Revisão de estudo: Como estudar matérias e memorizar

  • Ana Clara Carvalho
    Ana Clara Carvalho
    16/05/2019 . 10 min de leitura
revisão de estudos clipping trt concursos

 Entenda como a curva do esquecimento pode ser a sua aliada na hora de entender como estudar matérias e memorizar mais facilmente.

Você se esforça, estuda muito para uma matéria, mas sempre acaba esquecendo tudo semanas depois? 😥 Isso acontece porque você está deixando de lado algo importantíssimo em sua rotina: as revisões de estudo.

Esse processo de não lembrar o que se estuda já está previsto na curva do esquecimento e começa sempre que você aprende um conteúdo novo. Por isso, é essencial entender como essa curva funciona para usá-la ao seu favor.

No conteúdo de hoje nós vamos te explicar três tipos de revisões de estudo essenciais para driblar o esquecimento. Você também vai entender como funciona a curva do esquecimento e como criar uma rotina de estudos a partir dela. Além disso, trouxemos um guia de como você pode usar o Clipping durante todas as suas revisões. Aproveite!

Quais são os três tipos de revisões de estudo?

Não importa se você estuda de forma autônoma ou indo para cursinhos, o processo de revisão sempre será o mesmo. É importante conhecer essas três formas porque você precisará segui-las para completar o processo de revisão e levar o conteúdo para a sua memória de longo prazo.

Segundo o livro “Como passar em provas e Concursos”, de William Douglas, existem 3 tipos de revisão, sendo elas: a revisão imediata, a revisão sintetizadora e as revisões periódicas.

A revisão imediata precisa acontecer após os estudos, a sintetizadora em menos de uma semana após o estudo e as revisões periódicas precisam seguir uma lógica de sua preferência sendo, de 15 em 15 dias ou de 30 em 30 dias.

Acabamos de conhecer um pouco sobre os três tipos de revisões de estudo, agora, precisamos entender como a Curva do Esquecimento pode ser aplicada para que cada uma dessas revisões faça sentido.

Como funciona a Curva do Esquecimento?

Você já ouviu falar em Herman Ebbinghaus? Apesar de pouco conhecido, ele foi muito importante na psicologia para entender o processo de aprendizagem.

Herman Ebbinghaus realizou uma pesquisa, partindo de sua experiência pessoal, sobre o processo de memorização de sílabas que não possuíam um significado aparente (“non sense”). A partir disso, conseguiu reparar que o processo de aprendizado faz uma curva decrescente do tempo em relação à memorização (retenção do conhecimento).

Isso foi um passo importante para entender que tudo o que aprendemos está a um passo de ser esquecido. Isso ocorre principalmente sem revisões de estudo a fim de tornarmos aquela uma informação importante de ser retida.

revisão de estudos para concursos públicos

A Curva do Esquecimento acontece sempre que você termina de estudar uma matéria nova. Neste momento é possível pontuar que você entende a matéria razoavelmente.

Após um período de 24 horas é possível que você só se recorde de 50% da matéria estudada no dia anterior, por isso essa necessidade de começar um ciclo de revisões de estudo. Neste momento, a primeira delas seria a revisão imediata.

Após alguns dias ainda com a matéria em sua memória, e sem novas revisões, é possível que se esqueça novamente do assunto. Por isso a necessidade de fazer a revisão sintetizadora, que deve ocorrer alguns dias após o primeiro dia de estudos.

Esse processo de esquecimento continua acontecendo, apesar das revisões, dessa forma é preciso integrar outro processo para que a memorização seja contínua: as revisões periódicas. Elas podem ocorrer toda semana e até variarem para um período mais distante, indo  de 15, 30 a 90 dias.

A partir desse momento, elas passam a ser muito mais rápidas e durar de 5 a 10 minutos. Isso acontece porque, até chegar nessa fase, você já terá assimilado muito melhor todo o conteúdo e não precisará de mais que isso para relembrar o conteúdo.

É possível perceber, então, que as revisões constantes auxiliam a diminuir o efeito da Curva do Esquecimento.

Vale a pena ter uma rotina de estudos com revisões constantes?

Criar uma rotina de estudos com revisões é pensar que todas aquelas matérias precisam passar por um processo de memorização e isso só acontece com o tempo. As rotinas de estudo precisam ter um horário destinado às revisões. Elas podem variar inicialmente de 30 minutos até 5 minutos após algumas semanas.

Isso significa que pode até parecer um processo mais complicado olhando de fora, mas que após inserido em sua rotina de estudos, ficará muito mais simples de ser aplicado.

É importante ter em mente que apenas estudar as matérias não é suficiente para realmente aprendê-las e fixá-las.

Sendo assim, de nada adianta separar um tempo para aprender matérias novas, sem deixar um período para revisar as que já tinha aprendido. É como se estivesse jogando fora todo o esforço para aprender, já que não terá um aproveitamento total daquele novo conteúdo.

William Douglas, autor do livro “Como passar em provas e Concursos” se refere à isso como: 20% de trabalho para 95% de rendimento.

Portanto, revisar matérias dá sim um trabalho, mas faz total sentido se você pensar que ao “economizar tempo de revisão”, você perde o tempo de aprendizado. E, consequentemente, ao inserir as revisão em sua rotina de estudos, você consegue 95% de rendimento sobre aquele conteúdo.

E aí, ainda tem dúvida se deveria ou não inserir as revisões de estudos sua rotina?

Como criar uma rotina de estudos com revisões?

Entendeu a importância das revisões e quer colocar em prática? Separei várias dicas abaixo de como você pode fazer as suas revisões usando as três formas: revisão imediata, sintetizadora e periódica. Vamos lá! 👏

Revisão Imediata

Período: Acontece logo após os estudos.
Como fazer: Será preciso ler todas as anotações que fez ao longo do primeiro dia de estudo. Depois, faça algumas anotações complementares sobre o assunto.
Duração: Entre 15 e 20 minutos

Revisão Sintetizadora

Período: Entre três a seis dias após o primeiro estudo.
Como fazer: Esse é o momento de ler todas as anotações que fez, memorizar mapas mentais e até fazer exercícios sobre a matéria.
Duração: Entre 10 e 15 minutos

Revisões Periódicas

Período: Podem ocorrer toda semana e depois passar para 30, 60 e 90 dias.
Como fazer: Agora será preciso um momento para revisar todo o conteúdo. Por isso, é a hora de ler as anotações, rever os mapas mentais e os resumos feitos sobre aquela matéria. Mas, dessa vez, de uma forma muito mais rápida. Alie depois o processo de realização de exercícios para treinar a sua prática.
Duração: Entre 5 e 10 minutos

Como usar o Clipping para revisar as matérias?

Já conversamos aqui sobre diversas formas de revisar matérias que podem ser úteis para que você memorize os conteúdos. Por isso, nada melhor do que mostrar como você pode aplicar todas elas na plataforma do Clipping. Fizemos um Guia para você deixar as suas revisões mais produtivas. Confira!

Leia a lei seca importante para cada tópico do edital

A nova ferramenta do Clipping é chamada Lei Seca, a partir dela você verá o seu tempo de estudo ser muito mais produtivo. Se antes você lia totalmente a lei seca sem nenhum direcionamento de qual seria importante para cada tópico cobrado no edital, agora você conseguirá essa resposta facilmente.

No caderno esquematizado da Lei Seca você tem os artigos, súmulas e principais jurisprudências, divididos e organizados por assunto. Veja abaixo:

estudo da lei seca clipping concursos lei seca esquematizada

💡Use a ferramenta da Lei Seca do Clipping para facilitar as suas revisões sintetizadoras.

Teste os seus conhecimentos

O dia em que começa os seus estudos sobre um conteúdo pode ser uma ótima hora para testar os seus conhecimentos e fazer exercícios na prática. Porém, esse processo não pode ser deixado de lado ao longo das revisões. É importante manter essa continuidade de testes mesmo estando na revisão sintetizadora ou na periódica.

simulados no clipping concursos

No Clipping, todos os tópicos do edital possuem um simulados com 20 exercícios referentes aquela matéria, por isso, vale a pena fazer com muita atenção para conseguir perceber quais são as suas maiores dificuldades e apoiar as suas revisões em solucioná-las.

Vale a pena inserir as questões comentadas em suas revisões. Veja abaixo um exemplo de questão comentada do ciclo 1 de Direito do Trabalho:

concurso trt questao comentada clipping

Essa é a questão 15 do primeiro simulado de Direito do Trabalho do plano de estudos do Clipping

questão comentada trt direito do trabalho clipping concursos

Essa é a resposta comentada que você encontrará no Clipping para a questão 15 acima

Inclua Mapas Mentais em suas revisões

Na hora de revisar conteúdos, não existe nada melhor do que ter mapas mentais fáceis de entender. A melhor parte é que quando você se prepara para o TRT com o Clipping, você encontra indicações de mapas em todos os tópicos do edital. Vale a pena usar esse método para conseguir maximizar as suas revisões.

mapas mentais revisão clipping trt

Controle como estão os seus estudos

Outro ponto importantíssimo das revisões é conseguir ter uma noção de como está o seu aprendizado frente aquela matéria. Vale fazer o checklist dos exercícios e leituras feitas para entender seu progresso. Depois, não se esqueça de caracterizar como você está, se não está entendendo o conteúdo, se está tranquilo ou se sabe tudo. Assim você tem uma noção maior de como está nos estudos daquele assunto e já sabe como precisa ser o seu foco na hora da revisão.

edital esquematizado direito do trabalho clipping concusos

Na ferramenta “Edital” você encontrará um esquematizado com todos os tópicos do edital. Nele você fará o acompanhamento de como anda o seu estudo. Marque no checklist se já leu a teoria do assunto, se já revisou e até se já fez questões comentadas. Coloque um status a sua escolha. Pode ser ruim, bom ou excelente. Assim, você entenderá melhor se aquele tópico precisa de uma atenção especial ou se já domina o assunto.

Mantenha o seu caderno sempre organizado

Manter as anotações em locais fáceis de encontrar e de forma organizada é essencial. Dentro do Clipping você encontra um caderno para cada uma das matérias e consegue também criar quantos precisar. Assim, será possível se manter mais organizado na hora de revisar as matérias.

Aproveite para acrescentar links de pdfs e vídeos que achar importante para rever depois.

Agora você já sabe como usar as revisões ao seu favor e trazer o ciclo do esquecimento para o seu time. Agora chegou o momento de colocar em prática.

Mande nos comentários como você faz para fazer as suas revisões.

Até o próximo conteúdo,

Bons estudos!


  • Ana Clara Carvalho
    Ana Clara Carvalho

    Ana Clara é formada em jornalismo e trabalha na equipe de Marketing do Clipping. Aposto que você já assistiu algum vídeo com ela por aqui, certo? 😄


Ana Clara Carvalho
Ana Clara Carvalho

Ana Clara é formada em jornalismo e trabalha na equipe de Marketing do Clipping. Aposto que você já assistiu algum vídeo com ela por aqui, certo? 😄