisher Logo