O que não pode faltar na sua mesa para estudos e como organizá-la

  • Ana Clara Carvalho
    Ana Clara Carvalho
    30/01/2019 . 7 min de leitura
mesa para estudos como organizar

Quando se estuda para concursos existem dois lados que o estudante não pode deixar de investir, sendo eles o lado externo e lado interno. O interno seria a forma com que você cuida do seu corpo, a alimentação e a mente para estar preparado para os estudos. No conteúdo de hoje, focaremos noexterno! Vamos falar sobre o local onde você estuda e sobre a melhor forma de organizar a sua mesa para estudos.

Conversamos com a estudante de direito e aspirante a defensoria pública, Ihelene do Instagram @estudandocomrotina que possui mais de 126 mil seguidores e adicionamos um conteúdo do Hugo de Freitas, que tem um canal no YouTube de concurseiro para concurseiros, para trazer várias dicas essenciais na hora de organizar o seu cantinho de estudos.

Dicas para organizar a sua mesa para estudos

Antes de começarmos com as dicas deles, listamos algumas observações importantes de como deve ser o seu local de estudos retiradas do livro “Como Passar em Provas e Concursos” de William Douglas.

  • Tenha uma mesa com cadeira ergonômica (mantenha os seus cotovelos na altura da mesa);
  • Procure ter uma boa iluminação (lâmpada 6.000 K a 6.500 K, com uma tonalidade branca fria);
  • Tenha espaço suficiente na mesa para colocar os livros que precisa para estudar;
  • Tenha um quadro de anotações;
  • Tenha um quadro de inspirações do que quer fazer ao conquistar o objetivo dos seus estudos;
  • Sempre use trajes confortáveis ao estudar;
  • Se você utiliza monitor, tanto de computador quanto de notebook, lembre-se que ele precisa estar à altura dos seus olhos;
  • Tenha um suporte para deixar o livro em um ângulo de 30º ou 45º e
  • Deixe os materiais que precisa nos estudos sempre à mão para evitar se deslocar.

Uma mesa para estudos desorganizada prejudica a “organização” do cérebro e a concentração.

mesa para estudos como organizar

Ter um cantinho de estudos faz toda a diferença

O Hugo de Freitas do Instagram e Canal de YouTube Hugo Concursos mostrou o cantinho de estudos dele e trouxe vários motivos para você montar logo o seu. É só assistir ao vídeo abaixo ou ler a transcrição completa do mesmo logo em seguida:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

A importância do local de estudos para a preparação em concursos

Uma publicação compartilhada por Hugo de Freitas (@hugoconcursos) em

Hugo de Freitas: Ter um lugar adequado para estudar todos os dias para mim é de suma importância para o nosso rendimento aumentar ao longo do tempo na preparação de concurso público. Mas você sabe exatamente o por que o seu cantinho de estudos ter que ser tão valorizado e ele é tão importante para a sua aprovação?

Teoria das janelas quebradas

Hugo de Freitas: Eu estava pesquisando sobre isso e fui atrás da psicologia por trás de você ter um lugar, um santuário ali, digamos assim, para você estudar todos os dias. E eu acabei de deparando com uma teoria, a teoria das janelas quebradas*.

Ela foi proposta por sociólogos americanos e ela basicamente diz o seguinte muito resumidamente: você tem um ambiente, como um prédio, e esse prédio está intacto, com as paredes pintadas, as janelas novas. Você tem um respeito por aquele ambiente, mas no momento que aquele prédio está com as vidraças todas quebradas, o prédio está sujo, pichado, isso estimula que outras pessoas também agridam esse patrimônio.

Então, isso significa basicamente o quê? Quando você tem um ambiente muito desorganizado o nosso cérebro tende a ser desorganizado também.

💡

A Teoria das Janelas Quebradas foi criada na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, pelo psicólogo criminologista George Kelling e pelo cientista político James Wilson. A teoria foi divulgada pela primeira vez em 1982, na revista norteamericana The Atlantic Monthly, em um artigo sobre como tornar os bairros seguros (Making neighborhoods Safe). Em inglês a teoria é chamada de “Broken Windows Theory” e é uma considerada um “modelo de combate e controle da criminalidade”.

Organização gera produtividade

Hugo de Freitas: Então aí vem a primeira importância de você ter um ambiente organizado para estudos, isso ajuda muito a nossa produtividade. Mas falando especificamente do cantinho de estudos, eu enfrentei uma dificuldade, que é a que eu enfrento hoje ainda, né, porque eu não tenho um ambiente exclusivo para estudos e esse é o ponto desse vídeo, que você tenha um ambiente exclusivo para estudar.

(Transcrição do vídeo de Hugo de Freitas)

mesa de estudos

Fotos da mesa para estudos de Hugo de Freitas postadas no Instagram @HugoConcursos

Tenha um lugar certo apenas para estudar

Hugo de Freitas: Hoje, nessa mesa aqui, eu estudo, eu jogo, eu trabalho, eu faço de tudo nela, então o meu cérebro ainda não associou esse ambiente com os estudos, então, porque quando eu sento aqui eu faço qualquer coisa. Então, não necessariamente eu sento para estudar, o meu cérebro está tendo muita dificuldade em entender isso.

Eu acho que se tem uma dica muito importante para a sua preparação, é ter uma mesinha, por mais simples que ela seja, específica para estudar, onde você senta e você não come, você não joga, você não navega na internet, você simplesmente estuda.

A papelaria auxilia na criação do hábito de estudos

Nós conversamos com a Ihelene, do Instagram @EstudandocomRotina, sobre a mesa para estudos dela e como a organiza. Imagine que a primeira confissão sobre o assunto estudos nos surpreendeu muito. A parte boa é que trouxe uma dica importantíssima para entendermos como criar o hábito de estudar em casa.

Ihelene: Antes de falar sobre a organização da minha mesa de estudos é necessário expor um ponto delicado e importante. Eu não gostava de estudar! Isso é sério.

Algo que ajudou muito a Ihelene foi uma coisa que pode ser inserida facilmente em sua rotina de estudos também: papelaria.

Ihelene: Comecei a estudar de forma regular e contínua no segundo semestre da faculdade e a papelaria me ajudou muito a deixar o que eu considerava “chato”, divertido. Então não pode faltar cor. Não pode faltar canetinhas coloridas e marcadores de texto.

Essas coisas que para muitos são coisas superficiais,  me ajudaram a criar uma rotina de estudos, pois passei a ter um capricho maior, em querer o meu resumo bonito e a papelaria me auxiliou muito nesse aspecto.

mesa de estudos como organizar

Fotos dos materiais da Ihelene na mesa para estudos e postadas no Instagram @EstudandocomRotina

Ter um cantinho de estudos faz toda a diferença

Além dos materiais de estudo, algo essencial é encontrar um cantinho próprio e dedicado apenas para os estudos.

Ihelene: O que faz a diferença é ter um lugar pra estudar. O fato de estudar em um único lugar da casa faz com que o meu cérebro entenda que está na hora de estudar, então procuro não levar as distrações (celular) para o meu cantinho de estudos.

É importante destacar que o seu cantinho pode ser qualquer lugar da sua casa, da mesa de jantar, até o seu próprio quarto. Eu acho que ter “um lugar” ajuda bastante, principalmente no começo, quando você está criando uma rotina.

Quanto mais organizado, melhor

Um detalhe importante para ficar de olho na hora de organizar a sua mesa de estudos é entender se os objetos nela tiram ou não a sua concentração.

Ihelene: No que se refere a organização da minha mesa, eu a organizo com o que mais uso, com as canetas que mais gosto, etc. As coisas que tenho apenas pela “beleza” não deixo por perto, pois acabam me distraindo. Deixo na minha mesa tudo que o que utilizo com frequência.

A Ihelene fez um vídeo de Tour pela mesa para estudos dela, aperte o play abaixo para conferir todos os detalhes:

 

Agora me conta, como é o seu cantinho e como organiza a sua mesa para estudo? O que acredita que não pode faltar perto de você quando for estudar? Mande nos comentários!


  • Ana Clara Carvalho
    Ana Clara Carvalho

    Ana Clara é formada em jornalismo e trabalha na equipe de Marketing do Clipping. Aposto que você já assistiu algum vídeo com ela por aqui, certo? 😄


Ana Clara Carvalho
Ana Clara Carvalho

Ana Clara é formada em jornalismo e trabalha na equipe de Marketing do Clipping. Aposto que você já assistiu algum vídeo com ela por aqui, certo? 😄

Mais Ferramentas
Conteúdo