A influência das redes sociais na performance dos estudos

  • Pedro Soares
    Pedro Soares
    02/10/2020 . min de leitura
As redes sociais influenciam no desempenho dos estudos?

Você saberia dizer o que mais pode atrapalhar o desempenho na hora dos estudos?

Bom, nem é tão difícil assim. Aliás, o título já deu spoiler. A influência das redes sociais é determinante para o desempenho no aprendizado. 

E não há como negar, Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok… chamam muita a atenção. E eles estão aí, na palma da sua mão, prontos para te dar entretenimento por horas e horas… 

O celular, o dispositivo em que geralmente se acessa as redes, se tornou parte indispensável de nossa rotina, já que é também por ele que sabemos das notícias do dia, acordamos, escutamos músicas e nos conectamos a outras pessoas que conhecemos. 

Com esse poder tão grande em nossas vidas assim, é possível se livrar do celular e principalmente das redes sociais para focar nos estudos? 

Tem sim. E a gente te ajudará.  

Como as redes sociais impactam sua produtividade nos estudos

Antes de saber como deixar de usar as redes sociais para focar nos estudos, vale uma reflexão: qual a sua capacidade em largar as mídias para estudar?

É preciso reconhecer que as mídias sociais, apesar de ser, sim, um problema na hora de estudar, são ferramentas importantes em nossas vidas. 

Por elas, falamos com aquele parente que está longe, por exemplo. Ou mesmo mantemos contato com outras pessoas que também estudam, trocando informações importantes para o aprendizado. 

O problema mora quando não se consegue administrar o tempo de uso dessas ferramentas, fazendo com que elas sejam efetivamente um obstáculo em seu desempenho. 

É quando um vídeo de cachorro brincando de pique-pega com uma galinha chama mais atenção do que a matéria que está estudando. E você simplesmente foca no entretenimento e não no ato de estudar em si. 

Dicas para controlar o uso das redes sociais

A influência das redes sociais, portanto, é forte no desempenho de seus estudos. E sabemos o quão complicado é simplesmente abandonar essas distrações. 

Mas, temos algumas dicas. Leia. 

Reconheça o problema

O primeiro passo é você admitir que tem um problema. É ter consciência de que sua rotina é afetada pelo uso das redes sociais.

É a partir dessa autocrítica que você começa a tomar impulso e ter outras atitudes para interromper a influência das redes sociais. 

Desative as notificações

O sininho, a vibração, o toque. Três formas que as redes sociais têm para te lembrar que ela está ali, querendo sua atenção. 

Loga Internet Mensagem GIF - LogaInternet Mensagem Notificacao GIFs

Vá até todos os seus aplicativos (todos mesmo) e desative as notificações. Não deixe sequer vibrando. Simplesmente, corte. 

O gatilho para te distrair será desativado e terá menos chances de perder o foco.

Uma dica rápida para eliminar o risco de qualquer notificação durante o horário de estudo é também colocar o celular em modo avião.

Deixe seu celular fora do local de estudo

Com certeza você tem um canto na casa em que você entra e a concentração não sai, certo? 

E com esse texto aqui, você já deve ter percebido que concentração e celular, nem sempre, são usados juntos em uma frase de forma positiva, certo?

Por isso, evite levar o aparelho para seu ambiente de estudo

“Mas eu já desativei as notificações, qual o problema?”

A presença. 

O simples fato de saber que seu celular está ali, perto de você, faz com que se sinta aquela vontade de dar uma conferida nas notificações, que, por mais que elas estejam desativadas, você saberá que elas possivelmente estarão lá te esperando. 

Sem falar que o contato visual é forte gatilho. Então, não leve, se possível, o celular para o lugar onde você estuda. 

Estabeleça uma rotina para acessar às redes

Você já não tem as notificações para ficar chamando a sua atenção para olhar o celular. Você sequer usa o smartphone no seu cômodo de estudo. 

Bom, mas algo lá dentro de você pode querer dar aquela olhada. Só uma olhadinha e dar uma fugida para checar o telefone…

É difícil largar um vício assim, de uma hora para outra. 

E para “resolver” esse problema, coloque em seu planejamento pausas entre uma jornada de estudo e outra.

Aliás, essa é uma dica recomendada em toda rotina de estudos. As pausas precisam ser levadas em conta quando você faz um plano de aprendizado visando uma prova, como concursos ou o Enem. 

Além de fazer com que seu cérebro “descanse”, essa pode ser a hora de sanar também sua vontade quase que irresistível de zapear pela timeline. 

Mas cuidado. Essas pausas precisam ser muito bem regradas quanto a tempo. Não extrapole. 

Crie um perfil só para os estudos

Talvez você tenha um forte dilema: usa as redes sociais para, de alguma forma, estudar. Isso é possível. 

Como, então, simplesmente largar as redes? 

A opção mais viável e fazer um perfil só para estudo. 

Como assim?

Crie uma conta nova em que você usará só para seguir as páginas na qual você usa para estudar, para participar de grupos de discussão… enfim, para focar, de fato, nos estudos. 

“Então quer dizer que é para evitar amigos e familiares?”

Exatamente. Com uma perfil pessoal, é muito mais provável que você passe horas olhando a timeline para saber o que essas pessoas estão fazendo, dizendo, pensando… 

Não precisa, ainda, excluir a sua conta pessoal, mas deslogue dela ao longo do dia e fique logado apenas no perfil de estudo.  

Pense em eliminar os apps do seu celular

Se com todas essas dicas você ainda sentir que a influência das redes sociais é forte, a solução é simplesmente apagar os aplicativos de seu celular. 

A medida pode ser drástica, mas não há caminho mais viável para se concentrar mais nos estudos se não simplesmente deixar de ter as redes sociais na palma da mão. 

Por isso, se as dicas anteriores não funcionaram, corte o mal pela raiz. Enquanto você estiver se preparando para estudar, exclua os aplicativos do seu smartphone. 

Pomodoro

A técnica Pomodoro consiste delimitar seu tempo de estudo e o de descanso de maneira intercalada. 

Geralmente, ela divide em 25 minutos para o estudo e 5 de pausa. Ela é muito famosa entre aqueles que precisam de foco, seja para trabalhar ou para estudar. 

Existe um app próprio para isso e que pode ajudar a você definir quando estará estudando ou navegando pelas redes sociais. 

Use o tempo de pausa checar as mídias, mas seja bem regrado: obedeça o tempo determinado para que faça sentido você usar mais um aplicativo em seu celular.

Forest

Você é da época do Tamagotchi? 

Tamagotchi GIF - Tamagotchi 90s Toy GIFs

Ele era um aparelhinho que simulava um animal de estimação. Você tinha que cuidar, dar comida, fazer dormir… 

Bom, mas o que isso tem a ver com a influência das redes sociais nos estudos?

É que a proposta do Forest é parecida. Só que você precisa cuidar de uma árvore. Como? Não entrando nas redes sociais. Quando isso acontece, sua árvore cresce cada vez mais. 

A sua planta pode ficar cada vez maior e se ampliar até virar uma floresta. É um jeito divertido para motivar a ficar longe das redes! 

Moment

Esse app tem como objetivo determinar uma rotina de uso das redes sociais. Ele calcula quanto tempo você passa em cada mídia, com uma visão geral para um determinado período.

Com um relatório completo, você consegue definir melhor quais são os horários em que você usa mais as redes sociais e estabelecer, conforme essas informações, uma rotina melhor determinada para o uso desses aplicativos.

Lembre-se, apenas, que essa rotina deve encaixar ao seu plano de estudo. 

Flipd

Esse app é mais radical do que os demais. Ele simplesmente te impede de usar o celular durante um tempo pré-determinado. 

Durante esse tempo, ele mostra um temporizador na tela com uma contagem regressiva até acabar o período e você conseguir usar o aparelho. 

Há um modo mais “ameno”, em que é possível que você navegue pelo celular, mas o aplicativo te lembra, com uma certa insistência, do uso prolongado do aparelho.  

Siempo

Desligar as notificações é um caminho para diminuir a influência das redes sociais na performance de seus estudos. 

Mas, se você tiver que usar o celular para outras finalidades, como consultar a agenda um anotações importantes do seu estudo, talvez seja tentador olhar as notificações, mesmo que elas estejam silenciosas, certo?

É com esse intuito que o Siempo te ajuda. Ele bloqueia as notificações das redes sociais, mas deixa disponíveis outros app como agenda, bloco de anotações e mapas. 

Desse modo, você pode usar o celular sem medo de “sem querer” cair nas redes sociais.

“sem querer”…

A influência das redes sociais é inimiga do foco!

Você percebeu ao longo desse texto que a influência das redes sociais é sim determinante para a sua performance nos estudos. 

E há um caminho saudável para que você diminua esse poder em sua vida. 

Você sabe, também, que o foco é o mais prejudicado nessa relação. E sem um, você compromete o seu desempenho em quase tudo o que faz. 

Porém, o foco não é prejudicado apenas pelas redes sociais, ainda que elas sejam um componente poderoso nessa equação. 

Se você ainda tem problemas para se concentrar nos estudos e isso não é só por conta das redes sociais, nós temos mais uma dica para você, que é esse texto que lhe contará como focar nos estudos

Você verá que esse é um problema que dá para resolver. Acredite. 


  • Pedro Soares
    Pedro Soares

    Pedro é estudante de Administração e atua nos times de Marketing e Comercial do Clipping!


Pedro Soares
Pedro Soares

Pedro é estudante de Administração e atua nos times de Marketing e Comercial do Clipping!