Quantas horas estudar por dia para passar em um concurso?

  • Pedro Soares
    Pedro Soares
    08/09/2020 . min de leitura
Quantas horas estudar por dia

Você tomou a decisão de sua vida: estudar para concurso

Essa é realmente uma escolha importante, afinal, sua vida mudará a partir do momento em que você começa a se dedicar para isso. E mudará também depois, quando conquistar a vaga desejada. 

Você tem ciência da importância dessa escolha. E por isso mesmo, provavelmente já se perguntou: quantas horas estudar por dia?

Se você pensou que seria difícil achar essa resposta, você acertou. Mas, não se preocupe, te ajudaremos com isso!

Nesse post, você encontra as seguintes seções:

Reconheça: essa é a pergunta de 1 milhão de reais

Antes de tudo: respeite o seu cérebro!

Conheça a fundo a prova que pretende fazer

Entendendo e adequando minha rotina aos estudos

Bônus: 2 dicas para aumentar a produtividade nos estudos

Reconheça: essa é a pergunta de 1 milhão de reais. 

Não adianta sair por aí procurando a resposta para esse mistério achando que você encontrará facilmente. Em nenhum lugar você descobrirá de forma exata sem antes analisar diversos fatores que dependem exclusivamente de você. 

E mais, a sua dedicação para outras tarefas também influenciará a resposta dessa pergunta. Como é a sua rotina? O que mais de importante você precisa fazer ao longo do dia além de estudar?

Por isso, antes de saber quantas horas por dia você deve estudar, é preciso refletir sobre diversas questões. E para isso, ajudaremos nessa reflexão e indicaremos algumas dicas para fazer um plano de estudo perfeito. Fique por aqui!

Antes de tudo: respeite o seu cérebro!

Não tem segredo para saber que isso é de fato um desafio: o nosso cérebro tem limites e cada pessoa tem o seu. 

Achar que você pode passar horas e horas estudando só porque você tem dedicação total para os isso é um erro. O seu cérebro invariavelmente se sentirá cansado e isso atrapalha em todo seu estudo. 

Isso significa dizer que o excesso de estudo pode mais atrapalhar do que ajudar. Absorver muitas informações ao longo do dia acarreta em um desgaste que impossibilita que novas informações sejam guardadas. 

Além disso, há uma pressão mental de que o estudo é o caminho para a resolução de todos os seus problemas, jogando mais uma responsabilidade ao cérebro. E isso também desgasta.

Por isso, nada de achar que seu cérebro é uma máquina incansável de estudos. Reserve tempo para descansos, pausas entre uma matéria e outra e durma bem. Afinal, é nessa hora que realmente a mente para de se esforçar, mas sem deixar de garantir que as informações do dia sejam armazenadas. 

Nessas pausas, nada de ficar lendo ou assistindo a um conteúdo de estudo. Pausa significa dar um tempo nos estudos de verdade!

Faça outras atividades, como conversar com alguém, checar suas redes sociais…  O que importa é relaxar um pouco e deixar a mente “descansar”. 

Mas ainda não chegamos lá na tal resposta de 1 milhão de reais: quantas horas por dia devo estudar?

Você já percebeu que essa resposta é complexa. O cérebro é a parte mais importante do estudo, mas não é o único fator determinante para descobrir isso. 

Conheça a fundo a prova que pretende fazer

Não há como descobrir quantas horas estudar por dia se você não conhecer a prova para a qual você estudará. Ou seja: quais matérias estudar, ponto por ponto. 

Para isso, você precisa estudar bem o edital do concurso. A partir dele, você saberá todos os detalhes para, então, elaborar a sua rotina de estudos

Existem provas que realmente exigem muita dedicação por cobrar matérias complexas, bem como aquelas que são verdadeiramente concorridas, o que faz com que a dedicação tenha que ser maior. 

Um exemplo que ilustra bem esses dois cenários é a prova do CACD. O exame para ingressar na carreira de diplomata é um dos mais difíceis do Brasil e, por isso mesmo, exige uma dedicação maior. O que significa, consequentemente, mais horas de estudo por dia. 

Mas, não ache que provas menos complexas e concorridas devem ser menosprezadas, porém a flexibilidade pode existir. De todo modo, para você conhecer bem a prova faça uma pesquisa por outros exames aplicados pela banca organizadora do concurso pretendido. 

Isso fará com que você saiba qual é o nível de complexidade das questões e outros detalhes que podem exigir mais de sua dedicação nos estudos ao longo do dia. 

Converse também com outras pessoas que já estão nessa rotina de estudos ou que já realizaram uma prova desse tipo. Esse contato será primoroso para você entender como lidar com o dia a dia de estudo. 

Entendendo e adequando minha rotina aos estudos

Depois de tudo isso, você já consegue estabelecer uma ideia de como será a sua rotina. Mas, ainda assim, não acabou. 

Para entender quantas horas estudar por dia para passar em um concurso é preciso levar em conta sua rotina fora o aprendizado. 

Muita gente estuda em casa, sozinho. Outras pessoas preferem estudar em grupo, fazem cursinhos e possuem mais recursos para o estudo. Sem falar daqueles que não podem disponibilizar todo o dia para se dedicar. Cada caso necessita de uma análise própria. 

É fato que, seja lá qual for o seu caso, será necessário abrir mão de algo para estudar. Por isso, é importante priorizar aquelas atividades realmente essenciais e repensar as outras. 

Ainda assim, não deixe de ter momentos de lazer, aproveitar a presença de pessoas com as quais você mora ou ter aquela hora só sua. 

Entendendo todos esses “pormenores”, será mais fácil flexibilizar sua rotina para adequá-la aos estudos.

Nesse sentido, outras dicas são preciosas e você verá algumas agora.

Converse com as pessoas que moram com você

Se você mora com os pais ou divide apartamento com os amigos, entre em um entendimento com todos para que eles saibam de sua jornada de estudo. 

Isso facilita o seu desempenho para que você não interrompa seus estudos em momentos inoportunos. Chegue a um acordo sobre horários para realizar as atividades caseiras de maneira que seja vantajoso a todos.

Se você tem aqueles amigos que adoram encontros, avise que você precisará “sumir” por um tempo, ser menos presente, e que aquela ligação no meio do dia muitas vezes não poderá ser atendida porque você está estudando.

Contudo, não seja radical: reserve dias para encontrar os amigos. Só não faça isso de maneira constante e priorize seus estudos.

Evite distrações

Não ache que apenas outras pessoas são capazes de te dispersar dos estudos. Você pode sabotar seu desempenho com distrações como internet, jogos, leituras que fujam do aprendizado… 

São vários os motivos e você precisa estar atento a isso para que as horas estudadas sejam melhor aproveitadas e sua produtividade esteja em um bom nível, para que, em algum momento, você não precise redesenhar sua rotina – e aumentar as horas para estudar ao longo do dia.

Por isso, mantenha-se longe do celular na hora de estudar. Use a internet apenas para consultas relacionadas àquilo que está estudando.

Dessa forma, além das outras pessoas respeitarem melhor seu momento, você poderá focar mais naquilo que realmente importa para passar em um concurso. 

Descanse

Essa não será a primeira vez que você lerá que o descanso também é importante. É bom reforçar, aliás. 

Esse descanso é um bom sono à noite, é realizar pausas entre uma matéria ou outra. E não ache que o rendimento será melhor apenas com horas e horas de estudo ininterrupto.

Quanto mais horas você estudar sem pausas, mais cansado você estará. E a matéria estudada com cansaço pode não ser bem assimilada e você poderá ter que revisá-la toda, afetando o seu cronograma e a sua produtividade.

Bônus: 2 dicas para aumentar a produtividade nos estudos

Tudo o que você leu até agora reflete sobre como você pode manter um bom desempenho nos estudos para que você adeque sua rotina e saiba, afinal, quantas horas estudar por dia para passar em um concurso. 

Existem outras dicas que podem, não só manter seu desempenho, mas aumentá-lo de maneira eficiente e sem sacrificar seus momentos de descanso. Ou seja, manter alta a sua produtividade. 

Encontre o melhor horário para estudar

Muita gente pergunta qual o melhor horário para estudar. E essa questão também não é fácil de ser respondida, mas é possível descobrir analisando alguns critérios pessoais. 

A primeira dela é saber quando você é realmente mais produtivo. Muitos rendem melhor pela manhã, outros à tarde. E ainda existem aqueles que se dão bem com a noite. 

Outro fator a ser observado é o próprio funcionamento do corpo. Afinal, seu rendimento é influenciado por questões biológicas. E isso varia de pessoa para pessoa. 

Há também a rotina com outros compromissos, como trabalho, aulas, tarefas de casa. Todos podem influenciar no seu rendimento nos estudos e devem ser levados em consideração.  

Seja qual for o horário ideal para você, elabore uma rotina adequada a ela, desde um café da manhã balanceado a atividades físicas. 

Encontrar esse horário perfeito para estudar é totalmente estratégico para seus estudos, por isso, analise com calma.

Para ajudar a encontrar o seu melhor horário para estudar, separamos o conteúdo do link que auxiliará nesta tarefa. Não deixe de conferir.  

Tenha método

Por fim, não adianta saber quantas horas estudar por dia se você não tiver um (ou mais) métodos de estudo. 

Digamos que se trata de um conjunto de técnicas que permitirão você estudar com mais eficiência. 

Desde realizar resumos e mapas mentais, até mesmo fazer provas, testes práticos ou aplicar a técnica Pomodoro para gerenciar seu tempo. 

Esses métodos podem se valer de ferramentas que ajudam a gerenciar o aprendizado. Plataformas como Trello ou Asana, por exemplo, ajudam a organizar materiais e criar um cronograma de estudo que deixará sua vida mais organizada e fácil.

Por isso, se você quer saber quantas horas estudar por dia, não deixe de ler essas 7 dicas de métodos e ferramentas. Com certeza elas te ajudarão em sua jornada de aprendizado.

E aí, o que achou das nossas dicas? Já tem uma ideia de quantas horas de estudo você deve estudar por dia para atingir o seu objetivo de aprovação? Conte pra gente nos comentários!

Ah, e não deixe de compartilhar esse conteúdo com quem precisa daquela mãozinha para aumentar a produtividade nos estudos! 😉


  • Pedro Soares
    Pedro Soares

    Pedro é estudante de Administração e atua nos times de Marketing e Comercial do Clipping!


Pedro Soares
Pedro Soares

Pedro é estudante de Administração e atua nos times de Marketing e Comercial do Clipping!