Foi publicado o edital para o concurso 2023 para Oficial de Chancelaria. A prova acontecerá no dia 10 de dezembro e as inscrições vão do dia 22 de setembro até o dia 11 de outubro. Fizemos uma análise completa do edital aqui.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) foi definido como a banca organizadora do concurso para Oficial de Chancelaria.
Desbravar o caminho rumo à aprovação demanda um passo crucial: conhecer o perfil da banca organizadora e direcionar os estudos de acordo com esse entendimento. Por isso, o Clipping preparou um post com todas as informações indispensáveis sobre o Cebraspe.

Conheça o Cebraspe
Inicialmente fundado em 1993, o antigo Cespe passou por uma transição em 2013, quando o Cebraspe assumiu e deu continuidade aos processos seletivos no setor público, que até então eram realizados pelo Cespe.
O Cebraspe é conhecido pelo rigor na condução dos processos, utilizando métodos que buscam avaliar o conhecimento e as capacidades dos candidatos de maneira justa e precisa.
Através do Cebraspe, já foram realizados os processos seletivos para o Instituto Rio Branco (IRBr), a Polícia Federal (PF), a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Banco Central (BACEN), entre outras instituições relevantes.
Vale lembrar que esta é a segunda vez em que o Cebraspe será responsável pela realização do concurso de Ofchan. A primeira vez ocorreu em 2006 para o cargo de Oficial de Chancelaria, e posteriormente em 2008, para o cargo de Assistente de Chancelaria.
O método Cebraspe
O Cebraspe utiliza um método no qual as questões objetivas são elaboradas no formato “certo ou errado”. Em relação ao sistema de pontuação, ocorre a anulação de questões certas pelas erradas. Isso significa que, para cada questão certa o candidato ganha 1 ponto e, para cada errada, perde 1 ponto.
Essa formatação não é adotada em todos os processos organizados pelo Cebraspe, pois alguns editais seguem a forma padrão de múltipla escolha, contendo cinco alternativas, como é o caso do edital mais recente de Ofchan.
De acordo com o edital publicado em 18 de Setembro de 2023, as 60 questões da prova objetiva serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta.
A boa notícia é que o sistema de pontuação do método cebraspe não será aplicado na prova de Ofchan de 2023. Os candidatos receberão 1,00 ponto se suas respostas estiverem corretas, de acordo com o gabarito oficial definitivo das provas; ou 0,00 pontos se suas respostas estiverem incorretas. Dessa forma, não haverá penalização para as questões que estiverem em divergência com o gabarito oficial definitivo.
Estrutura das provas
Os editais organizados pelo Cebraspe costumam ser divididos em conhecimentos básicos e específicos, indicando o número total de questões e uma lista de todas as matérias que serão cobradas. Isso também vale para o momento da prova, uma vez que o Cebraspe não costuma organizar as questões por disciplina, apesar de haver exceções.
A interdisciplinaridade e a contextualização se destacam nas provas criadas pelo Cebraspe devido a combinação, em alguns casos, de tópicos de várias disciplinas em uma única questão.
Alteração da banca: FGV (2015) e Cebraspe (2023)
Nos últimos 5 concursos realizados para provimento de vagas no cargo de Oficial de Chancelaria, é possível notar a irregularidade na contratação de bancas, visto que foram 4 bancas diferentes para 5 edições do concurso. Confira abaixo:

O último certame para Oficial de Chancelaria do MRE foi realizado em 2015 pela FGV. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, além do Curso de Preparação, já na segunda etapa.
Em 2015, a prova objetiva elaborada pela FGV contava com 80 questões de múltipla escolha com cinco alternativas e apenas uma resposta correta. Desta vez, a prova objetiva de 2023 será composta por 60 questões de múltipla escolha, contendo cinco alternativas e apenas uma resposta correta.
Quais mudanças a Cebraspe fez em relação à FGV?
Diferentemente da FGV, que previa o mínimo de 40 acertos no total da prova objetiva, divididos em 20 questões do módulo de conhecimentos linguísticos e 16 questões do módulo de conhecimentos especializados, o Cebraspe prevê que candidato que obtiver nota inferior a 30,00 pontos na prova será reprovado e eliminado do concurso.
Também há uma diferença na denominação da divisão das áreas de conhecimento abordadas no edital. Enquanto a prova elaborada pela FGV organizava os conteúdos em categorias de “Conhecimentos Linguísticos” e “Conhecimentos Especializados”, o edital de 2023 prevê que na primeira etapa, serão cobrados conhecimentos específicos das seguintes matérias:
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Licitações e Contratos
- Contabilidade
- Direito Internacional Público
- Administração pública
- Informática
Critérios de avaliação da prova discursiva
A prova discursiva analisará o conhecimento do tema, a habilidade de expressão na modalidade escrita e o emprego das normas do registro formal culto tanto na Língua Portuguesa quanto na Língua Inglesa. O candidato deverá, de acordo com as diretrizes da banca examinadora, elaborar um texto dissertativo que apresente coerência e coesão.
A avaliação do conteúdo será realizada por, no mínimo, dois examinadores. O edital prevê que a nota de conteúdo do candidato será obtida pela média aritmética de duas notas convergentes atribuídas por examinadores distintos.
De acordo com o edital, cada questão da prova discursiva valerá 20,00 pontos e será avaliada conforme os seguintes critérios:
Clique aqui para conferir a análise completa do edital de Oficial de Chancelaria 2023.
Estar atento aos critérios de avaliação é fundamental para evitar penalizações! Certifique-se de não exceder o limite máximo de linhas permitido na folha de resposta e não deixe de cumprir a extensão mínima exigida.
As provas que não atingirem o número mínimo de linhas serão penalizadas em 0,20 pontos para cada linha que faltar para alcançar o mínimo estipulado. Por outro lado, se o candidato ultrapassar o número máximo de linhas, o texto escrito após o espaço delimitado será desconsiderado pela banca.
É fundamental ter organização e planejamento na hora de elaborar sua resposta. Vale lembrar que a banca também leva em consideração os erros de gramática, ortografia e pontuação, portanto, evite esses tipos de erros para alcançar um bom resultado!
O padrão preliminar de resposta da prova discursiva será disponibilizado no site https://www.cebraspe.org.br/concursos/mre_23 a partir das 19 horas do dia 12/12/2023. O gabarito oficial preliminar da prova objetiva também será disponibilizado para consulta individual a partir das 19 horas do dia 12/12/2023 até às 18 horas do dia 14/12/2023.
Atenção ao prazo para fazer recursos! O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado provisório, deverá fazê-lo por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no site https://www.cebraspe.org.br/concursos/mre_23 a partir das 10 horas do dia 13/12/2023 até às 18 horas do dia 14/12/2023.
O padrão definitivo de resposta da prova discursiva e o gabarito oficial definitivo da prova objetiva serão divulgados no dia 10/01/2024.
Anota aí na agenda! ✔️
12/12/2023 | Divulgação do gabarito oficial preliminar da prova objetiva e do padrão preliminar de resposta da prova discursiva. |
13/12/2023 até 14/12/2023 | Período de recursos. |
10/01/2024 | Divulgação do padrão definitivo de resposta da prova discursiva e do gabarito oficial definitivo da prova objetiva. |
À medida que a prova se aproxima, que tal botar as mãos na massa e focar na resolução das questões do Cebraspe?
Comece a treinar aqui no Clipping Ofchan! Além de uma plataforma com mais de 1 mil questões comentadas, você vai encontrar aulas, apostilas, edital esquematizado, curadoria diária de textos e muito mais.
