17 apps para estudar mais e melhor!

  • Pedro Soares
    Pedro Soares
    07/07/2020 . min de leitura
17 apps para estudar mais e melhor!

Estudar é tarefa árdua. Mesmo que você esteja dedicado 100% aos estudos, seja para provas mais comuns ou mesmo concursos complexos, como o CACD, você sabe que uma mão amiga nessa hora é sempre bem-vinda.

Afinal, estudar requer foco e dedicação. E ao fazer isso, seja em casa ou não, é sempre possível encontrar os mais variados motivos para se distrair. 

Ou então, se perder em meio ao emaranhado de conteúdos a se ler, assistir, a se revisar

Então, uma ajuda é sempre necessária. E você pode encontrar na tecnologia os mais variados apps para estudar e, mais do que “só” isso, eles podem auxiliar a sua vida como um todo. 

Quer descobrir mais? Confira só. 

Nesse post, você encontra as seguintes seções:

Descubra os apps para estudar melhor!

  1. Trello
  2. Asana
  3. EasilyDo
  4. Aprovado
  5. Evernote
  6. Mecflix
  7. Quiz Up
  8. Flipboard
  9. Issuu
  10. Duolingo
  11. Geek Games ENEM
  12. Wattpad
  13. AppDetox
  14. Rescue Time
  15. Instapaper
  16. Ortografa
  17. Pomodoro Time

Dica Bônus

Siga essas dicas em um ambiente favorável!

Descubra os apps para estudar melhor!

A internet, como você deve desconfiar, está repleta de opções de aplicativos para estudo. Até dá para sair pescando dicas por aí, mas neste conteúdo, você encontrará uma “listinha” completa.

Desde app para se organizar, para estudar outras línguas, para se concentrar… confira você mesmo.

1. Trello

O Trello é uma plataforma em que você consegue estruturar atividades e as diversas etapas de estudo. E organizar tudo em um calendário. 

Então, você consegue definir prioridades, estipular prazos e acompanhar todos direto do computador ou do celular. De forma muito orgânica e prática.

2. Asana

Outra ferramenta bem simples para se organizar. Suas funcionalidades são bem parecidas com o Trello, então, ele é uma ferramenta opcional ao primeiro. 

O Asana deixa seu dia mais produtivo e capaz de te manter sempre por dentro do que precisa ser estudado no dia. 

3. EasilyDo

Se você quer um app para estudar incrível e que consegue te dar um panorama total de sua rotina, conheça o EasilyDo. 

Ele analisa seus email, calendário, redes sociais e organiza todas as suas tarefas em um só lugar. Compatível, claro, com desktop e dispositivos móveis. 

4. Aprovado

O nome dá um spoiler do que se trata, não é? 

Pois o Aprovado é o app que deixa sua vida mais fácil em meio a tantas coisas a se ler, reler, revisar e ficar melhor preparado para a prova.

Com ele, você consegue criar um cronograma de estudo, selecionando temas e matérias. Ele monitora o tempo despendido para cada matéria que lê. 

Ou seja, você pode medir sua produtividade de maneira completa e analisar quais são os conteúdos que mais merecem sua atenção!

5. Evernote

“Caderno Virtual” é uma definição certeira para o Evernote. 

Ele te ajuda a organizar e registrar o que estuda, criando um caderno de anotações das mais variadas matérias que você se dedica. 

Você pode inserir áudios, imagens, vídeos, slides. Tudo, mesmo, para concentrar o que aprende em um só lugar. E acessar quando quiser!

6. Mecflix

Esse nome te lembra algo?

Podemos dizer que não é mera coincidência, afinal o Mecflix é uma plataforma de vídeos voltados ao estudo. 

Os conteúdos são dos mais variados e englobam também diferentes públicos, desde pessoas que estão no ensino médio a aqueles que pretendem passar em concurso. 

7. Quiz Up

Que tal testar o conhecimento que tem aprendido na sua rotina com quizzes bem divertidos? 

O Quiz UP é app dinâmico em que você pode estudar e relaxar. Você escolhe as matérias e joga com outros usuários, on-line. Um tempo é determinado para responder cada questão e, a partir dele, você ganha pontos e entra em um ranking.

Isso é capaz de medir a quantas anda seu aprendizado e fixa melhor alguns temas em seu cérebro.  

Só cuidado: o app tem outros temas que não estão relacionados a estudo. Então, se quiser testar seu conhecimento em séries, tudo bem. Mas faça isso nos momentos de pausa! 

8. Flipboard

Muitas provas cobram temas sobre atualidade. E quem está aqui para estudar melhor para realizar o ENEM sabe bem disso. 

E dentre os apps para estudar existe aquele que te mantém informado sobre as notícias do momento. Estamos falando Flipboard.

Imagine uma revista na palma da mão em que você encontra manchetes de todos os tipos de canais de informação?

É claro que você consegue selecionar temas, o que ajuda a filtrar o que chega em seu feed. 

9. Issuu 

O Issuu é uma plataforma que te dá acesso a livros e revistas digitais. Dos mais variados, desde as mais famosas publicações aos mais independentes. 

A plataforma é muito popular, o que significa que existem muitas publicações por lá. E é simples: ela tem um design convidativo e suas ferramentas são bem práticas. 

O app está disponível para desktop e dispositivos móveis, então você pode usá-lo da maneira que quiser. E onde quiser. 

10. Duolingo

Já o Duolingo é perfeito para quem precisa estudar outra língua. De maneira bem divertida e dinâmica, você consegue aprender quase que brincando. 

O app divide temas aplicados em exercícios de tradução, escrita, escuta e fala. E não apenas para o inglês: é possível estudar também espanhol, francês, italiano e alemão. 

11. Geek Games Enem

Como não poderia deixar de ser, o Geek Games Enem é próprio para o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Ele seleciona lista de exercícios e simulados. Estabelece um plano de estudo para você e ainda te fornece um relatório de desempenho. 

Tudo isso de maneira personalizada, pois, graças aos exercícios que você for realizando, o app consegue te traçar um perfil e selecionar as melhores estratégias baseado nessas informações! 

12. Wattpad

Se você precisa de acesso a livros para estudos, fica aqui a dica para o Wattpad. 

Com ele, você encontra obras das mais clássicas até as mais modernas, variando também de temas e estilos. 

Essa seleção poupa um bom tempo que você poderia levar para procurar esses livros em outras plataformas. 

O app é gratuito e disponível em IOS e Android. 

13. AppDetox 

Seu problema é estabelecer o foco? O celular é um gatilho para se distrair? Tem app para te ajudar com isso também.

É o AppDetox, que mensura o tempo que você gasta usando o aparelho e, mais que isso, te mostra quais são os apps que você mais utilizou. 

Ele ainda permite que você crie um limite de uso desses apps que você utiliza muito, te alertando sempre que exceder. 

14. Rescue time

Se você tem problemas em encaixar seus estudos na rotina e dá desculpas que não tem mais tempo, o Rescue time te mostrará que você está errado. 

Isso porque ele mostra quanto tempo você passou em sites “desnecessários”. E olha, você terá uma grande surpresa quando descobrir esses dados. 

Graças a essa amostragem, o Rescue time é um ótimo app para estudar, já que ele te dá a possibilidade de otimizar tempo. Então, sua produtividade será maior!

15. Instapaper

O acúmulo de matérias para ler acarreta, muitas vezes, com que você simplesmente não leia certos conteúdos. 

O Instapaper te ajuda a organizar melhor esses materiais porque salva tudo o que você disser que “lerá depois”.

E quando a gente fala de tudo, é tudo mesmo: desde posts nas redes sociais até aos artigos mais interessantes que você encontrou na internet. 

E por ser um app próprio para celular, significa que você pode acessar esse material onde e quando quiser.  

16. Ortografa

Português não é uma matéria fácil. As regras, com mais exceções do que regra de fato, detalhes de vírgula que só o Professor Pasquale pra salvar, nem sempre tornam os estudos dos mais animadores…

Mas o famoso professor não estará ao alcance de sua mão quando precisar. O Ortografa, sim! 

O app indica as correções mais adequadas a serem feitas em uma frase que você indicar. Ela leva em consideração as mais variadas regras de nossa língua, inclusive com o Acordo de Nova Ortografia da Língua Portuguesa que entrou em vigor ao longo dos últimos anos. 

17. Pomodoro time

Dizem que tempo é dinheiro, mas para você que procura se dedicar mais aos estudos, tempo é material para aprender!

E a técnica Pomodoro é um dos mais famosos métodos de produtividade que existe hoje. Tanto que há um app próprio para ela. 

O Pomodoro Time ajuda a determinar e marcar o tempo que você precisa dedicar à determinada atividade, intercalada com períodos de descanso, claro. 

A dica é aproveitar todos esses momentos com dedicação ao que se faz. Use o tempo de estudo para poder ler o que precisa. E os de momento de descanso, para, de fato, se desligar um pouco. Afinal, isso é fundamental para seu cérebro. E para você, claro! 

Dica Bônus

17 dicas de apps para estudar é muita dica, não é?

Mas a gente ainda pode te ajudar mais. Na verdade com uma sugestão ideal para você que lida com uma rotina frenética de estudos e atividades para realizar. 

Daily Yoga

Se você gosta de estudar e praticar meditação, o app é ideal para você. 

Dos mais básicos ao mais avançados, você encontra uma lista de 500 postura para praticar. Ele te indica tempo e quais são as aulas que você pode acompanhar.

É claro que yoga não é um estudo próprio para quem quer estudar para provas e passar em concurso, mas um momento de descompressão e de “desligamento” dos estudos, pode fazer bem para todo o seu corpo. 

Siga essas dicas em um ambiente favorável!

Certamente sua rotina é muito atribulada e esses apps para estudar serão ferramentas que te ajudarão bastante.

Mas, lembre-se que outras atividades são necessárias nessa rotina como a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e hidratação. 

Seu corpo é uma máquina perfeita, mas ele requer cuidados. Ser produtivo e efetivo nos estudos e em toda a sua rotina pode ser desgastante e, em determinado momento, seu aprendizado será comprometido porque sua saúde está comprometida. 

E outra dica fundamental para além dos apps para estudar é ter um canto para chamar de seu. Um lugar em casa que, quando você está nele, é porque você está se dedicando a estudar. 

Por isso mesmo, leia mais a respeito sobre ambiente de estudos, como organizar um e como ele é fundamental para a sua produtividade. Você verá como esse espaço pode fazer diferença na sua rotina!

Curtiu as nossas dicas? Usa algum app que faz diferença no seu dia a dia e que não listamos acima? Deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo com quem precisa também dessas dicas! 😉 


  • Pedro Soares
    Pedro Soares

    Pedro é estudante de Administração e atua nos times de Marketing e Comercial do Clipping!


Pedro Soares
Pedro Soares

Pedro é estudante de Administração e atua nos times de Marketing e Comercial do Clipping!