Como estudar com as Provas Anteriores da Polícia Federal

  • Clipping
    09/04/2018 . 7 min de leitura

Olá, amigos do Clipping! Tudo bem por aí? Seguimos então com nossas postagens sobre a PF? Sim, continuamos!! Até o momento estávamos aqui discorrendo sobre aspectos “pré-prova”, certo? Acontece que agora já chegou o momento de se falar a respeito de aspectos que fazem parte da sua prova (essa que você vai passar).

Ok, clipping, qual é o foco de hoje então?

O foco é te ajudar a estudar sem o edital. Mas como saber do futuro? Bom, realmente não é possível saber do futuro, mas analisando o passado, mais precisamente, analisando as provas anteriores da Polícia Federal, é possível se preparar para ele!

Alguns candidatos bem sabem que quando determinadas provas de concurso tem um intervalo relativamente grande entre uma e outra prova, é comum que algumas coisas venham a ser modificadas em relação às provas anteriores. O concurso da ABIN foi um bom exemplo disso.

Porém, mesmo com eventuais mudanças, existe um escopo básico que você já está cansado de saber que estará em todas as provas de concurso. Se você não se lembra: Português, Lógica, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Informática. Nós nem precisamos dizer que essas matérias precisam estar na ponta da língua, não é?

Por que estudar as provas anteriores da Polícia Federal?

Essa parece uma pergunta boba, mas muitos concurseiros iniciantes não estão acostumados com o modus operandi de determinadas bancas. Aliás, para algumas pessoas é até complicado de se entender como e por que há tantas bancas para cada cargo. Mesmo este não sendo o foco do texto, vamos tentar explicar uma coisinha:

Vamos supor que você decidiu estudar para a PF. Vamos supor também que você tem diversos colegas que estudam para as mais variadas carreiras em diferentes órgãos.

Nesse mesmo exemplo, um de seus amigos estuda para um tribunal de justiça, outro para tribunal do trabalho e outro estuda para carreiras fiscais.

Agora vamos supor que você leu o seu edital da PF e também os editais dos seus colegas. Você checou que a parte das matérias básicas contemplam aquelas matérias que citamos acima (português, lógica, constitucional e administrativo). Aí você pensou: “Legal, se eu estudar pra um, então estudo pra todos já que são as mesmas matérias.” Certo? Errado.

Sua obrigação nessa hora seria a seguinte: fazer o download dos arquivos de provas anteriores de cada um dos  concursos dos seus amigos, verificar como funciona cada banca e como cada matéria é cobrada. Dessa maneira você verá a diferença de cobrança de cada matéria em cada banca.

“Ah, Clipping, então vocês estão dizendo que eu, que optei pela PF, vou ter que estudar apenas pelos exercícios da suposta banca?”

Não. É claro que é bacana e necessário fazer exercícios de outras bancas, mas você tem que concordar com a gente que, estudar Direito Constitucional com as provas anteriores do concurso para Juiz, é uma coisa…

Agora, estudar a mesma matéria com as provas anteriores da PF, que contém o que realmente cai na sua prova, é outra completamente diferente. Sem contar que determinados cargos de carreiras jurídicas cobrarão de você alguns entendimentos colegiados, informativos do STF e outras coisinhas que não são regularmente cobradas em provas de carreiras policiais.

“Tá, clipping, então o que eu tenho que fazer?”

Sua MISSÃO é tentar e conseguir fazer o máximo de questões possíveis e imagináveis da banca que costuma elaborar sua prova. No nosso caso, CESPE, responsável pelas provas anteriores do concurso da PF. Nessa etapa de seus estudos, você tem a OBRIGAÇÃO de refazer TODAS as questões que já caíram nas provas da PF.

“Nossa, mas todas as que já caíram?”

Sim, amigos. Ouçam bem: se vocês estão lendo essa sequência de postagens, é porque têm ímpeto de serem aprovados. O problema é que, não só vocês, mas a nação concurseira inteira está aguardando esse concurso com sangue nos olhos e, justamente por isso, não há espaço aqui para se falar de falta de motivação ou de esforço.

Se você quer ter chances mínimas de passar neste concurso (e em qualquer outro concurso, já que todos são concorridos) você não pode fazer corpo mole. Querem passar em concurso que tem 600 candidatos por cada vaga? Então estudem, amigos, porque na PF o buraco é mais embaixo! 

E para você que perdeu a chance de aprovação no concurso da PF 2018, ainda há esperanças! O concurso da PRF irá acontecer em breve. Ainda dá tempo de se dedicar aos estudos e ter um bom resultado nas provas.

A plataforma Clipping está 100% preparada para direcionar seus estudos de uma forma inteligente, que vai te fazer render muito mais! Clique no botão abaixo e confira o que fizemos e especialmente para vocês! 👇

Conhecer a Plataforma Estudos da PRF

Como estudar as provas anteriores da Polícia Federal

Bom, você tem diversas opções. A maioria dos candidatos de longa data e também os iniciantes usam sites que tem um extenso banco de dados de questões anteriores de todos os cargos e bancas.

É imprescindível que você utilize esses mecanismos, pois mesmo que a maioria dos sites de bancas deixem as provas anteriores da PF disponíveis para download, você pode acabar perdido com questões que não tem a resolução disponível.

O ideal é fazer o seguinte: faça o download de provas anteriores da PF para imprimir. Essas provas impressas serão usada para os seus dias de simulado. Aliás, simulado será um tema que abordaremos futuramente.

Pois bem, imprima as provas anteriores e use-as para simular o dia da prova. Para os dias regulares de estudo, é ideal que você assine um destes sites que possuem banco de dados de questões já que ali há uma extensa comunidade de estudantes que, tão gentilmente, postam as resoluções de questões; fora que também costumam ter resoluções postadas por professores.

Além disso, a maioria destes sites também tem todas as provas anteriores disponíveis, cursos, vídeos, notícias sobre concursos e muito mais. Não estude sem isso!

Feito isso, monte seu caderno – físico ou digital – com seus principais erros.

Lembra que falamos lá em cima do modus operandi? Pois então, fazendo tantas questões você verá que a banca possui uma forma peculiar de perguntar as coisas e aos poucos você pegará o jeito. Você vai ver que existem questões que sempre caem, questões que são mais fáceis e as que cobram um entendimento mais profundo. Muitos estudantes já começam a ler as questões e já sabem até o que vai ser perguntado.

Depois que você tiver um caderno de erros e também o caderno com questões que se repetem, consulte-os sempre para revisar. Assim o seu estudo estará sempre em dia.

Como estudar pela prova discursiva dos concursos anteriores

“Clipping, e a prova discursiva?”

A prova discursiva da PF pode ser a parte mais complexa, mas usa o mesmo princípio da parte objetiva. Você tem que ler todas as provas anteriores da Polícia Federal, buscar exemplos de textos e ir atrás de cursos e vídeos que te auxiliem na escrita.

Aqui temos dois cenários:

  1. Se você lida bem com a escrita: Você terá que simplesmente sentar e escrever, escrever, escrever até delinear a redação ideal para ser aprovado. O Clipping salienta a necessidade de fazer isso sempre e, se possível, encontrar alguém qualificado para corrigir as suas redações. Tente também fazer isso com um cronômetro para conseguir fazer uma prova nos mesmos moldes que você fará no dia de fato; assim você conseguirá ficar mais rápido.

  2. Se você não lida bem com a escrita: Aí você precisará fazer uma avaliação pessoal. Sente-se e faça um nivelamento. Se você sente muita dificuldade de formar suas ideias, de conectar parágrafos, de usar o vocabulário correto e ainda demora muito, então está na hora de pensar em contratar um curso ou um professor particular.

Agora que vocês já têm mais algumas boas dicas, que tal comentar aqui com a gente o que estão achando? Nossos textos são sempre fruto daquilo que vocês precisam!

Vamos lá? Keep Clipping!

Summary
Article Name
Como estudar com Provas Anteriores da Polícia Federal?
Description
Você sabe como usar as provas anteriores do concurso da Polícia Federal para se preparar para futuros concursos? Clique aqui e aprenda mais sobre o tema!
Author
Publisher Name
Clipping CACD
Publisher Logo

  • Clipping

    Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.



Clipping

Uma plataforma de estudos capaz de te ajudar a estudar com autonomia, através de planos de estudo, roteiros de leitura, mapas mentais, resumos e simulados.

Mais Ferramentas
Conteúdo