Sobre Nós
Plataforma de estudos e cursos para concursos públicos


Saiba mais

Em destaque
dark

Revisão de estudo: Como estudar matérias e memorizar

Você estuda muito para uma matéria mas sempre acaba esquecendo de tudo semanas depois? Isso acontece porque você está deixando de lado algo importantíssimo em sua rotina: as revisões de estudo.

Esse processo de não lembrar o que se estuda já está previsto na curva do esquecimento, que começa sempre quando você aprende um conteúdo novo. Por isso, é essencial entender como essa curva funciona para usá-la ao seu favor.

No conteúdo de hoje nós vamos te explicar os três tipos de revisões de estudo essenciais para driblar o esquecimento. Você também vai entender como funciona a curva do esquecimento e como criar uma rotina de estudos a partir dela. Além disso, trouxemos um guia de como você pode usar o Clipping durante todas as suas revisões. Aproveite!

Quais são os três tipos de revisões de estudo?

Não importa se você estuda de forma autônoma ou com cursinhos, o processo de revisão sempre será o mesmo. É importante conhecer essas três formas porque você precisará segui-las para completar o processo de revisão e levar o conteúdo para a sua memória de longo prazo.

Segundo o livro “Como passar em provas e Concursos”, de William Douglas, existem 3 tipos de revisão, sendo elas: a revisão imediata, a revisão sintetizadora e as revisões periódicas.

A revisão imediata precisa acontecer após os estudos, a sintetizadora em menos de uma semana após o estudo e as revisões periódicas precisam seguir uma lógica de sua preferência, como de 15 em 15 dias ou de 30 em 30 dias.

Acabamos de conhecer um pouco sobre os três tipos de revisões de estudo, agora, precisamos entender como a Curva do Esquecimento pode ser aplicada para que cada uma dessas revisões faça sentido.

Como funciona a Curva do Esquecimento?

Você já ouviu falar em Hermann Ebbinghaus? Apesar de pouco conhecido, ele foi muito importante na psicologia para entender o processo de aprendizagem.

Hermann Ebbinghaus realizou uma pesquisa, partindo de sua experiência pessoal, sobre o processo de memorização de sílabas que não possuíam um significado aparente (“non sense”). A partir disso, conseguiu reparar que o processo de aprendizado faz uma curva decrescente do tempo em relação à memorização (retenção do conhecimento).

Isso foi um passo importante para entender que tudo o que aprendemos está a um passo de ser esquecido. Isso ocorre principalmente sem revisões de estudo a fim de tornarmos aquela uma informação importante de ser retida.

revisão de estudos para concursos públicos

A Curva do Esquecimento acontece sempre que você termina de estudar uma matéria nova. Neste momento é possível pontuar que você entende a matéria razoavelmente.

Após um período de 24 horas, é possível que você só se recorde de 50% da matéria estudada no dia anterior, por isso temos a necessidade de começar um ciclo de revisões de estudo. Neste momento, a primeira delas seria a revisão imediata.

Após alguns dias ainda com a matéria em sua memória, e sem novas revisões, é possível que se esqueça novamente do assunto. Por isso a necessidade de fazer a revisão sintetizadora, que deve ocorrer alguns dias após o primeiro dia de estudos.

Esse processo de esquecimento continua acontecendo, apesar das revisões, dessa forma é preciso integrar outro processo para que a memorização seja contínua: as revisões periódicas. Elas podem ocorrer toda semana ou variar para um período mais distante, indo de 15, 30 a 90 dias.

A partir desse momento, elas passam a ser muito mais rápidas e duram de 5 a 10 minutos. Isso acontece porque, até chegar nessa fase, você já terá assimilado muito melhor todo o conteúdo e não precisará de mais que isso para relembrar o conteúdo.

É possível perceber, então, que as revisões constantes auxiliam a diminuir o efeito da Curva do Esquecimento.

Vale a pena ter uma rotina de estudos com revisões constantes?

Criar uma rotina de estudos com revisões é pensar que todas aquelas matérias precisam passar por um processo de memorização, e isso só acontece com o tempo. As rotinas de estudo precisam ter um horário destinado às revisões, que podem variar inicialmente de 30 minutos até 5 minutos após algumas semanas.

Isso significa que pode até parecer um processo mais complicado olhando de fora, mas que após inserido em sua rotina de estudos, ficará muito mais simples de ser aplicado.

É importante ter em mente que apenas estudar as matérias não é suficiente para realmente aprendê-las e fixá-las.

Sendo assim, de nada adianta separar um tempo para aprender matérias novas, sem deixar um período para revisar as que já tinha aprendido. É como se estivesse jogando fora todo o esforço para aprender, já que não terá um aproveitamento total daquele novo conteúdo.

William Douglas, o autor do livro “Como passar em provas e Concursos”, se refere a isso como: 20% de trabalho para 95% de rendimento.

Portanto, revisar matérias dá sim um trabalho, mas faz total sentido se você pensar que ao “economizar tempo de revisão”, você perde o tempo de aprendizado. E, consequentemente, ao inserir as revisões em sua rotina de estudos, você consegue 95% de rendimento sobre aquele conteúdo.

Se o seu foco é concurso, sugerimos fortemente a leitura do post Como Estudar para Concurso Público do Zero?

E aí, ainda tem dúvida se deveria ou não inserir as revisões de estudos sua rotina?

Como criar uma rotina de estudos com revisões?

Agora que você entendeu a importância das revisões e quer colocar em prática, separamos várias dicas abaixo de como você pode fazer as suas revisões usando as três formas: revisão imediata, sintetizadora e periódica. Vamos lá!

Revisão Imediata

Período: Logo após os estudos.

Como fazer: Será preciso ler todas as anotações que fez ao longo do primeiro dia de estudo. Depois, faça algumas anotações complementares sobre o assunto.

Duração: Entre 15 e 20 minutos

Revisão Sintetizadora

Período: Entre três a seis dias após o primeiro estudo.

Como fazer: Esse é o momento de ler todas as anotações que fez, memorizar mapas mentais e até fazer exercícios sobre a matéria.

Duração: Entre 10 e 15 minutos

Revisões Periódicas

Período: Podem ocorrer toda semana e depois passar para 30, 60 e 90 dias.

Como fazer: Agora será preciso um momento para revisar todo o conteúdo. Por isso, é a hora de ler as anotações, rever os mapas mentais e os resumos feitos sobre aquela matéria. Mas, dessa vez, de uma forma muito mais rápida. Alie depois o processo de realização de exercícios para treinar a sua prática.

Duração: Entre 5 e 10 minutos

Como usar o Clipping para revisar as matérias?

Já conversamos aqui sobre diversas formas de revisar matérias que podem ser úteis para que você memorize os conteúdos. Por isso, nada melhor do que mostrar como você pode aplicar todas elas na plataforma do Clipping. Fizemos um Guia para você deixar as suas revisões mais produtivas. Confira!

Leia as apostilas

Se você é um assinante do Clipping+, você possui acesso às apostilas em cada ciclo do plano de estudos. 

As apostilas são materiais didáticos criados por pessoas que possuem experiência no concurso. Os conteúdos são abordados de maneira objetiva, visando as principais bibliografias indicadas para a prova do CACD. 

Você encontrará as apostilas em todas as disciplinas, exceto nas de línguas, que são disponibilizadas semanalmente. 

Teste os seus conhecimentos

O dia em que você inicia os estudos sobre um novo conteúdo, pode se tornar uma ótima oportunidade para testar os seus conhecimentos e praticar exercícios. No entanto, esse processo não pode ser deixado de lado ao longo das revisões. 

Mantenha uma rotina de resolução de exercícios e revisões, sejam elas sintetizadoras ou periódicas. 

No Clipping você encontra um ambiente excelente para responder questões: a plataforma de questões. Nela você tem acesso a todas as questões de provas passadas do CACD, além de todas as questões exclusivas do Clipping. 

Nessa plataforma o usuário pode filtrar as questões por ano, matéria, banca ou por tópico do edital abordado, facilitando sua busca e tornando a revisão mais objetiva. 

BLog - Questão - Exemplo

Controle como estão os seus estudos

Outro ponto importantíssimo das revisões é conseguir ter uma noção de como está o seu aprendizado frente aquela matéria. 

Vale a pena fazer o checklist dos exercícios e leituras feitas para entender seu progresso. Depois, não se esqueça de caracterizar como você está, se não está entendendo o conteúdo, se está tranquilo ou se sabe tudo. Assim você tem uma noção maior de como está nos estudos daquele assunto e já sabe como precisa ser o seu foco na hora da revisão.

Blog - Edital - Exemplo

Na ferramenta Edital Esquematizado, você encontrará um esquematizado com todos os tópicos do edital, onde você fará o acompanhamento de como anda o seu estudo. 

Marque no checklist se já leu a teoria do assunto, se já revisou e até se já fez questões comentadas. Coloque um status a sua escolha, pode ser ruim, bom ou excelente. Assim, você entenderá melhor se aquele tópico precisa de uma atenção especial ou se já domina o assunto.

Mantenha o seu caderno sempre organizado

Manter as anotações em locais fáceis de encontrar e de forma organizada é essencial. Dentro do Clipping você encontra um caderno para cada uma das matérias e consegue também criar quantos precisar. Assim, será possível se manter mais organizado na hora de revisar as matérias.

Aproveite para acrescentar links de PDFs e vídeos que achar importante para rever depois.

Agora você já sabe como usar as revisões a seu favor e trazer o ciclo do esquecimento para o seu time. Agora chegou o momento de colocar em prática!

Total
16
Shares
Previous Post

Motivos para fazer uma pós graduação em Relações Internacionais

Next Post

Passo a passo: Mapas mentais do Clipping CACD

Related Posts

Descubra mais sobre Clipping CACD

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading