Edital da Polícia Federal 2018: os 3 pontos principais de atenção!

  • Clipping
    15/06/2018 . 4 min de leitura

Amigos do Clipping PF, o Edital saiu e com muita surpresa. Muita surpresa boa, mas muita surpresa que vai demandar dos candidatos jogo de cintura para se adaptar em tempo recorde às exigências da banca. As provas estão marcadas para 19 de Agosto. É um espaço curto que teremos para nos adaptarmos, mas vale lembrar que boa parte do sucesso no concurso depende do pragmatismo que vocês terão daqui para frente!

A ideia deste post não é destacar os 3 principais pontos mais controversos do Edital para o cargo de Agente.

Vejamos:

Vamos à análise!

1. Peso de cada disciplina dado pela banca:

A Divisão da prova objetiva para Agente da PF foi feita em 3 blocos, nos dando uma boa ideia de que disciplinas tem pesos mais significativos.

➡️ Bloco I é terá 60 questões distribuídas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal;
  • Legislação Especial;
  • Estatística;
  • Raciocínio Lógico;

➡️ Bloco II terá 36 questões que serão de:

  • Informática;

➡️ Bloco III é composto de 24 questões de:

  • Contabilidade Geral;

⚠️ O Balanço geral é que nada menos do que 50% da Prova Objetiva versará sobre Informática e Contabilidade.

Há notícias boas e pontos de atenção aqui:

a) Contabilidade:

Contabilidade a surpresa foi o peso e não exatamente o conteúdo cobrado, que está bem alinhado ao que os candidatos já vinham estudando. As Apostilas em PDF disponibilizadas pelo Clipping de Contabilidades estão extremamente completas e bem alinhadas com o que já cobra este Edital.

Portanto, quem já está se orientando por lá não terá muitas dificuldades de cobrir todos esses pontos exigidos. Também não haverá no que se refere à Contabilidade, dificuldades dos candidatos de praticar por questões comentadas para praticar, já que, para cada bloco de conteúdo há na plataforma 40 questões comentadas, o que somam 440 questões ao todo.

Fica aqui a Apostila 1 de Contabilidade como amostra https://goo.gl/Xjpyxa  

Vale lembrar que a serão ao todo um bloco de 11 apostilas com 40 questões comentadas associadas a cada uma delas e já temos da apostila 1 a 4. As demais serão disponibilizadas  por semana.

b) Informática:

Informática foi o vilão do Edital, sem dúvidas.

Com relação à Informática, a banca surpreende não só pelo peso incrível dado à disciplina (36 questões!) como também ao acréscimos significativos de tópicos em relação ao Edital anterior.

A notícia boa é que nada do que já foi estudado pelos candidatos que seguiam o plano de estudos do Clipping foi perdido. 80% do conteúdo do plano de estudo de Informática está alinhado ao que saiu no Edital. Nesse sentido, saiu na frente quem se adiantou e investiu em atacar o conteúdo por lá… Mas é verdade que teremos que incluir alguns pontos não previstos inicialmente, como Noções de mineração de dados, noções de Big Data. Adaptações serão feitas nas próximas semanas para cobrirmos esses pontos que ficaram faltando.

Para maiores detalhes baixa aqui gratuitamente o quadro comparativo do Edital de 2018:

2. Sobre prova discursiva: como ficou

A julgar pelo Edital, a prova discursiva para Agente, Escrivão e Papiloscopista seguirá exatamente o padrão do concursos anteriores da Polícia Federal.

 

 

 

Resumindo, não houve surpresas em relação ao cobrado na prova discursiva, que

  • Valerá 13 pontos.
  • Versará sobre texto dissertativo com 30 linhas com base em tema formulado pela banca;
  • Nota mínima de 6.5 pontos a ser atingida. (muito atenção aqui)

Para o cargo de Agente será corrigida a prova discursiva dos 540 primeiros colocados na prova objetiva. No entanto, fica o alerta de que a prova discursiva elimina o candidato que não obtiver a nota mínina de 6,5 pontos. E fica também o lembrete de que o nível geral de eliminação em provas discursivas é assustador.

E isso ocorre não só no concurso da PF, mas em concursos em geral. No caso do concurso recente da ABIN, nada menos do que 492 candidatos foram eliminados na prova discursiva. Isso significa que 47% dos candidatos não conseguiram a nota mínima na discursiva.

Ou seja: candidato que ficar mega bem na objetiva, mas não atingir o mínimo na discursiva estará eliminado.

Aconselhamos fortemente aos candidatos que de agora em adiante:

3. Atualidades?

Haverá ou não haverá atualidades na prova da PF? Veja o que diz o Prof. Daniel Coelho:

Esse é o ponto que é preciso esclarecer: assim como no último concurso da PF, a prova discursiva não falava expressamente que atualidades seria cobrado, mas foi o que aconteceu.

É altamente provável que o tema a ser cobrado pela banca verse sobre questões de atualidades com destaque em Segurança Pública.

É importante também entender o conteúdo tem um peso muito maior do que a parte gramatical em si nas provas da PF. Por essa razão, é altamente aconselhável que os candidatos mantenham uma dieta diária de atualidades e que façam todas as atividades propostas pelo Prof. Daniel Coelho.

O que achou do Edital? Deixe um comment abaixo!

Summary
Article Name
Concurso PF: Foram autorizadas 500 vagas | Clipping
Description
É oficial: 500 vagas autorizadas pela Polícia Federal. Confira todos os detalhes dessa autorização e fique por dentro dos próximos passos para o concurso PF!
Author
Publisher Name
Clipping CACD
Publisher Logo

  • Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.



Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.