Sobre Nós
Plataforma de estudos e cursos para concursos públicos


Saiba mais

Em destaque
dark

Concursos Públicos: Estudar para todos ou estudar para um?

estudar para concursos publicos

Olá, amigos do Clipping! Tudo certo por aí? Hoje vamos falar um pouquinho sobre concursos de uma forma mais ampla, não abordando apenas um concurso específico. E por quê? Ora, porque há tantos editais saindo, que achamos melhor fazermos uma postagem que te ensine a lidar justamente com esse cenário conturbado!

O tema pode ser um pouco polêmico, mas isso vai depender do tipo de concurseiro você é. De qualquer forma, que tal dar uma lidinha no que temos para falar agora?

Bora lá?

Alguma vez, mesmo tendo um foco de cargo para estudar, você se sentiu perdido com tantos editais saindo? Já te veio aquela sensação de que você deveria fazer vários concursos e… “ver em qual eu dou a sorte de fazer e passar”? Pois é, muita gente se sente assim, mas não é tão fácil sanar essa dúvida.

Nosso papel aqui é dar um empurrãozinho pra que você tome a melhor decisão possível para você e fazer com que você saiba como estudar para o concurso que escolher.

Afinal, com tantos editais saindo, em qual devo focar?

Primeiramente, você deve focar naquele em que você está focado.

“Nossa, Clipping, que óbvio…”

Pois é, é muito óbvio mesmo, porém muitos concurseiros ainda insistem em ser aquele tipo de estudante que sai dando tiro para todo o lado.

“Mas o que está querendo dizer, Clipping? Que é errado concorrer a vários concursos?”

Calma, não estamos dizendo isso.

Fazer muitos concursos é realmente excelente, mas vamos explicar como isso pode ser ainda mais eficiente. Para isso, voltemos ao assunto do parágrafo anterior: focar no que você já foca. Vamos pensar no seguinte exemplo ↓

Exemplo:

Vamos supor que você já estude há certo tempo para o concurso X e que essa é realmente sua meta de vida; você não se vê fazendo outra coisa senão sendo o servidor do órgão X. Podemos concluir então que este é seu foco.

AGORA VAMOS SUPOR que no meio de tanto estudo e dedicação, após algumas reprovações, um desânimo acabe se instaurando na sua rotina de estudos. Você sabe que o seu concurso foco acontece a cada Y anos e que sempre haverá uma próxima chance, mas você começa a ver que existem tantos editais de tantos outros cargos saindo que começa a pensar seriamente que está perdendo oportunidades.

Ok. Nesse pensamento você acaba fazendo download de vários editais. Dá aquela lidinha e percebe que:

  • Há 3 ou 4 matérias (às vezes até mais) que você nunca estudou na vida. O restante você já viu;
  • Faltam 3 meses pra prova;
  • Você vai ter que conciliar este estudo com o do seu cargo foco;
  • Você vai ter que comprar cursos e investir seu dinheiro que já está curto;
  • O salário é muito bom
  • Você se sente perdido, mas também se sente tentado a fazer várias provas.

“É ai que vem a grande dúvida: O que fazer?”

Bom, existem duas respostas:

1ª Resposta: se você tiver um concurso foco, faça as provas dos editais que estão saindo.

2ª Resposta: A segunda resposta é: se você não tiver um concurso foco, faça as provas dos editais que estão saindo.

“ahm??”

Isso mesmo que você leu, mas relaxa aí que vamos explicar.

Já é sabido por muitas pessoas que a maioria esmagadora dos concursos possuem um escopo básico de matérias que sempre estarão lá. São elas: Português, RLM, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo.

Esteja você fazendo prova pra Polícia Federal, Fiscal da Receita, ABIN ou tribunais… Lá estarão elas. O que isso quer dizer então? Bem, isso significa que, independentemente do seu foco de concurso, todas as provas vão ser um excelente objeto de treino para você!

“Não concordo, Clipping. Vou gastar dinheiro com inscrição, locomoção e não vou estudar as matérias específicas?”

Ora, neste ponto quem vai dar a resposta se vale ou não a pena é você, pois cada um consegue gerir o tempo da maneira que melhor lhe cabe. Se você já tem um conhecimento muito bom das básicas, já deu um bom gás nas específicas do seu concurso-foco e está gerindo bem seu tempo, ótimo. Vai que numa dessas você vai bem, passa, toma posse e continua estudando pro seu cargo dos sonhos?

Agora, se você está bem nas básicas, mas ainda precisa estudar muito as específicas do seu concurso-foco, dedique-se a essa pendência e tente fazer várias provas de outros concursos para poder mensurar seu conhecimento naquilo que você já estudou.

De todo modo, vamos aos fatos:

Se seu concurso foco é Polícia Federal, por exemplo, e há vários outros editais sendo publicados, não seria ótimo poder fazer várias provas e testar seus conhecimento naquelas matérias em comum que você já tem bastante conhecimento?

Além disso: não existe nada melhor para testar também seu psicológico, sua resistência (cadeiras duras, salas barulhentas e abafadas…), sua paciência com candidato que abre pacote de Fandangos no meio da prova e sua capacidade de gerir bem seu tempo com a passagem das questões para o gabarito oficial.

Depois de tudo que falamos aqui, acho que vale dar uma pensadinha nisso, não é? Afinal, você vai ficar sempre esperando SÓ aquela sua prova pra poder se testar? Seja estratégico, amigo do Clipping! Precisamos treinar vários tiros antes de acertar o alvo; se você tem a oportunidade de frequentar vários dias de prova, vá! Pense bem, o não você já tem!

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você! Ficou alguma dúvida? Participe do post deixando seu comentário aqui logo abaixo.

Total
2
Shares
Previous Post

Alguns fortes motivos para estudar para o concurso da Polícia Federal

Next Post

Mais de 9.000 questões comentadas para o CACD: onde encontrar e como usar

Related Posts

Descubra mais sobre Clipping CACD

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading