Sobre Nós
Plataforma de estudos e cursos para concursos públicos


Saiba mais

Em destaque
dark

Como Estudar para Concurso Público do Zero?

com estudar para concurso

Quem não gostaria de dormir todo dia à noite com a tranquilidade de ter conquistado a tão sonhada estabilidade profissional? 

Sem sombra de dúvidas, a via mais segura para chegar lá é por meio de um concurso público. Se você acha essa uma boa ideia, saiba que a aprovação em um concurso não é algo que se consegue da noite para o dia.

São diversas áreas, funções e, muitas vezes, com concorrência acirrada. Se está disposto a encarar essa realidade, você precisa saber como estudar para um concurso público, o que requer, antes, fazer algumas decisões importantes. 

Mas, antes de mais nada, você precisa é se inteirar mais sobre tema. Afinal, qual a real dimensão do universo dos concursos públicos?

Nesse post, você encontra as seguintes seções:

Concursos públicos: o que é esse mundo de possibilidades?

Como escolher um concurso público?

Estudar para concurso: como começar hoje mesmo?

  1. Estudar o edital
  2. Banca examinadora
  3. Faça um cronograma de estudos
  4. Foque nas disciplinas mais importantes…
  5. Tenha um local para estudos
  6. Pratique com provas anteriores do concurso
  7. Mapeie suas maiores necessidades de estudo
  8. Escape das distrações
  9. Revise sempre
  10. Aproveite as pausas
  11. Premie-se
  12. Prepare-se para o dia de prova

Como estudar para concursos em casa?

Concursos públicos: o que é esse mundo de possibilidades?

Um concurso é realizado quando há um determinado tipo de demanda em órgãos públicos, sejam eles de esferas municipais, estaduais ou federais, além das autarquias, como o IBGE, e bancos – como a Caixa Econômica Federal.

Essa demanda surge pela abertura de vagas para se atuar nesses órgãos. E isso ocorre por inúmeros motivos, desde aposentadoria, afastamento, promoção, etc. 

Para suprir essa necessidade, aplica-se o processo chamado de concurso público, que pode abranger diversas etapas, a depender do órgão ao qual é destinada essa seleção. Para a polícia federal, por exemplo, existe a prova objetiva, discursiva e de aptidão física.

Por tudo isso, é sim um mundo de possibilidades. Há chances de se trabalhar em vários lugares, a depender da locação do órgão, em vários setores e em instituições das mais diferentes esferas. 

Portanto, é fundamental que você saiba do desafio que é o nosso próximo tópico.

Como escolher um concurso público?

Diante de todas as possibilidades que falamos, como estudar para concurso público? E mais: para qual?

Não é fácil. É realmente necessário dizer que você não terá um caminho de rosas até a tão sonhada carreira pública. 

E o primeiro ponto já é um grande desafio: a escolha da área de atuação. Isso é fundamental para quem deseja começar a estudar para concurso público.

Muitas pessoas se guiam apenas por salário na hora de escolher um concurso público e este é um erro clássico, assim como escolher um curso superior pensando apenas no salário depois de formado.

É claro que a questão financeira é importante e você não deve excluir essa análise do processo, mas de longe não é o único ou principal fator a ser analisado.

Como já falamos aqui, são muitas áreas e possibilidades. Por isso, comece pelo básico se perguntando:

Com qual área tenho mais afinidade?

Segurança, saúde, fiscal, jurídica, administrativa… São inúmeras áreas e o ideal é que você opte por aquela que mais lhe atrai em termos da função em si, não apenas do salário, afinal, a estabilidade profissional não precisa vir às custas de um trabalho que não lhe agradará no longo prazo, não é mesmo?

Com a definição da área fica mais simples começar a pesquisar pelos concursos disponíveis. Nessa hora sim faz sentido entender fatores como salário, benefícios, localidade, progressão de carreira e etc.

Analise cada ponto que achar pertinente para a sua escolha. Assim será simples optar por um concurso público que esteja alinhado com o seu perfil (profissional e pessoal) e também com as suas expectativas salariais, de carreira, entre outras.

Estudar para concurso: como começar hoje mesmo?

Bom, depois da escolha pelo concurso público, está na hora de começar a estudar. 

E é agora, vamos lá!

Tempo é realmente fundamental quando o assunto é estudar para concurso público, por isso, é preciso começar já. 

Para te ajudar a se preparar para uma rotina de estudos eficiente, temos 12 dicas para começar ainda hoje. Acompanhe.

1. Estude o edital

Você já mapeou o concurso que mais se encaixa para você e o edital já foi publicado. Por isso, leia com atenção todo o documento. 

Temos que admitir, não é lá uma leitura muito gostosa de se fazer, mas é extremamente necessária. É com esse documento que você entenderá a fundo as exigências do concurso. 

Pré-requisitos para a aprovação, etapas do concurso, matérias cobradas nas provas e até mesmo indicação de bibliografia a ser estudada, são apenas alguns dos itens que você poderá encontrar em um edital, por isso, não deixe de estudá-lo!

2.  Banca examinadora

A banca examinadora é responsável por elaborar as provas e demais etapas da seleção. 

Cada uma possui sua característica. Seja o tipo de prova, a pontuação e até mesmo de tendências nas questões abordadas. 

Saber qual é a banca e como ela aplica uma prova é fundamental para treinar e saber de que forma as questões podem cair no exame. 

E é relativamente simples encontrar na internet as provas anteriores de concursos organizados por uma determinada banca, algo que pode te ajudar bastante na hora dos estudos – a gente falará disso melhor mais adiante. 

3. Faça um cronograma de estudos

Até aqui, você já conseguiu entender as principais características do concurso que você pretende prestar. 

E como todo tipo de estudo, você precisa se programar e adaptar sua rotina para o aprendizado. 

Se você está nessa de primeira viagem, pode sentir algumas dificuldades para moldar seu tempo a um estilo de vida totalmente novo e que te exigirá muito. 

Por isso, é importante criar um cronograma baseado nas matérias cobradas pelo edital e nas leituras de sua bibliografia e focar, com dedicação, nesse plano. 

Planeje seus horários de acordo com a exigência de cada matéria, pensando ainda nos exercícios com provas e revisões.

Cada pessoa tem o seu meio de conseguir achar o ritmo, não há uma cartilha a ser dada nesse caso, mas a dica nesta hora é: foco!

4. Foque nas disciplinas mais importantes…

…mas sem esquecer das demais!

Saber como estudar para concurso público é conhecer de ponta a ponta cada exigência do edital. 

E é nele que você saberá que algumas matérias terão um peso maior que outras. E que exigirão uma dedicação maior para elas.

Isso não significa dizer que você deve apenas estudar as disciplinas mais importantes. Não! Até porque, você pode ser desclassificado caso não tenha uma pontuação mínima em cada uma.

A ideia é ter um ritmo de estudo proporcional à exigência de cada uma. Pense bem: não vale a pena dedicar o mesmo tempo para uma matéria que vale menos pontos do que outra. 

Por isso, seja estratégico para determinar o que você estuda. 

5. Tenha um local para estudos

Você já leu por aqui que estudar para concurso não é tarefa fácil. E é por isso que você precisa ter um lugar para chamar só de seu.

Algumas pessoas preferem estudar em casa. E como muita gente divide o espaço para morar, é importante ter um local mais isolado e que todos aqueles que moram com você saibam de sua rotina. 

Outra opção é encontrar cursos preparatórios. Hoje em dia, é até relativamente fácil fazer um que seja totalmente on-line, mas eles podem ser presenciais e oferecer espaços para estudos. 

Seja sozinho ou não, você precisará se dedicar. Não faça do tempo oferecido pelos cursos como o único para estudar. Vá além disso e dedique-se mais, mas claro, respeitando os seus limites.

6. Pratique com provas anteriores do concurso

Ainda há pouco, você leu que é importante conhecer as bancas que aplicam o concurso, certo?

Lembra que falamos sobre exercitar as provas que ela já aplicou em outros concursos? 

Pois é.  A resolução de provas anteriores do concurso, além de ajudar a fixar o conteúdo, te ajuda a se familiarizar com os tipos de questões cobradas na prova.

Além disso, realizar as provas também te mostrará como lidar com o tempo. Por isso, simule como se você realmente estivesse no dia do concurso.

7. Mapeie suas maiores necessidades de estudo

Uma vantagem em se realizar provas anteriores e simulados para estudar é que você consegue diagnosticar melhor quais são as suas maiores dificuldades.

Com isso, você pode se dedicar mais a um assunto que ainda não está 100% dominado.

Faça isso listando quais são essas matérias e reserve um tempinho em sua rotina para estudar mais sobre elas, mesmo que você tenha que “regredir” em seu andamento nos estudos. O importante é ter clareza sobre o seu nível de domínio de um determinado assunto ou disciplina.

8. Escape das distrações

Ler sobre como ter foco para os estudos chega a ser repetitivo, não é mesmo? 

Mas é preciso sempre reforçar. 

Como muita gente estuda de casa, isso pode ser um desafio. Entrar na internet apenas para acessar conteúdos relevantes para seu aprendizado é o primeiro passo. 

Celular e redes sociais são inimigos que precisam ser vencidos. Reserve alguns minutos para eles nas pausas, nada muito exagerado e que não atrapalhe sua rotina. 

O telefone pode até ser uma ferramenta de auxílio nos estudos, mas cuidado para não abusar das horas com ele em mãos. 

9. Revise sempre

A revisão é fundamental para que sua mente possa assimilar os conteúdos que você estudou. Além, nesse momento você tem também a oportunidade de avaliar o seu grau de domínio da disciplina.

Existem diversas maneiras de se fazer isso: algumas pessoas escrevem as ideias no papel em tópicos e depois repassam por eles. 

Ou então, elaboram o que entenderam sobre a matéria em forma de texto descritivo. 

Outra forma de revisar é por meio dos mapas mentais, que são elaborados a partir de um tema central que se ramifica em sub-temas. E eles são conectados entre si de uma maneira lógica

A vantagem dessa técnica é que você pode desenvolver uma ideia de forma não linear e intercalar temas, o que pode ser uma maneira mais fácil de assimilar um conteúdo. 

10. Aproveite as pausas

Seis, oito, dez horas de estudos…

Ninguém é de ferro. Então dê um tempo para si! E para sua mente, claro.

Exercitar o cérebro é ótimo, fundamental. Mas ele precisa descansar também. Alguns especialistas indicam uma pausa de cinco minutos a cada meia hora estudada

Nesses cinco minutos, abstraia dos conteúdos. Vá para outros ambientes, converse com alguém, molhe as plantas, brinque com seus pets. O que quer que seja, desligue um pouquinho. 

E algo que você deve fazer nessas pausas: alimentar-se e beber água (aliás, você não precisa parar de estudar para se hidratar, não é?).

11. Premie-se

Conseguiu cumprir sua meta diária, semanal, mensal? Dê um prêmio para si!

Ao celebrar cada conquista realizada, sua rotina de estudos será mais gratificante e deixará de ser uma mera obrigação. Você encara o dia com mais leveza e motivação. 

Afinal, você merece!

12. Prepare-se para o dia de prova

Atenção, porque essa dica não é para ser colocada em prática exatamente no dia da prova.

Afinal, você precisa se preparar com antecedência: descobrir o local de aplicação, os meios de como chegar até lá, os documentos para levar, canetas e outros materiais para realizar o exame. Isso tudo você precisa fazer antes do dia da prova. É uma questão simples, porém muito importante, de planejamento.

No que diz respeito aos estudos, tire uma semana de antecedência para fazer uma revisão geral. Mas tire a véspera para descansar a mente e o corpo.

Como estudar para concursos em casa?

Agora que você está por dentro de todo o desafio de entrar no mundo dos estudos para concurso público, pode começar a estudar já!

Mas, se você é daquelas pessoas que ainda não estão totalmente adaptadas para começar a estudar de casa, calma que ainda podemos te ajudar. 

Nós preparamos 12 dicas fundamentais para quem quer entender como estudar para concursos em casa de maneira eficiente. Temos certeza esse post te ajudará bastante. 😉

Total
0
Shares
Previous Post

Portaria CACD 2020: Confira análise na íntegra

Next Post
Sistema Interamericano de Direitos Humanos

Sistema Interamericano de Direitos Humanos: Um Breve Resumo

Descubra mais sobre Clipping CACD

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading