Sobre Nós
Plataforma de estudos e cursos para concursos públicos


Saiba mais

Em destaque
dark

O Palácio do Itamaraty: História e curiosidades

Se você sonha em ser diplomata, oficial de chancelaria ou pelo menos se interessa pelas carreiras do serviço exterior brasileiro, deve conhecer os famosos arcos da fachada do Palácio Itamaraty.

Neste texto, iremos abordar interessantíssimas curiosidades sobre o símbolo arquitetônico da chancelaria e diplomacia brasileira. Ou melhor: o seu futuro local de trabalho!

Índice

Qual é a história do Palácio do Itamaraty?

Em 1960, com a mudança da capital do Brasil, os ministérios antes situados no Rio de Janeiro foram transferidos para a nova capital federal: Brasília.

palácio do Itamaraty no rio de janeiro

Legenda: Palácio Itamaraty (Rio de Janeiro)

No processo de transição, a sede da Chancelaria e da diplomacia brasileiras foi o último dos palácios a ser construído na nova capital federal, mas também o primeiro ministério a transferir-se totalmente do Rio de Janeiro para Brasília. 

Celso Amorim, ex-Ministro das Relações Exteriores, afirma que a mudança da Chancelaria marcou decisivamente a consolidação da nova capital federal, “que representava a ascensão de um Brasil moderno, criativo e confiante”. 

Como o Palácio do Itamaraty foi construído?

A construção do Itamaraty em Brasília começou em 1960. Sua inauguração ocorreu em 1970. 

Foto antiga da construção do Palácio do Itamaraty

Nesse meio tempo, a operação de transferência das atividades do MRE sediado no Rio de Janeiro para a nova localização era contínua. O Itamaraty não parou de funcionar um só dia.

No dia da inauguração do Palácio como Ministério, 21 de abril de 1970, realizou-se a primeira solenidade de formatura de diplomatas.

manchete de jornal sobre o Palácio do Itamaraty: "Mensagem de Medici Enaltece Brasilia"

Qual a importância histórica do Palácio Itamaraty para o Brasil?

Além de ser uma espécie de cartão de visita do Brasil, representando em cada detalhe os valores e ideias da diplomacia brasileira, o Palácio Itamaraty tem uma importante proximidade com a arte brasileira.

Merece destaque o importante acervo de obras de arte do Itamaraty, que traz consigo a história do país e das suas relações internacionais ao longo do tempo. 

parte interna do palácio do Itamaraty

Curiosidades sobre o Palácio do Itamaraty

O Itamaraty é motivo de orgulho para os funcionários do serviço exterior brasileiro. 

Tomando como base a obra “Livro Cinza do Palácio Itamaraty”, selecionamos algumas curiosidades sobre esse verdadeiro palácio-museu. 

1 – Diferente dos demais 

Durante o planejamento de Brasília como capital federal, a sede da Chancelaria foi desenhada originalmente para ser um prédio idêntico aos outros ministérios.

Entretanto, com o objetivo de expressar o talento da arquitetura moderna do Brasil e demonstrar as perspectivas de futuro próspero com a nova capital, o Palácio passou a conciliar o moderno, a simplicidade e elegância em sua arquitetura. 

2 – Decoração diplomática

Diferentemente dos demais ministérios, a montagem e decoração da nova casa da diplomacia brasileira não foi trabalho de um profissional qualquer. 

Foi o diplomata e Embaixador Wladimir Murtinho que tomou frente dessas responsabilidades, acompanhando Oscar Niemeyer e Lucio Costa.

foto do diplomata Wladimir Murtinho

A aparência interna do Palácio Itamaraty muito deve à visão, capacidade de trabalho e sabedoria do Embaixador Murtinho. 

3 – O Meteoro

Uma das principais obras que aparecem à primeira vista é a famosa escultura O Meteoro, de Bruno Giorgi.

Escultura intitulada "O Meteoro", de Bruno Giorgi.

A escultura feita com mármore esculpido na Itália não foi escolhida à toa. 

Seu significado está intrinsecamente ligado à atividade diplomática e à formulação da política externa brasileira, representando a integração entre os cinco continentes e as relações pacíficas entre os povos, objetivo último da diplomacia.

4 – Tradição e modernidade se encontram

Passear pelos amplos corredores do Itamaraty e não se impressionar com o aspecto moderno na decoração e arquitetura é quase impossível. 

No entanto, o que poucos sabem é que, apesar de manutenções e alterações pontuais necessárias, a decoração do Palácio é a mesma desde 1970. 

Para Celso Amorim, isso é possível porque o Palácio representa também, junto com a inspiração no passado e a vibração do presente, “a utopia do futuro para o qual o Palácio parece a todo tempo apontar”.

A ideia de que o Itamaraty representa uma antecipação aos futuros desafios também foi sustentada pelo Embaixador Jorge Carvalho e Silva ao discursar em uma aula inaugural do Instituto Rio Branco. Para o diplomata, a transferência do ministério para Brasília significa mais do que “mudar móveis e pessoas do litoral para o interior”. O Itamaraty visava, acima de tudo:

“(…) criar uma nova imagem de uma diplomacia que já se

antecipa a novos desafios do mundo que nos cerca e é,

também, ao mesmo tempo, resposta atual às novas

exigências do desenvolvimento do País.”

5 – Diversidade que flutua em água

Uma das primeiras impressões que se tem ao olhar para a obra de arte de Oscar Niemeyer é o grande espelho d’água que circunda o palácio-museu. 

Fachada do Palácio Itamaraty

Além de criar uma impressionante ilusão óptica, o espelho d’água carrega consigo o simbolismo da diversidade do Brasil. 

Na superfície, o espelho dá espaço para mais de oitenta variedades de plantas tropicais, do cerrado e da Amazônia. Essa incrível decoração é possível graças ao paisagista Burle Marx, um dos pioneiros a reivindicar a conservação florestal no Brasil. 

De acordo com Mário Pedrosa, famoso crítico de arte moderna brasileira, a obra de Marx proporciona à arquitetura moderna o seu encontro com a natureza. 

É possível visitar o Palácio Itamaraty?

Sabemos que se você já assina o Clipping, está mais perto da sua aprovação que os demais concorrentes, seja como diplomata ou como oficial de chancelaria. 

Mas não precisa esperar até o dia da sua posse para ver de perto o seu futuro local de trabalho. O Itamaraty e o Instituto Rio Branco são abertos à visitação pública! 

Informações sobre visita podem ser consultadas com mais detalhes no site do Ministério. Clique aqui para saber mais.

Total
4
Shares
Previous Post

Relações Internacionais e Oficial de Chancelaria: qual a relação?

Next Post

O Acordo de Bretton Woods

Related Posts

Descubra mais sobre Clipping CACD

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading